🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Falta muito pro cavalo marinho?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Calazans
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2014, 08:47
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 26 Jun 1989
Cidade: Vitória
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#61 Mensagem por Calazans »

Bom dia pessoal.

Sou novo aqui no fórum, gostaria de saber se vcs tem mais alguma informação sobre essa produção de C.m no Espírito Santo ? Sabe de alguém q irá tentar criar comercialmente ? ( fora o que já existe ). E se alguém tem noção se tem mercado pra vender ?

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#62 Mensagem por Radagast »

Só posso dizer para você não comprar. Há exportação de cavalos-marinhos, porém eles não sobrevivem em cativeiro.

Leia o tópico inteiro, ok?

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#63 Mensagem por Humberto Jr. »

A criação em cativeiro está tão boa, que continuam capturando para exportação...

To com o contato de um exportador de Fortaleza.. e no facebook dele tinha essa foto(de alguns meses atrás):
Imagem
Legenda: "boat for Ornamental fishes"

Ontem ele postou: "IN CRUZ/CEARA...TO COLLECT SEAHORSES"
E logo depois algumas fotos:
Imagem
Legenda:after travel 600km arrive seahorses for Tókyo

Engraçado que o México proibiu a exportação, mas no Brasil, Panama, Costa Rica, Guatemala e Nicaragua ainda é permitido.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#64 Mensagem por Radagast »

O que me agonia não é a coleta - quase tudo é coletado. O problema é a coleta com morte certa muito em breve.

Não é um tang que vai viver 10 anos num aquário. É um cavalo-marinho que vai sobreviver pouquíssimo tempo e ser substituído por outro logo depois.

Calazans
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2014, 08:47
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 26 Jun 1989
Cidade: Vitória
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#65 Mensagem por Calazans »

Eu dei entrada na licença de criação comercial dos cavalos marinhos e tenho recursos para iniciar, e como sou medico veterinário tem boa noção de criação, mas vcs não acham economicamente viável ? Devido a coleta de animais silvestre ? Alguém nem noção do preço do animal em atacado ?

Calazans
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2014, 08:47
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 26 Jun 1989
Cidade: Vitória
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#66 Mensagem por Calazans »

Assim obrigado pela resposta ***

Calazans
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2014, 08:47
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 26 Jun 1989
Cidade: Vitória
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#67 Mensagem por Calazans »

Humberto Jr., muito legal fiz leitura de todo o tópico e vi q vc tem grande experiência compartilhada aqui, sei q difícil mas vou tentar a criação aqui brasil já q tenho acesso ao mar facilitado acho q tenho maior chance de sucesso. Vc tem intenção criá-los ainda ?

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#68 Mensagem por Humberto Jr. »

Calazans, intenção de criar tenho sim, porém de momento está fora de meu alcance e tenho outros objetivos de momento.

O que me dificulta é a distância que vivo do Litoral, que acaba elevando os custos. Não tenho tanta experiência, mas o pouco que tive já acho que foi o suficiente para poder passar aqui o quão complexo é.

Em sistemas especializados, com disposição de água filtrada alimentos vivos, etc seria o ideal. Pelo que conversei com o Pesquisador lá da Espanha, ele fez uma pesquisa aqui no BR e disse que o centro de pesquisa era de péssima qualidade, os estagiários tinham que carregar água em baldes, o que acabava sendo um atraso no trabalho.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#69 Mensagem por Radagast »

Calazans, sendo veterinário você não se importa em criar animais que morrerão em pouco tempo em um aquário incapaz de manter suas necessidades básicas?

Calazans
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2014, 08:47
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 26 Jun 1989
Cidade: Vitória
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#70 Mensagem por Calazans »

Humberto Jr., obrigado aproveitei muita das informações q postou aqui ! Oq anima tenta criação além do fascínio quem tenho com esse peixe, é recursos q tenho disponível e fato de morar a beira mar, se um dia for tenta a criação e precisar de alguma ajuda só falar.

Calazans
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2014, 08:47
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 26 Jun 1989
Cidade: Vitória
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#71 Mensagem por Calazans »

Marina Fodra, pelo contrário, como veterinário quero melhorar cultivo do animal em cativeiro e fornecer animais mais bem adaptados a vida em cativeiro, para com isso eles terem maior sobre vida e principal ter qualidade de vida adaptados a alimentação não viva é q preso a todos animais como veterinário. sem falar contribuição para não pesca dos exemplares selvagens. Mas entendo e respeito sua posição.

Calazans
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2014, 08:47
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 26 Jun 1989
Cidade: Vitória
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#72 Mensagem por Calazans »

E esqueci de comenta que é triste q Brasil ainda permita exportação de exemplares selvagens !

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#73 Mensagem por Humberto Jr. »

Bom, primeiramente não existe mais adaptado ou menos adaptado. Ou é ou não é.
O cultivo exige um grande trabalho. Já mandei inúmeros e-mails para o IBAMA, MPA, solicitando auxilio na documentação necessária para isso, e infelizmente não obtive respostas satisfatórias. Como o tempo passou,

A lei homologada há duas semanas "PORTARIA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014" proibiu a captura de CMs e inúmeras espécies, porém terá um prazo de aceitação que será pelos próximos 180 dias.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Calazans
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2014, 08:47
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 26 Jun 1989
Cidade: Vitória
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#74 Mensagem por Calazans »

Questão de documentação realmente a muita burocracia, fui pessoalmente ao ibama e me orientaram a i no ministério da pesca me registra como aquiculto primeiro como fiz, para depois fazer pedido da licença ! O mais adaptado q quis dizer diferente do animal silvestre e vender animais q coma comida congelada ! A proibição e fiscalização será muito bom !! Até incentivo para pesquisa da criação em cativeiro

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#75 Mensagem por Radagast »

Então... o problema não é a tentativa de desenvolver animais "resistentes a cativeiro". É claro que isso seria fantástico.

O problema é ter centros especializadíssimos, com o laboratório onde o Humberto estudou e a ORA, que fazem isso há milênios e ainda deixam MUITO a desejar.

Então, a questão é: o que fazer de diferente (e relevante) para que a sua tentativa (e a de tantos outros aquaristas) seja de fato melhor do que as disponíveis? Lembrando que o lab do Humberto é um centro de pesquisas em uma universidade europeia (imagino que verbas não sejam um , e a ORA faz coisas fabulosas há tempos!

Repetir o que já é

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#76 Mensagem por Radagast »

Então... o problema não é a tentativa de desenvolver animais "resistentes a cativeiro". É claro que isso seria fantástico.

O problema é ter centros especializadíssimos, com o laboratório onde o Humberto estudou e a ORA, que fazem isso há milênios e ainda deixam MUITO a desejar.

Então, a questão é: o que fazer de diferente (e relevante) para que a sua tentativa (e a de tantos outros aquaristas) seja de fato melhor do que as disponíveis? Lembrando que o lab do Humberto é um centro de pesquisas em uma universidade europeia de respeito, e que a ORA reproduz espécies difíceis há tempos!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#77 Mensagem por Mauro Becker »

Sobre silvestres

Analogia apenas: tucanos e outras aves por assim dizer exóticas, já são criadas para venda:

Silvestre = R$ 150,00, taxa de mortalidade próxima de 90% (isto é absurdamente caro)
Licença = R$ 4500,00, taxa de mortalidade próxima de 1% (isto é barato)

Os valores apontados servem apenas para dar ênfase no custo de uma criação sustentável, e estamos falando de pássaros que se conhecem bem as necessidades alimentares.

Cavalos marinhos e outros animais, precisam do mesmo apreço e interesse, muito estudo e também um pouco carinho com o meio ambiente.

Algumas coisas são inerentes ao ser humano, se afeiçoar e desejar manter contato com o que lhe agrada, a admiração e a curiosidade são motores ao nosso hobby.

A coleta de silvestres exóticos como a percebemos atualmente peca no descaso da manutenção destes organismos. Eu apoio a coleta direcionada ao desenvolvimento de entendimento, manutenção de numero, proliferação e quem sabe a reintrodução destes organismos de volta a locais onde sumiram.

Eu vou dizer o que penso que ajudaria, se pode ser viável ou não já é outra coisa:

1º encontrar um nicho consagrado de ocorrência da espécie.
2º criar uma zona de contenção (telas, redes, bandeirolas, boias etc)
3º acompanhar os espécimes contidos na área
4º coletar deste local e de área gêmea, amostras de biologia.
5º identificar o cardápio do cardápio, estabelecer valor nutricional
6º identificar padrões

No mais
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#78 Mensagem por Radagast »

icon-aplauder

Fsendim
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Dez 2013, 02:25
Data de Nascimento: 02 Ago 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#79 Mensagem por Fsendim »

Acho que tudo tem 2 lados.

E se alguém coleta é pq alguém compra! Reproduzir e criar cavalos marinhos em cativeiro não é nenhum mistério e já tem MUITA bibliografia mas as pessoas são preguiçosas e desinteressadas!

Acho que aqui no Brasil tem um grande problema com as leis e órgãos fiscalizadores, eles enchem o saco de quem quer se legalizar, criam barreiras e muitas dificuldades mas quem é ilegal não é fiscalizado!

Resumindo, se o cara coleta ou cria ilegalmente nunca será pego (exceto por denuncia) mas se vc vai no órgão fiscalizador tentar se legalizar ou começar um negocio honesto e sustentável vc terá que pagar mil taxas, será enviado para 5 lugares diferentes e no final levará uma multa por qualquer motivo!

Fora que as informações sobre autorizações são uma porcaria!!! Conheço gente que trabalha dentro do INEIA e já me disse que a maioria lá de dentro só cria dificuldades mesmo!

Fico muito triste com isso pois conheço boas pessoas que fariam um trabalho maravilhoso criando alguns animais legalmente mas simplesmente desistiram depois de esbarrar com meses ou anos de burocracia!

No dia em que se facilitar a criação e se fiscalizar a coleta ilegal os preços serão mais equilibrados e a venda legal será maior!

Desculpe o longo desabafo mas eu mesmo já desisti de começar uma criação por esses motivos, simplesmente desmontei minha bateria de aquários e agora mantenho apenas meus 2 peixes palhaços... rs

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#80 Mensagem por Radagast »

Fsendim escreveu:Reproduzir e criar cavalos marinhos em cativeiro não é nenhum mistério


???

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”