🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Rocha com biologia

Bate Papo
Responder
Mensagem
Autor
Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Rocha com biologia

#1 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Bom dia a todos !

Sou novo no mundo do reef e tenho uma duvida, estou comprando rochas vivas e sustrato de um desmonte.

Pergunta : Tenho que lava estas rochas e substrato com algum produto por causa de possíveis doenças ?

As rochas e substrato estão em uso ainda.

Meu reef e novo e estou terminando de montar só falta o substrato e rochas.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Rocha com biologia

#2 Mensagem por Raphael Igor »

Olá Alexsandro

tudo dependerá de como está o reef em questão (de onde você está comprando), EU lavaria de qualquer forma o substrato, já que é onde se acumula muita carga organica. já as rochas é bacana analisar como está se tem ou não alguma "praga" (aiptásia, planária, algas, etc)

processo de lavagem é com cloro, água e sol.

pergunta: já tem todos os equipamentos do seu reef? ele já está rodando?

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#3 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Raphael Igor escreveu:Olá Alexsandro

tudo dependerá de como está o reef em questão (de onde você está comprando), EU lavaria de qualquer forma o substrato, já que é onde se acumula muita carga organica. já as rochas é bacana analisar como está se tem ou não alguma "praga" (aiptásia, planária, algas, etc)

processo de lavagem é com cloro, água e sol.

pergunta: já tem todos os equipamentos do seu reef? ele já está rodando?



Já tenho o skimmer a bomba de recalque, coloquei água deonizada, luminária eu fiz com leds.

Da uma olhadinha no link abaixo.

link: https://www.youtube.com/watch?v=Ne4aCenfYp8

Tem um outro desmonte que foi a pouco tempo só que as rochas já estão fora da água mais ou menos duas semanas, você tem alguma dica.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Rocha com biologia

#4 Mensagem por Raphael Igor »

Alexsandro, bacana o sistema, vi o video e gostei bastante.

(depois posta mais detalhes da controladora site que pegou, modelo e se possível valor praticado)

quanto as rochas, kkkk já estão mortas, sem vida.

clore tudo amigo, coloque em um balde com água e cloro, escove após um ou dois dias, lave por diversas vezes e deixe secar ao sol por uns dois ou três dias, lave com água corrente novamente e deixe secar ao sol.

o mesmo processo deverá ser feito com o substrato, que te dará um pouco mais de trabalho devido à sujeira kkkkk.


abraço

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#5 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Então o melhor msm e começar do zero, vou comprar as rochas e substrato novos assim eu tenho certeza que não tem nenhum tipo de problemas com pragas, vai sair mais caro mas acho que vale apena assim eu sei que estou realmente começando do zero e sem problemas com o meu reef.

Quanto a controladora comprei em um site chines, só para você ficar sabendo levou 3 meses para chegar em minhas mãos e quando recebi estava com problemas mas como eu sou formado em eletrônica arrumei a controladora e pra minha sorte o defeito não era difícil, o valor da controladora é 67,33$ porém tem a taxa de envio que acabei pagando mais 50$ mais 98 reais de imposto no Brasil, comprei no site abaixo.

http://www.shopitchina.com/item/16719155957


Só toma cuidado se for comprar qualquer tipo de controlador com a voltagem que você esta utilizando seus equipamentos pois tem controladoras que só funciona em 220v, está eu comprei por que era a unica que tinha em 110v.

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Rocha com biologia

#6 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Oi Alexsandro,
Tudo muito bem feito e organizado, mas vejo um erro grave, seu filtro UV vai criar uma bolsa de ar e perder metade da eficiência. Minha sugestão seria conexões de cotovelo 90º e a entrada e saída de água do UV ficar virada para cima. Desta forma seu UV trabalha sempre cheio de água. Outra opção que acho ainda mais correto, seria o filtro UV trabalhar na vertical, a água entrar por baixo e sair por cima.

Um abraço e boa sorte.

Sobre suas dúvidas, concordo com o Rafael.

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#7 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Jorge Andre Borges escreveu:Oi Alexsandro,
Tudo muito bem feito e organizado, mas vejo um erro grave, seu filtro UV vai criar uma bolsa de ar e perder metade da eficiência. Minha sugestão seria conexões de cotovelo 90º e a entrada e saída de água do UV ficar virada para cima. Desta forma seu UV trabalha sempre cheio de água. Outra opção que acho ainda mais correto, seria o filtro UV trabalhar na vertical, a água entrar por baixo e sair por cima.

Um abraço e boa sorte.

Sobre suas dúvidas, concordo com o Rafael.


Valeu pela dica.

Realmente eu vi este problema, ele acaba trabalhando com um pouco mais do nivel dele, só trabalha cheio se eu aumentar a vazão.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Rocha com biologia

#8 Mensagem por Raphael Igor »

legal quanto a controladora,

você comprar rochas de loja, não diz nada se esta foi ou não lavada corretamente, pelo contrário, talvez seja uma rocha que cause problemas no aquário (devido a sua composição ou armazenamento) indiferente de onde comprar, lave e se assegure que está com o tratamento correto.

do mais é só alegria... icon_yahoo

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Rocha com biologia

#9 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Alexsandro Araujo Santos escreveu:Valeu pela dica.

Realmente eu vi este problema, ele acaba trabalhando com um pouco mais do nível dele, só trabalha cheio se eu aumentar a vazão.


Tem outra solução. Deixa o fluxo forte, solta a abraçadeira e vira o filtro para cima para sair todo o ar. depois, coloque a ponta de saída de água do UV dentro d´agua no Sump. Desta forma não fica com ar dentro. depois, reduz o fluxo para a vazão ideal.

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#10 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Jorge Andre Borges escreveu:
Alexsandro Araujo Santos escreveu:Valeu pela dica.

Realmente eu vi este problema, ele acaba trabalhando com um pouco mais do nível dele, só trabalha cheio se eu aumentar a vazão.


Tem outra solução. Deixa o fluxo forte, solta a abraçadeira e vira o filtro para cima para sair todo o ar. depois, coloque a ponta de saída de água do UV dentro d´agua no Sump. Desta forma não fica com ar dentro. depois, reduz o fluxo para a vazão ideal.



Já fiz um teste assim, funciona também só que sempre que ligar o filtro uv tenho que fazer este processo, vou tentar deixar ele com os terminais da mangueira para cima para que sai o ar com você tinha sugerido.

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#11 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Agora as rochas vivas vou deixar pra lá e vou comprar as sansibar msm na loja do Edson no Tatuapé.
Só estou com duvida em relação ao substrato qual devo comprar.
Já vi aragonita, samoa pink, estou querendo a samoa pink mas falaram que suja muito.

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Rocha com biologia

#12 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Alexsandro Araujo Santos escreveu:vou tentar deixar ele com os terminais da mangueira para cima para que sai o ar com você tinha sugerido.


Diante do capricho, arrumação e até a pintura da tubulação de forma profissional, já sabia que faria o mais correto.

Parabéns. Posta tudo em fotos que vai ajudar muita gente.

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#13 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Jorge Andre Borges escreveu:
Alexsandro Araujo Santos escreveu:vou tentar deixar ele com os terminais da mangueira para cima para que sai o ar com você tinha sugerido.


Diante do capricho, arrumação e até a pintura da tubulação de forma profissional, já sabia que faria o mais correto.

Parabéns. Posta tudo em fotos que vai ajudar muita gente.




Estou curioso para ver o seu novo reef, pelo que estou vendo vai ficar show de bola, depois manda umas fotos e o que esta fazendo no seu reef.

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Rocha com biologia

#14 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Essa semana instalei dosadora, estou dosando água Di só para teste. em breve posto tudo.

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#15 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Jorge Andre Borges escreveu:Essa semana instalei dosadora, estou dosando água Di só para teste. em breve posto tudo.



Eu pensei em comprar uma dosadora mas ainda não entendi o pra que serve, e se vai ser necessário eu ter uma no meu reef.
Desculpe pela falta de conhecimento ainda estou aprendendo sobre reefs.

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Rocha com biologia

#16 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Em 2013 montei meu primeiro Marinho com corais. até então era sempre FO. Tudo que sei aprendi lendo aqui neste fórum. Vai lendo os curso básicos com calma e na medida que as dúvidas surgirem, vai criando tópico sobre o assunto.

Caso seu aquário tenha corais, será preciso controlar os parâmentros e a dosadora é uma das formas. No caso de iniciantes, acho a melhor forma. Mas vai com calma e pesquisa sempre. é possível manter o aquário com o ABC Foudation da Red Sea e não precisa gastar com dosadora. Mantive o meu e o Bernardo de Petrópolis mantém até hoje.

Avatar do usuário
Renan Fischer
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 23 Out 2014, 12:10
Apelido: Fischer
Data de Nascimento: 08 Fev 1989
Cidade: Foertaleza
País: Brasil
Curtiu: 75 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Rocha com biologia

#17 Mensagem por Renan Fischer »

Alexsandro Araujo Santos,

Parabéns pelo aquário! O sistema da gosto de ver... top!

Quanto a luminária, vai usar Led, T5 ou HQI'S ?

Eu vou de Samoa Pink granulação 2 no meu reef! Conheço uma turma que usa ele, todos satisfeitos!

Penso em colocar filtro uv no meu sistema, você tem ido bem com ele?

Quantos litros tem o seu aquário?

Abraço! Acompanhando! plus_icon

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#18 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Jorge Andre Borges escreveu:Em 2013 montei meu primeiro Marinho com corais. até então era sempre FO. Tudo que sei aprendi lendo aqui neste fórum. Vai lendo os curso básicos com calma e na medida que as dúvidas surgirem, vai criando tópico sobre o assunto.

Caso seu aquário tenha corais, será preciso controlar os parâmentros e a dosadora é uma das formas. No caso de iniciantes, acho a melhor forma. Mas vai com calma e pesquisa sempre. é possível manter o aquário com o ABC Foudation da Red Sea e não precisa gastar com dosadora. Mantive o meu e o Bernardo de Petrópolis mantém até hoje.



Obrigado pelos conselhos, estou indo bem de vagar msm, por que este hobby e lindo porém caro kkkk, mas pra quem ama este mundo da pra fazer um pouco de sacrifício.

Alexsandro Araujo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Nov 2014, 19:56
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 22 Set 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Rocha com biologia

#19 Mensagem por Alexsandro Araujo Santos »

Renan Fischer escreveu:Alexsandro Araujo Santos,

Parabéns pelo aquário! O sistema da gosto de ver... top!

Quanto a luminária, vai usar Led, T5 ou HQI'S ?

Eu vou de Samoa Pink granulação 2 no meu reef! Conheço uma turma que usa ele, todos satisfeitos!

Penso em colocar filtro uv no meu sistema, você tem ido bem com ele?

Quantos litros tem o seu aquário?

Abraço! Acompanhando! plus_icon


Bom dia !

Montei minha própria luminária, fiz com leds, usei led super branco 10w 4x, led azul royal 10w 4x, led branco quente 3w 8x, verde 3w 8x e uv 3w 8x, também estou usando uma controladora de temperatura na luminária para ligar os coolers somente quando alcançar uma determinada temperatura e também para economizar energia e não ficar ligada o tempo todo e por ultimo uma controladora para simular o nascer ao por do sol, estou pensando em fabricar algumas luminárias dessas para vender para os amigos, logo mais vou postar para todos ter uma ideias de como ficou.

Tem umas fotos no mostre seu aquario: viewtopic.php?f=25&t=35532
controladora wave https://www.youtube.com/watch?v=F4Oih47gToM

Quanto ao meu reef, ele tem as seguintes medidas:
100 x 40 x 60 largura, comprimento e altura display
78 x 35 x 45 largura, comprimento e altura sump

bomba de recalque jebao 6000 com controladora
filtro uv hopar 35w
wave duplo 25w com controlador dupla
aquecedor 500w com controladora
cooler para manter a temperatura baixa com controladora
medidor duplo para salinidade e ph

Agora falta o substrato, rochas e sal marinho para começar a da vida.
Quando tiver evoluido mais posto para vocês verem.

Obrigado pela força.

Responder

Voltar para “CHAT”