🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Banho de agua doce em anêmona.

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Banho de agua doce em anêmona.

#1 Mensagem por alysson watanabe »

Seguinte.
Estou montando um novo aquário, e precisarei passar tudo o que está no atual.
O grande problema é que tenho dois tipos de planárias e não queria elas no novo reef.

Os corais eu dou banho de agua doce sem medo, já fiz algumas vezes e nunca tive problema, as rochas também não vejo problema.

Agora a dúvida é justamente em relação as anêmonas, tenho 5 BBT diferentes, algumas estão em fendas nas rochas e não tenho como retirar.

Fui justamente dessa forma que as planárias entraram, em uma rocha quando comprei uma das BBT.

Poderia dar um banho de água doce na anêmona e na rocha?

Elas toleram? Quanto tempo?

Como são basicamente água e tem um tecido muito fino e permeável a passagem de água, fico com medo de morrerem como as planárias.

Alguém já fez isso?

MatheusMello
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 300
Registrado em: 03 Out 2014, 22:20
Apelido: Matheus
Data de Nascimento: 03 Dez 1983
Cidade: Atibaia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes
Contato:

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#2 Mensagem por MatheusMello »

Te aconselho a colocar algumas espécies de peixes que se alimentem de planárias, e não aconselho banho de agua doce de espécie alguma. Isso é completamente fora da natureza de seres marinhos, se quer desinfetar etc, tem excelentes produtos no mercado, esse tipo de banho faz o bichim sofrer de um tanto que você nem sonha o quanto.
Donatella Reef

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#3 Mensagem por MARIO_CHACON »

Eu não faria isso não parceiro.

Anêmona é um bicho enjoado pra caramba, qualquer alteração de parametros ela já sente e se fecha ou definha, e olha que estamos falando de parametros da mesma água, agora imagina água doce para salgada então, é praticamente um anemonicídio 2guns cara.

Sem deturpar o tópico, mas água doce retira planarias da rocha ?

Tenta cutucar ela, ou então direcionar um fluxo ou um jatinho de água na direção dela para que a mesma descole da rocha, dai sim trate apenas a rocha, sem a anêmona.

Espero ter ajudado

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#4 Mensagem por alysson watanabe »

Estou bem em dúvida.

Corais e anêmonas não tem sistema nervoso, não sentem dor e as espécies que tenho são bem resistentes.
Como falei, já dei alguns banhos nos mushs, zoas e no leather.
Todos estão firmes e fortes até hoje, inclusive no dia seguinte, depois que as planárias são removidas, ficam bem mais abertos e inflados. Não demonstram nenhum stress.

Costumo deixar a agua deionizada na mesma temperatura do aquário e utilizo tamponador para regular PH e dureza.
O stress é somente osmótico.

A água doce "explode" as planárias, passando pela membrana por osmose.

Inicialmente vou tentar remover as anêmonas das rochas, sem forçar para não arriscar de machucar e abrir espaço para alguma infecção.

Tenho lido sobre tratamentos com ascaridil, ainda não cheguei a conclusão sobre a dosagem ideal para um banho antes de transferir para o aquário novo.

Procurei alguns medicamentos para "desinfetar" por hora somente o seachem dip e o coral rx dip. O primeiro é a base de iodo, mais eficiente para prevenir contra doenças bacterianas, fungos e protozoários além de auxiliar na cicatrização e produção de muco. O segundo dizem ser muito bom contra as planárias, mas é relativamente caro e não muito fácil de achar.

Vou continuar buscando meios de fazer essa mudança sem realocar as planárias.

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#5 Mensagem por MARIO_CHACON »

Alysson, é por isso que se chama PRAGA mesmo, pq é fogo tira-las amigo, um pedacinho de rocha que vá habitada já ferra todo o sistema, intendo sua preocupação.

Eu nunca tinha ouvido falar em banho de água doce em anêmonas, muito embora você descreve um menor impacto possível de parâmetros a ela (anêmona), mas mesmo assim sei não, eu não o faria.

Mas se mesmo assim optar por fazer, tenta em uma como testdrive e de preferencia com a mais baratinha kkk, depois se der certo, parte para as outras e claro, reporte aqui seu resultado, isso é bem interessante.

Uma duvida ok, de um ignorante no assunto: Como assim a "água doce explode as planarias passando pela membrana" ? Eu imagino aqui que banho em água doce seria pegar essa rocha, com os corais ou com a anêmona e simplesmente mergulha-lo num recipiente contendo água doce. De que forma passaria pela membrana de osmose ?

Desculpe minha pergunta, pode parecer imbecil mas é um assunto bem recorrente entre os aquaristas.

Abçs

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#6 Mensagem por akira inoue »

Mario,

Nunca passei por essa situacao, mas nao poderia usar revive ou coral x?
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#7 Mensagem por MARIO_CHACON »

Akira, como vai colega.

Sou suspeito em dizer, pq nunca usei esses produtos, "já comprei" e tenho do REVIVE coral em casa, mas só de cheirar ele já é insuportável o odor, parece CREOLINA, um produto antigo pra caramba que se usava para lavar quintais, banheiros, desinfetante mesmo.

Não tive coragem de usar, em nada kkkkk.

Mas para planarias, ao que eu conheço, tem o FLATWORM EXIT da Salifert, que é muito bom. Talvez em doses terapéuticas, não venha a causar impacto sobre a anêmona, mas "TALVEZ".

Abçs

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#8 Mensagem por Vinicius F. Reis »

eu nao arriscaria. Como dito um dos parametros mais sentidos pela anemona é a diferenca de densidade.

retiraria elas das rochas para colocar no reef novo.

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#9 Mensagem por akira inoue »

mario,

bem! e por ai??

qnd comprei uma cynarina o vendedor passou revive no revive por alguns minutos e não teve problema...

vinicius, sobre tirar a anêmona da rocha... a planaria não fica na anêmona tbem?
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#10 Mensagem por alysson watanabe »

Mario, quando me refiro a membrana, falo da membrana das células das planárias.
Elas tem uma regulagem osmótica muito simples por concentração de "sais", suficientes para não desidratar em mieo marinho e nem explodirem por excesso de entrada de água nas células.
Quando elas são colocadas em água doce, a concentração de sais no interior da célula é bem maior que na água, que tende a adentrar as células das planárias e as "explode" pelo excesso de H2O que entra.

Akira, muito obrigado pelas dicas.
Revive me pareceu muito interessante, vou pesquisar sobre ele e o coral X.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#11 Mensagem por André Fonseca »

Alysson,

Vc já tirou uma Anêmona para fora da água???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#12 Mensagem por MARIO_CHACON »

alysson watanabe escreveu:Mario, quando me refiro a membrana, falo da membrana das células das planárias.
Elas tem uma regulagem osmótica muito simples por concentração de "sais", suficientes para não desidratar em meio marinho e nem explodirem por excesso de entrada de água nas células.
Quando elas são colocadas em água doce, a concentração de sais no interior da célula é bem maior que na água, que tende a adentrar as células das planárias e as "explode" pelo excesso de H2O que entra.


Hehehe, ainda bem que já disse ser uma pergunta ignorante da minha parte, imaginei que falávamos de filtro de reverse osmose.

Valeu pela resposta, aprendi mais uma hoje.

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#13 Mensagem por alysson watanabe »

Rsrsrsrs.
Estamos sempre aprendendo nesse hobby Mario, a idéia é essa.

Sim Adnré já tirei elas da água alguma vezes, mas sempre evitei que ficassem muito tempo emersas, apesar desses animais passarem por esse tipo de situação no ambiente natural, durante a maré baixa, prefiro evitar esse tipo de stress.

Por isso busco uma solução que cause o menor stress possível nos animais.
Não sei até que ponto os tratamentos quimicos afetam as anemonas.

Por isso conto com a experiência dos amigos.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#14 Mensagem por André Fonseca »

alysson watanabe escreveu:Sim Adnré já tirei elas da água alguma vezes, mas sempre evitei que ficassem muito tempo emersas, apesar desses animais passarem por esse tipo de situação no ambiente natural, durante a maré baixa, prefiro evitar esse tipo de stress.

Então, quando tiramos as Anêmonas da água elas "estouram" em algum ponto, vazando água, pq seus tecidos são frágeis.

Não sei até que ponto o banho de água doce seria invasivo demais, podendo levar ao óbito...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#15 Mensagem por Matias Gomes »

já vi fotos de anemonas mortas apenas por ter mudado a densidade do mar nas margens por causa de chuvas, não faça isso com elas, talvez pegar e dar uma balançada num balde com água salgada já deve resolver, talvez molhar a rocha dela na água doce, mas a anemona não, não me lembro de ter visto planarias no tecido de anemonas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#16 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Alysson,
Tenta fazer o seguinte, retire a rocha que estiver com a anemona fora da agua mas deixe ela dentro, tipo vira ela de cabeça para baixo e aos poucos vai tirando a rocha para fora ate o base da anemona sair tambem. vai fazendo isso aos poucos ate ela soltar totalmente da rocha.
Fiz dessa maneira as 3 vezes que houve divisão da minha anemona.
É um serviço demorado mas muito melhor que machucar o animal tentando soltar a base com a unha ou alguma ferramenta e menos arriscado do que tirar toda a anemona para fora da agua.

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Banho de agua doce em anêmona.

#17 Mensagem por Vinicius F. Reis »

as planarias nao ficam nas anemonas. Somente nas rochas e alguns corais (normalmente ricordia, mush, frogs..)

tenho mtas planarias aqui e mtas anemonas, até hoje nao vi.

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”