🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto Cubo Pico Reef

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Projeto Cubo Pico Reef

#1 Mensagem por FelipeLeite »

Boa tarde amigos, bprima tenho aquarios de agua doce a algum tempo gostaria de partir para um novo mundo o da agua salgada iniciarei com um cubo pico Reef,primeiro passo para um verdadeiro Reef. Estou em fase de cotacao de preços minha intenção e estar em dezembro com todos os equipamentos para iniciar a cíclagem, este e o motivo deste tópico antecipadamente para sanar algumas dividas coletar dicas dos mais experiente. Vou mostrar fotos do projeto do Aqua, o qual eu mesmo irei montar com sump traseiro na medida certa para o skimmer. Bom vou as fotos e depôs as duvidas e equipamentos pretendidos.
Dimensões do Aqua: 30x30x40 (alt x comp x larg)
Vidros: 4mm (sem travas)

Visão traseira do Aqua (sump):
Imagem

Visão lateral:
Imagem

Bom amigos como podem ver esta bem dimensionado o sump, agora a duvida no compartimento do meio onde ficara o
Perlon e as cerâmicas farei uma outra subdivisão para o purigem logo abaixo do perlon, devo fazer outra divisão para o carvão ativado ou nao há necessidade de usar o carvão em marinhos? A caída da agua para o sump dará direto no local do skimmer então a agua passara primeiro por ele depois pelo perlon, purigem, carvão, mídias e assim vai. Será que terei problemas assim ou devo inverter as divisões, pelo fato de como a sujeira entrara primeiro no skimmer será que terei problemas?
Os equipamentos pretendidos:
Skimmer: ou Boyu WG-308 ou Resun Mini Reef, qual seria melhor sendo que o Resun e mais barato e indicado para Aquas de se 300L, já o Boyu para aquas de até 100L?
Bomba de recalque: estou pensando em utilizar uma SB1000c ela e de 1000l/h mas com regularem de vazão será que ficara muito forte, ou então uma Atman AT303 de 600l/h.
Wave Maker: seria um Sunsun Jvp100 de 2500l/h esta de bom tamanho, forte ou fraco?
Substrato: estava pensando em utilizar o Samoa Pink, pelo tamanho do nano será que uns 4kg ou mais?
Aquecedor: 50w. Resfriamento Collers pretendo utilizar 2 ligados a um controlador de temperatura.
Rochas: ainda nao sei quantos kilos irei utilizar, mas como e um nano pretendo comprar algumas rochas vivas.
Agua: a primeira agua pretendo comprar ela já pronta, farei o deonizador caseiro para as águas de Tpa.
Iluminacao: será uma FVM de leds 3w, sendo 10 brancas 10000k, 10 azul de 450nm e 2 leds UV, e muito ou pouco o conjunto?
Agora os testes quais preciso comprar já para ter em mãos no inicio da montagem? Filtro Uv e indispensável?
Bom pessoal nesta litragem o que me recomendam de fauna gostaria mesmo só de um casal de palhaços e somente corais moles, quais corais me indicariam os de mais fácil manutenção.
Bom amigos acho que e isso se esqueci algum item ou algo importante por favor me orientem pois nao sei muito sobre marinhos obrigado.

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#2 Mensagem por Alex Zabalia »

um bom projeto, bem pensado antes da montagem, planejamento, ja começou da maneira correta

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#3 Mensagem por FelipeLeite »

Bom hoje já comprei o controlador de temperatura pelo ebay, gostaria de saber também os leds UV de quantos nm tem que ser se eu comprar os de 350 a 380nm serve, e quantos eu deveria colocar 2 esta de bom tamanho ou mais? Eu possuo somente os leds azul de 460 a 475nm eu devo comprar alguns azul royal Actinio 450/455nm? Tem a nescessidade de colocar também os leds Cyan? E quantos? O brigado desde ja

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#4 Mensagem por FelipeLeite »

Bom vou dar uma pequena aumentada no pico para 35 x 35 x 40 me dando 49l Esse mês providencio os vidros e inicio a colagem.

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#5 Mensagem por FelipeLeite »

Pronto amigos a luminaria esta definida já irei encomendar os leds que faltam fiz um desenho no paint só pra terem uma noção de como vai ficar ok, lembrando que todas as cores serão ligadas independentes em temporizadores digitais e dimmer. Será feita sob uma placa dissipadora de alumínio de 25 x 15cm e refrigerada também por dois coolers. Aqui a foto de como vai ficar a disposição dos leds:
Imagem

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#6 Mensagem por FelipeLeite »

Boa noite, bom seguindo conselhos de alguns amigos resolvi redimensionar a luminaria deixando ela assim:
Imagem

Fiz a aquisição de alguns equipamentos pelo ebay segue aqui as fotos e os valores pagos:

Controlador de temperatura R$ 22,35 ( frete grátis ):
Imagem

Medidor de TDS R$ 15,66 ( frete grátis ):
Imagem

Resfriador por coolers R$ 10,00 ( frete grátis ):
Imagem

As fotos foram retiradas dos anúncios.
Os valores foram obtidos por leiloes ok, já estou até com uma lista do que comprar mas vou com calma ainda porque o projeto e só para dezembro ( presente meu de Natal )

Avatar do usuário
Cristiano Tamietti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 06 Set 2014, 02:03
Apelido: Cristiano
Data de Nascimento: 01 Out 1972
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#7 Mensagem por Cristiano Tamietti »

Acompanhando o tópico! com esse planejamento vai ficar show!
Meu primeiro marinho: viewtopic.php?f=45&t=33922

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#8 Mensagem por FelipeLeite »

Bom projeto alterado isso e o maior que posso chegar, 91L com sump externo de 40L, com caixa de reposicao de 18L, tudo dentro do móvel, fiz um projeto só para ter uma noção esse mês monto o sump e em dezembro o Aqua. A caida será por bota:
Imagem

Sugestões serão bem vindas, já fiz varias alterações desde o projeto inicial, só nao posso alterar as medidas do Aqua já esta no limite.

Luminaria também alterada:
Imagem

Agora 4 leds UV seria demais? Deixo somente 2 ou esses 4 mesmo?

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Cubo Reef 91L (Montagem de Sump)

#9 Mensagem por FelipeLeite »

Bom amigos dando mais um passo no projeto seguindo meu cronograma para inicio de cíclagem em dezembro este mês foi feito a compra dos seguintes equipamentos: -controlador de temperatura; -coolers de resfriamento; -medidor de tds; -Vodros do sump. Mês que vem será: -refratometro; -wave Maker; -leds ciano, royalblue e uv; aquecedor; -madeiras do móvel. E assim vamos caminhando...hoje comprei os vidros do sump todos na medida e dei inicio a colagem farei por etapas pois quero que saia perfeito e também ando meio sem tempo para os trabalhos manuais, fiz algumas fotos do inicio da montagem do sump quem esta acompanhando aqui será por etapas mas no termino farei um tópico no FVM. Acompanhem:
Os vidros:
Imagem
Fita na borda a ser colada:
Imagem
Colando o fundo com a parte da frente:
Imagem
Detalhe da importancia da fita crepe para dar o acabamento:
Imagem
Detalhe sem a fita crepe:
Imagem
Adesivando a primeira lateral a ser colada:
Imagem
Percebam que eu nao adesivo o vidro todo antes de colar, vou adesivando conforme vou colando acho que facilita e caso ocorra algum erro nao preciso tirar toda a fita:
Imagem
Colando a lateral:
Imagem
Lateral já no lugar:
Imagem

Bom amigos fim da primeira parte meu tempo tinha terminado e tive de correr para ir trabalhar, logo posto a segunda parte do sump, onde irei colar as divisória, quebra bolhas essas coisas abraço a todos.

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#10 Mensagem por FelipeLeite »

Bom amigos hoje fiz mais algumas modificações no projeto seguindo conselhos, e também dei uma mexida no sump que esta quase protocoleis que sábado já o finalizo. Em questão dos leds UV alguém sabe se 4 seriam demais para 91l? Senão deixo só,ente 2 de 420nm e insiro 2 verdes, dou-lhe uma....dou-lhe duas.....
Bom deixa de balela aqui a foto do projeto ajustado assim os turbos, nishis e turma da li,pela nao entopema caida d'água a nao ser que eles se organizem e façam uma revolta mas mesmo assim nao terei tantos rsrsrs
Imagem

Agora algumas fotos de outra parte da montagem do sump:
Divisória do skimmer:
Imagem
Imagem
Divisória onde ficara o perlon, caso eu nao utilize shark bag, carvão ativado, removedor de fosfato e etc:
Imagem
Detalhe improvisado para nao saír da medida pois um dos vidros fica suspenso a 1cm do fundo:
Imagem
Primeiro quebra bolhas:
Imagem
Lateral esquerda já no lugar e espaço do recalque na medida:
Imagem

Bom ainda falta a colagem de mais 2 vidros os do quebra bolhas, o refugio nao será grande como eu já esperava por falta de espaço mas creio que ficara bom como nao terei peixes grandes e as mudados corais vem pequenas da para acomodar bem um pouco de substrato e algumas rochas nao tão grandes.
Bom pessoal e isso por enquanto, abraços a todos.

Vinicius VBoas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Jun 2010, 22:18
Apelido: Mandrake
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#11 Mensagem por Vinicius VBoas »

Belo projeto. Sempre tive vontade de montar meu próprio aquário, colar os vidros etc... mas tenho receio, rs. Qual o nível de complexidade? Barateia bastante o aquário? Abraços

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#12 Mensagem por FelipeLeite »

Opa boa noite, então amigo acho que e uma coisa que qualquer um consegue fazer claro que começando por projetos menos complexos, mas creio que nao terá muito trabalho a bastante material no internet dando dicas e tal, com esse sump e meu 4 experimento, já fiz um nano com sump traseiro um Aqua de 50L o ultimo de 150L com sexto vidro e agora o sump e posterior o cubo. Em questão a custos creio que você economizara uns 30% o que nao e muito em relação aos equipamentos de um Aqua marinho. E mais pela experiência mesmo e o prazer em montar suas próprias coisas e ficar admirando depois rsrs. Mas e isso amanha eu já termino esta etapa do sump pessoal e será só aguardar os equipamentos chegarem fazer as medidas do móvel para iniciar a montagem dele, abraços.

Vinicius VBoas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Jun 2010, 22:18
Apelido: Mandrake
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#13 Mensagem por Vinicius VBoas »

FelipeLeite escreveu:Opa boa noite, então amigo acho que e uma coisa que qualquer um consegue fazer claro que começando por projetos menos complexos, mas creio que nao terá muito trabalho a bastante material no internet dando dicas e tal, com esse sump e meu 4 experimento, já fiz um nano com sump traseiro um Aqua de 50L o ultimo de 150L com sexto vidro e agora o sump e posterior o cubo. Em questão a custos creio que você economizara uns 30% o que nao e muito em relação aos equipamentos de um Aqua marinho. E mais pela experiência mesmo e o prazer em montar suas próprias coisas e ficar admirando depois rsrs. Mas e isso amanha eu já termino esta etapa do sump pessoal e será só aguardar os equipamentos chegarem fazer as medidas do móvel para iniciar a montagem dele, abraços.


Bacana, bom saber, obrigado pela resposta. Abraços e boa sorte no projeto. icon_cheers

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#14 Mensagem por FelipeLeite »

Bom atualizando hoje terminei a colagem total do sump, agora e esperar a cura total do silicone colar o isopor embaixo e fazer o teste de vazamentos. Algumas fotos do termino do trabalho:
Todos as divisórias e quebra bolhas no lugar:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Aumentando o coeficiente de cagaço coloquei uma base só para os vidros nao se moverem caso houvesse um terremoto:
Imagem
Já colado o ultimo vidro neste ficou meio difícil de colocar as fitas crepe, foi na raça mesmo:
Imagem
Visão de cima, ate que estou legando o jeito sem muitos borrões sem a fita:
Imagem

Bom pessoal e isto amanha colo o isopor e finalizo esta etapa e parto para outra o móvel, mas este só no papel ainda iniciarei ele somente no mês que vem, abraços em breve atualizo.

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#15 Mensagem por erick camargo »

plus_icon
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#16 Mensagem por FelipeLeite »

Bom amigos hoje colei o isopor no fundo e fiz o teste de vazamentos, nao vazou a agua percorreu todo sistema perfeitamente ainda esta cheio vou deixar por 24h:
Imagem

Bom amanha comprarei as pecas para fazer o deionizador, logo posto a montagem, abraços.

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#17 Mensagem por FelipeLeite »

Boa noite amigos, atualizando o tópico hoje comprei as peças para montar um deionizador caseiro. Vou postar as fotos das peças e no final posto os nomes caso alguém tenha interesse em montar um também ok. Segue as fotos das peças onde só falta as mangueiras, pois hoje nao tive tempo de comprar tão pouco de iniciar a montagem:
Imagem
Imagem
Imagem

Bom seguindo a seqüência de montagem as peças:
- tubo de 1 1/2 50mm;
- luva 50 x 1.1/2;
- redução de 1.1/2 para 3/4;
- buchas 3/4;
- niple 3/4;
- cotovelo 3/4;
- bico cotovelo para mangueira;
-abracadeiras metálicas;
- torneira de jardim.

Bom amigos esta semana ainda posto a montagem, abraços.

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#18 Mensagem por FelipeLeite »

Amigos obrigado pelos elogios mas nao penso em fazer pra vender, ainda kkkk. Mas se caso algum amigo quiser farei com gosto. Bom amigos atualizando hoje dei uma mexida no móvel onde ficara o aquario minha real intenção era fazer o mesmo mas recebi uma doação rsrs esta ótimo o móvel todo em mdf 30mm e tampa de 40mm revestido em formiga branca. Fiz umas modificações para caber o sump nele ficou bom agora só falta fazer os furos com a serra copos para a caida do sump e a porta. Mas ele e maior do que meu projeto meu Aqua terá 45 x 45 e ele tem 60 x 60 estou pensando em diminuir ele ou dar uma aumentada no projeto e laia kkk mas vou dar uma diminuída nele nem que seja pra deixar ele 50 x 50 senão a sala de casa fica pequena já tem o Aqua plantado de 200l nela aí a mulher endoida. Mas vamos ver o que acontece com o decorrer dos dias, aqui as fotos do móvel:
Imagem
Imagem

Por enquanto e só amigos abraços.

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Reef

#19 Mensagem por FelipeLeite »

Bom estive analisando os preços dos skimmers eu estou querendo comprar o buble magus naq qq porém ele e só para Aqua de 100L se caso eu viera amanha aumentar o Aqua terei que me desfazer dele e comprar outro, andei pesquisando e vi muita gente falando muito bem do Macro Aqua Skimmer As100p porém ele e para aquarios ate 400L o preço e considerável. Pensei no seguinte que em uma posterior montagem maior eu poderei utilizar ele também. Será que ficara muito forte em 100L ou posso colocar sem medo? Segue uma foto dele, cabe com certa folga no sump:
Imagem

FelipeLeite
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 09 Mar 2014, 13:40
Apelido: FelipeLeite
Data de Nascimento: 20 Out 1983
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Projeto Cubo Pico Reef

#20 Mensagem por FelipeLeite »

Boa noite amigos, dando uma atualizada projeto modificado mais uma vez ta virando novela isso já, brincadeiras mas e pra melhor pois o móvel que ganhei tem 60x60 e pra mim fazer um Aqua assim nao cabe no orçamento agora então para o móvel nao ficar exageradamente grande aumentei 5cm ficando 50x50x50 um total de 125L. Adicionei por conta da litragem o filtro UV com um sistema recirculante ( Basso )e farei uma experiência com um sistema chamado RDSB (remote deep sand bed). E como o Aqua aumentou a luminaria aumenta também. As fotos do novo projetinho:
Imagem
E a luminária, os leds já estão a caminho junto com os drivers e dimmers só falta comprar os timers digitais, lembrando que todas as cores deram independentes cada seqüência de cor com um driver um Timer e dimmer somente para o branco e o azul:
Imagem

Por enquanto e isso amigos segunda coloco o termino do DI abraços e bom domingo a todos.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”