🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quarentena

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quarentena

#61 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

Uv creio que nao;
pode usar agua do reef, ceramicas do reef e se quiser ate mesmo pequenas rochas.... assim podes usar imediatamente

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quarentena

#62 Mensagem por Celso Suguimoto »

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=n45IPo-0-ZU&feature=youtu.be[/BBvideo]

Eu quarenteno no sump mesmo, agua recém passada pela filtragem do skimmer e muito oxigenada. Alimentador automático 3x ao dia e dieta farta, assim o animal se recupera e se adapta as condições do display.

A frente do meu sump tem uma película preta assim diminui o stress tbem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#63 Mensagem por Sidney Sevilha »

Celso, concordo com o seu modo de quarentena, pensando apenas no bem estar do novo animal.


Massssss te faço uma pergunta:
Fazendo dessa forma, você não expõe os animais que já estão no reef à algum possível problema?
Já que estão todos na mesma água que o novato... Não corre o risco de TODOS terem problemas como infestação de Oodinium por exemplo?

Faz sentido a minha dúvida?
.

Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quarentena

#64 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sidney o objetivo nesse caso não eh tanto em relação a doenças e sim reestabelecer as condições do animal e dá tempo para o animal se ambientar com as condições físicas (agua, salinidade, etc) . Outra vantagem é poder ser colocado no display em definitivo a noite quando as chances dele receber boas vindas dos moradores mais antigos é minimizado., se não tivesse esse ponto intermediário iria direto para o display ou então teria q aguardar dentro do saquinho até as luzes se apagarem.

Sua duvida procede em relação a parasitismo ou doenças pre-existentes, sim existe o risco, mas na maioria dos casos de parasitismo o peixe quando em bom estado de saúde se recupera sozinho. Oodinium é excessao pois é mais mortal, mas tive por experiência apenas uma vez, depois que o animal mais debilitado morreu os outros se recuperaram por si so, então é risco, mas muito menos pior do que colocar o animal já diretamente no aquário.

Separar um aquário apenas para quarentenar se não estiver bem estabilizado pode ser ruim também vai stressar mais o animal. Entao montar uma quarentena ou aquário hospital precisa de um aquário em iguais condições ao display principal que duvido q 99% dos aquaristas tenham uma infraestrutura adequada para isso.

Talvez o termo quarentena para esse caso não esteje bem empregado, mas tecnicamente o animal já deveria ter passado por esse procedimento na própria importadora, já que isso é obrigatório hoje.

A compra de um animal precede alguns requisitos SEMPRE , o aspecto geral do animal, respiração, nadar (se não esta roçando entre as rochas) e sempre peço para alimentar. NUNCA compre por impulso, quando um animal é recém chegado de importação ainda está se recuperando, deixe na bateria da loja pois é mais seguro, além de ter tempo para quaisquer sintomas de parasitismo se manifestarem dá tempo do animal se recuperar e caso tenha algum problema não morra no seu aquário, parasitas como citado tem um ciclo e esse tempo pode ser suficiente para manifesta-lo. Cuidado com lojas que usam cobre em suas baterias

Imagem

Esse Achilles passou por uma pré-seleção enorme, acho que procurei entre uns 8 exemplares até encontrar um saudável. É um animal um bucado sensível, pra mim o mais belo tang e também o mais delicado.

Eu já usei esse espaço para tratamento de fluke, embora tenha usado ascaridil no aquário o que ajudou muito na recuperação do animal foram os banhos de água doce.

Imagem

viewtopic.php?f=2&t=19442&p=310955&hilit=fluke#p310955
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#65 Mensagem por Sidney Sevilha »

Celso, eu concordo com o seu ponto de vista; que nesse modo, as chances de recuperação do novo indivíduo acabam aumentando e muito!
Principalmente no caso de um Achilles super sensível.

Porém, eu penso que a quarentena "doméstica" tem a função prioritária de evitar exatamente essa possível contaminação do reef.
Ela te dá o benefício de que "se" tiver alguma coisa errada, você tenha a possibilidade de tratar apenas aquele indivíduo. E se infelizmente ainda assim o pior acontecer, você vai perder apenas o novo indivíduo.

Eu sigo exatamente esse mesmo padrão que você usa, para escolher os meus animais, e se não estiver de acordo eu simplesmente não pego.
Demorei em torno de 2 meses para pegar o Lineatus de acordo.

Sobre a quarentena da importadora, não sei se a informação procede, pois não li de nenhuma fonte segura, mas li que a quarentena obrigatória das importadoras, gira em torno de 7 dias.
Se isso confere, penso que essa quarentena só vai servir para debilitar ainda mais o animal. Talvez fosse "menos pior" para o animal ir direto para a quarentena da loja (as que usam). Talvez, é só uma suposição.

Sobre a infraestrutura adequada que você cita, das quarentenas domésticas, que 99% das pessoas não tem... No seu ponto de vista, o que seria necessário para ao menos melhorar essa estrutura?

Obrigado; abs,
.

Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quarentena

#66 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sidney para vc ter infraestrutura adequada de uma quarentena precisaria quase duplicar as instalacoes do display principal inviavel para padroes domesticos e ainda ter o aquario já totalmente ciclado e estabilizado. Pode ser mais stressante para o animal ser colocado em um ambiente inadequado com variacoes de temperatura e amonia e nitrito altos do que o risco de parasitismo ou qq coisa similar apos ter sido quarentenado na importadora e ter passado um tempo na loja, basta comparar a alta incidencia de parasitismo em aquarios novos versus maturados.... estabilidade !

Em relacao a quarentena de importadoras ja tive oportunidade de conhecer duas a infra é muito superior a muitos aquarios que conheço por ai, essa é a principal diferença entre animais de origem nacional e os importados no quesito saude. Pq vc acha que uma quarentena na importadora debilitaria o animal ? Nao entendi, quarentena seje na importadora ou em sua loja de confiança acho benefico pois ajuda o animal a se recuperar sem o stress inicial de boas vindas de moradores mais antigos. O beneficio ou risco da quarentena da importadora é por conta da loja, a escolha do animal saudavel é do aquarista

Parasitismo ou outras doenças podem vir até de uma muda de coral provinda de um aquario contaminado, ou artemia mal lavada, entao mesmo quarentenando como o proprio termo existe risco de infestação. Animais debilitados ou em situacoes de stress sao os primeiros a sucumbirem. Teste simples, coloque artemia in natura num aquario com um hepatus logo surgirao pontos brancos, que com o tempo e se o animal estiver saudavel se recupera.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#67 Mensagem por Sidney Sevilha »

Celso, desculpe insistir na pergunta, mas faço isso pois acredito que você tenha conhecimento para tal.
Da maneira mais didática possível; para você, como seria essa estrutura? Até tomando por base as quarentenas que você já viu de importadoras.

Vou citar o meu exemplo; tenho um tanque de 70 litros com skimmer, circulação forte, termostato de 100w, reposição automática de água doce, iluminação de led. Faço TPA de 15 em 15 dias com água do próprio reef, independente dela ter ou não peixes. Normalmente uso um bag com mídia para bactérias e algumas rochas para os peixes se esconderem e carvão ativado quando esta habitado. Além de ficar em local totalmente isolado, sem pessoas passando por ela o dia todo, minimizando o stress.

Sobre a quarentena da importadora, acho que não soube me expressar bem.
O que quero tentar dizer, é independente da estrutura que ela tenha; você pegar um animal que fez uma viagem que não sabemos como foi, e deixar apenas 7 dias (como eu disse, não tenho como confirmar se são apenas 7 dias por lei); depois levar pra loja e mudar ele novamente e depois mudar mais uma vez pra sua/nossa casa... todas essas sucessões de mudanças em pequenos espaços de tempo, você não acha que é mais prejudicial que benéfico?
Não quero questionar manejo... se fazem certo ou errado... meu questionamento é se mudar tanto e tão pouco tempo, não acaba sendo PIOR pro bicho? Será que consegui ser claro? :oops:

Até um tempo atrás, eu não fazia nenhum tratamento nos corais antes de colocar no reef... depois que mudei algumas coisas no reef e passei a dar banhos neles antes de entrar, eu fiquei IMPRESSIONADO com a quantidade de "coisas" que caem do coral, e antes iriam direto pro reef.
Portanto, hoje estou tentando mais, barrar o parasitismo que pode entrar no principal. Não uso artemias.

Como cada caso é um caso; recentemente eu coloquei um Hepatus no reef, sem quarentenar. Ele estava com uma aparência muito boa.
Foi um risco para os outros animais? Eu acho que foi SIM... mas ele entrou no reef e não teve UM PONTO BRANCO sequer. Come que é uma beleza desde o primeiro dia.
Pensando só no Hepatus, foi a melhor escolha... pensando no reef, foi mais sorte que juízo!
.

Imagem

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#68 Mensagem por Marcelo E Novais »

Quarentena!!! quarentena!!! Sempre uma discussão, precisa ou não precisa, o peixe estava bem na loja, gasta muito, não tem espaço e etc...A questão é que cada caso é um caso, particulamente acho essencial, seja apenas para um fortalecimento do animal ou contra infestações, Eu e o Celso nos encaixamos nesses dois exemplos, Celso tem a sorte de escolher e acompanhar o comportamento do animal na loja, fazendo assim com que a " quarentena" seja feita nas baterias da propria loja usando apenas o "sump quarentena" para se recuperar do stresse da viagem e o fortalecimento, já no meu caso e no caso de uma boa parte dos amigo de hobby, compro no "escuro" muitas vezes pela net simplesmente por não ter lojas proximas, e é ai que se faz importante uma quarentena independente, pois vc não sabe como virá o animal, e é ai tambem que muitos acabam errando ao montar uma quarentena as pressas, simplesmente pegam o aquario vazio enchem com agua do display, ligam um skimmer e colocam o animal lá dentro.Pergunto então:qual estabilidade essa quarentena vai ter?Nesse caso prejudica mais o animal do que o ajuda, se faz necessario de TPAs constantes para "tentar" amenizar principalmente os niveis de amonia e é ai que aumenta a chances de se perder o animal, o pessoal tem que entender o proposito da quarentena que é oferecer estabilidade e fortalecimento para o animal .(Obs. prefiro usar como filtro o canister por "achar" que gera mais estabilidade do que o Skimmer)
Desculpe se falei alguma besteira, mas como falei eu "acho" que cada caso é um caso, e o que pode ser util pra uns pode ser desnecessário para outros.
icon_cheers icon_drunk icon_cheers icon_drunk

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quarentena

#69 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vou citar o meu exemplo; tenho um tanque de 70 litros com skimmer, circulação forte, termostato de 100w, reposição automática de água doce, iluminação de led. Faço TPA de 15 em 15 dias com água do próprio reef, independente dela ter ou não peixes. Normalmente uso um bag com mídia para bactérias e algumas rochas para os peixes se esconderem e carvão ativado quando esta habitado. Além de ficar em local totalmente isolado, sem pessoas passando por ela o dia todo, minimizando o stress.


Sidney é mais ou menos por ai mesmo parabens, precisa de um aquario com condicoes similares ao display principal, se vc acha que o afirmado abaixo em relacao as mudanças ruim, imagina se nesse caso a quarenta estiver em condicoes precarias ? Vai stressar mais o animal e isso sim é uma das principais causas de mortandade de animais

Agora... compensa vc manter uma estrutura desse porte apenas para quarentenar ? Qtos vc conhece que tem um aquario e infra a parte apenas para isso ? Compensa ? A rotatividade do aquario é tao grande assim ? De duas uma ou a pessoa perde muito peixe ou entao se desfaz deles com frequencia (comercializa) Se eu montar mais um aquario em casa durmo pra fora...rs Não é melhor tercerizar isso em uma loja de confiança que tenha bateria decente ? Talvez o termo que utilizei de quarentena do achilles nao seje o mais adequado como citei aneriormente e sim aclimatacao ou recuperação, embora eu mesmo ache que o espaço para esse animal ficou meio limitado pois é um peixe muito ativo, mas em compensacao se alimenta fartamente e nao gasta tanta energia.

Sobre a quarentena da importadora, acho que não soube me expressar bem.
O que quero tentar dizer, é independente da estrutura que ela tenha; você pegar um animal que fez uma viagem que não sabemos como foi, e deixar apenas 7 dias (como eu disse, não tenho como confirmar se são apenas 7 dias por lei); depois levar pra loja e mudar ele novamente e depois mudar mais uma vez pra sua/nossa casa... todas essas sucessões de mudanças em pequenos espaços de tempo, você não acha que é mais prejudicial que benéfico?
Não quero questionar manejo... se fazem certo ou errado... meu questionamento é se mudar tanto e tão pouco tempo, não acaba sendo PIOR pro bicho? Será que consegui ser claro?


Eu nao vejo como malefico isso. No passado alguns importadores se revoltaram com essas medidas pois querendo ou nao isso onera bastante o custo delas, pois as perdas que antes ocorriam nas lojas passaram parte pra importadora tambem fora os custos. Existem coisas que acho exagero, agora essas pausas nao acho nao.

Mesmo assim nunca compro peixe recem chegado na loja, só louco faz isso...rs. O Achilles anterior que tive ficou 3 semanas na Ecoanimal antes de vir pro reef, o outro que eu estava de olho quando disse para um "amigo" comprou imediatamente assim que desliguei o telefone por impulso, morreu em alguns dias, qdo perdi o meu dois anos depois na mudança do aquario ficou soltando pros sete ventos que meu achilles tinha ido pra terra dos pes juntos... nao preciso dizer que nao é mais amigo... acho que nunca foi mesmo, inveja mata, mais do que falta de quarentena.

Até um tempo atrás, eu não fazia nenhum tratamento nos corais antes de colocar no reef... depois que mudei algumas coisas no reef e passei a dar banhos neles antes de entrar, eu fiquei IMPRESSIONADO com a quantidade de "coisas" que caem do coral, e antes iriam direto pro reef.


E vc sabe se essas "coisas" sao beneficas ou maleficas ? Dificil distinguir, mas na duvida é por ai mesmo. Ja passei pelas sete pragas do Egito de pragas de SPSs no começo quando chegaram no Brasil e sei do trabalho´que dá para eliminar depois de infestado.

Não estou dizendo que faz errado, muito pelo contrario. Conheço uma loja que cobrava 5 mil de clientes para insfestacoes de AEFW, dá um trabalho do cão depois de infectado em um reef. O argumento é simples, qto vc tem de SPSs ? 30 mil entao 5 mil pra salvar ou entao corre o risco de perder 30 mil. Simples a conta que um banho preventivo poderia ter evitado simplesmente, mas como é dificil detectar a olho nu e ninguem conhecia.....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#70 Mensagem por Sidney Sevilha »

Agora... compensa vc manter uma estrutura desse porte apenas para quarentenar ?

Depende do seu momento com o reef, se você ainda esta habitando o reef (meu caso), eu acho que sim, vale manter! Agora se você já tem um reef com a população fechada... não acho que vá fazer nenhum sentido.
Fora o fato de que o espaço físico que uma quarentena demanda, o risco do aquarista ter que dormir na rua é grande mesmo! :lol:

Celso, eu ainda estou no momento do exagero, talvez mais pra frente eu consiga "desencanar" um pouco mais e curtir um pouco mais o hobby sem ser tão preocupado! Algo à ser trabalhado com o tempo! icon_bag

[glow=red]inveja mata, mais do que falta de quarentena[/glow]

Depois de alguns acontecimentos e alguns comentários de pessoas de grupos diferentes sobre o mesmo tema... ESTOU ACREDITANDO QUE ISSO É UMA VERDADE!

E vc sabe se essas "coisas" sao beneficas ou maléficas ?

Na dúvida não vai NADA pro reef!

Conheço uma loja que cobrava 5 mil de clientes para insfestacoes de AEFW


Os 5 mil acaba ficando "barato" nesse caso!
.

Imagem

Leo Vano
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Jul 2014, 12:03
Apelido: Leo
Data de Nascimento: 26 Ago 1983
Cidade: São Bernardo
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Quarentena

#71 Mensagem por Leo Vano »

aproveitando o tópico já existente (ou é melhor eu utilizar outro ou então criar um novo?)

Galera, estou fazendo o desenho do projeto e pensei em criar uma quarentena "automatizada".Com o objetivo de adaptação de um novo ser. Caso precise de um hospital, eu faço o isolamento.

Imagem


Dúvidas:
1 - tem problema a quarentena receber a "água suja"? Eu ACHO que não, porque ela seria a "mesma" do Display. Ou seria diferente por questões de iluminação, densidade, ph, subtrato etc...

2 - se tiver algum problema, o skimmer e o carvão matarão esse problema ou é melhor eu realmente isolar e fazer as TPA manualmente?




Valewww
80x30x40 (06/2017)
Maxxi HF-360 (2x) + cerâmica
Termostato H606 100W / Term Boyo BT-02

fauna: procurando os nomes e contando os guppies
guppy (20x)
espadinha (5x sangue & 2 laranja)
neon (2x)

flora:
Egeria brasiliensis
Quartzo Rosa / Verde

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#72 Mensagem por Sidney Sevilha »

Rapaz... Eu não acho prudente uma quarentena ligada ao reef principal.
Ao meu ver se perde muito do objetivo de "QUARENTENAR" o novo habitante.

Veja se o meu raciocínio faz sentido para você...
Você compra um peixe novo, ao qual não sabe se tem algum problema patológico que poderá ou não, afetar todo o seu reef.
Por isso você isola o animal e acompanha a evolução dele, alimentando bem, controlando temperatura e todos os cuidados necessários para recuperar o animal.
OUuuuuu você coloca ele na mesma água do restante, e esse novo animal PODE vir a ser o vetor de algum tipo de doença para todos os outros.
Acho definitivamente um risco desnecessário e um local desnecessário também... já que esse tipo de "quarentena" pode ser feita no próprio sump.

Boa sorte com o novo projeto.

Abs;
.

Imagem

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#73 Mensagem por Daniel Pires »

Sidney Sevilha escreveu:Rapaz... Eu não acho prudente uma quarentena ligada ao reef principal.
Ao meu ver se perde muito do objetivo de "QUARENTENAR" o novo habitante.

Veja se o meu raciocínio faz sentido para você...
Você compra um peixe novo, ao qual não sabe se tem algum problema patológico que poderá ou não, afetar todo o seu reef.
Por isso você isola o animal e acompanha a evolução dele, alimentando bem, controlando temperatura e todos os cuidados necessários para recuperar o animal.
OUuuuuu você coloca ele na mesma água do restante, e esse novo animal PODE vir a ser o vetor de algum tipo de doença para todos os outros.
Acho definitivamente um risco desnecessário e um local desnecessário também... já que esse tipo de "quarentena" pode ser feita no próprio sump.

plus_icon
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quarentena

#74 Mensagem por Celso Suguimoto »

Basta ligar um UV potente entre a "quarentena" e o display.

Agora tem q ser um UV bom pq senão não faz nem cosquinha pra parasitas
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Quarentena

#75 Mensagem por Leo Cardoso »

UV "bom" e com fluxo de água dimensionado corretamente pra eliminar parasitas.

eu não arriscaria nem ferrando (gato escaldado tem medo de água fria :lol: :lol: :lol:)
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Germano Junior
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 16 Out 2013, 07:51
Apelido: jumetallic
Data de Nascimento: 19 Ago 1986
Cidade: Taubate
País: Brasil
Localização: Taubaté-SP
Curtiu: 39 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: Quarentena

#76 Mensagem por Germano Junior »

oi pessoal, li o tópico inteiro, quando eu estava lendo as opiniões a respeito da quarentena e concordando com os pontos de vista colocados, me surge o celso com outro ponto de vista bem coerente kkkk..

Como cada caso é um caso, o meu aquário eu só pretendo adicionar mais 1 peixe (um angel flame) e uma anemona por enquanto, isso la para dezembro..talvez no maximo alem do angel + um casal de tomato....

A questão é, a loja que eu compro eu confio, ja conversei com o lojista, e ele disse que os peixes que eles compram são quarentenados na importadora, e quando vem pra loja assim tbm o são, eu poderia pedir o peixe, ir em um semana, olhar o peixe, ver como ele esta, e depois buscar na semana seguinte...como essa loja é em outra cidade a 40km...eu eventualmente posso dar alguma desculpa e peço para ele guardar o peixe até o outro fds, assim eu consigo que o peixe tenha um bom tempo de "quarentena/observação" pelos proprios lojistas.

Tendo isso em vista, eu decidi montar um aquário hospital. espeço fisico eu tenho....la na loja ele tem uns aquarios pequenos, ai surgem minhas duvidas:
1- qual uma litragem boa? 20, 30, 40, 50, 60 L ?
2- Pretendo montar com um filtro hang on ou canister...com perlon siporax mini e o que mais precisa nesse filtro?
3- é preciso iluminação?
4- é preciso filtro uv no aqua hospital?
5- tenho um skimmer pra 200L sobrando, seria bom utiliza-lo, ou por utilizar medicamentos nao se usa skimmer?
6-Nao se utiliza rochas ou substrato ne?
7- tenho uma bomba de circulação de 3000l/h sobrando...posso utilizar ela ou é muito forte?
8- como proceder com a utilização dele, exemplo, identifiquei a doença, ai que tenho que por o hospital para funcionar? com agua de tpa do display principal, e tpas diarias de 10% do volume d'agua, administrando o medicamento especifico para a doença, alimentação de 3x a 4x por dia?

Desculpem tantas perguntas, mas é algo que gera muitas duvidas...se puderem me ajudar, e tbm indicarem links para eu ler, eu agradeço
[align=center]O Ministério do Aquarismo adverte, dosar produtos no Reef sem a real necessidade, é prejudicial para a saúde dos peixes e corais.[/align]

DeepSky Reef - viewtopic.php?f=25&t=28625

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#77 Mensagem por Sidney Sevilha »

Germano Junior, não quero botar água no seu chope... mas confiar em quarentena de importadora e/ou de loja pode ser um risco grande.
O entra e sai de peixes é tão frequente, que o animal em muitos casos, não fica realmente em quarentena.

Agora o que eu não entendi, foi a sua conclusão de que um aquário hospital é mais útil que uma quarentena. Já que um aquário hospital não diferencia em nada à uma quarentena, no ponto de vista de montagem/equipamentos.

Se você quarentenar os seus animais direitinho, você já vai reduzir a possibilidade de "precisar" de um hospital. E se precisar, é só usar a quarentena para isso.

Concordo com o ponto de vista do Celso, de que não é necessário manter a quarentena em funcionamento... eu mesmo como não pretendo colocar mais nada por um tempo, a minha esta vazia. Mas se precisar é só colocar pra rodar.

Se você tem espaço, o que pra maioria dos aquarista é um grande problema... por que não fazer?
Eu penso assim.

Mas infelizmente sou do grupo:
Leo Cardoso escreveu:gato escaldado tem medo de água fria :lol: :lol: :lol:


Boa sorte amigo;
.

Imagem

Germano Junior
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 16 Out 2013, 07:51
Apelido: jumetallic
Data de Nascimento: 19 Ago 1986
Cidade: Taubate
País: Brasil
Localização: Taubaté-SP
Curtiu: 39 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: Quarentena

#78 Mensagem por Germano Junior »

Vou citar o meu exemplo; tenho um tanque de 70 litros com skimmer, circulação forte, termostato de 100w, reposição automática de água doce, iluminação de led. Faço TPA de 15 em 15 dias com água do próprio reef, independente dela ter ou não peixes. Normalmente uso um bag com mídia para bactérias e algumas rochas para os peixes se esconderem e carvão ativado quando esta habitado. Além de ficar em local totalmente isolado, sem pessoas passando por ela o dia todo, minimizando o stress.


Sidney, o motivo de ter pensado em hospital, é pq para mim a quarentena tinha que ter substrato...so que pelo visto não ^^

então ta, pensei num aquario de 50 ou 70 L , com termostato, iluminação basica, um filtro hang on/canister com siporax mini, carvao ativado, tenho até um skimmer pra 200 litros sobrando, que cabe nele...

precisa de bomba de circulação?
seria bom filtro hang on ou um canister com uv acoplado?
[align=center]O Ministério do Aquarismo adverte, dosar produtos no Reef sem a real necessidade, é prejudicial para a saúde dos peixes e corais.[/align]

DeepSky Reef - viewtopic.php?f=25&t=28625

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#79 Mensagem por Sidney Sevilha »

Germano Junior, se você usar filtro hang on com siporax na quarentena ok, mas eu acho melhor retirar o siporax se for usar como hospital e aplicar medicação.
Eu não usaria canister nesse caso... e o skimmer se você fizer TPA com certa frequência, acaba até sendo desnecessário... mas se você já tem, por que não usar, não é mesmo.

Circulação é importante, o ideal é você manter um ambiente o mais estável possível, o mais próximo de um reef.

Sobre o filtro UV para ser efetivo existe aqui mesmo no fórum uma maneira certa de dimensionar a potência e vazão de água... dá uma pesquisada sobre o assunto.
.

Imagem

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#80 Mensagem por André Fonseca »

E aí Sidney, botou a quarentena pra rodar de novo???

Aqui em casa já não tenho mais como colocar peixes grandes pois chegou no limite pq os Tangs estão em paz e não vou arriscar mais. Só que ainda penso em colocar umas Donzelas e Gobies, então a quarentena se faz OBRIGATÓRIA!!!

E olha que eu arrisquei, meus moradores entraram no aqua sem que eu tenha montado a quarentena. O que fiz para evitar problemas depois que passei a aumentar a "Tangaiada" foi escolher bem o peixe na loja, dar uma grana para o lojista "segurar" o animal e deixar pelo menos 15 dias na bateria. Pelo menos duas vezes por semana dava um jeito de ir na loja acompanhar o peixe, e o próprio lojista me deixava jogar alimento para ele. Passado esse período levei o peixe para casa e coloquei no Sump, deixando cerca de 60 dias para se recuperar do stress causado pelo transporte, pela mudança de ambiente e para engordar. Como tudo correu muito bem com todos os peixes, pude subir para o display sem maiores problemas.

Mas agora, só coloco novos peixes se conseguir montar a QUARENTENA!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”