🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário de Outubro. CAntinho do Reef/ Felipe Cota

Responder
Mensagem
Autor
Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Aquário de Outubro. CAntinho do Reef/ Felipe Cota

#1 Mensagem por Mauro Becker »

Caros membros do Brasil Reef,

Mais uma vez tivemos a oportunidade de buscar pelos quatro cantos de nosso Brasil Reef e encontramos um Cantinho do Reef escancaradamente dando um show de cores e vida, zelozamente cuidado pelo aquarista Felipe Cota, que neste momento o Brasil Reef parabeniza, coisa de campeão icon_first

Por indicação de nossos membros foi eleito o melhor Reef para o Mês de Outubro. As imagens que seguem mostram a razão de tanto.

Este aquário esta incluido na GAleria dos campeões

BR: Nome do aquarista e de seu aquário? Quanto tempo de aquarismo?

FC: Meu nome é Felipe Cota, o nome do reef é Cantinho do Reef e possuo aproximadamente 25 anos de aquarismo.

Imagem

BR: Quanto tempo deste aquário? Como foi seu primeiro contato com o hobby ou o que te levou rumo a esta atividade?

FC: Esse reef foi montado em março de 2007. Meu primeiro contato com aquarismo foi numa loja em um supermercado em São José dos Campos por volta dos meus 10 anos. Ganhei um aquário de 20L dos meus pais, depois de várias vezes indo ao mercado e parando para ver os peixes... Depois desse, alguns anos depois, peguei um de 80L da minha madrinha, que está até hoje na casa dos meus pais com algumas acarás bandeira. No ano de 2000, por volta dos 19 anos, peguei meu primeiro salário e mandei fazer esse aqua atual, de 200L, sob medida, para poder caber na sala da casa dos meus pais. Esse aquário já abrigou diversos peixes de água doce. Mas minha relação com peixes não ficou só nisso… sempre que ia para a roça do meu avô, em minas, voltava com várias garrafas pets cheias de limpa córrego (barrigudinhos, parente do lebist). Comecei no snorkel bem cedo também, quando ia para a praia com meus primos… minha nadadeira e snorkel devem ter seus 20 anos também. A máscara já quebrou rs. Além claro das várias pescarias com pessoal da rua que também eram aquaristas, acho que talvez por influencia minha rs. Lembro de quando pegávamos o bus para ir no centro visitar as lojas de peixes. Ou quando na escola, aproveitava a hora do intervalo, para correr na loja de aquários que ainda tem hoje na rua vilaça em São José dos Campos.

Imagem


BR: Faça uma descrição de seu sistema:

FC: Esse aquário atual foi comprado em 2000 e funcionou como aquário de água doce por 6 anos… tentei montar um plantado mas nunca tive sucesso, por não ter experiência. Quando mudei para São Paulo em 2006 pesquisei bastante e cheguei a conclusão que conseguiria montar um reef nele, mesmo sem sump. O projeto começou em 2007, e aos poucos fui automatizando e melhorando o sistema. Passei por várias fases, principalmente com relação à iluminação. Comecei com HQI, passei para HQI e PL, HQI e T5, só T5, T5 e LED e faz 2 anos que uso só LEDs. O aquário é mantido por um skimmer red sea prizm pro tocado por uma better 2000, um filtro externo millenium 3000 onde coloco perlom, uma better 2000 e uma 650 para circulação. Essa configuração está assim desde a montagem. A única diferença é que comecei com o prizm menor e depois de um tempo mudei para o prizm Pro. O aquecedor sempre usei desses de vidro, de 100w, controlado por um fullgauge e a refrigeração 2 ventisilva 12x12 controladas por um fullgauge cada (backup). A reposição é feita por um sensor de nível ICOS controlado por um timer. O timer aciona a better 520 da reposição algumas vezes por dia apenas e ela é feita por gotejamento, para evitar problemas. Os sistemas de refrigeração, aquecimento e reposição estão assim fazem muitos anos… sem nunca terem dado problema. E são partes fundamentais desse reef pois fico vários dias viajando devido férias e feriados ir para São José dos Campos e o reef ficar sozinho. Apenas peço para alguém dar uma olhada, pelo menos 1 vez por semana, para ver se não tem nada errado.

De manutenção faz 1 ano mais ou menos que parei de fazer tpa semanalmente... estou trocando 20% a cada 2 meses mais ou menos. Como não posso ter reator de cálcio devido não ter sump, e ainda não achei espaço para por uma dosadora, reponho os elementos com bio calcium da tropic e marine buffer da nutratec. Acho que nesse ponto se automatizasse melhor, os SPSs responderiam ainda mais.

Imagem

BR: Qual foi o primeiro habitante de seu aquário?

FC: Os primeiros corais que adicionei estão comigo até hoje como a xenia pom pom, green hair, carpets, leather lettuce dentre outros. O primeiro peixe foi um mandarim que peguei em um desmonte quando fui buscar rochas vivas... foram momentos bem complicados pois a alimentação dele é muito difícil. Hoje possuo por volta de 40 tipos de corais, 2 palhaços, 1 yellow tang, 1 scopa, 1 gramma loretto e uma bbt verde ponta laranja.

Tirando o scopas que peguei faz menos de 1 mês, os outros já estão fazendo por volta de 3 anos também. Dos 7 anos do reef, o primeiro ficou sem peixes, 3 anos com o mandarim e 3 com esses agora. No início, como não tenho sump, minha ideia era não ter peixes para controlar a carga orgânica. Depois do mandarim vi que conseguiria ir além...

Imagem

BR: Qual foi ou é o maior xodó?

FC: O maior de todos com certeza foi o mandarim… pela beleza e trabalho que deu. Comprava artemia, misturava com óleo de peixe e ração, desligava a circulação e dava para ele… sempre que possível. O mandarim foi meu primeiro e único peixe no reef por 3 anos.

Imagem

BR: Qual a melhor experiência ou lembrança que você tem ou teve com o aquarismo?

FC: Desde quando eu tinha o aquário de agua doce e reunia o pessoal da rua para pegar o ônibus e ir na cidade visitar as lojas de peixe, até os encontros que o fórum nos proporciona, conhecer pessoas novas, falar de aquarismo, mergulhar (como os que tiveram em ilhabela)... para mim estas foram e são as melhores experiências, pois sem isso, eu não teria esse reef da forma que está.

Imagem

BR: Qual a pior?

FC: Por enquanto nenhuma…

Imagem

BR: Como você percebe o aquarismo no Brasil?

FC: Acho que é um mercado bom, com várias opções para que as pessoas consigam manter o hobby. Acho também que os fóruns possuem um papel fundamental nesse sentido, tanto para troca de experiências como também troca de corais no caso dos marinhos. E hoje com a facilidade de comprar produtos de fora, pelo menos do meu ponto de vista, manter um aquário marinho está bem tranquilo, apesar de um pouco caro ainda.

Imagem

BR: O que você nunca mais faria?

FC: Por sorte ou por ter pesquisado e gostar muito de mexer com as coisas do aquário (parte elétrica e automação), não tem nada que eu não faria… meu reef nestes 7 anos só melhorou e nunca passou por nenhum problema grande. Acho que tudo pelo que passei foram fases para chegar onde estou e se eu tentasse pular alguma não teria a experiência que tenho.

Imagem


BR: O que você recomendaria a quem inicia no hobby?

FC: Começar devagar… muitas pessoas começam com um pequeno, ai já querem um maior… encher de corais, etc… o aquário e o aquarista precisam de tempo para ir se adaptando às mudanças, quanto mais lento for, melhor…

Imagem


BR: A seu ver, qual seria a sequência ideal de uma montagem?

FC: Escolher que tipo de aquário quer, se é de corais, peixes, sps, moles, misto… pois isso vai influenciar na escolha da circulação, iluminação e demais itens. Aí é colocar o substrato e deixar a água circulando. No meu usei só rochas vivas de desmonte, todas já com micro vida, achei que valeu muito a pena pois veio vários seres diferentes e a biologia do reef bombou em poucas semanas. Nisso vc já vai colocando alguns corais e ai quando ver o reef já não tem mais espaço livre. No meu como usei rochas vivas de desmonte (vieram no saco com água do aquário de origem e tudo) pulei uma boa parte da fase de ciclagem pois nem os corais sentiram o reef novo.

Imagem

BR: Sua Mensagem final

FC: Agradeço a todos que participaram da eleição e que votaram no Cantinho do Reef. Fico feliz de poder contribuir para o crescimento e divulgação do hobby e compartilhar meu conhecimento. Se ficou alguma dúvida é só perguntar.

Abraços!

Imagem
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquário de Outubro. CAntinho do Reef/ Felipe Cota

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Um aquário Expetacular.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Alessandro Guimarães
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 06 Out 2010, 16:08
Apelido: Alessandro
Cidade: Goiânia - Go
País: Brasil
Contato:

Re: Aquário de Outubro. CAntinho do Reef/ Felipe Cota

#3 Mensagem por Alessandro Guimarães »

Felipe, agora que vi esta página, muito legal sua história, lembra um pouco a minha, apesar de hoje morar longe do litoral.

Parabéns pela dedicação e simplicidade da montagem, que demonstra que não precisamos gastar dezenas de milhares $$$ para ter um aquário bonito.

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Aquário de Outubro. CAntinho do Reef/ Felipe Cota

#4 Mensagem por Wellington Salles »

Fala Felipe,


Me dou por satisfeito se o meu reef chagar a 50% da magnitude e esplendor do seu!!!

Parabéns. icon-aplauder
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Aquário de Outubro. CAntinho do Reef/ Felipe Cota

#5 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02


esse sistema é fantástico e lindo! PARABÉNS COTINHA novamente....


clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02

Responder

Voltar para “Galeria dos Campeões”