🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Falta muito pro cavalo marinho?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Falta muito pro cavalo marinho?

#1 Mensagem por Bernardo Vieira »

Os cavalos marinhos são lindos. Super exóticos e uma pena não conseguirmos manté-los por muito tempo em nossos reefs. Quando isso vai mudar? Já existem pesquisas? Estimativas? Quem são os caras que estudam isso e que são responsáveis pelo progresso do aquarismo marinho?
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Exigem aquarios especificamente montado para eles e alimentacao idem, entao nao é impossivel apenas exigem condicoes diferentes dos aquarios que mantemos.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#3 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Dá pra manter sim . Como o Celso disse acima são bem exigentes com o aquário e alimentação

Baixa circulação, não pode ter microbolhas para não causar embolia, lugares para os animais se fixarem e o mais importante , eles se mimetizam com a cor do ambiente, é legal deixar algo da cor normal do animal ( entre laranja e amarelo). Já vi um todo branco por causa de um pedaço de RV recém colocada no ambiente

E se for montar exiga a nota do animal para garantir que foi adquirido legalmente, tem muita gente que pega esses animais sem autorização

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#4 Mensagem por Humberto Jr. »

Bernardo Vieira escreveu:Os cavalos marinhos são lindos. Super exóticos e uma pena não conseguirmos manté-los por muito tempo em nossos reefs. Quando isso vai mudar? Já existem pesquisas? Estimativas? Quem são os caras que estudam isso e que são responsáveis pelo progresso do aquarismo marinho?


Aqui na Espanha tem vários criadouros, e projetos de pesquisa, e até mesmo de reprodução em cativeiro para repovoar áreas.

Terei a oportunidade de fazer pesquisa quanto a reprodução deles em cativeiro. Daqui a 3 semanas começarei, e pretendo adquirir informação e experiência para mantê-los em cativeiro.

De uma coisa eu sei. Quem os mantém em cativeiro, ficam praticamente presos ao aquário, e possuem sistemas montados a anos. Tendo assim uma alta quantidade de Microvida, e claro, um ambiente ideal para eles, com circulação moderada, suporte para eles se fixarem, etc.

Se for um nascido em cativeiro, as chances de manutenção são maiores, pois desde pequeños seran acostumados a comer congelados, mas apenas isto não é o suficiente para eles. Necessitam de Missydáceos, Artemias, Copépodos, etc...

Em breve trarei informações sobre isso.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

Arnaldo Pieruccini escreveu:não pode ter microbolhas para não causar embolia


Perguntei ao Responsável do laboratório na qual farei estágio, se isso realmente ocorre, pois vi num vídeo de uma loja ( que reproduzem CM's) um aquário com uma quantidade razoável de microbolhas, e também vendo as fotos do projeto de pesquisa, vi que tirava com CM's da água sem tampar as brânquias.

[BBvideo 640,480]http://youtu.be/El21mDPXfiM[/BBvideo]

Imagem

A resposta foi que as percas que ali tiveram, em momento algum foi constado que houve a embolia.
Editado pela última vez por Humberto Jr. em 16 Mai 2013, 13:26, em um total de 1 vez.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#6 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Eita, todo lugar que vi tirar o cavalo marinho da água se tampava as guelras e boca deles

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#7 Mensagem por Humberto Jr. »

Perguntei pelo facebook, Segue um trecho da conversa ( em espanhol e embaixo a tradução):

Beto:
No sé si sabeis alguna cosa al respecto. Una vez, habia leido en un foro de acuariofilia brasileño, que mantener el caballito de mar fuera del agua, sin cubrir las branquias , puede causar una obstrucción en las branquias y causar su muerte por embolia. Es verdad?
Não sei se ja viu algo a respeito, li num fórum de aquarismo brasileiro, que manter os CM's fora da água sem tampar as brânquias pode causar obstrução as branquias, e levar a morte por embolia. É verdade?


Proyecto Hippocampus: Hola Beto, nosotros no hemos tenido ese problema. Los pesamos y medimos fuera del agua y no hemos tenido nunca ningún problema.
"Oi beto não tivemos este problema. Pesamos e medimos eles fora da água e nunca tivemos nenhum problema.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#8 Mensagem por Daniel San »

Mais um mito que se quebra...

Humberto Jr. escreveu:Perguntei pelo facebook, Segue um trecho da conversa ( em espanhol e embaixo a tradução):

Beto:
No sé si sabeis alguna cosa al respecto. Una vez, habia leido en un foro de acuariofilia brasileño, que mantener el caballito de mar fuera del agua, sin cubrir las branquias , puede causar una obstrucción en las branquias y causar su muerte por embolia. Es verdad?
Não sei se ja viu algo a respeito, li num fórum de aquarismo brasileiro, que manter os CM's fora da água sem tampar as brânquias pode causar obstrução as branquias, e levar a morte por embolia. É verdade?


Proyecto Hippocampus: Hola Beto, nosotros no hemos tenido ese problema. Los pesamos y medimos fuera del agua y no hemos tenido nunca ningún problema.
"Oi beto não tivemos este problema. Pesamos e medimos eles fora da água e nunca tivemos nenhum problema.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#9 Mensagem por Elder Luis »

Parece que especificamente no caso dos CM não existe "interesse" em se manter ou vender no mercado nacional. Se existem criadouros, existe técnica para mantê-los em cativeiro, mas pq isso não é divulgado? Deve ter algum jogo de interesse grande por trás dessa negligência de informações
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#10 Mensagem por Humberto Jr. »

Elder Luis escreveu:Parece que especificamente no caso dos CM não existe "interesse" em se manter ou vender no mercado nacional. Se existem criadouros, existe técnica para mantê-los em cativeiro, mas pq isso não é divulgado? Deve ter algum jogo de interesse grande por trás dessa negligência de informações


Elder, minha intenção era fazer este estágio com CM's para adquirir conhecimento sobre o que é necessário para mantê-os, e inciar um Projeto de criação no Brasil,com intenção de repovoar áreas, e dependendo se fosse o caso, fornecer o mercado ornamental. ( lógico que apenas se tivesse apoio financeiro).

Mas acho que será difícil conseguir um apoio, ainda mais sendo no interior de SP...
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#11 Mensagem por Elder Luis »

outro dia postaram aqui um vídeo de uma matéria de um criador brasileiro voltado 100% para o mercado de exportação, vou ver se acho o link
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#12 Mensagem por Humberto Jr. »

Sim, no Espirito Santo...

[BBvideo 640,480]http://youtu.be/XyyokjBN43g[/BBvideo]
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#13 Mensagem por Elder Luis »

essa aí mesmo!!! icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Fernando Afonso
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 350
Registrado em: 06 Jun 2011, 11:59
Apelido: Nando
Data de Nascimento: 05 Abr 1992
Cidade: Conceição do Castelo
País: Brasil
Localização: Conceição do Castelo- ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#14 Mensagem por Fernando Afonso »

Não disse em qual cidade??? alguem sabe dizer???

sou do interior do ES..

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#15 Mensagem por Elder Luis »

pelo o que eu entendi, essa criação é fechada a 7 chaves, deve ser uma mina de ouro
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#16 Mensagem por Humberto Jr. »

O único erro é falar que é o unico lugar do mundo que se cria Hippocampus reidi o projeto de pesquisa que farei será com essa espécie, e a Hippocampus guttulatus .

Estudarei a taxa de sobrevivência em relação aos primeiros dias.. vai ser fo#@ contar os filhotes todos os dias rsrs
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#17 Mensagem por Humberto Jr. »

Elder Luis escreveu:pelo o que eu entendi, essa criação é fechada a 7 chaves, deve ser uma mina de ouro


"Um projeto realizado pela Universidade Federal do Espirito Santo UFES e Coordenado pelo OceanÓgrafo Maik dos Santos Cividanes da Hora, estuda e realiza a reprodução do Hippocampus reidi em tanques de água salgada, o projeto reproduz e mantem os peixes com sucesso, tornando viÁvel sua comercialização. Os animais são comercializados no país e exportados para Estados Unidos e Europa"

http://aquariumstuffs.blogspot.com.es/2 ... rinho.html

Mais informações:
http://www.doc.ufes.br/ictiolab/projetos.html


PS: No vídeo fala de produção de até 10 mil filhotes por mês. :-?
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#18 Mensagem por Humberto Jr. »

Bernardo Vieira escreveu:Os cavalos marinhos são lindos. Super exóticos e uma pena não conseguirmos manté-los por muito tempo em nossos reefs. Quando isso vai mudar? Já existem pesquisas? Estimativas? Quem são os caras que estudam isso e que são responsáveis pelo progresso do aquarismo marinho?

Ressuscitando o tópico...

Iniciei ontem o meu estágio com a criação de cavalo marinho ( para pesquisa) aqui em Vigo - Espanha.

segue uma foto tirada hoje pelo celular, dando o "café da manhã" deles... ( artêmias enriquecidas).
Imagem

Texto movido temporariamente a pedido do autor 20/06/13
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Marcelo Di Giaimo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2912
Registrado em: 17 Out 2011, 10:43
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 25 Fev 1981
Cidade: sao paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#19 Mensagem por Marcelo Di Giaimo »

eu queria ter no meu aquario este bicho tenho ate um mudario que a circulação e baixa e luz fraca será que mesmo assim nao vinga ??

Se alimentar com artemia todos os dias.
Marcelo Di Giaimo Ferreira
11 98922-6520
1*11435
viewtopic.php?f=25&t=18414

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Falta muito pro cavalo marinho?

#20 Mensagem por Humberto Jr. »

Marcelo Di Giaimo escreveu:eu queria ter no meu aquario este bicho tenho ate um mudario que a circulação e baixa e luz fraca será que mesmo assim nao vinga ??

Se alimentar com artemia todos os dias.


Humberto Jr. escreveu:Não quero incentivar que comecem a tentar criar ai no brasil dando apenas artêmias, afinal, utilizam vários produtos e algas para enriquecê-las.


Esqueci de mencionar também, que alguns aceitam myssidáceos congelados, porém a alimentação principal continua sendo artêmia enriquecida.


É difícil afirmar que terá sucesso só com artêmias ( sem enriquecê-las). Meu conhecimento na área é mínimo.. estou aprendendo ainda a cultivar as algas, artêmias ( segundo os protocolos do lab.), rotíferos e os cuidados com os tanques, como limpeza, alimentação, etc.. Trabalho científico com os CM's, vai depender da vontade dos reprodutores, que faz algum tempo que não estão reproduzindo.. a ultima cria possui 10 dias e foi de um casal novo... cria muito fraca e com poucos sobreviventes.

Acho que só com artêmia (sem ser enriquecida adequadamente) não seria uma boa ideia, afinal, a artêmia tem poucos ácidos graxos, e estes são importantes para os CM's ( li num artigo hoje).
Um dos enriquecedores é um tipo de alga, que chamam de "Rht", não lembro o nome ao certo da alga, e ela é riquíssima em Ac. graxos e outros nutrientes necessários para os CM's.

Marcelo, eu sei que seu sistema tem um tamanho razoável, más não sei se teria o suficiente para os CM's, para que eles aceitem congelados( preferencialmente mantido a temperaturas abaixo de -80ºC para não estragar com facilidade), teriam que ser nascidos em cativeiro e acostumados desde pequenos( no lab. possui uns 50-60 com tamanho juvenil/adulto que aceitam myssidáceos congelados.). Os reprodutores selvagens ( estão a uns 2-3 anos no lab), não aceitam congelados.

Outro detalhe que pode ser de grande influência é a temperatura.. estes da foto, são Hippocampus guttulatus, de águas temperadas, ou seja entre 20-25º ( mantidos em 23º no lab.) e com isso, o metabolismo deles é menos acelerado que o dos de águas tropicais ( H. reidi, H. erectus, etc..)

Quando eu tiver um pouco mais de informação posto aqui...
Editado pela última vez por Humberto Jr. em 11 Jun 2013, 16:04, em um total de 1 vez.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”