🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Woompa-Loompa Reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Woompa-Loompa Reef

#1 Mensagem por Fagner Delfim »

Aí galera, finalmente tomei coragem e resolvi iniciar um tópico sobre a montagem e manutenção do meu reef.
Intitulei-o de "Woompa-Loompa Reef" em homenagem aos anõezinhos do Willy Wonka (Fantástica Fábrica de Chocolates) já que nele só colocarei peixes pequenos (o maior terá um tamanho máximo de 11 cm aprox.).

Bem, pra começar vou passar as informações padrões da montagem:

Medidas do aquário: 120 comp. x 50 alt. x 45 larg.
Medidas do sump: 60 x 50 x 30
Iluminação: 5 lâmpadas T5 de 39W cada (duas brancas e 3 actínicas)
Substrato: halimeda
Setup: formado por aprox. 35 Kg de rochas vivas (não pesei... acho que pode ter mais... estou estipulando)
Equipamentos: wavemaker sunsun jvp-101b (3.000l/h); Skimmer DG-1516 com bomba de 1000 l/h.
Água inicial: natural retirada do alto mar
Água para reposição / TPA: deionizada + sal marinho Tetra Marine Salt Pro
Data da montagem: 27 de julho de 2012

Seguem algumas fotos do dia da montagem:

Imagem

Rochas vivas e água do mar:
Imagem

Rochas vivas:
Imagem

Sump:
Imagem

Carangueijo filtrado (Porcelanidae)... me disseram que morreria de fome mas tá vivo até hoje...
Imagem

Palythoas que vieram nas RVs:
Imagem

Poliqueta (no primeiro dia já dava pra ver muita microvida no aquário:
Imagem

Final da montagem:
Imagem

Depois eu ainda dei uma mexida no layout e comecei a desenhar o produto final do paisagismo...
Imagem

Bem... fiquei um tempo com apenas isso de RVs até conseguir mais. Mas tá aí... o começo de tudo!

Em breve posto mais uma etapa...

Espero que gostem e sintam-se a vontade para dar opiniões e dicas... afinal to aqui pra aprender com vocês.

Abraços e até mais!!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1145
Registrado em: 23 Abr 2010, 18:34
Apelido: Fabiano
Localização: Penha - São Paulo - SP
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#2 Mensagem por Fabiano Batista »

Ficou bom!
É melhor um layout com poucas rochas.
Parabéns pela bonita montagem!
__________________________________________
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#3 Mensagem por Bernardo Vieira »

Muito bom;
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#4 Mensagem por Fagner Delfim »

Fabiano... eu curto mais com muitas rochas pois gosto de muitos corais.
O aquário não tá assim mais não... em breve vou atualizar o post... essa postagem é "retroativa", estou postando ordenadamente os passos do aquário. Ainda falta muita coisa... tá bem diferente agora...

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#5 Mensagem por Elder Luis »

Gostei da disposição das rochas! Na ilha da esquerda, longe da bomba, eu encheria de anêmonas BBT! icon_clap
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#6 Mensagem por Fagner Delfim »

Fala Elder... grande dica!!
Inclusive minha BBT green está por ali mesmo... porém, na parte de cima, as rochas vieram com inúmeros palythoas. São nacionais, mas estão indo bem por enquanto...
Passaram um aperto nesse começo de verão, mas agora com o chiller voltaram a ir bem.

Como achei bonita a disposição deles e comprei novos palys... dispus alguns por ali para fecharem a parte superior... o green implosion tá ficando muito bonito inclusive.

Mas na parte de baixo eu coloquei a BBT e to pensando em colocar outra... porém não sei se dá. Elas não fazem guerra química?? Tenho uma green e queria colocar uma de pontas laranjas... posso colocá-las perto uma da outra?

Bem... hoje devo postar a segunda parte do tópico.

Abraços a todos!!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#7 Mensagem por Elder Luis »

Fagner Delfim escreveu:Mas na parte de baixo eu coloquei a BBT e to pensando em colocar outra... porém não sei se dá. Elas não fazem guerra química?? Tenho uma green e queria colocar uma de pontas laranjas... posso colocá-las perto uma da outra?


Pode colocar juntas sim, até encostadas, não tem problema. Sendo da mesma espécie, no caso a BBT (entacmaea quadricolor), mesmo sendo de cores diferentes, não tem erro! Até as anãs podem ficar juntas que não tem problema.

O que não é aconselhável (veja bem, não é proibido, apenas não aconselhável) é ter BBT com LT, BBT com passiflora, Carpet com LT, assim por diante, pq são espécies distintas e pode acontecer a guerra química sim.

Se tiver um tempinho, dá uma olhada nesse tópico: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=53&t=9251
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#8 Mensagem por Fagner Delfim »

PARTE 2:

Bem... hoje vou postar mais umas etapas da montagem e aos poucos pretendo atualizar o tópico até o momento atual de meu reef.

Logo depois da montagem não consegui me segurar e como era maré seca fui a praia do Cabo Branco (João Pessoa) pegar alguns bichinhos para dar movimento ao aquário. Isso foi com 2 semanas de montado.
Peguei paguros, caramujos de diferentes tipos e alguns camarões de poça (algumas fotos).

Paguro patas azuis:
Imagem

Mini-paguro:
Imagem

Neritina:
Imagem

Por sorte... os bichinhos se deram bem mesmo tão no início da montagem e alguns vivem até hoje aqui no aquário.
Nessa mesma fase os palythoas que vieram com as RVs começaram a se abrir e mostraram-se bem bonitos (apesar da cor sem gracinha):

Palythoa:
Imagem

Imagem

Já bem abertos:
Imagem

Também peguei algumas algas com bastante microvida na praia... para tentar ajudar na colonização do aquário e para ver se elas auxiliavam na remoção do nitrato e fosfato... mas não deu muito certo. Elas morreram logo e preferi removê-las depois de um tempo... no entanto deixou com um aspecto bem legal o aquário. Pena que não dá pra mantê-las.

Imagem

Imagem

Até então tudo caminhava muito bem... a amônia já estava zerada, nitrito zerado, pH estável...

Cálcio e Magnésio eu ainda não tinha testes... nitrato estava alto. KH baixo demais... mas normal. Mantive a calma e fui levando...

Com 1 mês de montado consegui as outras RVs que queria para aumentar a superfície para a colocação de corais e ficou assim o setup final do reef:

Imagem

Amanhã postarei a terceira parte do tópico... quando comecei a colocar corais...

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#9 Mensagem por Fagner Delfim »

Elder Luis escreveu:
Fagner Delfim escreveu:Mas na parte de baixo eu coloquei a BBT e to pensando em colocar outra... porém não sei se dá. Elas não fazem guerra química?? Tenho uma green e queria colocar uma de pontas laranjas... posso colocá-las perto uma da outra?


Pode colocar juntas sim, até encostadas, não tem problema. Sendo da mesma espécie, no caso a BBT (entacmaea quadricolor), mesmo sendo de cores diferentes, não tem erro! Até as anãs podem ficar juntas que não tem problema.

O que não é aconselhável (veja bem, não é proibido, apenas não aconselhável) é ter BBT com LT, BBT com passiflora, Carpet com LT, assim por diante, pq são espécies distintas e pode acontecer a guerra química sim.

Se tiver um tempinho, dá uma olhada nesse tópico: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=53&t=9251



Bom saber Elder... bom saber!! Hehehehehe... já sei que vou arrumar briga com a patroa pra botar outra BBT (o preço é alto e a briga é grande)...

E valeu pelo link do tópico... muito bom... vou ler com mais calma mais tarde.

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#10 Mensagem por Marco Vieira »

Muito bonito o reef, parabéns! icon_joia

Eu particularmente gosto mais de corais que peixes, então achei seu layout muito bom!!!

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#11 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Gostei da disposição da RV´s, do fundo azul

3 considerações
- O skimmer não vai dar conta. Procure por algum que toque algo entre 600~700 litros
- Vi um sensor dentro do aqua que me pareceu ser de material ferroso, ou isole com araldite ou troque por um de borracha
- Tome cuidado quando trazer algo direto do mar, você pode trazer algum bicho invasor que se alimenta de corais ou pequenos peixes

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#12 Mensagem por Fagner Delfim »

Arnaldo Pieruccini escreveu:Gostei da disposição da RV´s, do fundo azul

3 considerações
- O skimmer não vai dar conta. Procure por algum que toque algo entre 600~700 litros
- Vi um sensor dentro do aqua que me pareceu ser de material ferroso, ou isole com araldite ou troque por um de borracha
- Tome cuidado quando trazer algo direto do mar, você pode trazer algum bicho invasor que se alimenta de corais ou pequenos peixes


Oi Arnaldo... concordo com você sobre o skimmer... já estou planejando outro, devo colocar por volta de fevereiro ou março de 2013 agora. Só to juntando grana.

O sensor não é de metal... é de plástico. Era do termostato para resfriamento por coolers, não está mais em uso. Agora estou com um chiller.

Sobre os bichos do mar... to tomando cuidado sim. Valeu!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#13 Mensagem por Fagner Delfim »

PARTE 3 (Primeiros Corais):

Com 1 mês de montado o aquário já parecia bastante estável... amônia e nitrito zerados (desde a primeira semana), pH estável em 8,2, densidade em 1025... quase tudo perfeito. Duas exceções: KH e nitrato. O primeiro estava baixo demais (o teste batia sempre entre 5.0 e 6.0... teste da alcon - no começo não desconfiei, mas esses resultados estavam errados / o segundo alto demais... estava sempre entre 40 e 80 ppm - também desconfio hoje que o teste está dando resultados errados mas isso vou discutir em uma próxima postagem).

Tinha decidido que só colocaria peixes com 2 meses, então comecei a correr para colocar corais. Sempre gostei mais dos corais moles (soft)... então, acreditei que o KH instável e a falta da medição de cálcio e magnésio não seriam grandes problemas. Resolvi então comprar alguns para ir começando a testar e sentir o que necessitaria para manter esses animais tão coloridos.

Comprei com dois amigos de hobby aqui no fórum... o Douglas e o Renato (recomendo a quem tem interesse... os corais dos dois são sempre muito bem cuidados).

Na época lembro-me que comprei na média de 10 ou 12 corais... perdi alguns, principalmente zoanthus, por falta de experiência em fixá-los na RVs. Os paguros ajudaram a estragar as mudas... eles comiam o superbonder gel que usei para colar os corais e perdi 2 zoanthus dos que comprei. A correnteza deve ter carregado as mudas para partes das rochas que não consegui acessar. Lembro-me que perdi na época um zoanthus pinkpanther e um full orange... o resto vingou. Algumas fotos abaixo:

Palythoa Green:

Imagem

Palythoa marrom/centro prata (acabei apelidando esta variação de White Eyes Palys):

Imagem

Zoanthus radioactive green:

Imagem

Zoanthus sunrise:

Imagem

Zoanthus Red Dragon:

Imagem

Zoanthus Baby Black Blue:

Imagem

Zoanthus verde com cílios marrons. Quando novos pólipos nasceram apresentaram manchas no centro... bem diferentes. Acabei achando na internet uma variedade que se chama Zoanthus Flower pot... acredito que possa ser esse. Nessa foto os pólipos ainda não apresentavam as manchas que falei... depois posto fotos mais recentes.

Imagem

Green Star Polyps (GSP)

Imagem

Este me deram de brinde como sendo Xenia Blue... mas acredito que não seja não. Alguns amigos que viram e entendem de coral me disseram ser um Organ Pipe (se puderem confirmar pra mim eu agradeço):

Imagem

Bem, os corais estavam ainda sem suas cores totalmente desenvolvidas... a maioria estava meio marrom ainda. Hoje estão muito mais bonitos... com algumas exceções, como o Zoa Baby Black Blue que continua meio marrom ainda.
Acredito que essa falta de cores vistosas seja resultante do nitrato alto na época.

Na mesma época que coloquei os corais também consegui com um amigo um ofiúros:

Imagem

O bicho é muito legal... e bem mais seguro para um reef do que estrelas do mar (que bagunçam demais segundo o que andei lendo). Ele hoje come na minha mão... e sempre que coloco comida no aquário ele sai de sua toca desesperado para ver se tem algum "teco" pra ele...

Além disso, acabei por desistir de esperar tanto e coloquei um casal de palhaços (Amphiprion ocellaris).
Acabei indo em uma loja e os vi lá... bem pequenos (e como gosto de colocar peixes pequenos para vê-los crescer... acabei pegando).
Não tenho fotos deles aqui... depois posto boas fotos.

Também foi a época que comecei a descobrir as tamarutacas e os camarões pistola... posto na próxima parte do tópico.

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#14 Mensagem por Fagner Delfim »

Arnaldo... agora que vi. Acho que coloquei errado na primeira postagem. O skimmer é o DG-2516... é mais forte do que o 1516, mas acho que mesmo assim precisarei mudar em breve ou terei que limpar com muita frequência (limpo duas vezes por semana por enquanto e parece estar aguentando bem).

Mas de qualquer modo... alguma sugestão de um skimmer (tem que ser externo... pois o sump daqui é adaptado pra isso... não tem espaço pra interno) para tocar bem este aquário??
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#15 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Opa, os palys e Zoas estão com uma cara bem saudável

Ah , eu acho que cabe um NAC6 ou 7 naquele compartimento da bomba de recalque . A base deles é 17X26 e 26X20 respectivamente . Existem versões externas, mas vai pagar mais caro. Na minha opinião o lojista poderia ter feito o sump mais comprido apenas com 1 divisória ( para manter o nível no compartimento do skimmer e mais baixo ( facilita na hora de colocar o braço

Uma coisa que não via foi a caixa de reposição de água doce? Faz como?

Cara usa e abusa de bichos bioturbadores, strombus, nishis. Tudo que possa revirar o substrato, vai ajudar a não compactar

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#16 Mensagem por Fagner Delfim »

Arnaldo Pieruccini escreveu:Opa, os palys e Zoas estão com uma cara bem saudável

Ah , eu acho que cabe um NAC6 ou 7 naquele compartimento da bomba de recalque . A base deles é 17X26 e 26X20 respectivamente . Existem versões externas, mas vai pagar mais caro. Na minha opinião o lojista poderia ter feito o sump mais comprido apenas com 1 divisória ( para manter o nível no compartimento do skimmer e mais baixo ( facilita na hora de colocar o braço

Uma coisa que não via foi a caixa de reposição de água doce? Faz como?

Cara usa e abusa de bichos bioturbadores, strombus, nishis. Tudo que possa revirar o substrato, vai ajudar a não compactar


Pô Arnaldo... só tenho a agradecer pelas dicas. Isso mesmo que queria quando comecei o tópico... aprender e ouvir outras opiniões.
Bem... deixa eu explicar algumas coisas para ficar mais fácil de vocês ajudarem.

Algumas coisas foram meio que mal planejadas no começo e isso refletiu um pouco no futuro (atualidade). O skimmer foi uma delas.

Quando resolvi montar meu marinho, conversei com um cara que conheci no orkut que me deu dicas. Na verdade não acho que ele estava errado quanto as dicas... pois acredito que existam escolas diferentes no aquarismo e que nenhuma está mais certa que a outra.
Acontece que meus planos eram de não colocar sump... pois esse aquário que estou usando era um plantado que eu tinha montado. O móvel que tinha nele não tinha espaço pro sump e eu não tava com grana sobrando pra fazer um móvel novo e o sump. Então ele me deu a dica de montar um aquário com skimmer externo pendurado no vidro. Comprei o skimmer durante a fase de planejamento e preparação para a montagem.

Acontece que com o tempo consegui juntar uma grana boa e li muito a respeito dos sumps e me convenci que seria muito mais viável. Aí veio um segundo fato. Tinha outro aquário de uns 90 litros que também era doce... ia manter ele montado, mas desisti e resolvi, para baratear, tranformá-lo no sump (por isso não foi culpa do lojista o tamanho... ele fez o que dava pra fazer).
Aí, ele construiu o sump todo adaptado para esse skimmer que eu tinha.

Agora acho muito difícil conseguir colocar um interno aqui... até cabe na área de recalque, mas não sei como fazer para jogar a água na área onde é feita a filtragem biológica. Dá pra notar pela foto que o sump tem 3 compartimentos? O mais da esquerda é onde cai a água do setup principal e onde o skimmer coleta água pra filtrar... o do meio é onde ficam zeólitos que servem para as colônias de bactérias... e o da direita e maior é a área de recalque... onde atualmente também tenho um filtro denitrificador montado.

Por isso tudo acho complicado o skimmer interno. Mas se alguém tiver uma ideia de como resolver... to aberto a opiniões.

Sobre a reposição... eu reponho manualmente mesmo. Vou providenciar uma caixa de reposição em breve... não sei ainda como, mas vou ver se encaixo de algum modo ali. Porém... com o chiller agora, a água tá evaporando quase nada... tipo, a cada 3 ou 4 dias se vai aproximadamente 1,5 litros. Como marquei no sump o nível da água que tem variação de densidade fica fácil de saber onde a água não pode chegar para que tenha uma grande variação que possa prejudicar o equílibrio do aquário.

Bem... acho que é isso.

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#17 Mensagem por Fagner Delfim »

Ah! Esqueci de comentar... tenho inúmeros bichos que vivem no substrato... quítons (que estão se reproduzindo loucamente), pepinos detritívoros, ofiúros que se enterram, nishis, além de um casal de camarões pistolas que vivem cavando toquinhas no substrato.

Pretendo colocar mais alguns bichinhos pra ajudar... um desses bichos é uma moreinha que tem por aqui no litoral que não atinge grandes proporções e só se alimenta de pequenos crustáceos... totalmente desconhecida no aquarismo. Nunca vi ninguém mantendo. Descobri ela por acaso e vou ver se consigo pegar alguma... e só vou colocá-la depois de quarentená-la.

Vamos ver se dá certo...
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#18 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Ah entendi, vc aproveitou um aqua para fazer o sump. Cara pode colocar um skimmer no compartimento mais a direita sem problemas

Como caixa de reposição , usa aquelas caixas plásticas organizadoras , é a opção mais barata

DANIEL SALES
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2010, 20:19
Apelido: SALES
Cidade: JOÃO PESSOA
País: BRASIL

Re: Woompa-Loompa Reef

#19 Mensagem por DANIEL SALES »

Boa Fagner,
Também sou de Jampa e estou montando uma aqua muito parecido com o seu. Ainda estou no 15º dia de montado e meu maior problema é com a temperatura fica na casa dos 30ºC, pergunto como vc está resolvendo isso pois não vi o chiller na sua montagem.

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#20 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Sales

Nesse calor em SP estou mantendo o meu aqua com 3 microventiladores e garrafa de água congelada no sump. Mas durante os outros meses do ano fico só nos ventiladores

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”