🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Um pouco sobre o método Balling

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#41 Mensagem por Márcio Oliveira »

Elder, parabéns simples e muito bem explicado sobre o método.
E com certeza o balling funciona bem, pois já vi seus aquários pessoalmente e posso afirmar que são lindos.
icon_joia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#42 Mensagem por Celso Suguimoto »

Manochio o topico é sobre bailling se tem algo a acrescentar entao pode postar, agora se é só pra ficar querendo ver foto tem um forum inteiro de fotos pra vc se divertir

Primeiro: Só vou na casa de alguém que eu não conheço se for convidado.

Segundo: O Elder não é meu amigo, quem sabe um dia ???? vai saber.....

Terceiro: Não entendi sua frese " fixação por foto" ?????? Você não se cansa
de dizer que aquarismo é estética ??? então cadê a estética ??? mostra !!!

Isso aqui é um forum de AQUARISMO !!!!!!!!! tem que ter AQUÁRIO !!!!!!!

O que eu devo pensar de alguém que posta muito, sobre isso e aquilo.... mas
não mostra seu aquário ?? Será que tem alguma coisa para esconder ???

Será o que ele escreve é só ctrl C ctrl V ??? Não sabe aplicar ????

Vamos lá.... mostrem seus aquários, eu quero ser o primeiro a elogiar..... ou não...



Pelo seu comentario pelo visto foi apenas um pedido provocativo

Aquarismo de resultado é a segunda coisa mais babaca q conheço, sim é estetico, obvio. Mas nem por isso quer dizer q um aquario bonito seje um aquarista experiente. Basta pagar uma pessoa pra manutencao e seguir uma receita de manutencao e montagem.

Agora vamos nos ater ao assunto do topico ou acabaremos ter q dividir em dois assuntos, pq vc desvirtuou completamente o objetivo deste apenas pra pedir fotos de aquario e o topico é sobre bailing
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#43 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Manochio o topico é sobre bailling se tem algo a acrescentar entao pode postar, agora se é só pra ficar querendo ver foto tem um forum inteiro de fotos pra vc se divertir

Primeiro: Só vou na casa de alguém que eu não conheço se for convidado.

Segundo: O Elder não é meu amigo, quem sabe um dia ???? vai saber.....

Terceiro: Não entendi sua frese " fixação por foto" ?????? Você não se cansa
de dizer que aquarismo é estética ??? então cadê a estética ??? mostra !!!

Isso aqui é um forum de AQUARISMO !!!!!!!!! tem que ter AQUÁRIO !!!!!!!

O que eu devo pensar de alguém que posta muito, sobre isso e aquilo.... mas
não mostra seu aquário ?? Será que tem alguma coisa para esconder ???

Será o que ele escreve é só ctrl C ctrl V ??? Não sabe aplicar ????

Vamos lá.... mostrem seus aquários, eu quero ser o primeiro a elogiar..... ou não...



Pelo seu comentario pelo visto foi apenas um pedido provocativo

Aquarismo de resultado é a segunda coisa mais babaca q conheço, sim é estetico, obvio. Mas nem por isso quer dizer q um aquario bonito seje um aquarista experiente. Basta pagar uma pessoa pra manutencao e seguir uma receita de manutencao e montagem.

Agora vamos nos ater ao assunto do topico ou acabaremos ter q dividir em dois assuntos, pq vc desvirtuou completamente o objetivo deste apenas pra pedir fotos de aquario e o topico é sobre bailing



Tá bom .... já que não vou ser atendeido mesmo......

Vamos a pergunta sobre balling:

A receita do Denilson é uma... do Ramon é outra.... do Elder outra...... como fica a cabeça de que quer começar
no balling ???? O tópico não era para simplificar ??

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#44 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bailling tem algumas variacoes, as proporcoes do Elder servem como referencia basica.

Estou achando estranho essa proporcao do Denilson em relacao ao Mg, pois acho q vai acumular sulfato

To perfect such a recipe, it's imperative to know the amounts of sulfate in Epsom salts (39%), the amount of chloride in magnesium chloride hexahydrate (34.9%), and their bulk densities, because most aquarists will use a volume based measurement (1.05 g/cm3 for Epsom salts and 0.85 g/cm3 for magnesium chloride hexahydrate solids). Taking all these factors into account, the desired volume ratio is 10:1, MAG flake to Epsom salts, as a supplement; for instance, 10 cups MAG flakeand 1 cup Epsom salts.



Como encontrei uma referencia dele mesmo na RC, creio ter sido um erro de digitacao, pq acho q ta errado

#892071 Publicado - 17/05/2011 : 2:47:03 PM


Não qualificado





Mauricio,

Para fazer um seplemento de magnesio equilibrado, seria desta forma,

Água de RODI 100ml

Cloreto de magnesio PA 37,95 gramas

Sulfato de magnesio PA 4,65 gramas



10ml desta solução aumenta o teor de MG em 5mg/1 por cada 100 litros de água do aquário.



abç

--------------------------------------------------------------------------------
http://metodoballing.blogspot.com/

MSN:
denilsonejulianabraatz@hotmail.com

por favor indentifique-se ao enviar o convite para o MSN...

e-mail:
denilsonbraatz@yahoo.com.br


Denilson Braatz!

ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#45 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Bailling tem algumas variacoes, as proporcoes do Elder servem como referencia basica.

Estou achando estranho essa proporcao do Denilson em relacao ao Mg, pois acho q vai acumular sulfato

To perfect such a recipe, it's imperative to know the amounts of sulfate in Epsom salts (39%), the amount of chloride in magnesium chloride hexahydrate (34.9%), and their bulk densities, because most aquarists will use a volume based measurement (1.05 g/cm3 for Epsom salts and 0.85 g/cm3 for magnesium chloride hexahydrate solids). Taking all these factors into account, the desired volume ratio is 10:1, MAG flake to Epsom salts, as a supplement; for instance, 10 cups MAG flakeand 1 cup Epsom salts.



Como encontrei uma referencia dele mesmo na RC, creio ter sido um erro de digitacao, pq acho q ta errado

#892071 Publicado - 17/05/2011 : 2:47:03 PM


Não qualificado





Mauricio,

Para fazer um seplemento de magnesio equilibrado, seria desta forma,

Água de RODI 100ml

Cloreto de magnesio PA 37,95 gramas

Sulfato de magnesio PA 4,65 gramas



10ml desta solução aumenta o teor de MG em 5mg/1 por cada 100 litros de água do aquário.



abç

--------------------------------------------------------------------------------
http://metodoballing.blogspot.com/

MSN:
denilsonejulianabraatz@hotmail.com

por favor indentifique-se ao enviar o convite para o MSN...

e-mail:
denilsonbraatz@yahoo.com.br


Denilson Braatz!



A referencia "básica" do Elder é o ideal para manter meu aquário equilibrado ?? Não falta o sulfato de magnésio
na formula dele ??

Ou é melhor a que o Ramon postou ?? (está meio confusa esta) Ou a do Denilson (após a correção de digitação) ??

Se eu fosse começar hoje no balling e fosse um iniciante quem eu seguiria ??

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#46 Mensagem por Celso Suguimoto »

Necessariamente nao... vc consegue manter apenas com cloreto, sulfato de magnesio minimiza o desequilibrio ionico, mas uma boa TPA corrige isso.

Os adeptos de bailling preferem pela praticidade E por poder dosar conforme o consumo do aquario, afinal cada caso é um caso ao contrario do reator q é sempre constante. Basta ver o caso do Chinelato em q a RA baixa mais pq o aquario é novo, nao é apenas o consumo do aquario por organismos vivos, mas ai estariamos estendendo um assunto q vai longe. Tem um artigo do Randy sobre o q precipita em aquario marinho q se vc tem interesse é bom, agora pra iniciante tanto a dosagem do Ramon qto do Elder servem como referencia de uso, depois cada um ajusta conforme os parametros vao se equilibrando por isso eu pus a tabela de referencia do Randy de parametros ideais.

vc ja usou bailling ou tá de reator ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#47 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Necessariamente nao... vc consegue manter apenas com cloreto, sulfato de magnesio minimiza o desequilibrio ionico, mas uma boa TPA corrige isso.

Os adeptos de bailling preferem pela praticidade E por poder dosar conforme o consumo do aquario, afinal cada caso é um caso ao contrario do reator q é sempre constante. Basta ver o caso do Chinelato em q a RA baixa mais pq o aquario é novo, nao é apenas o consumo do aquario por organismos vivos, mas ai estariamos estendendo um assunto q vai longe. Tem um artigo do Randy sobre o q precipita em aquario marinho q se vc tem interesse é bom, agora pra iniciante tanto a dosagem do Ramon qto do Elder servem como referencia de uso, depois cada um ajusta conforme os parametros vao se equilibrando por isso eu pus a tabela de referencia do Randy de parametros ideais.

vc ja usou bailling ou tá de reator ?


Tô com reator, um dia após ler bastante talvez migre pro balling, o problema é a dosadora $$$$$, mas se meu aquario
manter um bom equilibrio.... fico com o reator mesmo.... sempre funcionou !!! e muito bem !!

O Carlinhos (TOTM) sempre usou reator... e todos conhecem o aquario dele !! Se eu tivesse iniciando agora provavelmente
iria de balling, mas deixar de lado um investimento que está dando certo para investir mais e não saber se vai dar certo
é complicado.

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#48 Mensagem por Guilherme Barros »

Pessoal,tem alguma receita para dosagem manual sem a dosadora??
Ramon,o crescimento foi visível,mas teria alguma foto mais comparativa,com o coral em específico para vermos a diferença?
Abs!!
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#49 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nesse aspecto devo concordar, no meu caso sai do reator por dois motivos.

1) Ele estourou na emenda e mesmo com a recolagem do Bonfanti voltou a abrir
2) A carga do cilindro de CO2 de 4Kg durava 4 meses e nunca avisava qdo ia acabar entao nao tinha menor controle sobre isso e só consigo recarrega-lo no final de semana.

Agora sem dosadora bailling é um saco realmente, eu comprei as peristalticas do Renato q usava e voltou pro reator.

Cada metodo tem seus pros e contras, nao é pq o Carlinhos usa reator q nao funcionaria com bailling, tem varios outros exemplos ao contrario tbem. O q deve se analisar é uma metodologia mais adequada para o seu caso pois ambos cumprem seu objetivo.

Na realidade bailing nao passa de uma variacao da dosagem do Biocalcio ou similares DIY, mas encontraram uma forma de automatizar atraves de bombas peristalticas e controlar individualmente a introducao dos elementos

Guilherme a dosagem é a mesma, mas haja saco de ficar pingando isso em intervalos X, muito braçal.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#50 Mensagem por Guilherme Barros »

Mas nao tem formula??
O intervalo seria de hora em hora mesmo?
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#51 Mensagem por Celso Suguimoto »

Guilherme a dosagem é a mesma. Pq acha q mudaria dosar manualmente ou dosar por uma peristaltica ? A unica diferença é q na segunda opcao vc automatiza a qtde e periodicidade.

é o mesmo q usar um alimentador de peixes versus alimentar manualmente. A qtde de racao é a mesma

Agora pq eu acho inviavel... e qdo vc viaja ? ´Depois das peristalticas o controle aqui é outro... muito mais estavel pq é dosado em varios intervalos.

Imagina se vc dosa bicarbonato de sodio 1 x ao dia, a tendencia é q um determinado periodo a RA esteje mais alta e va gradativamente baixando até a outra dosagem no dia seguinte. Com dosadora vc regula varios intervalos e mantem uma constancia maior.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#52 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Nesse aspecto devo concordar, no meu caso sai do reator por dois motivos.

1) Ele estourou na emenda e mesmo com a recolagem do Bonfanti voltou a abrir
2) A carga do cilindro de CO2 de 4Kg durava 4 meses e nunca avisava qdo ia acabar entao nao tinha menor controle sobre isso e só consigo recarrega-lo no final de semana.

Agora sem dosadora bailling é um saco realmente, eu comprei as peristalticas do Renato q usava e voltou pro reator.

Cada metodo tem seus pros e contras, nao é pq o Carlinhos usa reator q nao funcionaria com bailling, tem varios outros exemplos ao contrario tbem. O q deve se analisar é uma metodologia mais adequada para o seu caso pois ambos cumprem seu objetivo.

Na realidade bailing nao passa de uma variacao da dosagem do Biocalcio ou similares DIY, mas encontraram uma forma de automatizar atraves de bombas peristalticas e controlar individualmente a introducao dos elementos

Guilherme a dosagem é a mesma, mas haja saco de ficar pingando isso em intervalos X, muito braçal.



Não tenho dúvida que o balling também cumpre o seu papel, assim como o reator, só não vejo nenhuma vantagem gritante
entre um método e outro.

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#53 Mensagem por Guilherme Barros »

:-?
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#54 Mensagem por Celso Suguimoto »

Manochio a vantagem do bailling estaria em repor individualmente ajustando ao seu consumo, o reator repoe mais RA do q CA, entao tende a ter uma RA mais alta, pra quem dosa carbono por exemplo pode nao ser uma boa, pois pode queimar as pontas dos SPSs.

Em relacao a custos acho q se equivalem, mas em termos de praticidade eu acho bailling mais simples e pratico.

No reator nem sempre o fluxo de bolhas se mantem muito constante, e ainda existe o acumulo de CO2 dissolvido no topo do reator em alguns casos e precisa fazer uma sangria pra retirar esse CO2 excedente do reator q nao se dissolveu.

Eu tbem tinha muita resistencia em relacao a usar bailling pelo acumulo de cloreto de sodio (aumento de densidade), mas depois de usar bailling acho muito pratico.

Bailling tbem tem seus contras em relacao aos equipamentos... se a dosadora por exemplo travar... ja vi alguns casos com a bubble magus. No meu caso como sao peristalticas e o controle é um por um timer eletronico nao tem como pq simplesmente ele corta a energia, o maximo q poderia acontecer é uma das mangueiras entupir creio eu, me sinto mais seguro assim, mas concordo se nao tivesse acontecido o episodio do reator ter abrido acho q ainda estaria com o reator pois nao investiria em outro equipamento apenas por conta disso.

Ah ... tem o barulho de maquina de moer carne 8x ao dia...rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#55 Mensagem por André Fonseca »

Elder,

Excelente tópico, uma ajuda sem tamanho para os iniciantes que se interessaram pelo assunto e não querer ler sobre o "acelerador de partículas de A para B e depois C".

Simples e direto.

icon_first
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#56 Mensagem por Elder Luis »

André Fonseca escreveu:Elder,

Excelente tópico, uma ajuda sem tamanho para os iniciantes que se interessaram pelo assunto e não querer ler sobre o "acelerador de partículas de A para B e depois C".

Simples e direto.

icon_first


André

A ideia é essa, não quero disputar o prêmio nobel de nada nem querer ser símbolo ou baluarte do aquarismo, apenas situar iniciantes sobre o que é. Ponto. Senti falta de uma página com explicações bem simples, básica e direta. Se é melhor, pior, mais caro, mais barato, escravizador, prático, absurdo, não funciona , etc, isso são outros quinhentos e não vou perder meu tempo discutindo o sexo dos anjos, vai de cada um, meu foco não foi esse, foi apenas dizer o que é.

Eu já usei reator de cálcio e balling. Tenho experiência com os dois. Ambos funcionam. E bem. Eu me senti mais a vontade e com controle cirúrgico de parâmetros com o balling, coisa que eu não consegui fazer com o reator. Se tem gente que consegue controlar só o magnésio por exemplo, com o reator, ótimo, parabéns, eu não consegui mudar apenas 1 parâmetro com o reator, com o balling faço isso com extrema facilidade. Fora o risco de ter um cilindro pressurizado dentro de casa.

Não acho que exista um sistema melhor que outro. Existe a adaptação do aquarista a um dele. Eu por exemplo não suporto dirigir carro automático, me dá desespero ver o motor esguelando antes de trocar de marcha. Isto não quer dizer que câmbio mecânico seja melhor, significa apenas que eu me adaptei melhor a ele. O importante é chegar no objetivo, seja no automático, mecânico, banguelando ou até empurrando.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#57 Mensagem por Alessandro Lima »

Elder excelente topico...

Muito bem explicado se alguém se interessar e restar duvidas pode pesquisar mais a fundo sobre o assunto.

Monochio amigo acha que esse tipo de provocação é legal mesmo? O que ganha com isso? Deixa de bobagem, se tiver algo a acrescentar ao topico faça, se tiver duvidas pergunte, provocações geram conflitos idiotas que afastam as pessoas e isso faz mal ao hobby.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#58 Mensagem por Fabio Vicente »

Agora mais uma dúvida. Já vi dois aquários que utilizam esse método, um inclusive é o do Elder. São fenomenais, corais e peixes muito saudáveis, e os SPS extremamente coloridos. O do Elder então é uma inspiração. (Se me deixar sozinho na sala vou roubar sua anemona icon_rotfl2 ) Porém são aquários grandes.

Possuo um TL-550 e são apenas 128 L, corais moles e alguns LPS. Será que vale a pena investir nesse método para essa litragem? Ou apenas TPA regulares e adição de suplementos (Tropic Marin, Red Sea etc.) já é suficiente?

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#59 Mensagem por Elder Luis »

acho que com TPA regular usando um bom sal, vc consegue ficar livre desse gasto a mais.

Sobre meu aqua, não precisa exagerar... heheeh :oops:
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#60 Mensagem por jose Jorge »

Excelente Tópico Elder..................... icon_iCo01

O lance de mostrar o Aqua...............é tremenda arbitrariedade..................uma iniquidade...............uma vez que um Aquário bonito é um conjunto de fatores...................

Pilotagem primeiramente.......................

Fui comprar uma máquina de Tattoo.................e perguntei para um mestre tatuador qual era a melhor máquina do mundo...........................

Ele me falou : Tatuador bom...............faz tatuagem boa com máquina ruim.....................e tatuador ruim.................faz tatuagem ruim com máquina boa.................. 8-)

Aquarismo é mais ou menos assim........................

Para ser um Aquarista bom...................agente tem de estudar detalhadamente cada Método..........................

E esse Tópico sobre o Balling tá muito bom.................................. icon_joia

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”