🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#1 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom mesmo depois de ler o tópico do Celso referente ao uso de bio pellets, gostaria de ver quais o métodos mais utilizados e as respectivas vantagens e desvantagens

Pela minha montagem atual ( foco SPS) gostaria de de ter corais mais coloridos e tenho apanhado um pouco
Setup aqua 200 L com skimmer BM100 , bomba circulação vortech e uma NY 1500 ligado a um gira-gira
substrato aragonita ( 12 CM) , ~20 KG de Rv´s
Manutenções - TPA a cada 15 dias 10% do volume total do aqua 25 litros, sifonagem do substrato ( 1/2 do fundo por vez)
troca do perlon toda semana
trocava o carvão todo mês já tem mais semana que não estou usando nada
Koral Color (brightwell ) 3 ML a cada 7 dias
amino fuel (brightweel) 1 ML a cada semana
Bio Calcio - medida para 200 litros a cada TPA
Zooplacton e phytoplancton TLF a cada semana
parametros

Sempre em torno de RA 9, calcio 420 e MG 1260~1320, Nitrito e nitrato sempre marcando "0" e fosfato 0.08. Ph estável mesmo durante a noite 8.2~8.3
Uso de água deionizada sempre medida no TDS a "000" , não sei quanto ao silicato

fazem uns 45 dias que troquei minha HQI de 150 para 250W (giesemann 14000K) na tentativa de aumentar a taxa de crescimento e coloração dos corais, não vi resultado no quesito coloração, fotoperíodo da HQI de 6 hora ( ainda aclimatando a lampada nova)

Essa semana não dosei nada além do Coral Kolor (3 ML) e 15 ML de Microbacter ( não faço uso contínuo)

Tenho as seguintes opções

-Esperar um pouco para ver como o sistema se comporta em 15 dias ( estimativa) sem dosagem de nenhum ouro suplemento
-começar a adicionar Biodigest a cada 15 dias ( dosagem recomendada)
-começar a usar bio pellets ( tem que ser o da TLF que pode ser usado em bag no sump, não tenho mais espaço para nenhum outro equipamento )


O que vocês fariam? Estou levando em consideração outro fator já que ao longo de 4 meses ou mais o nitrito e nitrato nunca foram detectados.

Pensei em também a quantidade de área disponível para fixação de bactérias já que houve uma retirada de grande parte das RV´s ( 50%), substituir por siporax ou outra mídia com a mesma finalidade?

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#2 Mensagem por jose Jorge »

Foco sps.......... :-?

Se vai mexer.................porque não segue a linha do Carlinhos................

Bare Bottom.................e transporta a Biologia para um setor remoto....................

12cm de Aragonita....................funciona.........................denitrifica....................porém pode ser uma armadilha de detrito.................o que pode também ficar saturado de Matéria Orgânica..................

Se existe algum lugar aonde os Nutrientes estão...................é no Substrato....................

Não existe outro local.....................então.........................a remoção do Substrato....................pode ser interessante...................

Porém deve preparar com antecedência um novo local de colonização...........................fora do display...................como voçê cita no final do seu texto....................

Um ATS também pode ser interessante..................tanto no controle de Algas..................como na remoção de Nitrato efosfato que são os principais nutrientes que as Algas absorvem..............

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#3 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Fala Yuri

Não gostaria de remover o substrato, sei que sem substrato fica mais fácil de atingir meu objetivo, mas qual seria a graça? hehehehe

como costumo sifonar parte do substrato a cada 15 dias , acho que a questão de acúmulo de detritos é minimizada ( não excluída)

O ATS entra na questão espaço, não tenho como instalar um dentro do móvel.

E vodka? li um bocado sobre o assunto de dosagem de carbono e assim como o biodigest tem que ser feito de forma regular

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#4 Mensagem por Alex Costa »

Se começar a dosar vodka com Ra em 9 há uma grande chance de ter problemas de RTN e STN.

A quanto tempo o reef está montado?
Coloque uma foto...fica mais fácil dar palpites.

Você diz que queria corais mais coloridos....os seus estão tendendo pro marron ou estão pálidos?
Dependendo da resposta você vai ter de seguir caminhos completamente diferentes.

Sobre o substrato, não precisa remover todo....
Pode remover parte, deixando uma camada estética de 2~3 cm....
Eu acho que com menos substrato fica mais tranquilo de controlar o nível de nutrientes através do sifonamento, mas não vejo como obrigatório.

Abraço,
Editado pela última vez por Alex Costa em 05 Nov 2012, 18:37, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu acho que com menos substrato fica mais tranquilo de controlar o nível de nutrientes através do sifonamento, mas não vejo como obrigatório.


Eu sou meio radical nesse aspecto, ou usa sem ou usa uma boa camada, ja usei uma camada fina de substrato no passado por conta de um monte de artigo dizendo q teria pouca influencia bla bla bla e o resultado foi nitrato doubledown_02
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#6 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Alex Costa escreveu:Se começar a dosar vodka com Ra em 9 há uma grande chance de ter problemas de RTN e STN.

A quanto tempo o reef está montado?
Coloque uma foto...fica mais fácil dar palpites.

Você diz que queria corais mais coloridos....os seus estão tendendo pro marron ou está pálidos?
Dependendo da resposta você vai ter de seguir caminhos completamente diferentes.

Sobre o substrato, não precisa remover todo....
Pode remover parte, deixando uma camada estética de 2~3 cm....
Eu acho que com menos substrato fica mais tranquilo de controlar o nível de nutrientes através do sifonamento, mas não vejo como obrigatório.

Abraço,


Alex todos os meus corais ( inclusive os verdes) tem uma cor muito "carregada" . O problema é que nas fotos as cores ficam modificadas, não passam o efeito verdadeiro, resumindo se eu fosse simplificar diria que puxa pro marrom.

Estou na dúvida se seria algo relacionado com excesso de nutrientes, mas fico com essa dúvida pois meus paramentros não indicam isso


Imagem

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#7 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Acabei de ler um tópico aqui no BR sobre relatos de uso do biodigest no combate das cianos. Mais 1 ponto positivo para a escolha do biodigest

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Uma das formas mais eficazes de reducao de nutrientes é o uso de bacterias associado a carbono, mas para ser efeito é preciso de um mecanismo de exportacao eficiente, seje o skimmer ou filtragem fisica ou TPA
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#9 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Celso

No meu caso usaria TPA quinzenais e skimmer. Estou bem propenso a passar hoje na loja e levar alguma ampolas de biodigest

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#10 Mensagem por alex braga »

Arnaldo o que mais vc tem ai na iluminação? ou é so a hqi mesmo?

Alex meu chara eu to com o outro problema, montei o nano bb , rocha de plastico, agora coloquei uns 5cm de crushed coral, desde que montei alguns sps estao sem cor, uma montipora capri ver esta branquinha mas abre os polipos todos os dias e ate cresceu um pouco, uma digitada ver esta sem cor tambem e uma mont laranja, ja dosei phytoplancton, fuel da aquavitro, um outro alimento da hw e nada, o aqua tem 50x40x35 no display e aprox 45w de led, alguns sps estao indo bem como a seritopora caliendrun , digitada marrom, digitada vermelha, uma duncan esta ok tambem e bem verde
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Bruno Braz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 17 Jan 2011, 20:13
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 13 Out 1986
Cidade: bsb
País: brasil
Localização: Distrito Federal

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#11 Mensagem por Bruno Braz »

Quando utilizei vodka, tive problemas com cianos.

Aí pensei em utilizar biopellet para reduzir nitrato e fosfato. Não era viável pra mim montar um reator e usar esse tipo de mídia.

Pesquisei e descobri o produto da RedSea "NO3:PO4-X"
Imagem

É um tipo de carbono claro. Porém destinado a aplicação em Reefs (feito em laboratório) diferente da vodka que dá certo mas não é o ideal.

A vantagem é que achei barato (para o meu sistema) e graças a Deus funciona no meu reef.

A dosagem é de 2ml dia para cada 100 litros. No seu caso, um frasco de 500ml daria pra aproximadamente 125 dias...

Bom, é uma ideia...
Imagem

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

um pitaco apenas acessório: coloração de corais mais intensa se dá com temperatura de 25º.

discordo que bare bottom e pouco substrato sejam mais eficientes pra controle dos nutrientes.

testa o biodigest e depois me fala :D
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#13 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Arnaldo, não entendi pelo seu relato se vc está preocupado com prevenção ou se tem problema com algas ... O meu fosfato aqui é 0,0125 e tenho filamentosas em abundância, até começar a usar mídia GFO, mas que ainda não resolveu o problema. O seu fosfato é 0,08 ...

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#14 Mensagem por Alex Costa »

Celso Suguimoto escreveu:[ Eu sou meio radical nesse aspecto, ou usa sem ou usa uma boa camada, ja usei uma camada fina de substrato no passado por conta de um monte de artigo dizendo q teria pouca influencia bla bla bla e o resultado foi nitrato


Eu não gosto de bare bottom. E também não gosto de DSB.
Quando fui montar também li muito sobre substrato e a conclusão a qual cheguei é que é possível tocar bem com qualquer opção, desde que o resto do sistema se adapte.
Eu uso uma camada de 2~3 cm de crushed coral / Samoa pink a 2 anos e meio e nunca tive problemas de nitrato.

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#15 Mensagem por Alex Costa »

Arnaldo Pieruccini escreveu:
Alex Costa escreveu:Se começar a dosar vodka com Ra em 9 há uma grande chance de ter problemas de RTN e STN.

A quanto tempo o reef está montado?
Coloque uma foto...fica mais fácil dar palpites.

Você diz que queria corais mais coloridos....os seus estão tendendo pro marron ou está pálidos?
Dependendo da resposta você vai ter de seguir caminhos completamente diferentes.

Sobre o substrato, não precisa remover todo....
Pode remover parte, deixando uma camada estética de 2~3 cm....
Eu acho que com menos substrato fica mais tranquilo de controlar o nível de nutrientes através do sifonamento, mas não vejo como obrigatório.

Abraço,


Alex todos os meus corais ( inclusive os verdes) tem uma cor muito "carregada" . O problema é que nas fotos as cores ficam modificadas, não passam o efeito verdadeiro, resumindo se eu fosse simplificar diria que puxa pro marrom.

Estou na dúvida se seria algo relacionado com excesso de nutrientes, mas fico com essa dúvida pois meus paramentros não indicam isso


Imagem



Eu cortaria toda a alimentação e aguardaria umas 2 ou 3 semanas.
Sobre os resultados dos testes, esqueça....prá sps PO4 em zero no Hanna não quer dizer nada...

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#16 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

alexbraga escreveu:Arnaldo o que mais vc tem ai na iluminação? ou é so a hqi mesmo?


Alex, uso uma HQi de 250W mais 2X T5 de 39W marineglo

Edimar_Oliveira escreveu:[align=justify]Arnaldo, não entendi pelo seu relato se vc está preocupado com prevenção ou se tem problema com algas ... O meu fosfato aqui é 0,0125 e tenho filamentosas em abundância, até começar a usar mídia GFO, mas que ainda não resolveu o problema. O seu fosfato é 0,08 ...

Abraços,[/align]


Edimar , começei a ter algumas cianos, mas o ponto para o tópico é mesmo a redução de nutrientes

Ramon Brescovici escreveu:um pitaco apenas acessório: coloração de corais mais intensa se dá com temperatura de 25º.

discordo que bare bottom e pouco substrato sejam mais eficientes pra controle dos nutrientes.

testa o biodigest e depois me fala :D


Ramon, peguei o bio digest hoje, a recomendação da probidio é uma ampola para 400 litros a cada 15 dias ( usei por minha conta e risco), joguei uma ampola inteira hoje a tarde , amanha bem de manha ligo o skimmer de novo

Vou atualizando o tópico conforme vou vendo as mudanças. Isso não exclui novos pitacos da galera, vamos lá pessoal, quanto mais informações melhor!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alex Costa escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:[ Eu sou meio radical nesse aspecto, ou usa sem ou usa uma boa camada, ja usei uma camada fina de substrato no passado por conta de um monte de artigo dizendo q teria pouca influencia bla bla bla e o resultado foi nitrato


Eu não gosto de bare bottom. E também não gosto de DSB.
Quando fui montar também li muito sobre substrato e a conclusão a qual cheguei é que é possível tocar bem com qualquer opção, desde que o resto do sistema se adapte.
Eu uso uma camada de 2~3 cm de crushed coral / Samoa pink a 2 anos e meio e nunca tive problemas de nitrato.

Ta dosando carbono ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#18 Mensagem por Alex Costa »

Uso pellets a mais de ano....

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Entao... se estivesse sem essa fonte extra de carbono provavelmente nao desnitrificaria. Na realidade qdo se usa carbono parte é pra desnitrificacao, mas grande parte é consumido pelo crescimento bacteriano.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#20 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Não sei se foi efeito placebo ou coisa da minha cabeça, mas o meu aqua hoje estava realmente mais "vivo" , o foco de ciano está melhor , mas ainda está lá. Vou dar mais alguns dias para ver os resultados, mas acho que a coisa vai ser boa

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”