🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Mensagem
Autor
Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#1 Mensagem por Mauro Becker »

CAros senhores

A Brasil Reef tem o prazer de lhes apresentar o AQUÁRIO de SETEMBRO

viewtopic.php?f=25&t=2751

O aquário é o Pira Reef do Victor D'Abronzo

Nossos parabéns
Imagem


Abaixo segue na integra as palavras deste dedicado aquarista.


Victor D' Abronzo:

Minha paixão por aquários começou cedo, por influência do meu pai, que sempre gostou muito desse hobby. Começamos com o de água doce e há mais ou menos seis anos nos rendemos a beleza do aquário marinho.

Imagem

No início eu tinha um Boyo tl550 com um Lionfish, com a morte do peixe cheguei a desanimar, mas em questão de poucas semanas voltei com tudo ao hobby. Foi ai que decidi ir para São Paulo comprar corais e peixes para recomeçar meu aquário. Ao chegar à loja, eu e meu pai ficamos encantados com a beleza e o tamanho do aquário que eles tinham, foi dai que surgiu a idéia de montar o meu atual aquário.

Imagem


O projeto começou como uma brincadeira, tínhamos várias idéias e nunca pensamos que poderíamos colocá-las em prática. O mais difícil de tudo foi convencer minha mãe de ter um aquário grande em casa.
Passadas as discussões familiares eu e meu pai fomos atrás de um especialista que nos ajudasse a tornar nosso projeto uma realidade.

Imagem


Montamos um aquário com um display de 3,2m (c) x 1,1m (l) x 1,0 (a), com travas francesas em cima e em baixo (vidro 19mm), totalizando em um volume real de 3.850 litros, que foi preenchido com água natural. Usei substrato 10 cm de Samoa pink; n.3, rochas naturais e no refúgio usei samoa pink n. 4. Não me lembro da quantidade de cada item.

Imagem

Quanto ao Skimmer, no Início usei o MRC 4, que não se demonstrou ser tão eficiente para o meu aquário, atualmente uso o Deltec AP 3070. O mesmo aconteceu com o Reator de Cálcio, no início usei o MRC e atualmente uso um da Bublemagus.

Imagem


A iluminação no início foi um problema. Usei 5 calhas da Dymax (2 hqis e 2 actínias), que, mesmo sendo lâmpadas de 250w da Giesemann, não se mostraram tão eficientes, uma vez que meu aquário tem 1,1m de altura. Atualmente uso 8 Calhas Led da Maxpect, e estou muito satisfeito. Costumo definir meu aquário como antes e depois dos leds.

Imagem


Em relação à circulação uso 4 koralias 4, com wave maker da Hydor e 3 Vortech MP40. Com isso consigo misturar SPS, LPS e Softs, de acordo com a intensidade da circulação de cada ponto do aquário. Uso e aprovo o ozonizador da Red Sea, que mantém o aquário com o ORP em 390.
Para manter a temperatura estável em 25ºC mínimo e 25,5ºC máximo uso 2 chillers da Gelaqua de 1 cv cada.

Uso os Reatores Phosban 550 com mídia de fosfato de Rowa, Vertex com 1,5 litros de biopellets da mesma marca e Phosban 150 (4 unidades) com carvão ativado Hidrocarbon (TLF), para manter a qualidade da água.

Minha rotina de manutenção mensal é a troca da mídia de fosfato e carvão ativado. Semanalmente faço a limpeza dos vidros, skimmer, TPA de 300 litros e coloco algumas ampolas de Biodigest. Atualmente uso sal da Aquavitro Seachen. Já a alimentação dos peixes faço 4 vezes ao dia, intercalando rações de marcas diferentes, nori, outras algas da Two Little Fishies e artêmia. A cada dois dias coloco um pouco de magnésio. Não faço qualquer outra suplementação.

Imagem


O único problema sério que tive foi uma queda de salinidade após uma manutenção. Muitos corais sentiram, alguns morreram e outros ficaram debilitados, mas por sorte não perdi nenhum peixe.
Apesar do trabalho, tenho grande prazer em cuidar e fazer todos os tipos de manutenção em meu aquário. Por mais que ele esteja em perfeitas condições sempre arranjo um motivo para mexer ou algo para fazer, sempre há um coralzinho ou outro fora do lugar, para desespero da minha namorada, que apesar de reclamar me ajuda muito.

Imagem

Para mim é um hobby muito prazeroso, mas só aconselho para quem realmente gosta, tem que ter paciência e muitos cuidados, caso contrário é melhor não ter e admirar os dos colegas.



BR: Quando você começou na aquariofilia e o que levou a ela?
Victor: -Meu contato com a aquarofilia começou muito cedo. Desde que me conheço por gente meu pai tem aquários em casa. Começamos com um de água doce, mas nada muito profissional e muito elaborado. Há mais ou menos uns 6 anos iniciei na aquarofilia de água salgada e desde então nunca mais parei.

BR:- Iniciou com qual tipo de montagem (doce/plantados/ciclideos/marinhos FO/reefs) e por qual motivo?
Victor: - Comecei com aquário de água doce, pois na época eu não tinha muita instrução e experiência, era muito novo e compartilhava o hobby com o meu pai. Misturávamos Ciclídio com Kinguio e Oscar com Espadinha, não éramos muito bem instruídos pelos lojistas e o acesso a informações era muito mais difícil do que atualmente. Porém foi errando que aprendi.

Imagem


BR: - Qual era ou eram as maiores dificuldades nos primeiros momentos de sua montagem?
Victor: -Quando montei meu atual aquário a minha primeira dificuldade foi com a iluminação. Apesar da quantidade de luminárias serem suficiente os corais não se desenvolviam, pois meu aquário é muito alto e a luz não os alcançava da maneira adequada. Consegui resolver esse problema com os Leds. Outra dificuldade que eu tive foi em relação ao skimmer. Apesar de o fabricante assegurar que ele mantinha bem o meu aquário, isso não se mostrou na prática, recentemente tive que trocar o aparelho. Tive também dificuldades com a circulação, porém o problema foi facilmente resolvido, apenas coloquei 3 Vortech mp40.

Imagem


BR: - O que vc acha que falta na aquariofilia nacional?
Victor: -Com certeza o que mais sinto falta é de encontrar variedades como um todo. Os produtos são sempre os mesmos, não há muita opção, e a gente fica “babando” quando olha sites de outros países. Creio que devido a isso os preços se tornem mais caros, pois não há muita concorrência. Acredito que o alto custo dos produtos/equipamentos torne o aquarismo brasileiro pouco explorado.

BR:- Quais dúvidas surgiram na hora da montagem (escolha dos equipamentos ou como fez para criar o próprio equipamento)? Como fez para definir ajuda de amigos fóruns ou tentativa e acerto/erro?
Victor: -No inicio da montagem procurei um especialista, pois não tinha muita prática e conhecimento na área. Como sempre gostei muito de aquário comprei o livro do Sérgio Gomes e comecei a pesquisar coisas na internet, foi quando encontrei o Fórum, que me ajudou muito a desenvolver e proporcionar uma vida adequada aos meus peixes e corais.

BR:- Em algum momento você desmotivou? O que o fez motivar novamente ou retornar para o hobby?
Victor: -Tive um único momento em que fiquei desmotivado, foi no meu primeiro aquário marinho (Boyo tl550), quando meu lionfish “Valdívia” morreu. Como eu só o tinha no aquário cheguei a desmontar e desistir, porém em poucas semanas estava de volta ao hobby com muito mais vontade.

BR:- Usou ou utiliza algum equipamento DIY? Se sim especifique qual e o que o motivou a utilizá-lo?
Victor: -Não. Admiro quem usa, mas não tenho muito dom para isso.

BR:- Na sua experiência cite 3 recomendações positivas e 3 que não recomendadas quais você julga essenciais para se ter um sistema marinho perfeito (dentro do possível é claro).
Victor: -POSITIVAS:
1. Manter regularidade de limpeza e de TPA´s. Acho imprescindível.
2. Alimentar peixes e corais de acordo com sua dieta natural.
3. Manter espécies compatíveis dentro do ambiente.
NEGATIVAS:
1. Não colocar nos aquários peixes nacionais sem quarentena.
2. Não colocar mais peixes do que o recomendado para o tamanho do aquário.
3. Jamais deixar de cuidar do ambiente do seu aquário.

Imagem


BR:- Segundo sua experiência em aquarismo marinho qual o peixe e o coral que julga ser o mais difícil de manter vivo em um sistema fechado?
Victor: -No meu caso, o Acanthurus Achilles. Peixe muito difícil de alimentar, precisando de muita paciência do aquárista.

BR- O que em sua opinião não deveria mais ser coletado no Mar.
Victor: -Com certeza Cavalo Marinho e Moorish Idol. Não conheço ninguém que teve muito sucesso na criação desses dois animais

Imagem
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#2 Mensagem por Guilherme Barros »

clapping_02 clapping_02 clapping_02 icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder icon_iCo01 icon_iCo01
Parabéns Victor pela experiência de vida e por esse pequeno oceano em sua casa!
Chega a ser humilhante olhar o meu reef depois de admirar o seu!
Parabéns e sucesso!!
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#3 Mensagem por Alessandro Lima »

Mais uma vez a velha formula, aquarista interessado + dedicação + estudo + paciencia = belissimo aquario.

Parabéns.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Priscila Martins
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 56
Registrado em: 21 Jun 2012, 20:38
Apelido: Pri
Data de Nascimento: 04 Mai 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André - SP

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#4 Mensagem por Priscila Martins »

Alessandro Lima escreveu:Mais uma vez a velha formula, aquarista interessado + dedicação + estudo + paciencia = belissimo aquario.

Parabéns.



Esqueceu de citar o DINHEIRO nesta fórmula...

Meus parabéns, Vitor!!!!

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#5 Mensagem por Elder Luis »

Parabéns Vitinho!!! icon-aplauder icon_first
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#6 Mensagem por Guilherme Barros »

Podia destacar mais o black tang,rs...
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Parabens Victor
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#8 Mensagem por Matias Gomes »

num tinha um mais feio não rsssssssssssssssss icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_joia
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#9 Mensagem por Mauro Becker »

Exelente aquário icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Leonardo Amorim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 17 Set 2012, 20:44
Apelido: Leo
Data de Nascimento: 24 Ago 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#10 Mensagem por Leonardo Amorim »

Parabéns Victor! Aquários como o seu inspiram os iniciantes como eu!!!
Leonardo.
Laura's Reef 2 - Planning...

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#11 Mensagem por Raphael Igor »

Parabéns, Vitor seu aquário realmente é fantástico!!!

Avatar do usuário
Igor Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 04 Out 2012, 10:04
Apelido: Kfish
Data de Nascimento: 03 Set 1983
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Irecê-BA
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#12 Mensagem por Igor Soares »

MARAVILHOSO.....

PARABÉNS..... plus_icon
[font=Century Gothic]KFISH - Igor Pires Soares[/font][glow=red][/glow]
E-mail: kfish1983@hotmail.com
Telefone: (74) 9923-8555 (VIVO)
Aquário: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=23382

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#13 Mensagem por Ramon Brescovici »

Parabens Victor!!!
show de aquario

gostaria de mais umas fotos mostrando o aquario de frente!! :D
pode ser duas fotos pq o aqua é comprido


outras que achei bonitas e que devem estar por aqui do seu aquario:
(se me permitem)

Imagem

Imagem
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Nilo Neto
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1254
Registrado em: 11 Set 2009, 20:50
Apelido: NETO
Localização: SAO CAETANO DO SUL

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#14 Mensagem por Nilo Neto »

PARABÉNS... icon_clap icon_clap icon_clap

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#15 Mensagem por André Fonseca »

Aí Victão, belo aqua!!!

Um dia meus Tangs ficam assim também...

icon_yes
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Luiz_Daniel_Fossa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 167
Registrado em: 24 Jan 2011, 19:23
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 19 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#16 Mensagem por Luiz_Daniel_Fossa »

Parabéns; belissimo projeto.
Abço
_____________________________________________

Luiz Daniel Fossa
....0
_ <\_
(_)/(_)

Meu aqua - 750lts
viewtopic.php?f=25&t=14799

Avatar do usuário
Cristiano Alexandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 08 Fev 2010, 19:05
Apelido: Cristiano
Localização: São Bernardo do Campo, Baeta Neves
Curtiu: 1 vez

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#17 Mensagem por Cristiano Alexandre »

Parabéns Victor. icon_joia icon-aplauder
Acredito que é o tipo de aquário que a maioria dos aquaristas queriam poder ter, pois tem tamanho, qualidade, diversidade total e muita beleza.
Cristiano Alexandre

Avatar do usuário
Igor Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 04 Out 2012, 10:04
Apelido: Kfish
Data de Nascimento: 03 Set 1983
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Irecê-BA
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#18 Mensagem por Igor Soares »

Show....muito lindo...parabéns!!!!!

icon_joia
[font=Century Gothic]KFISH - Igor Pires Soares[/font][glow=red][/glow]
E-mail: kfish1983@hotmail.com
Telefone: (74) 9923-8555 (VIVO)
Aquário: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=23382

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#19 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Amigos, muito obrigado.
Vou listar os animais que eu tenho essa semana.

segue algumas fotos novas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Caso alguém tenha alguma pergunta, estou a disposição.

Abraços

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Aquário de SETEMBRO "Victor D' Abronzo" Pira Reef

#20 Mensagem por Guilherme Barros »

:shock:
Parece que o seu Flame Angel vai explodir!
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Responder

Voltar para “Artigos”