🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Introdução no mundo do aquarismo marinho

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Sergio Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Jun 2010, 07:19
Apelido: MORRISON
Cidade: SP
País: Brasil

a

#21 Mensagem por Sergio Jr »

Muito boa explicação, realmente o que mais acontece é isso mesmo, comerciantes que quando percebem um iniciante fazem miséria na primeira venda e depois..... esses caras n pensam...cliente de uma ocasião interessa?? sei lá cada coisa que vejo nesse hobby....

Quase caí nessa quando estava iniciando, nem sabia o que era skimmer, para mim era como skimmer de piscina, sorte que antes de comprar levei um amigo recente para me aconselhar, já estava tudo fechado e voltei atrás.

Para não cair nas mãos desses, comecei a ler mais minha paciência não estava treinada ainda e comprei um RSM 130d.

Gastei o dobro mas tudo novinho, já se vão 2 anos e claro que me arrependi de ter comprado um plug and play, somente pelo fator de upgrade e claro o tamanho.... te limita muito, mas estou muito feliz com ele e fazem seis meses que estou montando um projeto maior e mesmo com 2 anos lendo, relendo, ainda tenho muitas duvidas cruéis..rsrs

Bom se esse tópico existisse há 2 anos eu teria sanado muitas das minhas dívidas aqui....Parabéns pela sinceridade e comprometimento.

Parece que esse fórum vai bombar mesmo, primeira vez que vejo uma informação tão clara em um....

Abraços

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#22 Mensagem por Fagner Delfim »

Ótimo tópico!

Vou aproveitar para fazer uma pergunta sobre produtos que to pensando em comprar...
Sempre compro muita coisa no ebay e encontrei lá um refratômetro e kits, só que to com dúvidas sobre a qualidade desse produto.
Queria saber se algum de vocês aqui do fórum conhece esta marca e indicam a compra. Senão vou procurar outros...

Refratômetro (gostei desse aqui): http://www.ebay.com/itm/NEW-0-10-Salini ... 35baf2d980

Valeu!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#23 Mensagem por Ramon Brescovici »

parece ok esse aí. eu particularmente comprei na instrutherm.

se for pesquisar outros, repare que deve ter ATC, automatic temperature compensation
abraço
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#24 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Valew pessoal

A intenção é mesmo dar uma explicação simples e clara dos itens mais importantes do aquarismo marinho

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#25 Mensagem por Fagner Delfim »

Olá amigos do fórum... estou escolhendo os peixes para meu aquário marinho de forma antecipada, pois quero deixar a lista pronta para me preparar para receber de forma adequada cada uma das espécies.

Minha grande questão é a seguinte... meu aquário terá perto de 200 litros já no valor líquido, contando os descontos de costume, ele será montado com sump e um provavelmente um refúgio. Pelos meus planos nenhum dos peixes que tenho interesse em colocar ultrapassa os 10cm de tamanho. Serão todos pequenos.

Uma lista básica que tenho seria esta:

- palhaço comum (acho que vou colocar 2)
- red firefish ou purple firefish(ouvi falar que não ficam bem sozinhos... é verdade? Dois vivem bem?... este ainda vou estudar se coloco ou não mesmo)
- yellow tail damsel
- royal gramma (não sei como está a situação da venda desse peixe... sei que o Gramma brasiliensis está na lista do IBAMA como ameaçado, mas o Gramma loreto não sei... caso esteja proibida a venda vou excluir da lista)
- gobys... é o grupo de peixes que mais gosto. Pretendo colocar mais de uma espécie (sempre tomando cuidado com a compatibilidade)... algumas espécies que me interessam são: green clown goby; yellow clow goby; yellow watchman goby; catalina goby; dracula goby... aceito sugestões de números e de espécies
- Vi num site um blenny que achei interessante: horned blenny
- mandarin fish... este é uma vontade pra bem no futuro. Sei das exigências do peixe e vou esperar muito tempo pra ter um, mas um dia vou colocar sim...

Bem... essa lista é de interesse, não necessariamente que será assim. Para defini-la de verdade preciso ler mais e buscar opiniões sobre quantidades que poderei colocar e tudo mais.

Também vale comentar que será um reef, mas só de corais moles e vou colocar invertebrados. Um invertebrado que já defini será um casal de camarões Stenopus... e fora a equipe de limpeza não tenho ideia ainda do que posso colocar mais. Aceito indicações dos amigos aí...

Valeu a todos e grande abraço!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#26 Mensagem por Elder Luis »

Fagner Delfim escreveu:Uma lista básica que tenho seria esta:

- palhaço comum (acho que vou colocar 2)
- red firefish ou purple firefish(ouvi falar que não ficam bem sozinhos... é verdade? Dois vivem bem?... este ainda vou estudar se coloco ou não mesmo)
- yellow tail damsel
- royal gramma (não sei como está a situação da venda desse peixe... sei que o Gramma brasiliensis está na lista do IBAMA como ameaçado, mas o Gramma loreto não sei... caso esteja proibida a venda vou excluir da lista)
- gobys... é o grupo de peixes que mais gosto. Pretendo colocar mais de uma espécie (sempre tomando cuidado com a compatibilidade)... algumas espécies que me interessam são: green clown goby; yellow clow goby; yellow watchman goby; catalina goby; dracula goby... aceito sugestões de números e de espécies
- Vi num site um blenny que achei interessante: horned blenny
- mandarin fish... este é uma vontade pra bem no futuro. Sei das exigências do peixe e vou esperar muito tempo pra ter um, mas um dia vou colocar sim...
Valeu a todos e grande abraço!


palhaços - ok
firefish - ok
donsela - muito encrenqueira, eu evitaria, depois para tirar é um inferno, vai ter que pescar com anzol mosquito
gobby - colocaria no máximo 2, o aquário não é tão grande assim para animais marinhos
blenny - ok
mandarim - complicado, vai depender da quantidade de rochas, é um animal muito exigente em termos de alimentação, se tiver alguém disputando comida com ele, provavelmente ele leva a pior pq é bem lento. Recomendo reavaliar qdo vc estiver já com uma certa experiência com reefs.

O mais importante agora e que vc não comentou: qual o skimmer vai usar? pela quantidade de peixes, recomendo um bom skimmer, não economize. Eu uso skimmer para 5 vezes o volume do reef, não fique com dó e nem caia na lábia de lojista. Um skimmer para uns 600L iria ser o ideal pra vc, um Bubble Magus ou Octopus, iria manter a água em condições legais
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#27 Mensagem por Ramon Brescovici »

Eu colocaria o firefisn antes de todos os outros. Donzela no final, antes apenas do mandarim
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#28 Mensagem por Fagner Delfim »

Primeiramente obrigado pelas dicas...

só para complementar a resposta.

- Pretendo colocar no máximo 2 gobbys mesmo... nada mais que isso.
- continuei na dúvida sobre os firefishs... coloco dois ou apenas 1?
- o mandarin é realmente complicado... eu já to sabendo. Li muito sobre eles e não vou me afobar... vou ter paciência e estudar muito para poder tê-lo. Inclusive, com o tempo vou tentando melhorar toda a aparelhagem do aquário... esse peixe é para um futuro, daqui 1 ano e meio ou até dois anos do aquário montado.

Sobre o skimmer eu já tenho comprado... foi indicação de um amigo da internet. Não sei se é o suficiente, mas confiei nele... também não tinha como comprar um mais caro na época, então comprei um boyu DT - 2516 que tem 1400 litros/hora... é externo o que comprei. Vocês acham que dá conta?
Está lacrado na caixa ainda e se me disserem que é pouco, to pensando em vender e comprar um melhor, pois agora to melhor de grana. O que acham?

Mais algumas questões dos peixes que tenho...

O gramma está proibido mesmo né? Além disso... eles são muito agressivos?
Algum desses peixes que estão na lista competem com o mandarin pela microfauna do aquário?

Bem... vou aproveitar o máximo que puder dos amigos experientes daqui. Desculpem se estiver sendo chato e perguntando demais... mas mesmo encontrando textos e informações em outros lugares, sempre gosto de ouvir diversas opiniões...

Abraços a todos!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#29 Mensagem por Elder Luis »

Para ser muito sincero com vc, boyu não costuma ter bons equipamentos para marinho, se puder evitar, evite, portanto, esse skimmer aí se conseguir trocar por um mais potente, vc vai evitar problemas futuros. Eu sei que no começo é um mar de informações novas, um mundo totalmente novo e diferente, com infinitas opções e preços, mas pode confiar, skimmer é a alma do negócio, é o mesmo que comprar um laborghini e abastecer naquele posto sem bandeira que custa 10 centavos o litro da gasolina, é certeza de problemas é médio prazo.

Sobre o firefish, eu colocaria só um.

Gramma está proibido sim, é agressivo com outros da mesma espécie apenas, é um peixe relativamente tranquilo. Eu já tive e hj não teria mais, é um peixe que fica entocado 90% do tempo, só sai para comer, não vejo muita graça nisso.

Não tenho certeza, mas acho queo blenio que vc escolheu tb preda a microvida e vai competir com o mandarim, mas não tenho certeza.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#30 Mensagem por Fagner Delfim »

Valeu pelas dicas Elder... vou dar uma pesquisada então pra ver se encontro algum skimmer legal e tento vender este. Vou ver se falo com um amigo daqui que tem uma loja pra deixar lá a venda.
Sobre o firefish... li em algum lugar que ele sozinho acaba morrendo logo... mas vi isso em um único lugar, achei outros tantos dizendo q não tem problema. Vou colocar um só então.

A questão do gramma é que acho um peixe extremamente bonito e mesmo que apareça pouco acho que valeria a pena. Mas já que está proibido vou deixar pra lá.

Bem... vou dar uma pesquisada também sobre o blenny. Qualquer coisa eu troco ele por algum outro peixe.

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

rammon
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Mai 2012, 16:04
Apelido: ramon
Data de Nascimento: 06 Jul 1987
Cidade: manaus
País: brasil
Localização: manaus
Contato:

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#31 Mensagem por rammon »

Arnaldo Pieruccini escreveu:Valew Matheus!!

amigo me ajuda numa duvida quero fazer os teste num aquario que so tem peixes quais sao esses teste?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#32 Mensagem por Ramon Brescovici »

chará. seu aquário é novo?

testa amônia, nitrito e nitrato.

voce faz trocas parciais de água?
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#33 Mensagem por Fagner Delfim »

Olá Elder e olá aos outros frequentadores do tópico...

estive pesquisando sobre o Gramma e obtive uma informação que o Gramma loreto (Royal gramma) não está proibido para comercialização... a proibição é em relação ao Gramma brasiliensis que é uma espécie endêmica aqui do Brasil... esta sim está ameaçada de extinção e proibida sua comercialização.

Fica aqui a divulgação desta informação...

Abraços a todos!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#34 Mensagem por Ramon Brescovici »

o problema nao é saber qual o nome do peixe correto. é saber se o vendedor vai te mandar/entregar o correto, ou o proibido ;)

o gramma importado é permitido sim.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#35 Mensagem por Elder Luis »

Fagner Delfim escreveu:Olá Elder e olá aos outros frequentadores do tópico...

estive pesquisando sobre o Gramma e obtive uma informação que o Gramma loreto (Royal gramma) não está proibido para comercialização... a proibição é em relação ao Gramma brasiliensis que é uma espécie endêmica aqui do Brasil... esta sim está ameaçada de extinção e proibida sua comercialização.

Fica aqui a divulgação desta informação...

Abraços a todos!


Sim, de fato é isto, porém, o ideal para se comprar um gramma dito importado, em tese teria que pedir para o vendedor a nota de importação, autorização do ibama para venda de animais, autorização do ibama para importação, nota fiscal, etc...

enfim, praticamente impossível verficar se o animal é legalizado.

O Fórum BrasilReef alerta e é contra a venda de animais proibidos.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#36 Mensagem por Fagner Delfim »

Concordo totalmente com vocês sobre as dificuldades e em desencorajar a compra de animais em extinção. Sou biólogo e sei bem o quanto isto é importante.

Pretendo comprar sim um gramma... mas somente se for importado e com possibilidade de comprovação.

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#37 Mensagem por Ramon Brescovici »

Legal fagner! Bem vindo ao clube icon_joia
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#38 Mensagem por Fagner Delfim »

Valeu Ramon...

Bem... não sei se algum de vocês sabe esta informação...
Será que existe uma forma de diferenciar o Gramma brasiliensis do Gramma loreto apenas visualmente, pela morfologia externa?

Se existisse uma característica confiável que desse para identificar ainda em vida, facilitaria para quem tem o desejo de ter um Gramma...
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#39 Mensagem por Ramon Brescovici »

pelo q lembro eh a cor do olho...
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

estrellainfo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 23 Ago 2012, 09:41
Apelido: Estrella
Data de Nascimento: 20 Nov 1987
Cidade: Araraquara
País: BRASIL
Localização: ARARAQUARA

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#40 Mensagem por estrellainfo »

Arnaldo, belo topico...

muito explicativo !

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”