🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Será que vale a pena.....

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 259
Registrado em: 24 Set 2009, 22:43
Apelido: Biguzzi
Localização: SBCampo

Será que vale a pena.....

#1 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Pessoal, como já discutido em outro topico eu estou com altissima concentração de Nitrato e Um pouco de fosfato, estou fazendo TPs e vodka, mas como tenho apenas tres peixes, dois lethers e muitos mushroons será que não vale a pena fazer a troca total da agua (180 L) e fazer a aclimatação dos animais como se os tivesse comprado.....

Sei que ainda assim teria nitrato e fosfato presente na agua, mas em valores bem mais baixos o que facilitaria a recuperação dos corais..... e reduziria o tempo de tratamento com a vodka.

Como nunca fiz isso gostaria da opinião dos colegas.

Abraços
A DEUS toda a Gloria!

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Será que vale a pena.....

#2 Mensagem por Julio Monteiro »

Carlos,
na minha opinião, paciência ainda é o principal ingrediente para o sucesso com o aquarismo marinho.

Ok, nitrato e fosfato estão altos e constituem um problema. Criar um desequilibrio com a alteração completa da água pode ser um problema bem maior.

Se necessário, você poderia aumentar a quantidade de TPA´s para 2 vezes por semana, por exemplo, mas no máximo 20% do volume do aquário. Com constância e persistência, o problema de nitrato e fosfato serão resolvidos.

A vodka deve levar algum tempo para fazer efeito (de 30 a 60 dias). Se você utilizar algum tipo de bactéria nessa fase (prodibio, por exemplo), isso poderia acelerar todo o processo.
Com a vodka, você alimenta as bactérias que estão no sistema e elas se multiplicam. Com as cepas de bactérias da prodibio, além das existentes no sistema, você acrescenta bactérias selecionadas, principalmente as anaeróbicas, que consomem o nitrato.

Abraço

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Será que vale a pena.....

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Carlos.

No caso, como ficou sem TPAs por 4 anos, e com indice de nitrato acima de 100, não vai ser fácil.

Mesmo porque, até o substrato e as rochas podem já estar saturados com matéria organica, além do risco de Crash pelo tempo de compactação do substrato.

Continue com paciencia, como recomendado pelo Julio, se isso não resolver, talvez será necessário radicalizar e efetuar uma remontagem.


Mas, continue com TPAs parciais, não faça mais que 40%/semana e tente localizar ponto de acumulo de sujeiras, e sifona-las, tomando muito cuidado para não movimentar demais o fundo, e desequilibrar amonia e nitrito.


Boa Sorte
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Será que vale a pena.....

#4 Mensagem por Matias Gomes »

eu trocaria sifonando o substrato e rvs e exportanto materia compactada.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 259
Registrado em: 24 Set 2009, 22:43
Apelido: Biguzzi
Localização: SBCampo

Re: Será que vale a pena.....

#5 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Pois eh, o negocio e fazer as coisas devagar mesmo e ir colhendo resultados aos poucos....

Julio, aonde encontro esse prodibio ???? Tem alguma marca especifica que recomenda???

Matias nas ultimas trocas já fiz o sifonamento e removi tudo que podia das RVs, e alguma coisa do substrato.

Alguem em são bernardo, santo Andre ou São caetano com aquario estabilizado poderia cuidar do meu lether hand D. enquando reestabeleço o meu Aquario. Acho que ele não vai aguentar se ficar por aqui...... faz mais de 1 mes que ele não abre.

Abraços
A DEUS toda a Gloria!

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Será que vale a pena.....

#6 Mensagem por Roberto Vieira »

Carlos, vc tem bioturbadores no aqúário ??? como nishi-snail ou nassarius ??

eles tbm dão uma força

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Será que vale a pena.....

#7 Mensagem por Julio Monteiro »

Carlos,
Prodibio é a marca. O produto que contem bactérias é o biodigest.
Em lojas de aquarismo você vai encontrar. São apresentadas em ampolas.

http://www.prodibio.com/

abraço

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 259
Registrado em: 24 Set 2009, 22:43
Apelido: Biguzzi
Localização: SBCampo

Re: Será que vale a pena.....

#8 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Roberto, não tenho não, tenho apenas neritina e alguns mini-paguros, vou ver de colocar alguns, obrigado

Julio, valeu a diga vou procurar para ver se acho ....
A DEUS toda a Gloria!

wellington
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Jul 2009, 21:42
Apelido: wellington
Localização: são paulo- marilia

Re: Será que vale a pena.....

#9 Mensagem por wellington »

oi Carlos eo skimmer? se ele naum for potente o suficiente naum adianta nada pois vira um ciclo. veja bem o skimmer naum tira nitrato por ex mas tira carga organica serto então trans for manos nitrato e fosfato em bacterias que morre e vira carga organica ai o skimmer podeatuar sobre o problema mas isso leva um tempo eu penso a principio uns 40 dias. mas veja observe tudo que entra no aqua pois cada um tem o seu jeito de ver as coisas. tenha paciencia, diciplina,seja um bom observador e naum exagere nem e nem comece algo que naum pode cumprir. Ai tera com serteza rezultado.
meu aqua:
http://www.flickr.com/photos/38405255@N06/3530436250

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Re: Será que vale a pena.....

#10 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Eu faria o seguinte

Analisaria o Skimmer, se o mesmo esta bem dimensionado, em caso positivo uma preocupação a menos, porem salvo erro, vc ficou um tempo sem usar skimmer etc, pois estava tentando deixar apenas no sistema jaubert, enfim..

TPA, não tem segredo aqui, com TPA de 15%-20% semanal vc estaria exportando grande parte deste nitrato.

Sinfonamento do substrato, 1x por semana daria uma sinfonada em diferentes partes do substrato, vamos supor, dividiremos seu substrato em 4 partes iguais, na primeira semana sinfonaria a parte 1, na outra semana a parte 2, até por fim chegar na 4 e terminarmos o ciclo.

Colocar uma equip de limpeza jeitada ae, com alguns animais que se enterrem, isso ajudaria a não compactação do substrato.

Sem contar com a ajuda de carvão ativado, lã e resinas removedoras de fosfato e nitrato.

e como ja foi sugerido utilizar ampolas de biodigest

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 259
Registrado em: 24 Set 2009, 22:43
Apelido: Biguzzi
Localização: SBCampo

Re: Será que vale a pena.....

#11 Mensagem por Carlos Biguzzi »

as ampolas do biodigest estão chegando....... vou colocar uma quando chegar e outra 15 dias apos......

o Skimmer não é uma brastemp...... (uso um morato 250 turbinado com uma bomba recisculante......) mas..... ele tá babando de tirar sujeira do aqua...... a cada dois dias tenho que esvaziar o copo.....

estou querendo colocar mais equipe de limpeza..... tipo ofiurus, mini-paguros entre outros..... mas vou esperar uns 15 dias para isso......

quanto a sifonar o substrato :cry: :cry: :cry: problema...... uso SS e qualquer pressão levanta tudo...... não sei se vale muito a pena fazer isso..... estou sifonando as rochas..... e tambem estou pensando em aumentar a circulação com pelo menos +1 do tipo sunsun 3000 l/h, mas para isso vou ter que esperar um pouquinho :evil: :evil: :evil: :evil:

$$$$$ construção é complicado.... kkkkkk
A DEUS toda a Gloria!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”