🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish only

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish only

#1 Mensagem por Diogo Ferreira »

Olá pessoal! bye1

Começo agora, oficialmente, a concretização de um sonho que me acompanha desde 2009, meu primeiro aquário marinho. icon_clap

Optei pelo plug n play da boyu (Boyu Zumbo TL550) tanto pela facilidade, pelo preço (comprei bem barato e completo, com rochas, sal e substrato, na Aquaricamp em 2012) como também pela estética, pois acho bem bonitas as laterais curvas do vidro/acrílico (?). Não sei qual o modelo exato do tl550 que tenho (tem o A, o B, e outros), mas veio com as mídias filtrantes (exceto o carvão ativado) e a iluminação é por duas PL de 24W e dois leds azuis (para moonlight).

Eu demorei muito para iniciar por diversos motivos (pessoais, financeiros). Acabou sendo bom este tempo para mim pois aproveitei e fiquei lendo bastante (sete livros que comprei pela Amazon, posso dar indicações depois para quem se interessar), acompanhando várias montagens e dúvidas pelos fórums (em especial Brasil Reef, outro fórum, Marine Aquarium AS, Nano-Reef.com, dentre outros), visitando diversas lojas pelo brasil (sempre que viajo faço uma busca das lojas de marinho na cidade em questão para visitar) e amadurecendo a idéia do que eu gostaria e poderia fazer. O que não me impediu de ter, ainda, diversas dúvidas e indecisões. icon_frusty Acho que a gente só fixa o conhecimento na prática mesmo, com a experiência.

Sem muito blá blá blá, vou tentar resumir apenas completando que estou finalizando uma reforma (e por isso bastante apertado financeiramente, o que já sei que é um dificultador), mas este foi o impulso final para colocar as coisas para começarem. Eu iria até partir para um plantado, mas não agüento, eu quero é marinho mesmo. Portanto resolvi fazer um fish only no começo. Embora eu ache sim que os corais são excepcionalmente bonitos e interessantes, e que fazem uma bela composição no reef, os animais que mais me atraem são, sem sombra de dúvida, os invertebrados. Acho fantástico observar estes seres curiosos e atípicos. Aliado a isso, a crise financeira e a alta do dólar, kkkk, não estou interessado (leia-se, podendo $$$$) comprar um chiller, trocar o skimmer, comprar outro bomba de circulação interna, upar ou trocar o sistema de iluminação... Enfim, todas estas coisas que eu queria e precisaria fazer para ter um marinho com algum ou outro coral. Portanto vou começar do jeito que estou mesmo.

Eu sei que vocês sempre perguntam: “quais animais você vai querer manter?” Então, para adiantar, penso entre 4 e 6 peixes pequenos, resistentes e de fácil cuidado, dessa lista:

PEIXES (apenas pequenos e de fácil/moderado cuidado. Estou decidindo ainda. Aceito sugestões e correções!)
- Ocellaris ou percula (clássico, bonito e barato).
- Longnose hawkfish (que peixe bonito!!)
- Purple firefish (bem resistente e bonito também)
- Flame hawkfish icon_iCo01 (comportamento muito peculiar. Não sei se seria adequado pelo tamanho do aqua...).

INVERTEBRADOS (todos possíveis imagináveis... brincadeira... vou escolher alguns desta lista)
Equipe de limpeza (pagurus, snails)
Ofiurus (falsa estrela do mar)
Estrela do mar
Pepino do mar
Ouriço do mar
Camarões

O que eu já tenho:

TUDO QUE VEIO NO AQUÁRIO:
O aquário Boyu TL550 com o sump traseiro. 128 litros bruto (display+sump)
Tampa com iluminação (duas PL de 24W e dois leds azuis) – VEIO NO AQUÁRIO
10 bioballs – VEIO NO AQUÁRIO
4 sacos de cerâmica – VEIO NO AQUÁRIO
Espuma preta para filtração física. – VEIO NO AQUÁRIO
Skimmer boyu WG428 – VEIO NO AQUÁRIO
Bomba de recalque (Boyu SP102-1600) - 1400 L/h – VEIO NO AQUÁRIO
Filtro esterilizador UVC Esterilamp Boyu UV-5 – VEIO NO AQUÁRIO

ROCHAS: tenho alguns quilos de rochas que vieram com meu aquário (secas). Um vendedor de uma loja viu as fotos e disse que elas parecem ser muito porosas e que esfarelam demais, mas vou usar elas mesmo. Inclusive irão sobrar muitas, depois vejo se doou para alguém ou troco... Também vai sobrar o substrato original que não irei usar.  Vou (tentar) colocar fotos de algumas rochas aqui nos comentários.

SUBSTRATO: 18 kg de aragonita Ocean Direct (caribsea)

Filtro de Osmose Reversa 50 gpd (esse ta chegando por sedex... ansioso).
Sal RedSea

Tampão Marine Buffer (Seachem)(pH 8,3)

Lã Acrílica Boyu HB-1
Limpador magnético boyu
Rede para peixes pequena.

Kit de testes RedSea (Marine Care test kit) – NH3/NH4, NO3, NO2, pH, KH.
Densímetro Instant Ocean (esperando $ para comprar o refratômetro)
Termômetro digital boyu (desses com ventosa).
Medidor de TDS.


Bom, e isso é tudo. O filtro deve chegar até sexta e pretendo começar fazer o setup e começar a ciclagem já no feriado. Pra quem já esperou tanto, agora que decidi fazer já não aguento esperar mais... icon_comemorando Não pretendo usar aceleradores de biologia (bactérias).
O móvel já está pronto, estou só esperando uma pedra que vou colocar na superfície, para proteger a madeira. Logo coloco fotos do que ta rolando aqui em casa...

DÚVIDAS:
1) O aquário ficou fora da caixa e pegou muita sujeira com a obra, posso passar algum produto para limpar ou apenas pano úmido mesmo? Não tem problema limpar com a água clorada?
2) As rochas também ficaram indo de lá pra cá muitas vezes, como posso fazer para limpar as mesmas? Ou não precisa?
3) Eu vi alguns posts (fóruns em inglês) que indicavam recolar as repartições do aquário. Na opinião e experiência de vocês, é preciso??? Eu já havia feito um teste, assim que comprei o aquário (2012), e não tive problemas de vazamento. Mas já li que ocorreu isso com alguns aquaristas (aqui do Brasil também).
4) Se eu resolver colar alguma coisa ou fazer alguma modificação, o silicone que posso usar é qualquer um ou tem algum impedimento de ingrediente ou especificação de alguma marca? É desses que compra em lojas de materiais de construção?
5) Se eu quiser unir algumas rochas para poder ficar tranqüilo quanto a possibilidade de desmoronamentos, posso usar durepoxi sem amianto, correto?
6) Quais mídias, em qual ordem e em qual compartimento eu devo colocar no sump?
7) E os equipamentos? Skimmer no segundo, aquecimento no terceiro e a bomba + UVC no quarto?? Pra ciclar ligo somente skimmer+recalque e luzes poucas horas por dia?
8) Por fim, mas não menos importante, essa mudança no nível do aquário boyu (TL550) que tantas pessoas fazem, é importante ou seria apenas pra quem ta trocando o skimmer (a galera troca muito pelo Bubble Magus NAC QQ, queria trocar mas to apertado e querendo ir com calma)?
9) Mais alguma dica ou consideração, sugestão de peixe, produto ou equipamento... ??? Estou aberto a críticas. Quero aprender!!

Espero poder contar com a ajuda de vocês! clapping_02 Um abraço, Diogo.
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Rodrigo Volpato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 55
Registrado em: 01 Set 2015, 09:24
Apelido: Rodrigo Volpato
Data de Nascimento: 11 Jun 1992
Cidade: BLUMENAU
País: brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#2 Mensagem por Rodrigo Volpato »

Opa, tudo certo?
Cara eu nao vou conseguir responder as tuas perguntas, pois sou apenas um novato na area..
Mas sobre os peixes, diria para dar uma olhada na familia das Donzelas, tem algumas especies fantásticas!

Recomendaria fazer o teste novamente e ver se está vazando ou não! Caso não estiver, só tocar o barco!

Sobre as pedras, acredito que voce pode lavar elas no cloro, secar bem e deixar secando um dia no sol!

No meu Boyu eu limpei o aquario com um pano e alcool, deixei aberto sem nada durante 48h e quando secou tava sem cheiro e sem nada!

Caso ter vazamento no seu aquario, acredito que existem colas de silicone especificas para aquários!

Sobre o durepoxi, tais certo!

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#3 Mensagem por Diogo Ferreira »

J
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#4 Mensagem por Diogo Ferreira »

Rodrigo Volpato escreveu:Opa, tudo certo?
Cara eu nao vou conseguir responder as tuas perguntas, pois sou apenas um novato na area..
Mas sobre os peixes, diria para dar uma olhada na familia das Donzelas, tem algumas especies fantásticas!

Recomendaria fazer o teste novamente e ver se está vazando ou não! Caso não estiver, só tocar o barco!

Sobre as pedras, acredito que voce pode lavar elas no cloro, secar bem e deixar secando um dia no sol!

No meu Boyu eu limpei o aquario com um pano e alcool, deixei aberto sem nada durante 48h e quando secou tava sem cheiro e sem nada!

Caso ter vazamento no seu aquario, acredito que existem colas de silicone especificas para aquários!

Sobre o durepoxi, tais certo!


Fala Rodrigo!!! 

Obrigado pelo apoio e pelas dicas.

O ruim destes materiais específicos para aquário é que na minha cidade certamente não vou achar.... Aqui é bem pequeno e temos somente uma ou outra loja de Aquários (de água doce) daquelas que dá dó dos peixes só de ver..... Não acho a maior parte das coisas que preciso....

Vou dar uma olhada na Internet se vende alguma coisa assim.

Vou fazer um teste com a água antes sim. Para ficar mais tranquilo. E aí coloco aqui. Daqui a pouco passo lá no seu post para acompanhar.

Um abraço!!
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#5 Mensagem por Felipe Cota »

DiogoFerreira escreveu:DÚVIDAS:
1) O aquário ficou fora da caixa e pegou muita sujeira com a obra, posso passar algum produto para limpar ou apenas pano úmido mesmo? Não tem problema limpar com a água clorada?
2) As rochas também ficaram indo de lá pra cá muitas vezes, como posso fazer para limpar as mesmas? Ou não precisa?
3) Eu vi alguns posts (fóruns em inglês) que indicavam recolar as repartições do aquário. Na opinião e experiência de vocês, é preciso??? Eu já havia feito um teste, assim que comprei o aquário (2012), e não tive problemas de vazamento. Mas já li que ocorreu isso com alguns aquaristas (aqui do Brasil também).
4) Se eu resolver colar alguma coisa ou fazer alguma modificação, o silicone que posso usar é qualquer um ou tem algum impedimento de ingrediente ou especificação de alguma marca? É desses que compra em lojas de materiais de construção?
5) Se eu quiser unir algumas rochas para poder ficar tranqüilo quanto a possibilidade de desmoronamentos, posso usar durepoxi sem amianto, correto?
6) Quais mídias, em qual ordem e em qual compartimento eu devo colocar no sump?
7) E os equipamentos? Skimmer no segundo, aquecimento no terceiro e a bomba + UVC no quarto?? Pra ciclar ligo somente skimmer+recalque e luzes poucas horas por dia?
8) Por fim, mas não menos importante, essa mudança no nível do aquário boyu (TL550) que tantas pessoas fazem, é importante ou seria apenas pra quem ta trocando o skimmer (a galera troca muito pelo Bubble Magus NAC QQ, queria trocar mas to apertado e querendo ir com calma)?
9) Mais alguma dica ou consideração, sugestão de peixe, produto ou equipamento... ??


Opa beleza?! Como não tenho experiência com fishonly não posso ajudar nessa parte mas vamos lá...

1) Sim, limpe só com pano úmido e água da torneira, sem problema.
2) Passe água também da torneira
3) Acho que é mais para aquários com mais de 10 anos. Faça um teste com água da torneira e de boa
4) Tem que ser silicone RTV cura acética, eles tem um aquário desenhado e na descrição diz que é para uso com aquário. Gosto do siltrade.
5) Pode usar durepoxi sim
6) Eu não uso nada, no sump do meu só tem perlon (na caída do aquário) e skimmer.
7) Isso, a sequencia é essa. Só o aquecedor que eu deixaria no primeiro ou segundo pois se não repor o nivel dos ultimos pode abaixar e estourar o aquecedor. Deixaria tudo ligada na ciclagem até para já ir vendo como o aquário se comporta e os equipamentos.
8) Sim, só precisa mexer nas divisórias se for trocar o skimmer e ele não couber, caso do bbm new qq. O nível do display n precisa mudar, esse lance da plaquinha na grade não entendi para que serve e não uso. Não sei pra que deixar o nível quase transbordando.
9) Como vai ser fish only não tenho mt como opinar... mas coloque um sistema de resfriamento e se for usar ventoinhas um sistema de reposição. Antes de por os peixes!!

Espero que ajude!! Boa sorte!

Abraços!

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#6 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

O que eu tenho a dizer é bem vindo ao mundo dos aquários marinhos boa sorte e conte com a gente para suas dúvidas, depois de montado poste fotos para vermos
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#7 Mensagem por Rodrigopasqua »

Olá Diogo, você está sendo muito bem assessorado!
Qualquer dúvida posta aqui!
Acompanhando!
Boa sorte!

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#8 Mensagem por Diogo Ferreira »

Fala pessoal!!! Boa noite.

Obrigado pelas repostas Felipe. Eu não tenho como colocar o aquecedor no primeiro ou segundo compartimento pois não cabe..... Vou esperar ver se alguém possa dar mais alguma ideia sobre isto, ou então deixo no display no começo.... Em relação ao sistema de resfriamento, vou esperar um pouco para sentir como vai se comportar a temperatura aqui no meu ambiente para poder avaliar o grau da necessidade.

Eu hoje coloquei o móvel no local e estou esperando o pessoal do mármore /granito (faço confusão eterna) vir aqui amanhã colocar o tampo no móvel para poder colocar o aquário em cima. Aí começarei a montagem e irei mandar fotos com certeza. Meu filtro de osmose reversa chegou hoje e parece ser bem tranquilo.

Mas aí hoje eu fiquei MUITO CONFUSO em relação a preparação da Água salgada..... Pensei que podia simplesmente colocar no galão e dar umas chacoalhadas..... Hahahhauahhauah. Nunca imaginei que teria que ter um recipiente destinado a isso, muito menos uma bomba para tal....

Ai, tava lendo os posts do fórum e percebi que precisaria de um esquema para deixar a bomba batendo o sal com a água. Aí comprei uma bomba na loja de Aquários da minha cidade (2000 L/h) bem furreca de uma marca chinesa. E achei que foi cara ainda, mas enfim.... Comprei também uma caixa de plástico para bater a água e aí está a minha maior dúvida. Eu iria comprar um aquário de vidro pequeno (22 L) mas como tinha visto um post aqui no fórum (um casal, esqueci os nomes deles) em que eles usaram uma caixa plástica transparente para armazenar a água de reposição (eles usaram o sistema de eclusa por infra vermelho do André matovani), acabei comprando duas caixas de plástico pretas com tampa. A minha ideia era a de usar uma pra preparar a água salgada e uma pra fazer, no futuro, um sistema de reposição também.

O grande problema é que a caixa tem um cheiro muuuito forte. E eu fiquei imaginando se o plástico não soltará alguma coisa prejudicial ao aquário.... É agora eu tô morrendo nessa decisão / indecisão pois acho que fiz mal em ter comprado as caixas de plástico...... As caixas tem 35 L cada. E pelo preço eu teria comprado o tal aquário de 22 L....

Bom, se vocês puderem me dar um help...

Outra coisa depois de colocar tudo ligado e funcionando no aquário, qual a site devo fazer e manter no skimmer e no termostato???

Um abraço a todos! Prometo que colocarei fotos em breve!!
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#9 Mensagem por Diogo Ferreira »

Antonio de Melo Antunes Filho escreveu:O que eu tenho a dizer é bem vindo ao mundo dos aquários marinhos boa sorte e conte com a gente para suas dúvidas, depois de montado poste fotos para vermos

Vou colocar as fotos sim! Continue acompanhando aqui pfv pois tenho certeza que muita dúvida ainda vai surgir. Espero poder aprender e "cometer" alguns acertos também!!
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#10 Mensagem por Diogo Ferreira »

Rodrigopasqua escreveu:Olá Diogo, você está sendo muito bem assessorado!
Qualquer dúvida posta aqui!
Acompanhando!
Boa sorte!


Muitas dúvidas.... Kkkk. Estou louco para começar, ver a água rodando lá dentro. Acompanhe aqui que vou colocando as dúvidas por aqui mesmo, ao invés de fazer vários tópicos.

Um abraço.
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Guilherme Teruaki
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jun 2015, 10:49
Apelido: Teruaki
Data de Nascimento: 07 Out 1990
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#11 Mensagem por Guilherme Teruaki »

Cara olha. Eu nao tenho bomba para bater a água não. O que tenho é saco pq coloco a agua DI em um balde pego minha colher de pau e fico mechendo ate dissolver hahahha. Depende bastante do sal tbm tem uns que dissolvem rapido outros não.

Para reposição utilizo um galao de 10 L aquelas bombonas para água potável. E uma bombinha de uns 100 lh bem fraquinha. Ainda nao tenho sensor de nível então todo dia sento na frente do aquqrio e ligo a bomba

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Avatar do usuário
Antonio Oliveira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014, 17:03
Apelido: Antonio Carlos de
Data de Nascimento: 16 Mai 1954
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Localização: Guarulhos
Curtiu: 96 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#12 Mensagem por Antonio Oliveira »

Olha, quanto ao refratômetro vou te contar uma história que ocorreu comigo. Comprei de um desmonte um aquário Red Sea Max e vieram 2 densímetros, aí então fui medir a densidade do meu Boyu MT-508 que estava ciclando, o densímetro da warmtone sempre marcava um ponto a menos que o densímetro da Red Sea, daí fiquei naquela paranoia de comprar um refratômetro...e comprei, o vendedor pediu que levasse agua do meu aquário para ensinar a usar o refratômetro, e para minha surpresa tanto o refratômetro como o densímetro da Red Sea marcaram a mesma coisa. Dois meses depois levei para calibragem do refratômetror, que foi feito em um Refratômetro Salinidade Digital Alta Precisão da Hanna, e os 3 marcaram a mesma coisa, lógico que o digital tem precisão mais apurada, mas nada que altere a medição principal. Conclusão não entre na doideira como eu e gastar um bom dinheiro na compra de um refratômetro (pelo menos por enquanto), sendo que pode investir em algo mais necessário com um um bom skimmer.
[font=Verdana]Meu Boyu MT-508 RELOADED[/font]
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]
https://drive.google.com/file/d/0BwR1NJ ... sp=sharing

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#13 Mensagem por Diogo Ferreira »

Guilherme Teruaki escreveu:Cara olha. Eu nao tenho bomba para bater a água não. O que tenho é saco pq coloco a agua DI em um balde pego minha colher de pau e fico mechendo ate dissolver hahahha. Depende bastante do sal tbm tem uns que dissolvem rapido outros não.

Para reposição utilizo um galao de 10 L aquelas bombonas para água potável. E uma bombinha de uns 100 lh bem fraquinha. Ainda nao tenho sensor de nível então todo dia sento na frente do aquqrio e ligo a bomba

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk


Bom dia Guilherme!!!

To imaginando você mexendo a água com uma colher de pau!!! Igual um caldeirão de bruxa, hahahah!!! O sal que to usando é o da red sea (o da embalagem azul)!!

Será que esse plástico da caixa que comprei não vai afetar a qualidade da água e do aquário????? To muito bolado!!!!! Ele é preto e fede muito.... icon_poke

#Chateado
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#14 Mensagem por Diogo Ferreira »

Antonio Oliveira escreveu:Olha, quanto ao refratômetro vou te contar uma história que ocorreu comigo. Comprei de um desmonte um aquário Red Sea Max e vieram 2 densímetros, aí então fui medir a densidade do meu Boyu MT-508 que estava ciclando, o densímetro da warmtone sempre marcava um ponto a menos que o densímetro da Red Sea, daí fiquei naquela paranoia de comprar um refratômetro...e comprei, o vendedor pediu que levasse agua do meu aquário para ensinar a usar o refratômetro, e para minha surpresa tanto o refratômetro como o densímetro da Red Sea marcaram a mesma coisa. Dois meses depois levei para calibragem do refratômetror, que foi feito em um Refratômetro Salinidade Digital Alta Precisão da Hanna, e os 3 marcaram a mesma coisa, lógico que o digital tem precisão mais apurada, mas nada que altere a medição principal. Conclusão não entre na doideira como eu e gastar um bom dinheiro na compra de um refratômetro (pelo menos por enquanto), sendo que pode investir em algo mais necessário com um um bom skimmer.


Que boa notícia. Quando a tendência é ouvir que a gente sempre precisa comprar mais e mais produtos, é bom ouvir alguém falando que dá pra ter qualidade com o que já se tem! :)

E você acha que dá problema eu misturar o sal nessa caixa de plástico que citei nas dúvidas acima???? To bastante preocupado/ indeciso.
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#15 Mensagem por Rodrigopasqua »

Diogo pq não tenta trocar esta caixa na loja? Eu tbm utilizo uma caixa plastica para bater o sal... é uma transparente de 50 litros, mas não tem cheiro algum... tenta trocar a sua...

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#16 Mensagem por Diogo Ferreira »

Rodrigopasqua escreveu:Diogo pq não tenta trocar esta caixa na loja? Eu tbm utilizo uma caixa plastica para bater o sal... é uma transparente de 50 litros, mas não tem cheiro algum... tenta trocar a sua...

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk


Oi Rodrigo. Bom dia!!

Eu pesquisei bastante, e confirmei meu medo. Não vou usar este plástico fedorento não... hahaha. Achei MASA uma galera comentando que os pla´sticos a serem usados, quando não forem apropriados para animais (aquário) devem ser de padrão alimentar (tipo os galões de água para beber). Portanto não vou usa este plástico que é para armazenamento apenas (e fede...).

Eu já decidi o que fazer, vou ficar com as duas caixas para guardas outras coisas (são boas até, só fedem... hahaha) e vou lá na loja de aquário comprar o aquário um aquário de 22 litros para bater a água. Já liguei lá reservando! :)

Além disto, para transportar a água do filtro de OR até a caixa de preparo, vou usar dois galões de 10 L que arranjei aqui. Eram galões que continham uma solução salina usada em hemodiálise, por isso acho que deve ser um plástico de boa qualidade e segurança (uso hospitalar). Vou limpar os galões (plástico) e a caixa de preparo (vidro) com água destilada.

O problema que vou ter com isso é que não vou conseguir bater a água por 24 horas como indicaram (o compartimento é de 20 L e terei que colocar pelo menos uns 80 a 100 L para encher o aquário). Enfim, para as TPAs tentarei respeitar o esquema de 24 h batendo o sal, de início espero que o mesmo acabe de solubilizar no sistema mesmo.

Obrigado pela resposta cara! icon_cheers

Agora estou com outras dúvidas... vou colocar aqui embaixo. icon_assobiando
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#17 Mensagem por Diogo Ferreira »

Agora estou com quatro dúvidas, que solicito que me ajudem. icon_comemorando

1) Não sei se faço o bloqueio de 1/3 da grade do overflow para subir o nível do display. Não entendi muito bem a necessidade e o benefício em se fazer isto...

2) Não sei se corto o compartimento do skimmer. Ainda não entendi muito bem a função de fazer isso, além da adptação de um possível novo skimmer (Bubble Magus NAC QQ - New)... Cortar iria ajudar a subir o nível do 3o e 4o compartimento?

3) Não estou imaginando como poderei fazer o termostato caber no primeiro compartimento, como me indicaram...

4) Não tenho a menor ideia de onde colocar as bioballs, e os anéis de cerâmica....

Sobre a disposição dos equipamentos e materiais nos compartimentos, vejam se posso fazer assim:

compartimento 1: lã da boyu embaixo (umas duas ou três camadas, cortadas no tamanho certinho do compartimento, rola?) e espuma preta por cima.

compartimento 2: skimmer.

compartimento 3: quatro sacos dos anéis de cerâmica embaixo e as bioballs por cima.

compartimento 4: o termostato e a bomba de recalque (com o filtro esterilizador UVC).

Ainda em tempo: esta lã da boyu (Lã Acrílica Boyu HB-1) e perlom é a mesma coisa?

ÚLTIMA PERGUNTA, JURO: Vocês me indicam comprar os carvões ativados e o purigem? Tem algum site que venda os saquinhos para colocar essas mídias?

Forte abraço e prometo que hoje, se tudo der certo, coloco ao menos algumas fotos iniciais! slr slr

obrigado pela ajuda! plus_icon
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#18 Mensagem por Felipe Cota »

Fala Diogo, é, na dúvida melhor não usar as caixas. Para bater o sal a primeira vez pode fazer no display mesmo... enche de água deionizada/ro e taca o sal devagar, tipo, um copo de cada vez... espera dissolver e mede a densidade. Deixe a bomba do recalque ligada e coloque essa bomba que vc comprou pendurada dentro do display de forma que ajude na circulação da água. Pode estar até com substrato, não tem problema. Já fiz assim. Se estivesse utilizando um substrato vivo, desses que vem com água, ai recomendaria bater o sal antes de por o substrato para preservar a vida que vem nele. Mas no seu caso deve estar seco, então pode montar com água doce e adicionar o sal aos poucos. Gente, bomba é muito barato, e é um item indispensável na caixa de reserva/emergência. Já pensou, uma queima, e vc perde os bichos pq não tinha uma bomba? Use essa bomba para bater o sal... se é para bater com colher de pau acho melhor nem ter aquário rs. Não bater utilizando uma circulação adequada pode não dissolver corretamente ou causar a precipitação de algum sal. Eu deixo batendo até a água ficar transparente, ai já faço a tpa, coisa de 1h mais ou menos.

Sobre o aquecedor eu uso o que veio no boyu para aquecer a água da tpa e comprei um desses comuns para o boyu, da sarlo. Ai ele fica no primeiro compartimento lá no fundo. O perlom eu cortei um pedacinho de capa de cd, de modo que fique um L na parede de trás do boyu. Ai tenho uma plaquinha dessas de filtro externo, que enrolo o perlon nela e escoro nesse L. Você pode usar sua criatividade para colocar o perlom no primeiro compartimento. rs

O compartimento do skimmer vc vai cortar dependendo do skimmer que vc vai por. O bbm new qq não entra se vc não cortar. Sem o suporte dele ele até entra mais ele vai alagar porque o nível máximo de água no corpo dele é bem abaixo da divisória do boyu. Por isso o corte de 9cm na divisória. Outros skimmers e outros modelos poderão exigir outras configurações, então só corte quando tiver o skimmer em mãos.

Eu não uso bioballs nem cerâmica, muito menos carvão. Só perlom e skimmer. Mas isso para corais, para o fishonly não sei... talvez como a produção de amônia será maior possa ajudar. O ideal é acompanhar com testes. Não coloque nada, e vai medindo... se a amônia ficar acima do mínimo, vc coloca bioballs ou cerâmica e vai testando pra ver se melhora. Se tiver bastante rv e substrato talvez nem precise.

Sim, perlom é a manta acrílica vendida em lojas de tecido pro R$3,00 o metro!!! icon_joia

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#19 Mensagem por Rodrigopasqua »

Aqui no interior compro uma tirinha minuscula por 3,90.... nen perlon salva aqui viu...

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Após seis anos, meu primeiro marinho! BOYU TL550 – Fish

#20 Mensagem por Felipe Cota »

O loko, na loja de tecidos é barato... ja procurou? Eles só vendem por metro. Chama manta/lã acrílica.

Ah esqueci de falar, eu uso um aquecedor comum ligado num termostato fullgauge assim tenho muito mais controle e precisão do que o termostato do boyu.

Responder

Voltar para “Clube Boyu”