Montei meu primeiro aquário dia 22/03/2013, que por sorte (ou não...rs) é de água salgada. É um Boyu Tl 450, que tem 58 litros.
Nunca tive nenhum aquário na vida, ganhei este presente do meu irmão mais velho, que já tem aquários por mais de 10 anos, porém marinho, ele tem há uns 3 anos.
Na montagem utilizei:
5 kg de rocha morta natural (não é sanzibar, é uma pedra natural mais porosa e mais leve)
1 kilo de rocha viva (peguei do aquário do meu irmão)
8 kilos de ocean direct (substrato)
Água salgada, pronta, com densidade 1024.
Da montagem original do aqua, retirei as cerâmicas e os bio-balls. Coloquei uma bomba de recalque de 650LT/hr, pois a bomba que vem no Boyu era bem fraca e deixava o aquário com pouquíssima circulação e uma nata suja em cima da água. Mudei as esponjas que vem nele, coloquei uma na caída de água do sump e outra no compartimento da bomba de retorno, para evitar que as microbolhas que saem do Skimer fiquem fazendo uma névoa branca no aquário. Futuramente, quero tampar aqueles buracos que ficam perto da entrada de água do Sump. Estou deixando a luz UV desligada.
Meu Skimmer tem funcionado muito bem! Vou postar fotos.
A iluminação eu tenho deixado durante o dia, por aproximadamente umas 5 horas, e a noite, deixo a moon light acesa (Led azul).
No dia 22/03, montei o aquário com as rochas mortas. Tres dias depois, peguei as rochas vivas. Com 6 dias, já tinha algas marrom pela areia e pelas pedras.
Com 10 dias, coloquei alguns bichos: 5 mini paguros, 2 anemonas tomate, uma asterina e 1 coral green star polipis (que veio grudado em uma das rochas vivas).
Coloquei também um termômetro. Após colocá-lo, vi que a temperatura média do aquário tem sido entre 29° e 30°, o que é bem quente. Li várias dicas sobre os coolers, porém não quero colocá-los por conta da evaporação que ele causa. Meu irmão vai deixar comigo um Chiller pequeno, que acredito que será a solução dos meus problemas (espero!).
Abaixo seguem as fotos.