🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Boyu TL-550 Led

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Boyu TL-550 Led

#1 Mensagem por Armando Ito »

Após muito pesquisar ( agradeço de antemão aos vários tópicos relacionados , extremamente essenciais ás minhas dúvidas ) ontem peguei meu Boyu 550 ...
Juntamente já adquiri uma cx de Tropic marine (4 kg) e hj vou atras do substrato ( Samoa Pink nº2 ) ...
Já providenciei o aumento na grade do Sump (fechei na metade) ... e abertura (abaixei 5cm) no nivel do Skimmer (428) ...

Realmente são necessários os 18 kg de substrato(10 cm) ? ... ví muitos que pelo "aspecto" teriam algo em torno de 9 kg (+ou- 4 cm) ...
Veio com 4 pacotes de cerâmica ... pensei em utilizar 2 e incluir um de Syporax (total 3) ... é desnecessário ?
O vendedor me aconselhou a deixar a espuma ( segura muita sujeira ) e falou pra limpar com frequencia ... então pensei em cortar pela metade e cobrir com perlon ...
Como o nivel do sump abaixa, onde vces colocam o aquecedor ? no overflow ?
Ví Refratometos de $200 e de $350 ... existe alguma diferença ( melhor - pior ) ?
Editado pela última vez por Armando Ito em 05 Nov 2013, 09:54, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: Armando Reef - Boyu TL-550 Led

#2 Mensagem por Alex Zabalia »

Boa Tarde Armando, parabens pela aquisição, vamos as duvidas:

1 - a altura do substrato vai ajudar na colonização de bacterias, porem como vc citou mantenha os 4 pacotes de ceramica no sump e diminua a altura do substrato, prefira o que for lhe agradar mais no visual, tenho um marinho de 450 lts aki que o substrato da + - 5cm, esta ha 3 anos montados sem problema algum.

2 - se tiver a opção de colocar os 4 pcts de siporax, tera beneficio melhor, não sou fâ das ceramicas da boyu.

3 - vai de perlon no sump, pratico, facil de trocar e funcional

4 - opte por colocar o termostato no overflow, porem cuidado com nivel de agua, se abaixar muito vai fritar o aquecedor, ja pensou em reposição automatica ?

5 -quanto ao refratometro, hj existem marcas muito boas com preço acessivel, escolha aquele que caiba no seu bolso, de facil manuseio, apesar de ser simples o funcionamento, eu tenho da soma.


boa sorte com aqua, poste as fotos dele !!! abraços

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#3 Mensagem por Armando Ito »

Obrigado Alex!

já encomendei o refratometro da soma e o samoa pink ...
falta as sanzibar e os testes ...
com ele montado e com fotos fica melhor mesmo né ... rsrrs

abrasss

* acho que vou deixar os 4 de ceramica e adicionar 1 de syporax ...

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#4 Mensagem por Armando Ito »

Atualizando .... começando a mexer nele ... antes de colocar agua ... icon_yes

recorte (5 cm) para abaixar o nivel no compartimento do skimer ...
Imagem
colocando "base interna" para apoiar a tela (purigem + perlon) ... subindo o nivel do sump (metade) e um suporte para efeito "cascata" ...
Imagem
limpando com vinagre o skimer ... e aproveitando para "aprender" a regular ... (direciona a parte "chanfrada" em direção á saída (máximo) e abre a entrada de ar até obter o efeito "sonrisal") ...
achei que seria díficil , mas é facinho ... icon_comemorando ... muita gente fala que o skimer da boyu é fraco ... pelo teste não achei não ... trabalha direitinho ...
Imagem
coloquei o deionizador no lavabo de casa ... icon_assobiando ... falta a torneira ...
Imagem

depois posto mais fotos ... (aguardando o móvel e as zanzibar) ...

guilherme_almeida
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 14 Jul 2011, 12:51
Apelido: Guilherme
Data de Nascimento: 18 Nov 1988
Cidade: Calverton
País: EUA
Localização: Ponta Grossa - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-550 Led

#5 Mensagem por guilherme_almeida »

Boa noite Armando!

Gostei muito da organização, tah de parabens!

Interessante suas modificações, eu teria esperado um pouco mais, pois assim vc perde seus 3 meses de garantia de fábrica da Boyu em caso de qlrq problema...independente disso, no meu Boyu eu apenas aumentei a entrada do overflow e já ficou ótimo o nivel do Sump, onde regulei o skimmer e coloquei o aquecedor ali mesmo, não necessitando de se cortar a parede do skimmer.

Atente para já ir providenciando um sistema de refrigeração por ventoinhas, adaptáveis na tampa do Boyu mesmo, tem ae no forum vários exemplos bem funcionais, e vc economiza ao invez de comprar um chiller rs!

De resto, posta mais fotos ae :D

Guilherme bye1

(ah, ia esquecendo, porquê não tira um dos 3 saquinhos de ceramica e coloca o purigem na saida do skimmer? De repente uma ideia legal era trocar também as ceramicas, que da boyu não são as melhores!)
Eng. Agrônomo pelo simples amor pelas plantas...

Meu Boyu TL-550 128L : viewtopic.php?f=99&t=27017

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#6 Mensagem por Armando Ito »

fui pegar as rochas ( zanzibar e dry rock ) ... e ví essa agua ( natural )
segundo o lojista , já contem "biologia" ... e reduz o período de ciclagem ... ( não é preciso por toda ... uns 20% resolve ) ...
Imagem
"papo" de lojista ??

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#7 Mensagem por Armando Ito »

guilherme_almeida escreveu:Boa noite Armando!
Gostei muito da organização, tah de parabens!

Interessante suas modificações, eu teria esperado um pouco mais, pois assim vc perde seus 3 meses de garantia de fábrica da Boyu em caso de qlrq problema...independente disso, no meu Boyu eu apenas aumentei a entrada do overflow e já ficou ótimo o nivel do Sump, onde regulei o skimmer e coloquei o aquecedor ali mesmo, não necessitando de se cortar a parede do skimmer.

(ah, ia esquecendo, porquê não tira um dos 3 saquinhos de ceramica e coloca o purigem na saida do skimmer? De repente uma ideia legal era trocar também as ceramicas, que da boyu não são as melhores!)


valeu Guilherme!
não tive dó ... passei a serra nele ... rsrsrs

* ia colocar o Purigem na saida do overflow ... por baixo do perlon ... na saida do skimer é melhor ?
** acho que vou acabar deixando as 4 ceramicas e incluir 1 syporax ...
Editado pela última vez por Armando Ito em 12 Nov 2013, 05:51, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Weberton Soares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 119
Registrado em: 20 Jun 2013, 14:51
Apelido: Weberton Persoa
Data de Nascimento: 03 Fev 1981
Cidade: GOIÂNIA
País: Brasil
Localização: Goiânia-GO
Curtiu: 9 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#8 Mensagem por Weberton Soares »

Gostei do filtro deionizador, ficou parecendo mais uma peça de decoração... hehehe
Está realmente começando bem... icon-aplauder
[font=Comic Sans MS]Weberton Persoa
Goiânia-GO[/font]

Imagem

Meu Reef:
http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=27725

guilherme_almeida
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 14 Jul 2011, 12:51
Apelido: Guilherme
Data de Nascimento: 18 Nov 1988
Cidade: Calverton
País: EUA
Localização: Ponta Grossa - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-550 Led

#9 Mensagem por guilherme_almeida »

Oi Armando!

Pelo que vejo, por vc ter cortado a saida do Skimmer e aumentado a litragem do display fechando o overflow, vc terá pouca coluna dágua onde ficam as midias filtrantes.

Tente retirar as bioballs que tem dentro (10 se nao me engano) tentando abaixar o volume dos 4 saquinhos de ceramica e + siporax, porque senão é muito provavel que o ultimo saquinho fique fora da água, não servindo de nada.

Acredito que não seja problema deixar depois do perlon, ele retem as particulas maiores, o purigem de uma forma ou de outra, as menores, as bacterias terminam o serviço junto com o skimmer.

Abraço e posta fotos ae!

Guilherme bye1
Eng. Agrônomo pelo simples amor pelas plantas...

Meu Boyu TL-550 128L : viewtopic.php?f=99&t=27017

guilherme_almeida
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 14 Jul 2011, 12:51
Apelido: Guilherme
Data de Nascimento: 18 Nov 1988
Cidade: Calverton
País: EUA
Localização: Ponta Grossa - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-550 Led

#10 Mensagem por guilherme_almeida »

Oi Armando!

Pelo que vejo, por vc ter cortado a saida do Skimmer e aumentado a litragem do display fechando o overflow, vc terá pouca coluna dágua onde ficam as midias filtrantes.

Tente retirar as bioballs que tem dentro (10 se nao me engano) tentando abaixar o volume dos 4 saquinhos de ceramica e + siporax, porque senão é muito provavel que o ultimo saquinho fique fora da água, não servindo de nada.

Acredito que não seja problema deixar depois do perlon, ele retem as particulas maiores, o purigem de uma forma ou de outra, as menores, as bacterias terminam o serviço junto com o skimmer.

Abraço e posta fotos ae!

Guilherme bye1
Eng. Agrônomo pelo simples amor pelas plantas...

Meu Boyu TL-550 128L : viewtopic.php?f=99&t=27017

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#11 Mensagem por Armando Ito »

guilherme_almeida escreveu:Tente retirar as bioballs que tem dentro (10 se nao me engano) tentando abaixar o volume dos 4 saquinhos de ceramica e + siporax, porque senão é muito provavel que o ultimo saquinho fique fora da água, não servindo de nada.
Guilherme bye1


Oi guilherme ...
já testei ... as 4 ceramicas e o syporax ficam abaixo da linha do skimmer ... ( as bioballs não vou usar )
se der espaço, talvez eu coloque o purigem junto com as midias ... pensando bem, acho que o purigem vai se saturar rapidamente junto com o perlon ...

abraço
Editado pela última vez por Armando Ito em 14 Nov 2013, 09:58, em um total de 1 vez.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#12 Mensagem por Armando Ito »

primeiro teste de layout ...
tentei deixar o mais "arejado" possível ... para uma circulação bem eficiente ... e tentei "fugir" do tradicional ... rsrsrs
se houver algum erro no layout , me corrijam por favor ... icon_yes
Imagem
6 kg de zanzibar e 5 kg de dry rock

* 24 h na solução de cloro + 12 h na agua deionizada e 48 h secando ao sol ... ( prevenção é tudo ... rsrsrs )

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#13 Mensagem por Armando Ito »

duvida .... rsrrs

estava pensando em ligar o timer das luzes só nas brancas ... e deixar as azuis ligadas diretas ... (adaptação nos leds)
tem algum problema deixar as moonlight acesas direto ?

Avatar do usuário
Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 19 Mar 2013, 18:04
Apelido: Edson
Data de Nascimento: 14 Mar 1969
Cidade: Pariquera-Açu
País: Brasil
Localização: Pariquera-Açu, SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#14 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Olá Armando.

Eu acho que as azuis do Boyu ficam muito fortes pra deixar durante toda a noite. Talvez isso seja só impressão minha, mas vejo quando as deixo ligadas por um tempo que a atividade dos peixes continua, como se estivessem sob as brancas. Sei lá. Mais uma vez. Talvez seja só impressão...

Mas me diga uma coisa, como você pretende colocar o timer só nas brancas? Você vai fazer alguma modificação na configuração dos leds?

grande abraço!

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#15 Mensagem por Armando Ito »

Edson Ferreira Martins escreveu:Olá Armando.
Mas me diga uma coisa, como você pretende colocar o timer só nas brancas? Você vai fazer alguma modificação na configuração dos leds?
grande abraço!

Oi Edson ... eu ia "alterar" a configuração na cx de luzes ... (coisa fácil pra quem trabalhou vários anos nisso ... rsrsr)
minha idéia era usar um potenciômetro (+ resistor) no lugar do chaveamento , fazendo um "Lunar Tracker" caseiro (aparelho que simula as fases da lua)

só não sei se é viável ... rsrsrs

abrass

Avatar do usuário
Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 19 Mar 2013, 18:04
Apelido: Edson
Data de Nascimento: 14 Mar 1969
Cidade: Pariquera-Açu
País: Brasil
Localização: Pariquera-Açu, SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#16 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Armando Ito escreveu: minha idéia era usar um potenciômetro (+ resistor) no lugar do chaveamento , fazendo um "Lunar Tracker" caseiro (aparelho que simula as fases da lua)


Isso parece muito legal. Se você conseguisse automatizar essa variação da potência simulando o ciclo lunar ficaria muito legal!

Desculpe pela ignorancia... :oops:
Eu nunca abri a tampa do Boyu. Mas vejo saindo só uma tomada que alimenta a fonte para todas as lâmpadas.
Seria possível sair com outra tomada acionando só as azuis?

Grande abraço!

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#17 Mensagem por Armando Ito »

Edson Ferreira Martins escreveu:Isso parece muito legal. Se você conseguisse automatizar essa variação da potência simulando o ciclo lunar ficaria muito legal!
Eu nunca abri a tampa do Boyu. Mas vejo saindo só uma tomada que alimenta a fonte para todas as lâmpadas. ... Seria possível sair com outra tomada acionando só as azuis?
Grande abraço!

Com certeza ... se vce olhar na tampa de acrílico , na parte "inferior à esq" verá 4 fios (2 da branca e 2 das azuis) ... (no meu caso que é de led) ... elas que vão até o interruptor na tampa superior ...
mas não abri ainda para ver a configuração ...

retirado de uma matéria americana :
* It is common knowledge that the lunar cycle affects nature in many ways. The effect that interests the aquarist is the impact on reproduction. Research suggests the lunar cycle plays a role in signaling reproduction in corals, fish and invertebrates.
This is the reason that dimmers are important on a moon light. Many people use dimmers to manually simulate the lunar cycle.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#18 Mensagem por Armando Ito »

em ultimo caso, só "separaria" a fiação (branca - azul) e colocaria um dimmer desse ...
Imagem
Editado pela última vez por Armando Ito em 14 Nov 2013, 16:49, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 19 Mar 2013, 18:04
Apelido: Edson
Data de Nascimento: 14 Mar 1969
Cidade: Pariquera-Açu
País: Brasil
Localização: Pariquera-Açu, SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#19 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

icon_joia

Gostei da ideia. Estou começando a "me coçar" pra abrir... icon_assobiando

Quando te disse no primeiro post que eu achava que não seria legal, eu estava pensando em manter as luzes com intensidade total durante toda a noite. Não tinha imaginado uma solução que simulasse o ciclo da lua.

Pelo texto que você postou a simulação do ciclo lunar vai ser benéfica para os corais, peixes e invertebrados. icon_yes

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Boyu TL-550 Led

#20 Mensagem por Armando Ito »

Acabei de montar meu Boyu ...

9 kg de Samoa Pink nº2 + 6 kg de Zanzibar + 6 kg de Dry Rock
2 lt de Syporax + 1 lt de Ceramica + Perlon
32 lt de Agua Natural ( Nutry Seawater ) + 75 lt deionizada ( Tropic Marine )
1 Wave Maker Resun 2000

Montando layout
Imagem

Enchendo ( com uma SB1000 )
Imagem

Cheio !!
Imagem
Imagem

Tudo funcionando perfeitamente
Imagem

Agora é esperar com calma a ciclagem .. rsrs

Responder

Voltar para “Clube Boyu”