🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Puffer Valentini e Solandri juntos - dá certo?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Carlos Grigolon
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Abr 2021, 22:00
Apelido: Carlos
Data de Nascimento: 01 Out 1976
Cidade: Jundiai
País: BRASIL

Puffer Valentini e Solandri juntos - dá certo?

#1 Mensagem por Carlos Grigolon »

Ola todo mundo!

Tenho um reef de 300 litros + 60 litros de sump traseiro, equipado com recalque de 2000 litros/hora e mais 3 wavemakers de 2000l/h cada, skimmer Macro Aqua AS150P, luminária que eu mesmo fiz para corais, onde crio Softs e LPS com bom êxito. Como filtragem, tenho uns 10 quilos de rocha viva ja maturada de reefs antigos que tive + 1 quilo de siporax e mais 1 quilo de seachem matrix. Faço a manutenção de biologia com os MicrobeLift semanalmente, alimento corais com Redes Reef Energy AB+, e a cada 6 meses, inoculo copépodes, principalmente para o Bangai e o Copperband, os meus dois chatos de comer. Neste aquário tenho:

1 casal de ocelaris pequenos (4cm cada)
1 gramma royal (de uns 6cm)
1 wrasse longfin Rubi (cerca de 8cm)
1 goby firefish (cerca de 7cm)
1 cardinal Bangai (cerca de 8cm)
1 acanthurus bahianus (cerca de 10cm)
1 borboleta copperband (cerca de 10cm)
1 puffer Valentini (cerca de 7cm)
1 donzela springeri pequena (de uns 3cm)
1 camarão bailarino grande
1 stenopus médio

Agora eu estou completamente apaixonado pelo Puffer solandri, e, vendo a tranquilidade que é o meu Valentini, que não belisca corais, não mexe com nenhum peixe, é super tranquilo, pacífico, comilão (eu não venço repor paguros, que sempre viram lanche do puffer, por mais que eu dê ração, vongole, mysis, fishballs, etc, etc, etc...), não consigo imaginar qualquer hostilidade por parte do meu gorduchinho, que é o meu xodó, foi meu primeiro peixe depois dos palhaços.... Será que nessa litragem, eu consigo ter os dois convivendo numa boa ?

Abraço!

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Puffer Valentini e Solandri juntos - dá certo?

#2 Mensagem por Andrés Segal »

eu nao conheço particularidades deste outro puffer (o solandri) mas acho que ja esta bem cheio de peixes para 300 litros, eu nao colocaria mais nada.
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Puffer Valentini e Solandri juntos - dá certo?

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Concordo com o Andrés, sua população já passou do limite.


Quanto aos dois "baiacus" rss, são peixes que aceitam espécies semelhantes sim.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Carlos Grigolon
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Abr 2021, 22:00
Apelido: Carlos
Data de Nascimento: 01 Out 1976
Cidade: Jundiai
País: BRASIL

Re: Puffer Valentini e Solandri juntos - dá certo?

#4 Mensagem por Carlos Grigolon »

Bom pessoal, apenas um update.

Depois que baixou o capiroto no bahianus (atacava todo mundo), consegui um lar novo para ele com um colega de hobbie da minha cidade. O bahianus foi para um tanque de 1200 litros, e está bem feliz agora. Com isso, abriu uma vaga aqui no meu aquário e eu adquiri o solandri ha pouco mais de 1 mes. Ele é um pouco maior que o meu valentini. Quando ele chegou, ficou um pouco tímido mas comeu vongole no primeiro dia, o que foi bem legal. Nos dias seguintes, vi o solandri acuando o valentini no canto do aquário. Jamais chegaram a brigar, mas o solandri não deixava o valentini em paz, nem para comer, e percebi que o valentini não ia mais na minha mão buscar comida, o que me deixou MUITO preocupado... Lendo em algumas referencias de etologia (biologia do comportamento) dos meus empoeirados livros da faculdade, entendi que eles estavam impondo relação de territorialidade, e que o valentini certamente levaria a pior se o solandri entendesse que o aquário todo seria seu território de alimentação, e a vida dele iria sofrer uma queda de qualidade, coisa que eu não poderia deixar acontecer.
Peguei uma criadeira e coloquei os dois juntos, com 4 vongoles dentro, afim de que eles entendessem que poderiam comer em paz mesmo um na presença do outro. Fiz isso por quatro dias. No quinto dia, soltei-os no aquário e as investidas voltaram. Aí, lendo em um grupo norte americano, vi uma técnica que funcionou de forma excelente e devinitiva. O ESPELHO!
Arrumei um espelho do tamanho de uma das laterais do aquário e o coloquei. Os DOIS puffers foram para cima do espelho JUNTOS, e ficaram encarando as imagens sem parar. Deixei o espelho por cerca de 4 horas por dia, sendo dois intervalos de duas horas antes da refeiçao da manhã e da tarde. Ao fim da "sessão espelho", dava o vongole ali por perto, e os dois comiam tranquilamente. Com isso, dado a inteligência desses bichos, acredito que eles tenham entendido que eles defenderam juntos o território de alimentação, e com isso passaram a contar um com o outro para se alimentar dos "espólios da luta". Repeti isso por cerca de 2 semanas. Ao fim, eles até dormiam juntos, lado a lado. E durante o dia, eles nadam tranquilamente no aquário, mas SEMPRE um deles está no territórios de alimentação (onde estava o espelho), meio que revezando a defesa do território. As vezes os dois ficam por ali, mas naquele canto SEMPRE tem um baiacú, seja o solandri ou o valentini. E o detalhe, um nao expulsa o outro. Eles entram e saem pacificamente do território. Penso que se eu coloco um terceiro baiacú (coisa que OBVIAMENTE não farei), os dois juntos iriam partir pra cima dele juntos. Estabeleceram portanto uma relação de parceria. Achei sensacional!

era isso.... abração a todos:-D

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”