🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Acanthurus coeruleus - Cirurgião-azul

Trancado
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Acanthurus coeruleus - Cirurgião-azul

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Acanthuridae
Nome científico: Acanthurus coeruleus
Nome comum : Cirurgião-azul
Nome comum em inglês: Atlantic Blue Tang


Morfologia:
Este peixe muda de coloração ao longo de sua vida. No período inicial o seu corpo é amarelo. Conforme a adolescência chega o amarelo se mescla com azul, que pode surgir a partir das nadadeiras ou em pontos dispersos no próprio corpo. No período intermediário o corpo já se encontra todo azul ou acinzentado e apenas a cauda permanece amarela. Na fase adulta o cirurgião-azul muda para um azul escuro uniforme. RDD 9-9; RMD 26-28; RDA 3-3; RMA 24-26

Alimentação:
microalgas, macroalgas, pedaços de peixe, camarão, carne, congelados, patês, ração,

Biologia:
Habita recifes de coral, bancos de alga e costões rochosos próximos da costa. Formam pequenos grupos. Preferencialmente diurnos. Alimentam-se apenas de algas. Os espinhos de ambos os lados do pedúnculo caudal podem inflingir ferimentos dolorosos. Uma característica interessante é que quanto mais velhos mais pacíficos, sendo os jovens bastante agressivos, por ser muito territoriais nesta fase. Eventualmente podem dar umas beliscadas em corais e invertebrados, apesar de não ser muito comum este procedimento.

A reprodução ocorre durante a tarde ou entardecer. Este evento é indicado por uma mudança na cor de um azul escuro uniforme a um posterior azul anterior e escuro azul pálido. Os machos cortejam agressivamente as fêmeas do grupo, conduzindo-a a arremetidas ascendentes rápidas para a superfície da água, onde os ovos e o esperma são liberados. Os ovos são pequenos, aproximadamente 0.8mm de diâmetro. Os ovos são pelagicos , cada um contém uma única gota do óleo para a flutuação. Os ovos fertilizados chocam em 24 horas, revelando larvas pequenas, translúcidas com abdômens acinzentado e espinhos caudais rudimentares.

As larvas recentemente chocadas são parecidas como ao acronurus porque foram pensadas para representar um gem separado dos peixes, Acronurus. O acronurus é fino e comprimido lateralmente, com uma cabeça em forma de triângulo. Tem os olhos grandes e aletas peitorais proeminentes, e cumes verticais no corpo. As aletas dorsais, aleta anal, e as escamas começam a formar-se quando o acronurus alcança 2-6 milímetros no comprimento. O espinho caudal não aparece até que o acronurus alcance aproximadamente 13 milímetros no comprimento. O acronurus perde sua cor de prata e gira o marrom, e seus perfis tornam-se chatos. Os espinhos dorsais e anal proeminentes que são característicos do acronurus reduzem-se, e o corpo é alongado. A metamorfose completa leva aproximadamente uma semana, os juvenis depois de 2 semanas estabelecem-se no habitat apropriado

Imagem

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Trancado

Voltar para “Acanthuridae”