Página 1 de 1

Teste e dicas sobre skimmer CadLights Gen3 PLS-100

Enviado: 09 Ago 2014, 22:40
por Germano Junior
Bom pessoal, em Fevereiro adquiri o Skimmer CAD Lights Gen3 PLS-100 (http://www.cadlights.com/index.php?main ... cts_id=267), o motivo da aquisição foi pelo pouco espaço do sump e o skimmer anterior não estava funcionando corretamente, esse skimmer foi um dos poucos no mercado que caberiam no meu sump, e resolvi compra-lo para testar o equipamento, pois é uma marca que quase ninguém teve contato no brasil.

Quando se procura um skimmer tem que se levar em considerações certos requisitos, se ele é confiavel, se a montagem é resistente, se a bomba é boa, se tem peças de reposição e etc, mas no meu caso em particular, o que contou mais foi as dimensões do skimmer

As especificações do Skimmer:
Dimensões: 4.75"(L) x 4.75"(W) x 19"(H)
Powerful CAD Lights TIA-1150 Skimmer pump
GPH: 375GPH
Wattage: 20W
Air draw: 315 L/H
Operating water level 5"- 9"
Optimum Water level 6"

Load recommendations:
Light bio-load (120G)
Medium bio-load (90G)
Heavy bio-load (70G)

Foto: 1067

Primeiras Impressões:
-Ao comprar o skimmer, no site o valor de frete estava um valor X...após a compra uns 2 ou 3 dias depois recebi um e-mail da empresa falando que o frete na verdade seria Y (lógico que um valor um pouco maior), respondi alegando que o site indicava um valor x e tal e que eu estava indignado com isso, disse que pagaria o valor Y, mas que eles me ajudassem não colocando esse valor Y na nota, e sim aquele valor X. A empresa então falou que faria sim, na verdade eles iriam indicar o valor na nota como peça de reposição, o que seria um valor bem baixo. E assim foi feito, paguei a taxa alfandegaria mas foi bem menos do que eu imaginava =)...e chegou até que rapido, bem embrulhado, sem nenhum arranhão. Então durante a compra antes de efetuar o pagamento, entre em contato no e-mail deles e confirmem o valor do frete.

-O produto é super bem construido, peças sólidas, firmes, se encaixam perfeitamente, sem nenhum arranham ou bolhas e deformações...inclusive ja deixei cair o copo do skimmer no chão e nada aconteceu, nem arranhou.

-Como todo skimmer é indicado fazer sua lavagem antes de utilizar, coloque em um balde com água e vinagre por 12h rodando já é suficiente

Funcionamento
-As primeiras impressões foram excelentes, super silencioso, bolhas bem pequenas e densas, depois de algumas horas ja escumava bastante.

-É bom tomar cuidado com a altura de funcionamento dele (vide especificações), quando muito submerso, tende a transbordar, mas nada que um tijolo baiano não resolva, a principio utilizei isso, depois pedi para um camarada do forum para fazer um suporte na altura e largura que eu queria:
Um suporte em acrilico com uma borracha embaixo (para absorver um pouco da vibração da bomba)
Imagem

Tendo este suporte no sump, a base do skimmer fica em cima do mesmo, e assim na altura perfeita de trabalho. Outro ponto interessante neste suporte, é que pedi vazado no meio, pois como disse anteriormente tenho pouco espaço no sump, entao embaixo desse suporte eu utilizo um termostato de titanio, que da o tamanho exato do compartimento do sump, assim consigui utilizar os dois equipamentos no mesmo compartimento.

-Outro ponto importante é o ajuste desse skimmer, o ajuste é feito no próprio corpo do skimmer, eu a principio achei uma coisa super prática e facil de se ajustar, e realmente é, porém com o tempo percebi que isso um problema, pois com o tempo e a sujeira acumulada no skimmer esse ajuste fica impraticavel. Tirando isso, o melhor ponto para ajuste é no meio do "pescoço" do skimmer, ele trabalha realmente muito bem, tira muita sujeira, bem escura. e importante tbm que o copo coletor tem um ladrão, onde você pode acoplar uma mangueira e descartar a sujeira em algum recipiente ou até mesmo direto na pia.

Obs. Como meu sump traseiro é bem pequeno (13cm largura) tive que cortar uns pedaços dos cantos da base desse skimmer, pois ao fazer o ajuste no corpo dele, esses cantos esbarravam na parede do sump, impedindo o ajuste total.

Limpeza
- Esse é o principal problema dos skimmer, toda semana é bom limpar o copo do skimmer, uma simples escova de dentes velha resolve esse problema, o copo é muito facil de remover e limpar. Apenas um detalhe que o fundo do copo é um lugar de dificil limpeza, e como é branco, com o tempo a sujeira vai deixando amarelado.

-Atenção ao corpo do skimmer, quando notar que este, ou qualquer outro skimmer começarem a juntar alga na parede interna do corpo dele, é hora de uma limpeza geral, retire o skimmer, este skimmer é muito facil de limpar, é só tirar os dois parafusos da base, que a base se solta do corpo, faça isso pois como esse skimmer o ajuste é feito no próprio corpo, ele tende a acumular detritos entre a base e o corpo, um indicativo desse acontecimento pode ser o ajuste, quando ele esta sujo dessa maneira, você não consegue um ajuste preciso, tendo que deixar a vazão no máximo para ele conseguir trabalhar..então quando acontecer isso vc deve desmontar o skimmer, Limpe o espaço entre a base e o corpo, limpe os buracos com uma escova, limpe a bomba, o copo, depois monte tudo, parte do corpo você não conseguirá limpar, para tal, você deve monta-lo novamente e por para rodar na água com vinagre, por umas 12 horas é suficiente, depois coloque água da torneira ou reverse osmose/DI em um balde, e o deixe rodando por mais algumas horas, para tirar o excesso de vinagre, depois de alguns jatos de água corrente mesmo para tirar o vinagre e etc...e pronto, seu skimmer estará limpo.

obs.: o meu eu tive esse problema de ajuste por causa da sujeira, e depois de realizar essa limpeza, ele voltou a funcionar como novo em folha, até o ajuste voltou ao normal, está tirando muita sujeira agora, em um dia chega a tirar meio copo de uma água bem escura...e olha que não tenho muita vida aqui não rs

Fotos:

Após a limpeza geral com vinagre, depois de um ou dois dias funcionando como novo
Imagem

Ontem de manha limpei o copo e hj olhem como esta
Imagem

Sump tem 13cm de largura (12,5cm) para ser exato
Imagem

Neste site do Marine Depot tem um review com algumas fotos interessantes
http://blog.marinedepot.com/2014/01/the ... f-cad.html

Videos:
Versão anterior do skimmer, sem os parafusos de fixação da base.
[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=8BYksVhX_n0&feature=plcp[/BBvideo]

Unboxing
[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=FW_e73sVj2Q[/BBvideo]

Uma apresentação rápida, porém essa é a versão anterior, sem os parafusos da base, na nova geração, geração 3, esses parafusos foram adicionados porque na versão anterior, o skimmer acabava perdendo o ajuste por causa da vibração, alguns usuarios resolviam isso colocando uma borracha entre a base e o corpo, porém nessa nova geração, os parafusos resolveram esse problema, só tomar cuidado com a sujeira que se acumula nesse setor, pq ela pode prejudicar o funcionamento do skimmer
[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=URLAACoN5c8[/BBvideo]

Bom pessoal, minha intenção foi comentar a respeito de um equipamento "novo", com marca pouco reconhecida no Brasil, uma nota entre 1 a 10 em nivel de satisfação, daria 8.
Espero que auxiliem os interessados a sanarem possíveis duvidas, e quaisquer outras duvidas a respeito deste skimmer so comentar que eu tentarei ajudar. abraços