🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Testando produtos Microbe-Lift!

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Responder
Mensagem
Autor
rafael.compassi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 15 Dez 2010, 07:23
Apelido: Compassi
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Localização: Novo Hamburgo - RS
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Testando produtos Microbe-Lift!

#1 Mensagem por rafael.compassi »

Olá pessoal!

Como alguns sabem (ou não) estou ciclando um aquário marinho de 125 litros (link na minha assinatura).

Consegui um kit da Microbe-Lift (Special Blend e Nite Out II) para testar a eficácia deles.

Eles afirmam que existem bactérias vivas, de cepas especiais nas garrafas. O Special Blend é para conter bactérias anaeróbicas (para a desnitrificação, que é a conversão do nitrato em nitrogênio gasoso), e o Nite Out II bactérias aeróbicas nitrificantes (convertem amônia em nitrito e nitrito em nitrato).

Buenas, vamos às impressões.

Já sabia de ler relatos que o Special Blend tem cheiro ruim. Bem... cheiro forte tem (se enfiar o nariz na garrafa). Cheiro de estação de tratamento de esgoto, com reator anaeróbico, mais especificamente, cheiro de sulfeto de hidrogênio (lembra ovo podre).
Como eu trabalho na área (e desde pequeno visito estações de tratamento, pois meu pai é químico industrial), o cheiro não é exatamente desagradável, apenas me lembrou algumas estações de tratamento que já visitei.
Como o sulfeto de hidrogênio é um gás que sai de solução extremamente fácil, ao dosar a dose inicial (30ml para 125 litros), não notei nenhum odor no aquário (o H2S é rapidamente oxidado a sulfato).

O odor ao abrir o frasco foi um bom sinal para mim, pois conheço esse odor, residual do processo de digestão anaeróbica. Ou seja, existem (ou existiam) bactérias no frasco.

Outro bom sinal que encontrei, foi o tapete bacteriano (chamado de zooglea). Como todos que possuem aquário com filtragem biológica sabem, as bactérias não gostam de viverem sozinhas, por isso criam biopolímeros para se alojarem, ajudar a fixar nutrientes, além de isolar elas do oxigenio.

Na foto abaixo, a zooglea é visível na forma de uma marca marrom na parede do frasco:
(o líquido está mais embaixo, horizontal, a zooglea é a mancha marrom na diagonal mais acima)
Imagem

Como as bactérias estão bem alojadas, para dosar o produto é necessário uma agitação BEM vigorosa, para desmanchar esse tapete e liberar as bactérias, para que quantidades com concentrações aproximadamente parecidas sejam inseridas no aquário.

Aqui o copo dosador, já com o Special Blend bem homogeneizado:

Imagem

Certo, produto dosado... mas ficou a dúvida: ainda existem bactérias vivas ali dentro?

Buenas, bora tirar o pó do microscópio!

Na foto abaixo tentei fazer uma técnica chamado campo escuro, onde a iluminação é oblíqua, iluminando somente os sólidos e fazendo com que o fundo fique negro. Com uma ampliação de 100x, diversas colônias podem ser vistas (sim, bactérias são MUITO pequenas para se ver com 100x):
(a oval branca à esquerda é somente reflexo interno, ainda não tenho um microscópio adequado para fotos, daí vai na adaptação mesmo)
Imagem

Ampliando para 400x, dá para se notar os detalhes de uma colônia de bactérias, inseridas na zooglea:
(as próprias bactérias ainda são pequenas demais para aparecerem na foto, mas felizmente já dá para notar o movimento desorganizado de MILHÕES de organismos!)
Imagem

Ao vivo é algo parecido com o vídeo abaixo, mas não tão intenso (essas do vídeo são bactérias diferentes, só postei como forma de exemplificação)
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=M5YEu4qD13I[/BBvideo]

Infelizmente minha objetiva de 1000x está irremediavelmente riscada (microscópio já tem 30 anos!) e não consegui nem foto nem vídeos, infelizmente.

Hoje os parâmetros do reef eram o seguinte:

Temperatura 26°C +- 0,5°C
Amônia 2ppm
Nitrito 0,1ppm
Nitrato indetectável

Vou dar até amanhã para elas se "ambientarem bem, antes de entrar com as bactérias nitrificantes do Nite Out II.

Pretendo fazer testes de desnitrificação, usando uma pequena dose do Special Blend, em água doce e nitrato suficiente para chegar a 20ppm.
O mesmo teste será feito com o Nite Out II, mas com hidróxido de amônia, para ver o potencial de nitrificação!

Esses testes serão iniciados domingo.

Continuem ligados!


Abraço

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#2 Mensagem por Leo Cardoso »

bacana, rafael!

eu, particularmente, sou um dos que acreditam (inclusive por experiência própria) no funcionamento de 'bactérias engarrafadas' :lol:

vou acompanhar icon_yes
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

rafael.compassi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 15 Dez 2010, 07:23
Apelido: Compassi
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Localização: Novo Hamburgo - RS
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#3 Mensagem por rafael.compassi »

Opa, obrigado, Leo!

rafael.compassi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 15 Dez 2010, 07:23
Apelido: Compassi
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Localização: Novo Hamburgo - RS
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#4 Mensagem por rafael.compassi »

Buenas, continuando os testes....

A amônia de sábado pela manhã, antes de dosar o Nite Out II estava entre 1,5 e 3,0 ppm:

Imagem

E o nitrito em 0,1ppm (sem fotos)

No domingo, tive uma grata surpresa em ver que o reef passou aceleradamente por umas 2 semanas de ciclagem em 24h. A amônia zerou, o nitrito disparou para 2,8 ppm (ou mais) e chegou a fase das diatomáceas!

Amônia zerada:

Imagem

Nitrito nas alturas:

Imagem

O interessante é que tenho alguns pólipos de zooanthus crescendo rapidamente, equipe de limpeza comendo algas frenéticamente, um coral duro (ajudem na identificação) que está se regenerando apartir de um pedaço de tecido de 1mm )foto péssima, vou ver se tiro melhor do coral)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Então, vamos às impressões do Nite Out II em si:

Sem cheiro.
Praticamente cristalino, mas se nota turvação, proveniente das bactérias. Como agitei MUITO, poucas colônias ficaram inteiras, foi muito difícil fotografar ao microscópio as bactérias individuais.

Para confirmar (além do fato óbvio de ter zerado a amônia em 24h), resolvi dar uma conferidazinha no produto no microscópio. Desculpem a qualidade miserável das fotos, como sabem, o microscópio é um caco velho de 30 anos (que fica bom se trocar as oculares e objetivas... por 150 reais cada).

Aqui uma foto com técnica de campo escuro. No centro da foto é um fiapo em segundo plano, resultado da limpeza da lâmina com um pedaço de papel higiênico (usem o diâmetro da fibra para comparar com o tamanho das bactérias!)
No canto esquerdo, é possível notar uma pequena colônia de bactérias (pequena é modo de dizer, pois devem haver muitos milhares de indivíduos). Embaixo do centro e canto direito superior também se notam colônias. Espalhados nas fotos, os pontinhos brancos são as bactérias deslocadas das colônias.

Imagem

Aqui outra foto com campo escuro, mas com luz mais fraca e maior tempo de exposição. A nuvem de pontinhos branco-amarelados são as bactérias em suspensão. Mais um fiapo no meio, mas desconfio ser do produto, pois está no mesmo plano da amostra. As ovais opacas são reflexões internas, ignorem, hehe.
Imagem
Outra coisa que achei interessante é a presença de protozoários bem ativos! São bem raros. Em média, 1 a cada campo visual na ampliação de 100x (podem ser vistos na foto acima como o ponto brilhante abaixo e a direito do centro)

Digamos 1 a cada campo visual de 100x. Considerando que uma lamínula leva 0,05ml, tem 20mm de lado, e cada campo tem 2mm, podemos calcular a quantidade por ml em média:

Se em cada 2mm tem 1 protozoário, em uma área de 20x20mm, teremos 200 indivíduos em uma gota, que é cerca de 0,05ml. 1 ml tem 20 gotas. Logo, em 1 ml teremos 4000 indivíduos. Nada mal!

Aguardem mais testes específicos de nitrificação e desnitrificação no correr da semana!

Abraço

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

Parabéns pelo teste! Aquarista brasileiro faz pouco teste, infelizmente. Quando você viu bactérias ativas, eu me perguntei se eram as bactérias que foram engarrafadas ou se as primeiras haviam morrido e foram substituídas por devoradoras de defuntos. Se formos pensar cientificamente, a queda da amônia pode ter ocorrido [hipótese 1] pela existência de bactérias nitrificantes no produto ou [hipótese 2] por você já ter um ciclo rodando [você já tinha nitrito no início do teste, então alguma bactéria nitrificante já brincava por ai e transformava amônia em nitrito] e a introdução do produto coincidiu com uma fase do ciclo na qual a queda da amônia aconteceria de qualquer jeito. Quando o produto foi introduzido, o aquário já ciclava há quantos dias?

rafael.compassi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 15 Dez 2010, 07:23
Apelido: Compassi
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Localização: Novo Hamburgo - RS
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#6 Mensagem por rafael.compassi »

O aqua estava ciclando a uns 10 dias.

Acredito que a queda acentuada da amônia em 24h seja devido ao produto mesmo, pois em todas as ciclagens que já fiz (e não foram poucas) e amônia diminui lentamente até zerar, e não drasticamente. Somente após a 2ª "zerada" ela começa a zerar em 24h (no meu caso).

Abraço

rafael.compassi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 15 Dez 2010, 07:23
Apelido: Compassi
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Localização: Novo Hamburgo - RS
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#7 Mensagem por rafael.compassi »

Pois então, vamos a atualização quase final!

Nitrito zerado em 4 dias. (para mim sempre demorou 2 a 3 semanas para zerar, normalmente)

O nitrito passou de 5ppm (teste Sera e alcon com diluição de 2x).

Vamos acompanhar o nitrato, para ver se o Special Blend realmente ajuda a formar uma colônia de bactérias desnitrificantes (ainda não tenho certeza da velocidade, pois normalmente demora uns 6 meses para a formação natural da colônia... mas acredito que será bem mais curto o start-up!)

Abraço!

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#8 Mensagem por Leo Cardoso »

rafael,

os testes da alcon são muito criticados. não seria melhor utilizar alguma outra marca?

um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#9 Mensagem por Robson Sandrini »

Pelos resultados do seu teste com amônia e nitrito, o ciclo foi acelerado. E deu conta da produção que você tem aí. O cara do Mr. Saltwater Tank naquele vídeo com o Tim Hovanec [que é microbiologista e vende bactéria engarrafada também] colocou 2 peixes no sistema e o resultado foi, segundo ele, aquário ciclado em dias também.

O que você tem de organismos por aí? Você já mencionou equipe de limpeza, zoanthus e outro coral. Só pra gente ter noção da quantidade de bicho produzindo composto nitrogenado na água. Deu alguma ração pra equipe de limpeza antes de aparecerem as algas ou jogou alguma ração na água no início da ciclagem? Você usa alguma mídia tipo Siporax ou afins?

rafael.compassi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 15 Dez 2010, 07:23
Apelido: Compassi
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Localização: Novo Hamburgo - RS
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#10 Mensagem por rafael.compassi »

Vamos as respostas:

Leo Cardoso, eu calibrei os testes da Alcon usando soluções de concentração conhecidas (soluções padrão). Até que o desvio não foi muuuito grande, considerando que é um produto barato (em média 20% de desvio). Contra-teste com testes da Sera.

Robson:

Tenho 1 ofiuro monstro (uns 20cm de diâmetro) 20 turbos, 10 neritinas, 10 paguros pata amarela, 7 pagurinhos, 2 mudas de leather, alguns zoanthus, 5 bocas de frog, uns pedaços de montipora capricornis, anemona bbtip pequeninha, entre outros.

Antes de começarem a aparecer algas, dava ração para camarões JBL para a equipe de limpeza, todos dias um punhado (uns 20 grãos, imagino). Não uso midia biológica, somente as rochas que fiz.

Detalhe: sem rodar o skimmer. Estou montando outro e o Red Sea Berlin está parado, pois é um saco regular ele!

Abraço

Leonardo Alcantara
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 137
Registrado em: 26 Jun 2009, 21:18
Apelido: Leozinho
Localização: Belém
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Testando produtos Microbe-Lift!

#11 Mensagem por Leonardo Alcantara »

e ai alguma novidade sobre o teste?
Imagem

Responder

Voltar para “Forum de Testes”