🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Teste do skimmer Morato 1800 com copo modificado

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste do skimmer Morato 1800 com copo modificado

#41 Mensagem por José Manochio »

Mais informações:

____________________________________________________________________________________

Agora a primeira tomada dos dois skimmer funcionando juntos no mesmo compartimento.

Abaixo o resultado de 4 dias completos,


OBS : Neste caso, como viajei, deixei regulados um pouco mais baixo (2cm) de como trabalharam nos testes e costumo usar aqui, mas ja da pra ter uma boa ideia.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Ë isso....

Nas proximas tomadas, apenas apresentarei fotos da dupla juntas e da tabela, para não ficar longo..



Abraços



Ciro Riskallah

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste do skimmer Morato 1800 com copo modificado

#42 Mensagem por José Manochio »

Mais resultados da parelha ...


Entre o Dia 03/01/2013 a 07/01/2013

Imagem

Imagem

Mas alguns dias, e posto o ultimo teste e os meus comentários finais.


Abraços



Ciro

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste do skimmer Morato 1800 com copo modificado

#43 Mensagem por José Manochio »

Vamos lá..... final dos testes !!

"Ola..


Agora dou por fim os testes comparativos.


Resultados entre 07/01/2013 a 14/01/2013"

Imagem

Imagem

Imagem


Antes de finalizar :



Só algumas definições e esclarecimentos do método de medida e por que adotei.

- Definições resumidas:

Massa é uma grandeza escalar, e é medida indiretamente se pesando o material, e somente se o material esta integro para qualquer afirmação.

Peso, é uma grandeza vectorial, influenciada pela gravidade ( g=9,8m/s^2), e definida de forma imediata, sem influencia de qualquer processo do material.

Volume, e a grandeza pertinente ao tamanho de um corpo, em três dimensões, e no caso aqui, o litro é o mais usado.

E a grandeza que podemos realmente usar neste tipo de teste é o PESO, pois a massa de verdade, só se mede indiretamente via seu PESO, e o volume depende da densidade do material, que pode alterar seu PESO nos mesmos volumes.

Tudo pode ser mensurado por massa, peso e volume, só não confundir os conceitos.

No caso dos testes, e muito falado a "massa solida” retiradas de um skimmer, .......... otimo !!!!!! se fosse possível, e se esta massa fosse “solida”.

O ideal seria conseguir separar, ou desidratar da melhor forma, de forma fraccionada e controlada sem prejudicar o próprio material, analisado quimicamente, ou depois pesado.

Ja tenho algumas ofertas para o trabalho de desidratar, mas por enquanto não vou mexer com isso.

O método de separar por aquecimento como sugerido, é uma forma de cozinhar o material, que vai deteriorar o material orgânico ali, fora outros minerais que são voláteis, e etc, e por isso não poderei afirmar nada.

Então por isso resolvi PESAR TUDO QUE É RECOLHIDO e COMPARAR, simples assim, comparando metricamente, e apresentando diariamente os resultados por fotos e dados.


Skimmer:

Todos sabem o que é um Skimmer e para que serve, mas......

Com quem aprendi muito do que sei de aquario, é um dos meus mestres, um dos melhores aquaristas que conheço, um grande amigo, fala:

“ Skimmer bom é Skimmer limpo “ ......

O que vejo de aquaristas com altos níveis de NO3, PO4 entre outros problemas, agua pesada, e etc...., ai.... quando vejo seus skimmer ..... bingo.....uma perfeita nojeira, deixam dias sem limpar.

Deixar propositadamente seus skimmer baixos esperando com muita ansiedade formar
aquela porcaria, vários dias sem limpar, so para ficar mostrando, ou cheirando.....pra quem gosta !!!!

Que vantagem tem ???, em “passar o dedo” na porcaria de skimmer, esfregar nos dedos, ou até deixar sair um liquido podre e escuro, e deixar o skimmer apodrecer até crescer organismo dentro dele, só pra ver aquele barro que todos acham lindo.

Não quero aqui ensinar ninguém a nada, mas skimmer deve ser limpo diariamente, ou a cada dois dias, ou no máximo a cada 3 dias, depende do sistema.

Qualquer resíduo que fica empregando no copo fica em contacto com a agua até ser removida na limpeza, por isso os Self Cleaning Head's é tão pratica.

A limpeza periódica aumenta muito a eficiência do skimmer..

A regulagem deve promover a saida da sujeira do contato com a agua o mais rápido possível, e assim levado ao coletor do copo, parte externa, um liquido viscoso, e de cor ambar escura.

E neste liquido contem tudo que é necessário a ser removido, não deve esperar mais nada, só isso.

Talvez com estas dicas simples, posso ajudar aos aquaristas a aproveitarem melhor seus skimmers, e assim terem melhores resultados, e aquários mais bonitos e sadios pois deixar skimmer emporcalhado não é adequado.

_________________________________________________________________________


Não apresentarei dados que não posso garantir.

Relatório final do Testes comparativos com o Morato 1800.

Imagem


Dimensionamento :

Como se comprovam os números comparativos, temos...

Se BBK Vertex alpha 250 for para 1700 litros ( máximo, fornecido pelo fabricante )

O Morato 1800, em valor médio 1378 Litros.

Estes números parciais estão na tabela resumida final.

Eu reputo de acordo com que acompanhei e obtive nos cálculos, que este skimmer pode ser dimensionado para aquários de 1300 litros, isso como valor máximo.


Construção :

Material utilizado serve o suficiente ao que se propõe e ao seu preço, claro que não ha comparação com a construção do BBK, que é de policarbonato e etc, mas é bem razoável.

Mecânica é bem firme, precisa, e ajustada, em todo o período do teste, não notei nenhum problema que desabona a mecânica e processo de construção.

A base que no inicio me pareceu feioza, se mostrou pratica, tendo as bombas fixas nela, mantendo o conjunto firme, e pratico.


Bombas:

As duas SB2000 modificadas, não é a melhor bomba do mundo, mas cumpre até agora o que promete, é barata, de facil reposição, consumo baixo e etc, esta bem dentro do propósito de custo e beneficio do fabricante, e é o que o produto fornece.


Ruído:

Foi postado todos dados de ruido, e posso dizer sem medo de errar, que o skimmer é muito silencioso.

______________________________________________________________________

E por final :


Agora, saberei o MTBF, desgaste e etc, verificarei daqui pra frente, ja irei levar meu aquário com este skimmer por no mínimo 1 ano, e postarei aqui qualquer evento durante este tempo.

Agora com o conhecimento do dimensionamento do Skmimer, instalarei 3 skimmer’s no meu aquário ao invés de 4 como tinha ideia inicialmente, acredito que será mais que o suficiente.



Abraços a todos, obrigado pelo apoio e interesse dos amigos, e espero ter ajudado .



Ciro Riskallah

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Teste do skimmer Morato 1800 com copo modificado

#44 Mensagem por Marcio Gielfi »

Muito bom o teste, conheço o Ciro e sei que ele consegue ser mais criterioso que eu no que se propõe a fazer.

Mas para mim a única forma de comparar skimmers de forma simples é comparar a massa seca de cada equipamento. Por mais que se tente, é humanamente impossível fazer 2 skimmers tirar proporcionalmente a massa, uma quantidade de água igual. Logo, basta um ter uma regulagem mais seca que a outra para que se crie um enorme desvio de resultado.

Mas vou discordar quando aborda que desidratar a amostra vá volatilizar os minerais, quando feito em baixas temperaturas, basicamente apenas água será retirada da amostra. A única forma de volatilizar minerais é usando altíssimas temperaturas, algo que se ve por exemplo nos espectrômetros de massa, que estes sim, analisam os compostos de uma amostra pela refração e espectro dos componentes e a única forma de se fazer isso é vaporizar o material.

Espero que o Ciro reconsidere sua posição e aceite que alguém desidrate as amostras, ou ele mesmo faça usando um forninho doméstico mesmo, como propus em outro fórum.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Teste do skimmer Morato 1800 com copo modificado

#45 Mensagem por Denis P Lima »

Lendo o topico, o resultado parece erroneo. O padrao utilizado não demonstra a eficiência do skimmer em remover compostos.
Mais sim a quantidade de líquidos.
A comparação não mostra que o Morato, tenha essa capacidade citada pelo Ciro e Manochio.
Somente que utilizando regra de três, estimasse quanto de agua se pode retirar.
Alias a proporção ar/agua dos dois é extremamente diferente, sendo comprovado por muitos autores, que esta relação e quantidade influenciam na retirada dos compostos.
Portanto sem a medida da quantidade de compostos retirados, os resultados se tornam inconclusivos e errôneos.
Mais uma pergunta nos testes elétricos eu não percebi a utilização de trafos isoladores, mas desconheço a rede elétrica onde o sistema esta instalado.

Bom teste..

Abraços,

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Responder

Voltar para “Forum de Testes”