🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Teste novos Skimmers Morato...

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#301 Mensagem por André Fonseca »

Poxa Manochio, de novo essa história???

Não existe "problema" nenhum no teste aqui em casa, pois desde o começo deixei claro tanto para vc quanto para o Sérgio que testaria o Skimmer "A PARTIR DA ÓTICA DO AQUARISTA". Nesse tópico mesmo já reafirmei isso mais de uma vez: 99% dos Aquarista não fazem a limpeza do Skimmer a cada 3 dias, quando muito uma vez por semana. São para essas pessoas que faço o teste.

Achei que esse assunto já tinha sido superado.

Além disso, ambos Skimmers ficaram sobre o mesmo "regime" de limpeza, pois só limpava os dois juntos, independente do tempo. Mas tenho que concordar com vc que, com uma limpeza mais frequente do copo coletor, o Skimmer pode trabalhar melhor, como dá pra ver no vídeo de hj. Mas de novo reafirmo, quem tem o Aquarismo como hobby limpa o copo, no mínimo, aos finais de semana.

Já sobre a massa sólida, me nego a falar.

Voltando para o teste, vídeo e fotos dos últimos 5 dias...



Agora foram pouco menos de 250 ml em 5 dias, uma quantidade menor quando comparamos com a última aferição que foi de 345 ml totais de VOLUME LÍQUIDO em 19 dias. Ou seja, nos últimos 14 dias do vídeo anterior, o Morato tirou 95 ml.

Assim que pegar o BM que está aí na loja, vou fazer esse comparativo para verificarmos se a limpeza mais frequente realmente faz a diferença nos Skimmers.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#302 Mensagem por José Manochio »

André, desculpe-me, mas eu vejo como problema sim ficar tanto tempo sem limpar o skimmer em um teste
onde se está tentando verificar a eficência de um produto.

Seus videos comprovam claramente isso, pois quando o skimmer ficou 19 dias sem limpar foi retirado 345 mls
de liquido. Neste seu ultimo video o skimmer foi limpo com 5 dias e tirou 250 mls, portanto MUITO mais
que que anteriormente. Faça a conta, se a cada 5 dias fosse limpo e teoricamente fossem retirados os mesmos
250 mls, no total de 19 dias seriam 950 mls, isso comprova que o copo sujo interfere na eficiência do skimmer.

Quanto a maioria dos aquaristas que não fazem limpeza periódica do copo do skimmer, acho que o teste neste
ponto também foi muito bom, pois comprovou que uma periodicidade maior de limpeza aumenta a eficiência
do equipamento.

Todo teste é sempre bom, dependendo da metodologia aplicada pode-se tirar informações importantes deles, e
no seu teste não foi diferente , muitas informações importantes foram transmitidas.

Como você mesmo disse , o teste foi feito do ponto de vista da "ótica do aquarista", e não de uma base mais
técnica e seguindo um cronograma mais rigoroso. Nem por isso seu teste não foi importante... claro que foi !!

Abraços

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#303 Mensagem por André Fonseca »

Manochio,

A partir do momento que vc afirma que o teste tem um "problema", temos duas situações...

A primeira é que desde o começo esse "problema" foi avisado e vc estava de acordo, depois com o transcorrer do teste passou a ventilar isso novamente. Não entendo, parecer querer desmercer o teste...

Outro ponto é que vc está se apegando apenas aos últimos vídeos, mas e os primeiros???

Tivemos 90 ml em 15 dias, logo no início, e se colocarmos a matemática como vc fez, teriamos apenas 6 ml por dia. Depois tivemos 165 ml em outros 15 dias, o que dá 11 ml diários. Pelo sua lógica, o fato de ficar 15 dias sem limpar o copo deveria ter o mesmo resultado, e isso não ocorre.

Além disso, o que vc diz ser "problema", eu vejo como uma realidade, o que o Morato realmente vai enfrentar no dia-a-dia. Sendo diferente disse realidade do aquarista, não dá pra levar a sério.

A segunda, e eu vejo como mais "problemática", seria que todos os aquaristas possuem "problemas" em seus aquas, então os sistemas não vão para frente devido a isso. Como vc mesmo sabe, isso não existe pois nossos sitemas funcionam perfeitamente, portanto, limpar o Skimmer a cada 3 dias é desnecessário.

Além disso, e como foi o caso dos abafadores aí na loja, tanto o Morato quanto o BM ficam sem a limpeza a cada 3 dias, com as mesmas condições de "não limpeza".
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#304 Mensagem por José Manochio »

André, eu coloquei minha opinião, você não é obrigado a aceitá-la, e eu entendo, mas continuo com a mesma
opinião.

Nunca desmereci seu teste, sempre falei que ele teve pontos positivos, mas não posso fechar os olhos para
aquilo que eu acho que poderia ter sido melhor.

Volto a repetir, todos os testes são válidos e importantes, e o seu não é diferente.

Abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#305 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pra q remover os abafadores ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#306 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Pra q remover os abafadores ?


A própria mangueira do BM estava fazendo pressão e desregulando o skimmer, estava agindo como
uma "mola" no cano onde se regula a altura de trabalho. Desta maneira retiramos de ambos skimmers
os abafadores, que como o nome diz só serve para abafar ruido.

O André está ciente deste problema.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#307 Mensagem por André Fonseca »

na verdade "fiquei" ciente quando passei a regular o BM para a metadade da abertura, pois como utilizava com o registro todo aberto a mangueira não fazia pressão para elevar o cano do registro de saída. Quando passei a colocar a abertura no meio, aí apareceu essa situação.

Fiz uma última filmagem do Morato em casa com 3 dias de espaço entra a limpeza, antes de levar para a loja e pegar meu BM de volta, logo mais subo o filme e posto aqui, juntamente com o final do teste.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#308 Mensagem por André Fonseca »

Fala Galera,

Dia 05/01/2013 terminamos com os testes do Morato aqui em casa, e os resultados foram realmente surpreendentes para mim.

Primeiro pq finalmente um modelo da Morato conseguiu espumar num aqua meu, e isso se deve única e exclusivamente ao caminho trilhado pelo Sérgio quando assumiu a marca. Tanto o Morato 600 quanto o 1000, antigos, se quer formavam uma "espuminha" em meus aquas. Coisa que o 1800 HP fez muito bem, e me deixou contente.

Segundo, e aí entrando já na minha conclusão do teste, mesmo tendo uma bomba mais barata do que a Eheim, o Morato levou meu aqua tranquilamente. Meu sistema tem 900 litros brutos, com cerca de 700 litros nominais (descontando rochas e substrato) e não percebi nenhum problema no aqua durante esses 5 meses de testes. É um Skimmer extremamente silencioso e que gasta pouco menos que o BM (34 W para o Morato e 39 W para o BM), sendo que o impeller modificado, além de ser ideal para os Skimmer por ajudar a produzir bolhas menores, ainda deixa o consumo bem mais baixo, já que a SB "normal" consome 29 W.

Tá, aí vcs devem estar se perguntando se eu indicaria o Morato para alguém, né?!

Sim, indico sim, desde que o sistema do aquarista seja parecido com o meu, com 700 litros e poucos peixes.

Como disse anteriormente, é fato que o BM com Eheim é bom, da mesma forma que após os testes o Morato fica no mesmo patamar. Optei pelo BM exatamente por causa da bomba, que julgo ser mais "longeva" do que a SB, e tinha "grana" para esse investimento. Se o aquarista preferir o melhor custo-benefício, o Morato 1800 HP vai cair como uma "luva".

Outra coisa pude aprender com o teste é que ficar trocando de Skimmer a todo momento vai prejudicar o aqua, pois como pudemos ver em algumas passagens, o Morato que estava bem na loja do Sérgio "tirou" mais do que meu BM e, aqui em casa, o BM "tirou" mais do que o Morato. Ou seja, como todos nós já sabemos mais de vez em quando fazemos questão de esquecer, o sistema funciona como um todo, com o aqua se adaptando ao Skimmer e o Skimmer se adaptando ao aqua.

Além disso, me deixa contente demais também saber que pude ajudar o Sérgio, uma pessoa excelente, a melhorar ainda mais o 1800HP, graças as observações feitas em cima do BM.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#309 Mensagem por Guilherme Barros »

clapping_02
parabéns andré!
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#310 Mensagem por José Manochio »

André,

gostaria de expressar o agradecimento em nome do Sergio e da empresa Morato, pelo seu
comprometimento com o teste, que ajudou não só a Morato a visualizar melhorias que
poderiam ser implementadas, como ao consumidor dos produtos, que pode adquirir um
produto nacional com qualidade e eficiência.

Abraços

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#311 Mensagem por André Fonseca »

Manochio,

Fico muito contente em ter testado o Skimmer e ter perdido aquele pré-conceito de que a marca era uma bomba...

Tô com um Nano parado aqui em casa e, se tomar coragem de furar o vidro e colocar um Sump embaixo, já sei qual Skimmer vou pegar.

icon_assobiando
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#312 Mensagem por Elder Luis »

André Fonseca escreveu:Fala Galera,

Dia 05/01/2013 terminamos com os testes do Morato aqui em casa, e os resultados foram realmente surpreendentes para mim.

Primeiro pq finalmente um modelo da Morato conseguiu espumar num aqua meu, e isso se deve única e exclusivamente ao caminho trilhado pelo Sérgio quando assumiu a marca. Tanto o Morato 600 quanto o 1000, antigos, se quer formavam uma "espuminha" em meus aquas. Coisa que o 1800 HP fez muito bem, e me deixou contente.

Segundo, e aí entrando já na minha conclusão do teste, mesmo tendo uma bomba mais barata do que a Eheim, o Morato levou meu aqua tranquilamente. Meu sistema tem 900 litros brutos, com cerca de 700 litros nominais (descontando rochas e substrato) e não percebi nenhum problema no aqua durante esses 5 meses de testes. É um Skimmer extremamente silencioso e que gasta pouco menos que o BM (34 W para o Morato e 39 W para o BM), sendo que o impeller modificado, além de ser ideal para os Skimmer por ajudar a produzir bolhas menores, ainda deixa o consumo bem mais baixo, já que a SB "normal" consome 29 W.

Tá, aí vcs devem estar se perguntando se eu indicaria o Morato para alguém, né?!

Sim, indico sim, desde que o sistema do aquarista seja parecido com o meu, com 700 litros e poucos peixes.

Como disse anteriormente, é fato que o BM com Eheim é bom, da mesma forma que após os testes o Morato fica no mesmo patamar. Optei pelo BM exatamente por causa da bomba, que julgo ser mais "longeva" do que a SB, e tinha "grana" para esse investimento. Se o aquarista preferir o melhor custo-benefício, o Morato 1800 HP vai cair como uma "luva".

Outra coisa pude aprender com o teste é que ficar trocando de Skimmer a todo momento vai prejudicar o aqua, pois como pudemos ver em algumas passagens, o Morato que estava bem na loja do Sérgio "tirou" mais do que meu BM e, aqui em casa, o BM "tirou" mais do que o Morato. Ou seja, como todos nós já sabemos mais de vez em quando fazemos questão de esquecer, o sistema funciona como um todo, com o aqua se adaptando ao Skimmer e o Skimmer se adaptando ao aqua.

Além disso, me deixa contente demais também saber que pude ajudar o Sérgio, uma pessoa excelente, a melhorar ainda mais o 1800HP, graças as observações feitas em cima do BM.


André, parabéns pelo empenho e dedicação, e principalmente na coragem em expor seu sistema a um equipamento que até então vc não conhecia e poderia ter consequências não agradáveis, afinal, era literalmente um teste de algo desconhecido para vc.

Apesar da omissão do fabricante aqui no tópico durante o teste - não houve nem uma única manifestação por parte dele - acho que a Morato está trilhando o caminho certo, especialmente por ter como base o Bubble Magus (BM fazendo escola pelo mundo todo!), só o fato de ter interesse em melhorar, mesmo que mandando mensagens por terceiros, acho que é fator positivo, poderia ser ainda mais positivo e produtivo para marca, tanto para imagem, quanto para a qualidade, se o responsável direto "conversasse" diretamente com todos participantes e usuários do fórum durante o teste.

Infelizmente o produto enfrenta concorrência desleal com produtos chineses que possuem preço bem atraente e no caso do BM em tela, qualidade comprovada (basta ver a quantidade de vendas e o retorno da maioria dos usuários da marca), fora outras marcas que tb conseguem ter um excelente custo/benefício, como Marine Sources, ATB, Reef Octopus, Bubble King, Deltec, ETS, etc... e isso pesa na hora da decisão do investimento, afinal, skimmer não é barato e arrebenta com o bolso de qualquer um na fase inicial de montagem de um sistema em se tem que comprar vidros, bombas, substrato, sal, etc... e essa desvantagem clara e notória é uma coisa que o Morato vai ter que enfrentar e brigar bastante, é o preço de ter nascido em terras tupiniquins, mas acho que se tiver um bom retorno, pós venda legal, manter esse interesse em melhorar (e isso custa! e muito para o fabricante!) acho que a tendência natural é dessa concorrência ficar um pouco menos desleal.

Torço pela evolução e apesar do responsável da marca não se manifestar publicamente (ele é o maior beneficiário de todo esse processo, para não dizer o ÚNICO BENEFICIÁRIO), faço votos que tenha fôlego e motivação para continuar na constante e interminável busca pelo aprimoramento de seu produto, principalmente neste país cheio de impostos, bur(r)ocracia e tantas outras barreiras e contratempos na vida de comerciantes.

Sobre o desempenho em si, conforme fotos que o André postou do que aconteceu no sistema dele, [glow=red]no meu entendimento, no meu juízo de valor[/glow], o BM teve certa vantagem, retirando skimmate mais denso e mais escuro, não precisa de calculadora, conceitos de astrofísica, astrologia, sociologia ou foguete da NASA para saber que ali tem mais sujeira que o outro, independentemente de números ou escalas, e se eu estivesse procurando skimmer para comprar, seria um fator que eu teria especial atenção e ponderaria na hora da compra, especialmente na questão valores, se ambos estivessem com valores próximos, sem a menor dúvida EU compraria o BM, se o Morato estivesse com preço atraente, consideraria a compra tb, sem dúvida.

Sobre as bombas que trabalham no skimmer, tb é bastante relativo e eu tenho um entendimento muito peculiar e específico sobre o tema baseado em experiências que já tive com inúmeros skimmers, com uma bomba, com duas bombas, com bomba interna, externa, etc. Apesar do meu atual skimmer usar duas bombas, eu não sou muito fã dessa sistemática, com duas bombas, obviamente vc tem o dobro de manutenção e o dobro de possibilidades de problemas do que com uma bomba só e se uma única bomba der algum tipo de problema ou queda de desempenho, o equipamento como um todo será prejudicado (há uns bons anos atrás passei por isso pela calcificação dentro da mangueira de ar de uma das bombas), portanto, aparelhos com essa sistemática requerem maior cuidado e atenção do aquarista, mas claro e evidentemente que isso só vai acontecer se não houver manutenção por parte do usuário. Sobre a questão de peças de reposição encontradas com facilidade, acho válida essa assertiva se vc pretende ficar com o mesmo equipamento uns 10 ou 15 anos, se não pretende ficar tanto tempo assim, eu particularmente não me preocuparia tanto assim - claro, desde que seja feita manutenção básica, como qualquer equipamento mecânico ou eletrônico requer - afinal, skimmer atualmente é uma coisa que evolui muito e muito rápido, daqui 3 ou 4 anos se vc resolver trocar de skimmer por algum motivo, haverá outros modelos, com novos conceitos e desempenhos e muito provavelmente com preços convidativos, aí cabe ao aquarista decidir se troca a bomba ou aproveita e já troca skimmer inteiro (se bem conheço a categoria, vai se coçar para colocar novidade no aquário!!! hahaha). Depois de 3 ou 4 anos se tudo correr bem, a tendência é do aquário estar lotado de corais, ou se for Fish Only, os peixes estarão bem maiores, produzindo carga orgânica proporcionalmente maior, se o skimmer não foi dimensionado inicialmente com uma boa folga, depois desse tempo existe uma grande possibilidade do skimmer está subdimensionado e neste momento não vai adiantar muito trocar eixo, impeller ou até a própria bomba.

Por fim, concluindo, acho que dentro de pouco tempo teremos um bom produto nacional, tomara que os preços consigam ser bons tb! icon_joia
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#313 Mensagem por André Fonseca »

Elder,

A "consistência" da sujeira tirada tendeu um pouco para o BM sim, mas isso pode ser "derrubado" quando o Morato ficou mais tempo sem ser limpo, pois tanto o cheiro quanto a "viscosidade" da sujeira ficaram bem parecidas.

E isso só pode acontecer pq o Morato ficou tranquilo, cumprindo a função dele de retirar a sujeira da água por alguns dias seguidos, sem interferência.

Se tivesse seguido a linha de pensamento que o Manochio expôs, de limpar o Skimmer a cada 3 dias, sem dúvida nenhuma não saberiamos que o Morato seria capaz de tirar uma sujeira mais grossa como o BM, e chegariamos a conclusão da falta de capacidade, o que não é uma verdade.

Quando Skimmer começa a trabalhar, vc vai lá e limpa, interrompendo a função do equipamento. Todos sabemos, ou pelo menos deveriamos saber, que coisas boas em Aquarismo demoram a acontecer, e na filtragem da água não seria diferente.

Deixa o Skimmer trabalhar por 10 - 15 dias não fará diferença nenhuma na qualidade da água, mas interfere demais no real desempenho do equipamento.

Agora deixa correr para comprar água de reposição melhor, pra acabar com meu problema de Nitrato!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#314 Mensagem por Elder Luis »

André, eu não entendi direito seu último post, o BM foi limpo mais vezes que o Morato ou ambos foram submetidos ao mesmo sistema de limpeza, mesmo intervalo entre as limpezas, etc?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#315 Mensagem por André Fonseca »

Os dois ficaram mais tempo sem limpar.

E quando eu disse:

André Fonseca escreveu:A "consistência" da sujeira tirada tendeu um pouco para o BM sim, mas isso pode ser "derrubado" quando o Morato ficou mais tempo sem ser limpo, pois tanto o cheiro quanto a "viscosidade" da sujeira ficaram bem parecidas.

E isso só pode acontecer pq o Morato ficou tranquilo, cumprindo a função dele de retirar a sujeira da água por alguns dias seguidos, sem interferência.


Fazia referência ao que algumas pessoas falam, de limpar o SKimmer duas vezes por semana.

Se tivesse feito isso para o Morato, o resultado caíria totalmente para o BM. O BM é meu Skimmer e sei como ele trabalha, o Morato não conhecia e limpando várias vezes por semana ficaria com a impressão errada de que a "viscosidade" do BM não seria a mesma.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#316 Mensagem por Matias Gomes »

olha quem tá aqui em casa rsss
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#317 Mensagem por André Fonseca »

E o Sérgio tá fazendo o que aí na Ilha???

icon_rotfl2

Acabo de limpar o BM, minha limpeza semanal, e na semana que vem posto uma filmagem do que o Skimmer tem retirado...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#318 Mensagem por Elder Luis »

André, vc voltou o BM no seu aquário?? Se voltou, notou alguma diferença na performance dele? As vezes fica difícil visualizar a diferença pq estamos acostumados com o equipamento
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1145
Registrado em: 23 Abr 2010, 18:34
Apelido: Fabiano
Localização: Penha - São Paulo - SP
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#319 Mensagem por Fabiano Batista »

Caraca.... icon_bangin

Finalmente eu tomei coragem para ler essas 16 páginas... icon_rotfl2

Fiquei feliz em saber que temos um produto nacional de qualidade! icon_yes

Seguem minhas considerações, me corrige se eu escrever algo errado... icon_chair

1) O Morato 1800 é indicado para 600 a 1200 L
Enquanto o BM com essa bomba, é indicado para 1200 a 1700L

2) Depois de "Amaciado", o Morato tirou uma sugeira mais densa.
Eu entendi que foi um pouco menos que o BM, mas eu gostaria de saber a impressao do André, agora que o BM já está a 1 mês rodando novamente em casa.

3) Fiquei com uma dúvida, pois em momento algum isso foi falado (não sei se poderia ser falado aqui)
Qual o valor dos dois skimmers que foram testados?

4) Entendi que o Morato é bem mais silencioso. O que eu achei ótimo, afinal eu já vi muita gente perguntando por Skimmer silencioso. Eu mesmo já perguntei muito sobre isso.

5) Ficar sem limpar o skimmer por muito tempo, só serve para empestiar a sala e arrumar briga com a patroa. Eu acredito que uma vez por semana tá de bom tamanho.

6) Eu acho que um tubinho para escorrer a "Nhaca", faz falta. Isso porque nas férias, pode evitar um transbordamento do copo do skimmer.

7) Achei o teste muito bom!!! icon-aplauder clapping_02 icon_joia Parabéns André!!!

8) Parabéns também para o Sérgio da Morato, pelo produto de qualidade, por se dispor a modificar os equipamentos e por aceitar as críticas, como forma de melhorar ainda mais seus produtos.

icon-aplauder
__________________________________________
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#320 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

"6) Eu acho que um tubinho para escorrer a "Nhaca", faz falta. Isso porque nas férias, pode evitar um transbordamento do copo do skimmer."

A falta do tubo de descarte eu já tinha levantado , mas é por um bom motivo. Tanto o Morato quanto os skimmers da Reef Dynamics não tem o tubo pois obriga o aquarista a limpar a copo com frequência melhorando sua eficiência. Não ia adiantar nada deixar o copo 1 mês sem limpar e só descartar a parte " molhada" e deixar o "barro" no pescoço

Realmente o Morato 1800 foi uma baita evolução em relação ao modelos antigos

Responder

Voltar para “Forum de Testes”