🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

SIPORAX

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#21 Mensagem por Celso Suguimoto »

hehehe vc vai no churrasco ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: SIPORAX

#22 Mensagem por Renan Kfouri »

Opa, churrasco?! icon_yahoo

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: SIPORAX

#23 Mensagem por jose Jorge »

Voçês deviam prestar atenção í parte da Biologia.............

O que sabe í respeito do Ciclo do Nitrogênio.......ainda não é muito..................

Nen se sabe direito as espécies de Bactérias...............sabe-se somente o Gênero............

O melhor teste é do Microscópio...............pega-se as Mídias de um Bom Aqua................e analiza-se algumas sessões................

Se existe bactérias Denitrificantes no interior da Mídia..................é porque está funcionando..........

Acho que o maior mito é esse................se existem cepas de Bactéria Denitrificantes no interior da Mídia.................

Essa é a questão não respondida...............

Depois é só questão de Quantificar...................

Volume do seu Sistema X Volume de Siporx í ser usado.................

Baseado no tamanho........da Colônia de bactérias Denitrificantes.........que vivem no interior de cada unidade...................e sua capacidade Denitrificadora....................

Lembrando que o uso de Siporax..............por dedução..........a Matéria Orgânica do seu Sistema está entrando no Ciclo do Nitrogênio.................

O Foco da pesquisa é saber se existem Bactérias..........dentro da Mídia..........que realizam a função de transformar o Nitrato em Nitrogênio Gasoso................

A Questão de retirada de Matéria Orgãnica.........via Skimmer........Shark bag........etc.........são totalmente irrelevantes num teste como esse................

No Aquário não............são fatores importantes.........mas acho que não estamos falando de Aquário....................

E sim dos processos Biológicos que ocorrem dentro da Mídia de Siporax...........

Não é isso....???

Não estamos discutindo a aplicabilidade.................estamos discutindo a Biologia que se forma no interior da Mídia..............

A aplicabilidade irá se basear na Quantificação.......e Capacidade Denitrificadora.............do Volume X de Bactérias...........presentes em cada unidade de mídia.................

Pilotagem do Sistema.................

É o mesmo que uma Tinta.................voçê pode pintar um Quadro.........ou fazer um Borrão...........

E a maneira como a Mídia será aplicada tem interferência Direta..............com as espécies de bactéria que vão colonizar a mídia..................

Saquinho dentro do Sump.........Reator com Fluxo relativamente forte..........Dry-Wet............vão predominar cepas de bactérias Aeróbicas..............

Num Remoto........com menos Fluxo...............vai favorecer existência de Bactérias Denitrificantes............e a troca Molecular pode acontecer..................

Isso sem adicionar carbono................

Por isso que eu disse que o verdadeiro teste é do Microscópio.................seria o básico..................

Fez o Teste........legal........confirmou que existem tais Bactérias................Beleza................agora voçê aplica...............

Fica esquisito voçê começar aplicando a mídia..............para deduzir que existem Bactérias Denitrificantes...............

Podendo ou não questionar sua Eficiência...................

A Eficiência vai depender de inúmeros Fatores...............alguns até desconhecidos..................devido í complexidade do Ciclo do Nitrogênio..........................e da forma como a mídia foi usada no Sistema................... 8-)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#24 Mensagem por Celso Suguimoto »

Renan... vc é o churrasqueiro ?

Yuri concordo... mas precisavamos isolar os fatores externos.... o texto foi coerente em relacao ao estudo com reator feito na australia com carbono. Tem um outro q usou um peixe em um aquario em condicoes meio rudimentares.... nesse o nitrato so aumentou.

Em 2012 vai ser feito outro... um pouco diferente... mas nao precisamos mais testar o carbono... esse funcionou nas 4 amostras... e ja foi exaustivamente debatido aqui e la fora... mesmo por quimicos ou biologos... funciona... Red Field...nao aceito totalmente no meio academico ainda, mas em aquarios parece funcionar.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: SIPORAX

#25 Mensagem por Alessandro Lima »

O Ciro ta tão acostumado com o povo no XXXX agarrado, puxando lhe as partes que se alguém fale algo contrario ao que ele acredita e aplica ele ja chega chutando o balde, o Celso fez um teste pertinete e valido e esta chegando a x conclusões com os testes, se eu tenho resultados diferentes em ambientes diferentes, antes de tentar ridicularizar o que foi feito por outro por causa da "amostragem" no minimo eu deveria respeitar o que foi feito.

ps.: Segunda vez que vejo alguem "discordar" do Ciro e segunda vez que o vejo ele chegar na voadora.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Ciro_Riskallah

Re: SIPORAX

#26 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Alessando...

Que pena que voce tenha esta impressão de mim,,,,,,,,desculpe se te fiz desconfortável com algum comentário meu.

E no XXXX tenho sim amigos, como aqui, fieis.

Desculpe, novamente

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: SIPORAX

#27 Mensagem por Alessandro Lima »

Não tem o que se desculpar comigo não, a mim você não fez nada, apenas relatei o que vejo, essa "impressão" se da pelo que vejo, mas cada um é de um jeito.

Numa boa, não acompanhei a discussão do tema no XXXX, mas ficou claro pra mim q existe uma rachadura entre voces, no entanto independente disso, aqui a discussão não existe de modo que a faz valida e talvez possa se aproveitar a oportunidade e leva-la a rumos diferentes do que deve ter acontecido la.

Ah e sobre amigos, alguém não deixa de ser meu amigo pq axa minha camisa, feia, meu carro velho, ou pq nao concorda com algum sistema do meu aquario.

flw
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: SIPORAX

#28 Mensagem por jose Jorge »

Red Field é Legal...............mas aí já é Pilotagem.................né..........???

Ah..........Esqueci.............

Outra analize comparativa............é observar ao Microscópio............uma Mídia retirada de um Aquário estabilizado............aonde se dosa Carbono sistemáticamente....................

Analizar o tamanho das Colônias...........e principalmente se são as mesmas espécies............ou se com a adição de Carbono.............as espécies mudam...........

Bactérias Facultativas......................

A coisa é tão Complexa......................

Então acho que primeiro deveria vir a Identificação dos Organismos..........que Colonizam a Mídia...........................

Pelo que eu sei........já existem empresas isolando certas bactérias que denitrificam..........mas não sei muito sobre isso ainda...................

Se voçê tem uma Grande Área Colonizável.........................voçê pode inocular essas Cepas Selecionadas no Sistema...................

E elas iriam se estabelecer nesse tipo de Substrato poroso...............nesse caso o interior Anóxico do Siporax.............

Talvez auxiliadas pela adição de Carbono............???

Sem uma Área Colonizável Anóxica...................como faria isso..........???

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: SIPORAX

#29 Mensagem por alex braga »

Eu acredito que de alguma forma deva denitrificar se nao o aqua do ciro que so tem a siporax para colonização estaria com o nitrato nas alturas pq la nem RV tem neh Ciro?? mas tb nao acredito que a denitrificação ocorra internamente como propoe a sera, exatamente como o teste do Celso mostrou, hoje esse isso me parace vacina para defunto pq muito mas muito melhor do que siporax ou vodka estao o reator de enxofre e biopellets, muito mais eficazes e (ou) simples!!!
Editado pela última vez por alex braga em 15 Dez 2011, 20:18, em um total de 1 vez.
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#30 Mensagem por Celso Suguimoto »

Yuri...vc tá muito adiantado... a gente ta no primeiro capitulo e vc ta acabando o livro...rs

Redfield funciona mesmo... o duro é acertar a mao no começo... se exagera booom de bacteria.... aquela meleca impregna até nos canos.

Desnitrificacao é um processo interessante... acontece em regioes hipoxicas ... via de regra.

A grande questao agora... é esse excesso de zelo por área pra fixacao de bacteria.... tem um estudo na reefkeeping q leva a crer que nao precisamos de tanta área assim... mito.... tanto q substrato alto, baixo, fino ou grosso desnitrificaram quase igualmente... com peixes ou sem.

Aquarios sem substrato desnitrificam pouco... maior parte dos nitrogenados éh exportado via sifonamento ou tpas ou skimmer mesmo... antes de entrar no ciclo do nitrogenio.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Ciro_Riskallah

Re: SIPORAX

#31 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Alessandro..

A discussão foi no XXXXXXXX e ali aconteceu .

Não tenho nenhuma afinidade com o Celso, e não depus contra os testes dele, por ele, e sim pelo modo, pelos testes, pelo desrespeito com os varios que tinham aquarios com siporax e com sucesso, e foram renegados em sua opiniões e etc.

Apenas isso, veja o link no outro fórum, e verá, é longo, e chato, se tiver paciência.

E em ato continuo, postou aqui,não concordando com este testes inconclusivos me pronunciei, claro acalorado pelos recentes fatos.

E como voce pode ver nas declarações do próprio Celso, ali pode perceber que ele tenta usar situação de moderador forma intimidadora e sugestiva, o que não concordo.

Mas mesmo assim me desculpem a todos, não foi a intenção.


Abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#32 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ciro nao é renegar opiniao... pra mim aquario sem substrato existe uma particularidade diferente em relacao a exportacao de nutrientes... eles sao retirados antes do ciclo do nitrogenio.

Aceitei todas sugestoes plausiveis em relacao a outras formas de fazer o mesmo teste... pq pra mim tem q ser feito sobre condicoes controladas... nao adianta um aquario, com skimmer potente trocas de agua e dzer q o q resolve é o siporax... se ele é q resolve tira todo o resto q é placebo... na boa..

Vc mesmo usou como exemplo seu proprio caso de crash com shark bag... e disse q usou apenas biopellets uma semana depois, mas omitiu q fez uma troca gigante de água, colocou os skimmers trabalhando... obvio... se a suspeita era de contaminacao tinha q tentar retirar tudo...

Relatos empiricos funcionando ou nao sempre vao existir... a água de onde foi usada pra fazer esse teste, no aquario tinha siporax.... e isso foi ignorado como regra...

Nao quis ser grosso nem desrespeitoso com ninguem... nem é minha indole....O objetivo do teste é justamente esse... sair do empirismo e partir pra um teste sem fatores externos.... SE aceita apenas relatos empiricos como ciencia ou verdadeiros é julgamento seu.... ninguem gosta de ser contrariado... talvez por isso alguns tenham se sentido agredidos... mas nao foi essa a intencao...

Antigamente por relato Jaubert funcionava pra repor calcio... fizeram o teste e viram q nao é bem assim.... alguem relataria isso hoje ? Duvido

Um dos principais objetivos do teste... era justamente nao levar em conta empirismo... pq isso é muito relativo... funciona nao funciona... o q pode influir... todos os casos q li q funcionavam eram sem substrato....pra mim a particularidade é diferente.... menos desnitrificacao... exportacao de particulados ANTES do ciclo... etc. Pra saber se funciona ou nao usa apenas o produto... por isso esse teste doido ...rs

Qto a esse lance de afinidade ou nao... uma pena... sou um fã das suas montagens... curto mesmo... mas nao quer dizer q concordo com o escreve... sao coisas diferentes....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: SIPORAX

#33 Mensagem por jose Jorge »

Isso é outro assunto interessante..............porque a atividade Biológica baixa o PH...............pode baixar a reserva Alcalina................

E no Jaubert.........por usar o Substrato Calcáreo..........ocorrem muitas reações positivas para o equilibrio do Sistema..................

Pode repor o Cálcio.............talvez não compatível com a demanda de um Sistema.......cheio de Corais...............fazendo voçê suplementar de alguma forma.................mas talvez repondo suficiente para equilibrar o que foi perdido durante a atividade Biológica...................

Gente..............isso é muuuuuuuuuito Complexo..................

Outra pergunta :

Alguém saberia dizer se as espécies de Bactérias que Colonizam os Biopellets.............são as mesmas espécies que Colonizam o Siporax..........???

No Biopellets elas tem uma fonte de Carbono disponível constantemente............

Será que as espécies que Colonizam o Siporax............são as mesmas.........ou são espécies diferentes.............em um Aqua aonde se dosa Carbono...............e num Aqua aonde não se dosa Carbono............???

Não sei responder essas perguntas.............. icon_bag

Flavio Gois
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2011, 20:51
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 20 Set 1972
Cidade: Paranavai
País: Brasil

Re: SIPORAX

#34 Mensagem por Flavio Gois »

Aqui tbem.....
Meu ja era membro e perdi minha senha e nem lembrava com que login, portanto criei outro, mas vamos la....

Ja foi discutido ate as tampas este teste, eu ja disse em outro forum que não concordo em nada com ele, mas respeito o trabalho feito.

E vou dizer porque não acredito neste teste.

Primeiro por não ser um aquario estabilizado e com varios fatores que interferem no seu teste.
Segundo, muito rapido e sem os mesmos equipamewntos que mantemos num aquario

e terceiro e principal....

nossos aquarios estão ai para provar tudo em que discordamos, estabilzados sem, nitrato, sem fosfato, sem algas, nem verdes nem marrons, e com siporax aguentando o tranco da falta de substrato e rochas vivas, o que mais precisa provar.

Querem testar.....? Montem um aquario sem substrato e coloquem Siporax e vejam se estamos falando bobagem...E não vernham dizer que é implicancia , minha e do Ciro, simplesmente, temos o que chamam de só acredito vendo em casa, esta aqui, pra quem quiser ver.

Desculpem, meu primeiro post com este login, mas não pude deixar de me pronunciar por aqui tbem.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#35 Mensagem por Celso Suguimoto »

Flavio... é justamente esse argumento q nao acho correto...

Primeiro por não ser um aquario estabilizado e com varios fatores que interferem no seu teste.
Segundo, muito rapido e sem os mesmos equipamewntos que mantemos num aquario


SE interferem no teste... ja é uma interferencia... vc mesmo diz isso... isso invalida qq coisa...

Pra que os mesmos equipamentos se pelo seu relato apenas o siporax resolve... skimmer serve pra que ? Carbono pra que ? TPA pra que (esquecendo o lance de recompor a quimiica)... nao se pode atribuir um conjunto de coisas a um unico elemento... é um conjunto... matematico isso.

nossos aquarios estão ai para provar tudo em que discordamos, estabilzados sem, nitrato, sem fosfato, sem algas, nem verdes nem marrons, e com siporax aguentando o tranco da falta de substrato e rochas vivas, o que mais precisa provar.


Outra confusao... fosfato desnitrifica ? Se o fosfato tá zerado é pq tem outra coisa funcionando.... pra exportar... essa coisa somente resolve ? ou um conjunto de coisas ? Agora... atribui-se tudo a uma unica coisa... que coisa... rs

Aquario bem montado nao é prova apenas relato empirico.... isso é q nao aceitam.... vamos isolar os fatores...Quem contribui com X% ou Y% na equacao pra zerar o nitrato ?

No teste apenas a vodka SEM mais nada desnitrificou.... e sem equipamentos.... ou aquario em condicoes ideais... entao houve... com carbono extra.... tanto na amostra com siporax qto na sem... entao isso leva a crer q o diferencial foi o carbono excedente e nao a midia ou ausencia da midia. ... nao precisou ter um aquario completo pra provar isso.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: SIPORAX

#36 Mensagem por jose Jorge »

Então dosando Carbono..........voçê conta com as Bactéria na Coluna d´Agua...........???

http://www.reefscapes.net/articles/arti ... cycle.html

"Denitrifying bacteria metabolize nitrogenous compounds (with the assistance of the molybdenum-containing enzyme, nitrate reductase) in the reverse way that nitrifying bacteria does: they turn oxides back into nitrogen gas or nitrous oxides for energy generation. These gases then volatize, returning back into the atmosphere.

Because the enzyme nitrate reductase is synthesized only when O2 is repressed, anoxic conditions are obligatory for most denitrifying bacteria."



Logo se uma Zona Anóxica é obrigatória...............e os Aquário que usam Siporax relatam níveis baixos de Nitrato...............

Por dedução...........agente conclui que existe dentro do Siporax uma situação ideal................Anóxica.........

Ciro_Riskallah

Re: SIPORAX

#37 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Tudo novamente...

OK fica assim, usa quem quer, pois pelo visto não serve de nada nos apresentarmos nossos aquários, pois existem interferências externas...afinal siporax é feito pra trabalhar em garrafas de plastico com duas pedrinha dentro e não em aquários.

Vamos a máxima,,,todo mundo viu que não desnitrifica, mas que desnitrifica, ha desnitrifica ..

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#38 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sim... com carbono desnitrifica... sem nao... essa é a maxima.... com carbono até água apenas desnitrificou
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: SIPORAX

#39 Mensagem por jose Jorge »

E tinha Oxigênio nessa Água...........???

Ciro_Riskallah

Re: SIPORAX

#40 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Na boa,,,

Quer provar sua tese Celso,,

Se responsabiliza financeiramente pelos meus animais?? todos, eu tiro tudo siporax daqui amanhã.

Na sua presensa, e de mais quem voce quiser. e veremos o que acontece.

So fica o carbono que voce quiser, dosado da forma que quiser, minha versatilidade de manobra aqui é quase infinita, acomodo o que voce achar que deve.

Pronto,, será que vai dar conta.

Te dou as senhas dos controladores, e voce pode pilotar todo aquario pela net, posso ate por netcam.

Que tal.

Responder

Voltar para “Forum de Testes”