🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

SIPORAX

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: SIPORAX

#61 Mensagem por Matias Gomes »

Marcio Gielfi escreveu:Nossos aquários são micro ambientes muito mais complexos do que imaginamos, e como tal, tem uma interação entre centenas de variáveis, o que torna qualquer debate pouco conclusivo, pois não podemos olhar para apenas uma pequena parte do todo, e de lá lançar uma cruzada da razão, pois sempre vai faltar um ou mais elos da cadeia.

concordo plenamente, numa palestra , se não engano o Julian Sprung falou que a cada 6 meses vc deve inocular seu reef com cepas novas de bacterias, pois elas tendem a diminuir a quantidade e algumas dominam e se desenvolvem mais, colocando novas cepas seu reef se desenvolveria melhor.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: SIPORAX

#62 Mensagem por Elder Luis »

André Fonseca escreveu:
Elder Luis escreveu:1 semana em termos de carga orgânica é bastante coisa


Com 7 dias não se tira nem a "dependência" do produto...

Não se pode avaliar com esse tempo curto, ainda mais se forem feitas TPAs e diminuída a quantidade de ração.

Teria que tirar os Skimmers e não alterar mais nada na rotina, pra ver como se desenrola...


Foi isso que eu disse. Dependendo da quantidade de peixes que vc tiver, se desligar o skimmer 1 semana, vai notar variação de parâmetros sim, nada muito drástico mas vai sair da rotina
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Flavio Gois
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2011, 20:51
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 20 Set 1972
Cidade: Paranavai
País: Brasil

Re: SIPORAX

#63 Mensagem por Flavio Gois »

André Fonseca escreveu:Flávio,

1 semana será que é tempo suficiente???

Quanto tempo demorou pra vc verificar uma melhora no aqua depois da adição do Siporax???



Sim André, sera sufuciente, pois meu aquario tem materia organica para caramba, tenho mas de 50 colinias de SPS, mudario e 4 tangs grandes nele, sem contar os peixes pequenos que tenho, se deixar sem skimmer, o bicho pega aqui, quero ver como o Siporax vai aguentar.

Abraço

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#64 Mensagem por Celso Suguimoto »

Se aguentar nao precisa mais ligar... Esse é um modelo proposto pelo Adey... natural sem skimmer confiando a desnitrificacao ao substrato... e no caso ai seria o siporax apenas... nao precisa de outra forma de filtragem, pois seria desnecessaria
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Flavio Gois
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2011, 20:51
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 20 Set 1972
Cidade: Paranavai
País: Brasil

Re: SIPORAX

#65 Mensagem por Flavio Gois »

Celso Suguimoto escreveu:Se aguentar nao precisa mais ligar... Esse é um modelo proposto pelo Adey... natural sem skimmer confiando a desnitrificacao ao substrato... e no caso ai seria o siporax apenas... nao precisa de outra forma de filtragem, pois seria desnecessaria



Acho que não é bem assim, Celso, tanto que a cada 6 meses e bom vc tirar o siporax e lavar com a agua de reposição e colocar de novo, ate por isso, o substrato com o tempo satura, esta é a vantagem do siporax, vc poder tirar , lavar e reutilizar quantas vezes forem necessarias, o skimmer nos traz segurança e por mais que o siporax faça seu trabalho, com certeza sem skimmer ele satura, sem contar que o skimmer tira as bacterias mortas na agua, coisa que no seu teste não aconteceu, deixando a agua mais rica em nutrientes.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#66 Mensagem por Celso Suguimoto »

Qdo tempo demora pra limpar ? Faz como as bandeijas de remotas... limpa metade e deixa a outra metade funcionando... se ele aguenta sozinho nao faz sentido ter mais skimmer....

RDSB era mais ou menos isso... qdo satura limpa... mas limpa uma parte e depois outra pra nao ficar sem o substrato... no caso do siporax pra limpar é o mesmo... nao precisa limpar tudo de uma vez so. No minimo seis meses aguentaria o sistema entao sem skimmer.

E lembre-se.... existem outros mecanismos de exportacao ativos ainda ... trocas de água, carvao, sifonagem, shark bag... um carbono que possa ser adicionado (ao meu ver invalidaria o teste) pois ai entraria no caso onde desnitrificou com siporax e sem...

Na realidade pra ver se ele aguenta o tranco até mesmo esses outros elementos deveriam ser retirados.... pois ele sozinho cumpriria a funcao.

O tempo minimo pra dizer se funciona ou nao... deve ser semelhante ao completar o ciclo do nitrogenio... ao meu ver... 2 meses pelo menos, mas se aguenta todo resto perde sentido....

Um teste em um reator que propus no começo é mais pratico do q arriscar uma manobra dessas....

Bem sao pitacos no teste q vc pretende fazer.... assim como me sugeriram algumas mudanças no teste que fiz... e vamos repetir em 2012.

O q o ciro propos nao achei legal... se eu estiver certo pago por ele perder os animais... se tiver errado nao... ou seja... perco nas duas pontas em qq situacao. Se está disposto a tentar ... segue pelo menos esse protocolo... é uma sugestao minha.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Flavio Gois
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2011, 20:51
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 20 Set 1972
Cidade: Paranavai
País: Brasil

Re: SIPORAX

#67 Mensagem por Flavio Gois »

[b][b]RDSB era mais ou menos isso... qdo satura limpa... mas limpa uma parte e depois outra pra nao ficar sem o substrato... no caso do siporax pra limpar é o mesmo... nao precisa limpar tudo de uma vez so. No minimo seis meses aguentaria o sistema entao sem skimmer.[/b][/b]


Sim Celso é isso mesmo tiro metade e deixo a outra, tenho 8 bandejas de Siporax, tiro 4 e deixo 4, no aqua que estou atualmente, só estou com um skimmer RO PS 6000 e siporax, nada mais, não uso carvão, nem removedor de fosfato, a unica coisa é troca parcial mesmo, e toda semana, e isso vou continuar fazendo, não acredito que terei problemas com isso.

Como esta tudo zerado , vou acompanhar se vai aumentar alguma coisa nessa semana, se não fosse tão proximo das festas de fim de ano , deixaria mais uma semana para ver, mas como vou viajar, terei que fazer com uma só para ter uma ideia.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#68 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ah... tem mais um problema.... foi o q eu ouvi no meu teste.... isso é um "teste seu"... nao tem validade cientifica por problema estatisticos... no seu caso vai ser N=1.... hehehe pensa q é facil atender gregos e troianos... no meu teste eu fiz dois de cada amostra... entao N=2, mas acharam q poderia haver outras variaveis e q pra ser mais cientifico precisariam ter mais estatisticas....N=100 aceitariam... eu propus 10 testes... apenas com siporax, pois hoje tenho 2 e os 8 recipientes seriam reutilizados pra uma condicao unica....

Pimenta nos olhos dos outros é refresco... rs... agora to curtindo o outro lado ... se prepara q quem se propoe a fazer um teste tem q estar preparado pra ser questionado ou tentarem de alguma forma achar erros ou invalidar. Como disse eu to acomapanhando sua montagem... tá bem legal... vamos ver no q da... 6 meses aguenta tranquilo entao, sem o skimmer , se funcionar deixa assim... em time q ganha nao se meche.... É um teste diferente do q fiz... esse é de resistencia mesmo como de revista de carros... vamos chamar de teste de longa duracao.

Tah... tbem nao quer dizer q seje conclusivo depois de testar... pois pode ter algum "problema".... no meu caso acharam q a agua estaria estagnada pq usei um compressor de ar pra oxigenar... a turublencia causada nao bastava... embora nunca ouvi falar em uma bomba de um litro pra poder usar... mas.... pelo q sei o processo se dá por difusao... e usar uma bomba só iria atrapalhar, pois ai sim prejudicaria zonas anoxicas se houver no interior.... bem mas querem com bomba... em nano entao 2012 vai ser assim... rs. Achei q tava prejudicando o teste circulando com compressor, pois iria ser muito.... mas pediram pra por mais circulacao, entao vamos.

Agora falando serio... vc acredita mesmo q isso segura tudo isso ? Entao pra que gastar 10 mil nesses skimmers supermodernos com 1/100 disso e com economia de energia faz o mesmo serviço....

Eu acabei de ler um relato de um aquarista no XXXX que perdeu tudo com um bare botton com siporax.... se foi outra causa nao sei... mas algo falhou.

http://www.XXXX.org.br/vb/showthread.ph ... lcio-hanna

Blz Ciro, vou fazer novamente sim, ah e só para constar, seu aqua foi um dos que me inspiraram, possuo 2, um misto e um só para SPS, porém tive uma perda de 100% do meus SPS esses dias, eu nao uso substrato tb, estou só com o siporax e usando alguns produtos zeovit, meu aqua tem 3 meses de montado, estava tudo normal, reserva, calcio, magnesio, ams derepente deu uma alga marrom q tomou conta do aqua e quemiou alguns corais e outros deram RTN, alguma sugestao?
abraços
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#69 Mensagem por Celso Suguimoto »

leo carvalho escreveu:Alguém ai saca de química? existe a possibilidade das moléculas de álcool se ligarem ao N? pensei nisso agora a pouco. mas não deve não, pq nunca ninguém citou isso.



Leo sua resposta pelo Bizeto

Fala Celso
De fato é muito pouco provavel que haja essa reação. O processo é de fixação do nitrato pela estimulação do crescimento de microorganismos.
Para remover o nitrato quimicamente utiliza-se outros tipos de reagentes em condições que não são apropriadas para uso em aquários.
Um abraço
Marcos
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: SIPORAX

#70 Mensagem por André Fonseca »

Celso Suguimoto escreveu:Na realidade pra ver se ele aguenta o tranco até mesmo esses outros elementos deveriam ser retirados.... pois ele sozinho cumpriria a funcao.

O tempo minimo pra dizer se funciona ou nao... deve ser semelhante ao completar o ciclo do nitrogenio... ao meu ver... 2 meses pelo menos, mas se aguenta todo resto perde sentido....


Exatamente Celso!!!

Quer ver se o "bagulho" é bom mesmo, deixa 1 mês no mínimo.

Menos do que isso, é comprovar que não confia no produto.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#71 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu nao quero partir pra extremismos... mesmo pq pra sacrificar ja basta essa... f... q matou o yorkshire a mao... froids.... fiquei p...com isso.

Eu nao acho invalido usar siporax... acho desnecessario apenas isso... se faz mal usar...claro q nao... nao vai produzir nitrato ou qq outra coisa... mas apenas acho extremismo querer dizer q ele sozinho aguenta o tranco...um aquario tem tantas variaveis.... atribuir tudo de bom a apenas um elemento qdo se gasta milhares de reais em outros... torna tudo demais superfluo...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: SIPORAX

#72 Mensagem por jose Jorge »

icon_headstars

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#73 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ficou confuso Yuri ?

Eu acho desnecessario pq nao acho necessario tanta área de fixacao pra bacterias.

Nao vai produzir nitrato... apenas nao creio q vá desnitrificar nao apenas usando ele.... o q achei curioso é q com carbono com ele ou sem ele funcionaram..... entao funcionaria da mesma forma... por isso desnecessario.

Agora... mal nao faz... nao produz nada toxico ... nao é malefico ou prejudicial, apenas nao cumpre o q o fabricante prometeria q é fazer as duas pontas do ciclo do nitrogenio simultaneamente.... e sozinho... sem carbono adicional.

Agora dizer q segura um crash sozinho...extremismo... marketing sei la... eu acho exagero... vamos ser razoaveis.... o resultado de um sucesso é a soma de fatores.... um conjunto... trocas de água, água de boa qualidade, skimmers bons, limpeza, etc.... agora ... dizer q só uma coisa resolve... invalida as outras....

Enfatizando... essa é minha opiniao.... apenas... por isso a curiosidade do teste.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: SIPORAX

#74 Mensagem por jose Jorge »

Entendi..............

Acho muito mais difícil tentar produzir um resultado..........como voçês estão tentando fazer...........

Acho um pouco Loucura............desligar Skimmer e etc.............

Na minha opinião a Foto da Bactéria ali dentro detona tudo...............

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#75 Mensagem por Celso Suguimoto »

Yuri muito complexo.... e custoso... nem o fabricante tem essa foto :)

Teria q ter a infraestrutura de uma faculdade pra isso... se vc puder ajudar a faze-lo e estiver disposto pode ser uma alternativa...

Dear Celso,

thanks for your email. sera siporax is a very good biological filtermaterial in saltwatertanks. More informations you can find on our homepage

http://www.sera.de/uk/pages/products/in ... 15-mm.html

Kind regards


sera GmbH
i.A. Karl Schulte-Günne



--------------------------------------------
Borsigstr. 49
52525 Heinsberg
Tel.: +49-(0)2452-91260
Fax: +49-(0)2452-5922



Handelsregister:
Aachen, HRB 9882
Geschäftsführer: Josef Ravnak
--------------------------------------------
Diese E-Mail einschließlich eventuell angehängter Dateien enthält vertrauliche und/oder rechtlich geschützte Informationen. Wenn Sie nicht der richtige Adressat sind und diese E-Mail irrtümlich erhalten haben, dürfen Sie weder den Inhalt dieser E-Mail nutzen noch dürfen Sie die eventuell angehängten Dateien öffnen und auch nichts kopieren oder weitergeben/verbreiten. Bitte verständigen Sie den Absender und löschen Sie diese E-Mail und eventuell angehängte Dateien umgehend. Vielen Dank!
This E-Mail including possibly attached files contains confidential and/or legally protected information. If you are not the correct addressee and kept this E-Mail in error, you are not allowed to get notice of this E-Mail or any attachements, neither to open, copy nor forward them. Please notify the sender and delete this E-Mail and possibly attached files immediately. Thank you!


Essa foi a resposta de qdo pedi algum documento sobre o assunto. Depois me mandaram duas fotos da embalagem :)

Pra vc um teste conclusivo é a foto de uma bacteria... pra outros sao a qtde de testes semelhantes ao q fizemos, pra outros tem q ter uma bomba pra circular ao inves de compressor.... dificil agradar gregos e troianos... todos tem uma opiniao....

Esse teste foi debatido antes com as opinioes do pessoal na RC antes de faze-lo... seguimos a risca o q pediram ... depois tbem questionaram... todo teste vai ser questionado... por isso é um teste... pode ser uma bota de teste pra uns e conclusivo pra outros...

O Leo está se juntando ao grupo pois vai testar em um nano com uma bomba como sugeriram tbem q seria a condicao ideal.

Se vc se sentir a vontade e conseguir alguem q faça essa foto da bacteria bem vindo... isso eu nao faço ideia nem de como começar. Posso até tirar uma foto de uma bacteria... agora o q é ela ? Desnitrificante, nitrificante, patogena ? Sei la... mal sei o nome de todos corais q tenho... sinceramente nisso nao tenho a menor ideia.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Flavio Gois
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2011, 20:51
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 20 Set 1972
Cidade: Paranavai
País: Brasil

Re: SIPORAX

#76 Mensagem por Flavio Gois »

Celso na realidade não vou fazer o teste para provar nada, vou sim tirar minha propria duvida e no meu sitema, neste caso meu aquario, a unica coisa que vou mudar é que vou desligar o skimmer por uma semana, nada alem disso, não vou fazer teste, não vou dosar nada e muito menos me extressar com perguntas, sobre isso ou aquilo, só quero saber como meu sistema vai se comportar sem o skimmer por uma semana, dependendo de como for, ano que vem deixo mais tempo desligado para ver.

Andre:

Exatamente Celso!!!

Quer ver se o "bagulho" é bom mesmo, deixa 1 mês no mínimo.

Menos do que isso, é comprovar que não confia no produto.


Andre nem vou entrar no merito se o produto é bom ou não, pois para mim, Carlinhos , Ciro entre outros esta dando resultados satisfatórios, só estou dizendo que vou fazer este teste para ver como meu sistema reage sem o skimmer por uma semana, só isso. Não vou entrar na pilha de dizer que é ruim ou bom, pois como ja disse em outro tópico, usa quem quer e pode. Eu uso , gosto e recomendo. Eu com Siporax e meu skimmer, eu confio sim, tanto que nem uso mais nada, somente isso, tem gente que tem substrato e tem la, removedor de fostfato, carvão ativado, biopellets entre outras coisas. N~çao estou precisando de nada disso.


Mas como ja falei meu aquario fala por si, não tem nada de fosfato nem nitrato, nem algas ate hoje saiu nele, nadinha. Ou seja quem só acredita vendo é só ver.hehehehehe

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#77 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ah sim Flavio... o teste vai dizer apenas como seu sistema se comporta, mesmo pq 1 semana é pouco. Eu ja desliguei o skimmer por um periodo um pouco mais curto qdo a bomba deu pau.... nao aconteceu nada... pelo menos visivelmente.... ou seja... se a finalidade é ver se o siporax sozinho aguenta o periodo é muito curto apenas isso.... como vc tava escrevendo sobre o tema....

Agora... se o sistema se comportar sem alteracoes ... vai manter assim ?

Sucessos ou fracassos vem a medio longo prazo... a excessao qdo se acontecem desastres....como foi o caso do shark bag por exemplo

Mesmo o teste proposto de fotografar a bacteria desnitrificante.... hummm a qtde é suficiente ? Qto precisa pra ser eficaz ?

Sao muitas variaveis... dai a complexidade.... talvez varios testes em varias situacoes... aumentar a qtde ... eu usei a recomendada pelo fabricante... e se aumentar em 10x o q usei ?

Isso foi um teste repetido por duas pessoas... mas é um teste.... nao é estudo cientifico... nem nunca se propos a isso... mas apenas é um bom exercicio pra pensarmos o q é fato ou o q pode nao ser.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: SIPORAX

#78 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vou mover esse topico pro forum de testes.... acho la o local correto para o tema....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Flavio Gois
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dez 2011, 20:51
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 20 Set 1972
Cidade: Paranavai
País: Brasil

Re: SIPORAX

#79 Mensagem por Flavio Gois »

Pois é Cleso mas agora não tenho comtestar por mais tempo, via ficar uma semana sem mesmo, Depos vejo isso, e talves deixe um m~es sem no ano que vem.

Agora acho que vc deveria deixar la no marinho mesmo, pois tem mais exposição e as pessoas podem acompanhar melhor o debate e os resultados.

Abco

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: SIPORAX

#80 Mensagem por Matias Gomes »

Essa mudança que o Carlinhos fez de trocar todo o substrato das caixas por siporax vai ser um ótimo teste, qualquer mudança ele vai sentir na hora.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Forum de Testes”