🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luta contra as algas ganha- Relato

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Luta contra as algas ganha- Relato

#1 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom galera , gostaria de deixar meu relato da minha batalha contra as algas e minha vitória. Não que esses procedimentos funcionem para todos , apenas para mostrar como temos que ter paciência.

Remontei meu aqua em Novembro de 2009. Sai de um aqua com esqueletos de corais para um reef.

Imagem

Pouco mais de 3 semanas , tive a infestação inicial

Imagem

Desde então vinha batalhando. Fazia TPA´s de 10% semanais e adicionava Bio calcio, calcification , magnésio. nessa época eu já usava um deionizador , contudo sem resultados.
Durante esse tempo , monitorava minha água deionizada com um TDS e teste de Po4, níveis sempre 0 ou perto.Diminuí o fotoperíodo de 10 para 8 horas

Em Setembro do ano passado decidi aumentar meu substrato pois estava achando que era muito pouco.coloquei mais 40 kg aos 30 já existentes. Vendo a moda dos aquas com poucas RV´s decidi remover algumas acabou ficando com quase metade das RV´s que na montagem inicial. Comprei um UV Cubos 8 W

Imagem

Ainda com focos de algas resolvi durante as TPA´s fazer a aspiração manual com uma mangueira para tentar evitar que um pedacinho ou esporos se espalhassem e continuei com esse procedimento até hoje. Peguei algumas RV´s e coloquei no sump para maior filtragem biológica.

Há 3 meses comecei a aumentar a % das TPA´s para 20% semanais e parar com a dosagem de suplementos, continuei com a aspiração de algas. em alguns momentos eu tirava a RV e escovava no tanque.Desliguei e removi o UV.

Há 2 meses adicionei de volta as RV´s que tinha tirado ano passado e coloquei mais 2 dedos de halimeda aumentando o substrato para 10-12 cm. O sal da TPA´s mudou para o Red Sea Pro ( Nova formula ou da Brightwell)

Nesse ponto as algas começavam a dar sinal de fraqueza, muitas se desprendiam e ficavam presas nas bombas de circulação. Testes mostravam Po4 a 0.1 Ca 420 RA 5 e Mg 1000, não lembros dos testes de Nitrito e Nitrato , mas estavam baixos.Continuei a aspiração das algas durante as TPA´s

Parado olhando o sump me deparei com uma questão , o skimmer retira a matéria orgânica em suspenção e o cano de descida da bota ficava no lado oposto do entrada da água do skimmer,imaginei que muita da água passava direto sem passar pelo skimmer. Com um sifão conhecido como " maria-mole" , direcionei a descida da água perto da entrada do skimmer , tentando assim fazer com que mais água passasse pelo skimmer.

Imagem

Aquário agora

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho poucos focos que semana após semana somem sem mesmo remoção manual.

Os parametros hoje são : Po4 0.1, Ca 380, RA 7 , Mag 1200 Densidade 1.023

Continuo com TPA´s de 20% semanais e adiciono Biocalcio quando o teste de Ca se mostra abaixo de 360. ígua da TPA´sempre monitorada com leitor TDS e o sal sempre brightwell ou red sea PRO.Hoje o vidro até o vidro tem poucas algas.Em todo esse processo a paciência foi essêncial, claro tive momentos de querer desmontar pois não estava como eu queria, mas acho que isso mostrou apenas que o aqua não estava estável.


Abraços a todos e não desanimem, no meu caso foram 18 meses de batalha.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Parabéns pela vitória.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#3 Mensagem por Mauro Becker »

icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#4 Mensagem por Márcio Oliveira »

parabéns pela vitória, belo exemplo. icon_joia

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#5 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Valeu galera

Espero que esse tópico sirva de motivação para aquele que estiver desmotivado com o aqua por causa das algas que com certeza foi o motivo de muitos desmontes, e só para frisar que o fator principal e determinante nessa história toda foi a PACIÊNCIA.


Abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Excelente relato Arnaldo e parabens.. .a maioria quer resultados imediatistas e acaba se frustrando tbem rapidamente.

Eu tive problemas de briopsys por quase um ano... foi uma batalha lenta de tentativa e erro...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#7 Mensagem por Renan Kfouri »

Bom relato!! Isso deixa claro o que sempre falamos, aquarismo é PACIÊNCIA! icon_rotfl2

Marcos Tavares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 287
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:00
Apelido: ................
Data de Nascimento: 26 Out 1967
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#8 Mensagem por Marcos Tavares »

Na minha opinião o segredo em combater algas indesejáveis é um só: não fornecendo alimento a elas e criando um ambiente cada vez mais propício para o desenvolvimento das algas calcárias. Não fornecer alimento significa uma boa filtragem, controle de nitrato e luz apenas suficiente para munutenção do sistema, sem excessos. No início é comum o aparecimento de algas mas com o tempo o aquario vai estabilizando e as algas calcárias acabam dominando o sistema.

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#9 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Opa


Realmente Marcos. O usuário LAFishguys do youtube falou que as algas são sustentadas por 3 pilares:
1- Luz
2- água
3- Nutrientes

Em um aquário marinho água e luz são obrigatórios, o que resta? Controle de nutrientes, nesse ponto entram o skimmer e as TPA´s . Como aumentei a quantidade da % das TPA´s a quantidade de nutrientes exportadas eram muito grandes, tanto que algumas colonias de zoas e um GSP estão mal pois gostam de uma água com mais carga biológica. Eu tinha parado com todos os suplementos , agora reduzi as TPA´s para 10% de novo e voltei com o Biocalcio aproveitei e começei a dosar aminoácido para ver se consigo recuperar o GSP

Editando 19/06/2011

15 dias se passaram e agora estou fazendo TPA´s de 10% semanais e vou passar para 20 % a cada 15 dias . Agora não sei porque meu leather letucce está fechado há alguns dias, e não parece bem. Liguei uma bomba fraca para ajudar na limpeza da pele , mas não sei não. Tirando a densidade que está um pouco alta ( já comprei um refratometro) , todos os parametros estão ok. Fora ele todos os corais estão bem, até alguns zoas estão aparecendo , não sei de onde pois até então todas as colonias tinham sumido.

Resolvi meu problema com as algas , contudo alguns corais parece que sentiram as TPA´s constantes



Abraços

Abraços

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#10 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Mauro Becker , achei o tópico

Alexandre_Manske
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 980
Registrado em: 08 Mar 2012, 16:42
Apelido: Xande
Data de Nascimento: 04 Fev 1988
Cidade: Jaraguá do Sul, SC
País: Brasil
Localização: Joinville - Santa Catarina
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 26 vezes

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#11 Mensagem por Alexandre_Manske »

Muito bacana este seu relato Arnaldo.

Não tinha visto este teu tópico ainda.

Parabéns pela vitória e com certeza será de grande utilidade para muitos de nós.

Abraço.
Imagem

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

#12 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Valeu Alexandre, repare nas datas

começo 09/2009 até 05/2011

Isso foi o que durou a briga com as algas até a completa eliminação delas

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”