🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Curso de Aquarismo - Aula 2 - Ciclo do Nitrogênio

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Curso de Aquarismo - Aula 2 - Ciclo do Nitrogênio

#1 Mensagem por Julio Monteiro »

Nessa aula falaremos sobre os processos de decomposição de matéria orgânica.


Decomposição da matéria orgânica – Ciclo do Nitrogênio:

O equilíbrio de um sistema biológico depende, em grande parte, da decomposição da matéria orgânica, provendo uma reciclagem dos elementos. No aquário - seja ele marinho ou de água doce - geralmente não se consegue atingir esse equilíbrio. Esse é o motivo pelo qual as técnicas de filtragem são empregadas.

Os seres responsáveis pela decomposição da matéria orgânica são os vários tipos de bactérias que vivem no aquário. Bactérias que vivem na presença de oxigênio (O2) são chamadas de aeróbicas e as que não necessitam do oxigênio são as anaeróbicas. Vários tipos de bactérias aeróbicas e anaeróbicas vivem no aquário, em qualquer material poroso que nele se encontre.

A decomposição de componentes que contém nitrogênio pode ser simplificada em três etapas :

- Mineralização;
- Nitrificação;
- Dissimulação.


a) Mineralização :

Nessa etapa do processo de decomposição, os aminoácidos (elementos que compõem proteínas) são “quebrados”.

Bactérias heterotróficas retiram o CO2 dos aminoácidos e os decompõem. Como produto da mineralização , temos amônia e ácidos orgânicos. Os ácidos orgânicos vão reagindo com carbonatos do aquário e a reserva alcalina vai diminuindo.

A amônia (NH3) também surge dos excrementos dos animais, de algas mortas e de restos de alimentos.

Amônia tem relação direta com os íons amônia (NH4+). Em um PH de 8,3 a relação amônia - íons amônia é de 1 para 9. Os íons amônia são menos tóxicos aos animais que a amônia. A relação pode ser representada da seguinte forma :


NH4+ + H2O <---> NH3 + H3O+


b) Nitrificação :

Na próxima etapa da decomposição da matéria orgânica ocorre a oxidação dos íons amônia e da amônia, formando o Nitrito (NO2-) e o Nitrato (NO3-). Essas reações são realizadas por dois grupos de bactérias, as nitrosomonas, que oxidam os íons amônia e a amônia em nitrito, e as nitrobactérias, que oxidam o nitrito em nitrato.

Abaixo temos as reações :

reação realizada pelas bactérias nitrosomonas:
2NH4+ + 2OH- + 3O2 ---> 2H+ + 2NO2- + 4H2O

reações que são realizadas pelas nitrobactérias:
2NO2- + O2 ---> 2NO3-


c) Dissimulação :

Na última fase do processo de decomposição, o nitrato continua sendo “transformado”. Vários tipos de bactérias podem estar presentes no processo de dissimulação. Os produtos que podem surgir da dissimulação são :

- Óxido Nitroso (N2O);
- Nitrogênio (N2);
- Amônia / íons Amônia (NH3 / NH4+).

Óxido Nitroso e Nitrogênio são gases que não reagem com água. Quando eles são o produto final da decomposição, falamos no processo de denitrificação. Esse processo é realizado por bactérias anaeróbicas, que retiram o O2 do nitrato (NO3-), resultando nos dois gases que deixam o aquário. Essa é a forma ideal de ocorrer o processo de decomposição.

Quando o produto final da decomposição for amônia e íons amônia, falamos no processo de redução do nitrato. Nesse caso, concentrações altas de amônia/íons amônia no aquário podem ser a conseqüência. Felizmente, dificilmente o processo de redução do nitrato é predominante no aquário.

No esquema abaixo, temos representado o processo de decomposição :

Imagem


Embora não seja necessário para o aquarista saber química, é necessário ter em mente o que ocorre no aquário e onde devemos interferir. O excesso de matéria orgânica em decomposição deve ser evitado.

Imagem

No aquarismo sempre se fala sobre a decomposição de elementos com nitrogênio em sua composição. Existem, entretanto, outros componentes da decomposição que devemos nos atentar. Fosfato é um desses componentes. Está presente na água como PO43-, H2PO4- e HPO42-. O fosfato é gerado pela decomposição de plantas, organismos planctônicos e microorganismos.

Os sistemas de filtragem, assunto da nossa próxima aula, tratam de como retirar matéria orgânica antes do processo de decomposição ou de como acelerar esses processos.

Até lá.


abraço

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 2 - Ciclo do Nitrogênio

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Julio essas aulas são ótimas, parabéns pela iniciativa.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Murilo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2009, 15:26
Apelido: mugas
Localização: São Paulo

Re: Curso de Aquarismo - Aula 2 - Ciclo do Nitrogênio

#3 Mensagem por Murilo »

Muito boa a aula Júlio, mas deixa eu corrigir alguns termos e equações:

(NH4+) é chamado de íon amônio e não amônia.

"Amônia tem relação direta com os íons amônia (NH4+). Em um PH de 8,3 a relação amônia - íons amônia é de 1 para 9. Os íons amônia são menos tóxicos aos animais que a amônia. A relação pode ser representada da seguinte forma :
NH4+ + H2O <---> NH3 + H3O+"

A hidrólise ocorre com a substância amônia e não com o íon amônio (a velocidade de reação da hidrólise da amônia é bem maior do que do íon amônio, essa expressão só seria utilizada se houvesse a introdução de um sal de amônio o que naturalmente seria "quase" impossível), sendo assim a expressão fica:

NH3(aq) + H2O(l) <---> NH4+(aq) + OH-(aq)

Lembre-se de que há 2 equilíbrios, este mostrado acima e da dissolução do gás amônia em água:

NH3(g) <---> NH3(aq)

O que há de importante nesse equilíbrio?

Caso haja a introdução de íons H+ (ou um consumo de NH4+ pelas bactérias por exemplo), há um "deslocamento" no 1º equilibrio no sentido da formação dos produtos, o que elevaria a concentração de NH4+ e o pH do sistema (sem pensar na reserva alcalina e outras reações que ocorrem nesse sistema).

No entanto, se há a introdução de íons OH- ou NH4+, há um "deslocamento" no 1º equilibrio no sentido da formação dos reagentes o que aumenta a quantidade de amônia aquosa (essa é tóxica para os animais). Como esse reagente faz parte da 2ª reação, há também um aumento na formação da amônia gasosa.

Observação: o uso de ventiladores (ou coolers) na superfície da água faz com que a água evapore mais e que dificulte a solubilização (dissolução) dos gases que fazem equilibrio com ela (CO2, NH3, etc). O aumento da temperatura, diminui a solubilidade (e a quantidade de gás dissolvido - forma aquosa) tanto do CO2 quanto do NH3 uma vez que a reação de dissolução é exotérmica.

A reação realizada pelas bactérias nitrosomonas, não necessita de íons OH-,

2 NH4+ + 3 O2 → 2 NO2- + 4 H+ + 2H2O

Vicente Rosina
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Jun 2009, 22:54
Apelido: Vicente Rosina
Localização: Niterói - RJ

Re: Curso de Aquarismo - Aula 2 - Ciclo do Nitrogênio

#4 Mensagem por Vicente Rosina »

Parabéns.

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”