🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

experimentanto biopellets...

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 289
Registrado em: 30 Jun 2010, 10:43
Apelido: Brenner Castro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#201 Mensagem por Brenner Castro »

bom, se der o boom acho que o skimmer absorve. as bombas já ficam pra cima mesmo, a superficie fica bem agitada.

o que deve acontecer se os pellets resolverem a funionar é milhoes de cianos.

mas nesse momento, antes elas do que 100ppm de N03.

depois com o bom e velho prego elas vao sair :)

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#202 Mensagem por Reinaldo Chen »

Por muito biopellets de uma vez não vale o risco melhor por menos e ir adicionando ... Adotar um método de denitrificação não tem resposta rápida. Depende de maturação do reator ou pico de absorção de mídias etc.

Variação abrupta seja de qual fator que seja nunca é benéfico. Zerar nitrato não elimina algas já estabelecidas ....então evitar pânico e fazer ações conscientes é o melhor a longo prazo.

Avatar do usuário
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 289
Registrado em: 30 Jun 2010, 10:43
Apelido: Brenner Castro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#203 Mensagem por Brenner Castro »

Chen, vamos lá, nao há presença de algas, mesmo com fosfato em 99.


já tenho 400ml de pellets, mas creio que nao maturaram pelo baixo kh 4.4 (agora em 7.7)

eles vao demorar um tempo para maturar certo?

acha prudente eu tirar um pouco dos pellets ou deixa la os 400ml que ja estao ha quase 3 meses?

Avatar do usuário
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 289
Registrado em: 30 Jun 2010, 10:43
Apelido: Brenner Castro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#204 Mensagem por Brenner Castro »

galera, da um help ai, postei dia 11 e nada de respostas icon_bangin

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#205 Mensagem por Márcio Oliveira »

Como ficou Brenner? colocou mais pellets? baixou o nitrato?

Avatar do usuário
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 289
Registrado em: 30 Jun 2010, 10:43
Apelido: Brenner Castro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#206 Mensagem por Brenner Castro »

nao, continuo com 4000ml, kh em 7.7 e medi hoje de manhã, com quase 3 semanas q arrumei o kh e ainda em 100pm de NO3

Marcelo Di Giaimo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2912
Registrado em: 17 Out 2011, 10:43
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 25 Fev 1981
Cidade: sao paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#207 Mensagem por Marcelo Di Giaimo »

para abaixar nitrato eu uso NOPOX da red sea
Marcelo Di Giaimo Ferreira
11 98922-6520
1*11435
viewtopic.php?f=25&t=18414

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#208 Mensagem por Márcio Oliveira »

Brenner, a pergunta é só por desencargo....
Já levou sua água em uma loja de confiança pra confirmar o resultado do teste?

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#209 Mensagem por Reinaldo Chen »

Brenner

Se com 400 ml de biopellets (com a circulação adequada no reator) não houve mudança no seu nível de nitrato nesses dias todos, algo está muito errado (já devia ter maturado...lembre-se que demora um período para isso) , ou vc tem muitos peixes e o nitrato parou de contiuar subindo e dependendo do volume de produção de nitrato diário, o nivel vai demorar para cair dos 100 ppm ou seu teste está com leitura falsa.
Uma alternativa a investigar é o fluxo do seu reator de biopellets, se está havendo movimentação ou se há formação de muco dentro dele... etc.

Alex Cardoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 12 Fev 2013, 21:35
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 28 Dez 1972
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#210 Mensagem por Alex Cardoso »

Pessoal,
Vcs acham interessante usar este método num boyu tl550? Meu nitrato sempre foi alto para os padrões desejáveis. 50ppm, 25ppm, 10 ppm... atualmente oscila entre 10ppm a 25ppm, os peixes estão bem (4). Os corais, também só a montipora que esta um pouco esbranquiçada na base, mas acho que é por conta da incidência da luz.
Vi um reator pequeno da NY barato, ele é bem simples. A midia é cara, não sei se vale a pena o custo/benefício.
O que acham?

Avatar do usuário
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 289
Registrado em: 30 Jun 2010, 10:43
Apelido: Brenner Castro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#211 Mensagem por Brenner Castro »

Marcio, um amigo levou o mesmo teste da salifest de no3 em ambos deu 100ppm. então e a agua mesmo




Chen, uso uma sb2000, fica bem movimentado, nao há muco ainda, a movimentação está ótima, vou postar um vídeo aqui segunda e vc me diz o que acha ok?

bom, o paru ta grande e nao nego comida, todos sao bem gordos..rs
tenho 7 peixes e 2 deles carnívoros, um skimmer que pro meu sistema considero muito bom, mas sei que posso colocar bem mais peixes (quando isso resolver cair)

no seu aquario tem muito mais peixe, lembro q tinha um bbk, o que usava para NO3, era enxofre ou pellets tb?

abraços

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#212 Mensagem por Reinaldo Chen »

Na minha configuração antiga cheia de anjos, usei enxofre e biopellets juntos. Os peixes foram para um novo aquario de um cliente e se mantém com enxofre e biopellets juntos pois com populações altas assim os métodos juntos equilibram melhor a produção de nitrato. Pois cada um tem um tempo de metabolismo diferente e como os peixes comem o dia todo essa diversidade de métodos se mostra mais adequada.

No seu caso Brenner vale pensar em por um reator de enxofre...

Alexandre vc precisa de uma pequena quantidade de biopellets no seu caso, vale procurar amigos para dividir ou usar a mídia da two little fishes que tem embalagem em 200 ml

Avatar do usuário
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 289
Registrado em: 30 Jun 2010, 10:43
Apelido: Brenner Castro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#213 Mensagem por Brenner Castro »

Chem, estou pensando por esse caminho também, já que sabado fizeram 3 semanas como pellets como kh ajustado e nao tive nenhuma resposta.

fiz um vídeo para voce ver a moniventação dos pellets no reator, vou postar ja ja e vc me diz o que acha.

obrigado mais uma vez.

abs

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#214 Mensagem por Reinaldo Chen »

alguma resposta já deve ter sim , se pelo menos seu nitrato não subiu já é algo ,mas não sei se 400 ml vai dar conta , pois com tanto nitrato provavelmente o potássio vai ser limitante no processo e sem tpa ou suplementação de potássio com certeza a evolução vai ser ainda mais lenta. Nessa hora o enxofre sem a dependência do potássio, vai ser mais efetivo para completar a redução do nitrato.
Posta o video e vamos dar uma olhada nesse filtro... 3 semanas ainda pode melhorar a performance com certeza.

Avatar do usuário
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 289
Registrado em: 30 Jun 2010, 10:43
Apelido: Brenner Castro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#215 Mensagem por Brenner Castro »

verdade, nao estou fazendo TPA para medir a eficiencia dos pellets, mas vc ja deu a resposta ai em cima.

bom, se subiu dos 100ppm nao sei bem, minha escala só vai até 100 (salifest) mas nao está muito mais rosa não, pela foto nao se ve direto, mas..
Imagem

Avatar do usuário
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 289
Registrado em: 30 Jun 2010, 10:43
Apelido: Brenner Castro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#216 Mensagem por Brenner Castro »

olha o vídeo ai

http://www.flickr.com/photos/74963879@N ... hotostream icon_clap

Alex Cardoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 12 Fev 2013, 21:35
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 28 Dez 1972
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#217 Mensagem por Alex Cardoso »

Reinaldo,

Resolvi fazer uma experiência com bio pellets, mas ainda estou com algumas dúvidas:

1º Se acabar a energia e o reator parar de funcionar, qual ou quais riscos que eu corro? ou melhor os bichos
2º Que frequencia preciso limpar o reator?
3º Preciso ter algo mais trabalhando em conjunto quando instalar? (fora o Skimmer)




Obrigado

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: experimentanto biopellets...

#218 Mensagem por Alex Costa »

Brenner,

Eu creio que:

1- vc pode aumentar a qtde de pellets que está usando sem problema algum. Como eu já te disse, aqui eu uso 2 reatores e em cada um uso cerca de 600 ml (pelo menos) de pellets. Quando comprei a primeira vez cheguei a usar 1,5 litro (1 litro do pote que eu comprei mais meio pote que me foi dado por um amigo que tentou usar e não teve sucesso por causa das cianos).Um segundo reator pode lhe ajudar...

2- eu acho 3 semanas de uso com as condições ideais pouco tempo prá avaliar a eficiência.....principalmente se a quantidade utilizada não for adequada prá carga orgânica do seu sistema. Nesse caso nem em 6 meses voc~e vai ver resultado....

3- Aqui até hoje eu doso alguma bactéria em conjunto com os pellets...já usei MB7, Biodigest e Zeobac....Atualmente doso uma ampola de biodigest por semana (que é o dobro do recmendado pelo fabricante...Eu, no seu caso, adotaria uma delas e começaria a usar...

Só prá lembrar, tenho apenas 3 tangs em 900 litros totais, um "volume" de peixes bem menor que o seu em um volume de água maior....e nossos skimmers são bem parecidos.
Meu Nitrato e Fosfato são indetectáveis (usando Hanna e Salifert) desde muito tempo....

Por último, eu ainda acho que você subestima a capacidade que seus peixes têm de gerar Nitrato e superestima a capacidade do seu skimmer de remover isso do sistema...

Abraços,

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: experimentanto biopellets...

#219 Mensagem por Alex Costa »

Alexander,


1º Se acabar a energia e o reator parar de funcionar, qual ou quais riscos que eu corro? ou melhor os bichos
Nenhum ....


2º Que frequencia preciso limpar o reator?
Não precisa limpar...se começar a entupir por conta das bactérias é sinal que a vazão está baixa...nesse caso é só aumentar....


3º Preciso ter algo mais trabalhando em conjunto quando instalar? (fora o Skimmer)
Eu uso um reator de Fosfato em paralelo....Pode usar PO4X4, Phosban ou Rowaphos prá prevenor/controlar as cianos...

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#220 Mensagem por Reinaldo Chen »

Se sua energia voltar em até 2 dias a população do reator pode se regenerar em até 4 dias depois de normalizar o fluxo .
Se o reator estiver muito sujo ou empelotado na ocasião de falta de força , boa hora de limpar com água do aquário o excesso de muco e sujeira (eu chacoalho bem e depois jogo em um balde limpo e assim a sujeira flutua e os pellets afundam, ai tiro a água com a sujeira e voltam os pellets ao reator , completo com água do aquario ( se a força não voltou só fechar e deixar).

A limpeza você pode fazer sempre que ver excesso de muco e empelotamento, não precisa limpar só quando acaba a força, mas se estiver muito sujo na queda de força pode dar problema de retorno de nitrato no sistema ao voltar e estimular até picos de amônia dependendo do estado do reator.


Se fosfato for um problema no aquário, reator de GFO para retirar fosfato é sempre bem vindo (normalmente aquario com nitrato alto tem fosfato alto)


Brenner não consegui ver o video

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”