🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Peixes anjo em aquários, uma introdução

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Peixes anjo em aquários, uma introdução

#1 Mensagem por Reinaldo Chen »

Os anjos , são peixes da familia Pomacanthidae e compreende 9 gêneros com 87 espécies.
Estão entre os peixes mais belos e comercializados no mercado de aquarismo.
Com tamanhos adultos variando de 4 a 50 cm, tem espécies muito adequadas ao aquarismo, assim como espécies praticamente impossíveis de serem mantidas por muito tempo em cativeiro.
Entre as espécies, existem alguns dos registros de maior longevidade em cativeiro, com peixes como Majestic e Imperator com registros de manutenção em aquários públicos acima dos 21 anos.
Assim como temos algumas espécies que a grande maioria dos capturados morre antes dos primeiros 6 meses, como os Regal e Tricolor (sempre haverão excessões, mas a maioria realmente morre).

Com muitas espécies povoando o sonho dos aquaristas, nada melhor que uma apanhado geral sobre a família e sua manutenção em aquários.


Anjos reef-safe.

Todos os anjos potencialmente vão atacar corais. Podem demorar um pouco mais, mas cedo ou tarde a longo prazo, eles vão atacar, pois na dieta natural muito deles, o muco e os pólipos dos corais são parte integrante da dieta.
Fatores que miniminizam o ataque aos corais.

1- Aquário muito bem maturado com microfauna presente.
2- Dieta variada e oferecida várias vezes ao dia.
3- Escolha de espécies com menores registro de ataque de corais em aquário.
4- Seleção de corais, aquários mistos acabam despertando ataque de corais que acabam sendo ampliados a outras espécies. Aquários com predominância de SPS são os menos sujeitos aos ataques.
Zoantus e LPS, são os corais de maior risco e dependendo da espécie, devem ser totalmente descartados.

Famílias com melhor registro de não ataque a corais. Mas sempre o peixe que o aquarista comprar vai ser a excessão que come coral sem parar.

- Genicanthus - todas as espécies
- Arusetta - Asfur
- Pygoplites - Regal
- Pomacanthus - Majestic , Blue Face , Imperator
- Chaetodontoplus - dubolayi , blue spot , graypoma
- Apolemyittchys - xanthurus, flag fin ,
- Centropyge - Flame , coral beauty , aurotonotus (nacional)


Mantendo os anjos saudáveis.


A melhor maneira de se manter anjos em cativeiro é em aquários com rochas vivas maduras, cheias de vida, num aquário com bons sistemas de filtragem, praticamente um reef, sem os corais e a iluminação.
As espécies menores, vão bem em aquários com 100 litros e as espécies maiores vão pedir aquários de 800 a 1000 litros para atingirem seu desenvolvimento máximo.

Ao planejar um aquário para anjos é fundamental ter os seguintes fatores em mente :

- Espaço para nado, os anjos na natureza percorrem territórios imensos, assim uma decoração compacta com muitas rochas, vai restringir a possibilidade de nado do peixe, inclusive podendo ser fator de stress e ocasionando inclusive ataque a corais.

- Abrigo, apesar de nadarem muito, os anjos são peixes que em alguns momentos do dia, precisam de abrigo, assim tocas que permitam seu repouso são importantes, e é necessário pensar em abrigos de acordo com o tamanho dos peixes.

- Qualidade da água, os anjos são na maioria bem resistentes, porém principalmente na fase de adaptação, é importante que a água esteja com pH, salinidade , nitratos e oxigenação em níveis adequados para melhor aclimatação dos peixes.

- Alimentação, anjos são peixes que bicam o recife o fia todo. Oferecer pelo menos 3 alimentações diárias é ideal para sua manutenção. Algumas espécies aceitam bem alimentos industrializados, outros tem um periodo de adaptação longo e devem ser tentadas apenas pelos mais experientes.
Alimentos secos, nori, vegetais , patês de frutos do mar e outros alimentos devem ser parte de uma dieta variada para os anjos.


- Territorialismo , muitos anjos são peixes dominantes em seu meio ambiente, assim naturalmente defendem vastos territórios e por isso se tornam agressivos em confinamento em aquários.
O ideal é não introduzir mais de um anjo no aquário para uma comunidade pacífica.

Existem diversos aquários com muitas espécies de anjos reunidas em espaço limitados.
Aquaristas como Wayne Shang tem anjos agrupados há mais de 15 anos e apontam algumas observações :


- Planeje as espécies que você quer ter, tenha planos para introduzir peixes já quarentenados e adaptados a alimentação que vai ser padrão do aquário. Em aquários com muitos anjos, dificilmente haverá tempo para um peixe se adaptar a uma alimentação devido a competição.

- O aquário deve ser amplo e com rochas bem distribuídas. Quando novos peixes são introduzidos, será necessário na maioria dos casos, um novo arranjo de rochas, para que seja possível mudar os territórios existentes e possibilitando condições de igualdade entre os peixes antigos e novos peixes.

- Coloque as espécies mais sensíveis e com menor dominância em primeiro lugar, mesmo que um bom peixe dominante apareça antes, pode ser muito complicada a entrada de uma espécie de menor dominância entrar no aquário após uma espécie muito dominante se estabelecer.


Espécies com maior agressividade e dominância

Holocanthus - Passer , Ciliares
Pomacanthus - Imperator , Semicirculatus , Paru ,
Centropigue - Lemmonpeel , coral beauty , flame

Se seu espaço é limitado (200 a 400 Litros) , considere ter um harem de centropygues ao invés de tentar agrupar temporariamente anjos grandes. Grupos de 6 a 8 centropygues podem ser formados introduzindo os peixes ao mesmo tempo, preferencialmente por peixes pequenos, do qual se desenvolverá 1 maior dominante.

Com muitos anjos, um bom skimmer , um reator de cálcio (manter o pH) e um reator de biopellets se tornam fundamentais.
Um ozonizador bem instalado é outra segurança que o aquário pode precisar.

Por serem peixes de maior massa e metabolismo médio, é importante manter pelo menos 1 bomba em nobreak ou bateria para que não pare de funcionar em caso de interrupção de energia, pois são peixes que mesmo que não morram num primeiro momento, o stress causado por baixa oxigenação levará a ictio com certeza.


Doenças

Os anjos na sua maioria vem com parasitas quando chegam da importação ou coleta aqui no Brasil.
Apresentam tremátodes (flukes) e ictio (em menor quantidade) e devem ser tratados no período da quarentena. Se não apresentarem sintomas na primeira semana, não aplicar remédio e deixar o peixe se aclimatar a dieta, na segunda semana introduzir tratamento anti tremátodas com praziquentel ( Prazipro da hikari, droncit bayer etc) . Se necessário aplicar tratamento contra ictio.
Após o tratamento com praziquentel, e boa adaptação a dieta, o peixe pode ser introduzido no aquário e pode proporcionar anos de comportamento curioso e belas cores no aquário.

Se um peixe adquire ictio depois de colocado no aquário, convém tratar fora do aquário principal em aquário hospital, a maioria dos anjos não tem problema com cobre, desde que monitorado adequadamente.

Comprando anjos nas lojas.

Após escolher a espécie desejada, é buscar o peixe em uma das lojas do mercado.
Infelizmente por conta da febre dos aquários de corais, a demanda por anjos caiu muito e muitas espécies há anos não são importadas. Mas insista com sua loja para que peçam uma espécie que você deseja, somente assim um dia ela será importada.

Se encontrar o peixe que você deseja, verifique se está se alimentando bem.

Se está com a barriga limpa e sem nenhum ponto avermelhado ou inchado, muitas espécies são coletadas em profundidades acima de 20 metros e precisam de descompressão, o método da águlha na bexiga natatória é muito comum e se feito sem precisão, pode dar infecção e o peixe irá morrer sem possibilidade de intervenção do aquarista.

Peixes com dorso muito magro podem indicar coleta com quinaldona ou cianeto e podem estar comprometidos, mas normalmente são indiicadores de parasistas. Se o peixe for raro e você estiver disposto, faça um tratamento anti parasita e uma boa quarentena para recuperar o peixe.

Prefira peixes jovens com tamanho entre 3 a 4 cm para centropygues e cerca de 8 a 10 cm para anjos maiores . Peixe menores tem metabolismo rápido e pedem maior dedicação na alimentação.
Peixes adultos podem ter muita dificuldade de se adaptar ao confinamento e a dieta do cativeiro.


Para qualquer peixe uma quarentena é fundamental. Para os anjos e borboletas, o tratamento com praziquentel, tem se mostrado mundialmente, principal forma de aumentar a saúde dos peixes em cativeiro. Após uma limpeza de flukes, e adaptação a alimentação, os anjos podem proporcionar anos de satisfação, com peixes juvenis mudando para cor adulta, com peixes desovando (quando casais ou haréns).

Existem mitos como peixes que nunca mudam da cor de juvenil para adulto, normalmente isso ocorre em aquários com condições ruins ou medianas de água e alimentação. Em aquários com boa manutenção a transformação ocorre normalmente e a diferença entre um peixe capturado adulto e transformado em cativeiro não é tão grande assim. O mais importante é que são peixes que merecem a dedicação do aquarista e toda dedicação será compensada.


Reinaldo Chen

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1440
Registrado em: 24 Jun 2009, 12:15
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#2 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Valeu Chen,
como estou montando um fish only, pra mim foi de suma importancia este assunto
abs
Editado pela última vez por Ronaldo Ribeiro em 12 Abr 2011, 16:02, em um total de 1 vez.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Gostei!

Bem objetivo.

Acho que vale a pena postar também para o Fórum iniciantes, no meu caso por exemplo, logo no inicio do aquarismo fiquei fissurado pelos peixes anjo, hoje ainda sou. imagino não ser o unico.

Com este material a metodologia de escolha e manutenção já pode ser devidamente orientada, bastando ao aquarista empenho.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Vini_Reis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 25 Mar 2010, 18:53
Apelido: Vini

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#4 Mensagem por Vini_Reis »

Excelente! Tenho um Eibli no meu reef, lindo.

Tem dicas sobre alimentação? Estou trabalhando apena com rações e gostaria de saber
um pouco mais sobre alimentos vivos.

Avatar do usuário
Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 805
Registrado em: 06 Ago 2009, 21:30
Apelido: Italo
Localização: São José do Rio Preto SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#5 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Reinaldo..exelente tópico,mais uma x parabens !!! Gosto muito de anjos e gostaria de te fazer umas perguntas.Já tenho um imperador e gostaria de por outro.É verdade que podem conviver e ate formar casal??? Tem coma saber se é macho ou fenea na fase juvenil? É melhor por um maior ou menor do que já está no aquario??O aquariuo tem uns 1400ltrs

Obrigado
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

Fazer casais de anjos ... não é impossível ,mas requer um pouco de paciência e dedicação.

Os casais mais fáceis de se formar são os de centropygues, pois pelo seu menor tamanho, é possível por vários em um aquário médio a grande, reduzindo os atritos iniciais e com o tempo formar um casal ou harém.

De uma maneira geral, os anjos ou nascem fêmeas e viram machos ou nascem machos e viram fêmeas, ainda é uma assunto controverso e são registrados os dois casos para diversas espécies.

Assim de uma maneira geral, o correto para parear uma espécie, é colocar um exemplar adulto grande e um exemplar adulto pequeno.

Um grande problema são com os anjos de maior porte. O estado juvenil é de porte menor e mais facilmente encontrado no mercado, mas nesse caso a regra pode não ser válida.

Misturar 2 juvenis, pode não resultar em um casal e sim em 2 peixes machucados, 1 peixe ou 2 mortos.

Realizar o pareamento de imperator, pode ser possível, inclusive já tive um "casal" onde os 2 peixes se toleravam e andavam juntos. Para esse pareamento específico :

1- Aquário com grande área e muitas tocas de diversos tamanhos.
2-Um exemplar já transformado ou comprado adulto. (estamos falando de peixes com mínimo de 12 cm)
3-Um exemplar juvenil ou iniciando sua transformação. (peixe de 6 a 8 cm)
4-Estar preparado para separar os 2 peixes dentro do aquário com colmeia ou outros métodos que permitam o contato visual dos peixes, sem contato físico direto.


Essa adaptação dos dois peixes pode levar algumas semanas, mas se nos primeiros momentos não houver atrito direto (vc nunca vai ouvir um imperador roncar tanto) suas chances de sucesso são grandes, se for necessário o isolamento e depois de 2 meses após diversas tentativas de introdução, melhor trocar um dos peixes do par.
O sucesso não é sempre alcançado, mas existem bons relatos.

Colocar 2 juvenis não costuma funcionar, ambos se tornam agresssivos um com o outro e pelo menos um acaba morrendo.

Avatar do usuário
Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 805
Registrado em: 06 Ago 2009, 21:30
Apelido: Italo
Localização: São José do Rio Preto SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#7 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Reinaldo...muito obrigado mais uma x pela resposta !!! icon-aplauder Valeu !!! Já ia fazendo besteira colocando um outro juvenil com o meu...vou esperar esse crescer mais ai ponho outro menor !!!!! Abrços
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#8 Mensagem por Matias Gomes »

quando foram desmontar a fazenda da Onda em sampa encontraram um filhote de anjo se não me engano um anjo Pomacanthus Asfur, o Alexandre tomou um grande susto com isso, é o primeiro caso de uma reprodução natural que se ouve falar na aquariofilia mundial, apesar de que a fazenda era muito grande e repleta de micro vida.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Alexandre_Bendas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 150
Registrado em: 23 Set 2010, 19:18
Apelido: Bendas
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#9 Mensagem por Alexandre_Bendas »

Muito legal o tópico Chen,
parabéns

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#10 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Aqui está um exemplo de aquário "angelical".
http://www.reefforum.net/f241/reef-5000 ... dex18.html

Imagem

Pena que só é atualizado de muito em muito tempo.

Aqui tem um video de um aqua com anjos e sps.

http://www.vimeo.com/13564370

Abraço
Fernando Garcia

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#11 Mensagem por jose Jorge »

Falou em Criação........eu gosto.........

Uma opção mais barata........para que quiser reproduzir Anjo........é tanque de alvenaria............devido í possibilidade de uma Litragem maior.................

Simplão........com um "tufo" de Chaetomorpha........???........ou algo do tipo.........

Imagem

E o Regal.........não é dos mais fáceis de se manter...........

Eu já tive problema com HLLE..........em Imperator........um fato até bastante comum de se ver.........

E já escutei alguns relatos de cura com Regranex.........

Uma pomada para úlceras dos pés de Diabéticos.........se não me engano só se encontra nos EUA...........???

Voçê teria alguma info adicional sobre esse medicamento.......???

Na minha opinião o Peixe só se Reproduz quando eles estão "na ponta do Casco"...........ou seja não adianta a saúde estar somente perfeita..........

Existe o "algo mais"..........eles devem estar mais do que em perfeitas condições.............tipo Atleta.......

Então me interesso muito pelo aspecto Veterinário da Aquariofilia.........

Assim como Nutrição.........

Quando esse aspecto vai bem.........o Peixe desova..........

A Larvicultura............deixo para perguntar em outra ocasião.............porque é assunto extenso.........e complexo em se tratando de Anjos..........
Editado pela última vez por jose Jorge em 01 Ago 2011, 18:39, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#12 Mensagem por Reinaldo Chen »

Sobre a cura de HLLE , honestamente procuro evitar que ela apareça. Como é algo muito controverso, já que uma causa específica ninguém pode apontar exatamente um ou mais fatores que obrigatoriamente causem a doença. Na dúvida pratico a melhor alimentação possível, limito o uso de carvão ativo a 1 semana por mês no máximo, uso vitaminas como Selcon ou como recentemente da Brightwell para anjos.
Além disso procuro a cada 1 ano, trocar pelo menos 2 a 3 kgs de rochas vivas frescas (ou de um reef bem maturado) para os fish only com rochas para ativar as rochas.
Em meus anos de aquarismo ainda não tive um caso de HLLE , só vejo de outras pessoas mas não tive oportunidade de usar o medicamento mencionado.


Reprodução de anjos é algo com poucas informações e muitas dificuldades.

1- Maturidade sexual , com peixes que podem viver acima de 20 anos como alguns Pomacanthus, dificil dizer quando se dá a maturação sexual, além disso o diformismo sexual é pequeno ou inexistente, deixando a formação de casais algo complicado, principalmente para as espécies maiores que pedem um territorio amplo.
2- Gatilho sexual , todas as espécies de peixes contam com fatores que disparam a atividade reprodutiva. Alguns peixes são influenciados pelas condições ambientais, outros por condições hormonais, com poucas informações sobre os hábitos das espécies, é dificil determinar quais os fatores para estimular a reprodução para que não seja algo aleatório e sim recorrente.
3- Adaptação ao cativeiro. Apesar de algumas espécies se adaptarem ao cativeiro, não se tem plena certeza de como a criação em cativeiro influi na capacidade de reprodução das espécies. A alimentação artificial por sua composição pode reduzir a fertilidade de uma espécie, ou atrasar sua maturidade ( por obesidade, falta de nutrientes etc) .
4- Fase larval planctonica. Com larvas de pequeno tamanho, a obtenção de plancton de tamanho adequado não é sempre a tarefa mais simples.

Existem trabalhos principalmente com os centropygues com sucesso de reproduzidos em cativeiro, espécies raras inclusive, mas não é tarefa fácil e nem produtiva e mesmo lidando com espécies raras e valiosas não foi dada continuidade, mesmo com uma super demanda para esses peixes, pois o custo operacional é altissimo. http://www.rcthawaii.com/

A criação de larvas coletadas é uma outra vertente crescendo pois amplia a sobrevivencia de exemplares da espécie e seu impacto é menor sobre as populações estabelecidas. Mas também é um trabalho árduo e lento.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#13 Mensagem por jose Jorge »

Editado pela última vez por jose Jorge em 01 Ago 2011, 18:37, em um total de 2 vezes.

Joel Jr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 02 Jul 2009, 23:09
Apelido: Joel JR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#14 Mensagem por Joel Jr »

Olá Reinaldo, blz?

Ótimo tópico parabéns!

Vc teria mais informações sobre o Asfur? Parece que ele chega a ser considerado reef safe, sabe se ele gosta de Tridacnas?

Abs,

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#15 Mensagem por Reinaldo Chen »

Nenhum anjo é 100% reef safe, alguns corais são simplesmente irresistiveis aos anjos. Corais LPS ,como brains e os zoanthus são irresistiveis aos anjos. Outros corais podem ser alvos esporádicos mas sempre se tem noticias de ataques a todos os tipos de corais.
O asfur é um dos anjos considerados reef safe por alguns aquaristas que cultivam SPS ou softs tipo colt e leathers. Mas mesmo assim não é uma certeza de sucesso.
Fatores que ajudam a diminuir ou minimizar os problemas com corais.

1- Aquario amplo e com espaço para nadar
2- Alimentação frequente e variada.
3- Composição de corais menos sucetiveis aos ataques.

Sobre tridacnas, o que se diz é se for pequena, o risco é grande, mas depende do peixe e pode ser que apos anos de convivência, um dia chegue o dia de ser bicada, mas tridacna é um assunto delicado, visto que as vezes até tangs, como purple e o hepatus podem atacar elas.

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#16 Mensagem por Guilherme Barros »

Seria arriscado um aquario de 300 litros ja com coral beauty e centropyge aurantonotus,colocar um lemonpeel?É briga certa?O lemonpeel é um centropyge chato em relação aos corais?abraços
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#17 Mensagem por Reinaldo Chen »

Se tiver bastante tocas e usar uma caixa de isolamento por alguns dias para os outros se acostumarem é possível sim colocar as três espécies juntas. Lemompeel não é dos mais amigáveis, assim deve aguentar bem o nacional que é bem chato na hora de seus territorios...

Joel Jr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 02 Jul 2009, 23:09
Apelido: Joel JR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#18 Mensagem por Joel Jr »

Fala Chen, vc sabe com que tamanho o anjo Annularis começa a mudar a forma para adulto na natureza e em aquários?

Abs

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#19 Mensagem por Reinaldo Chen »

A mudança em peixes anjo é complicada. Alguns peixes mudam a cor para adulto com tamanho pequeno, já vi imperator todo adulto com apenas 10 cm.
Mas já vi peixe com 23 cm com cor de juvenil em alguns semicirculatos.

De maneira geral, os peixes mudam de cor com 1/3 do tamanho máximo adulto indicado pela espécie.

Aparecido Shimoda
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 08 Fev 2011, 17:13
Apelido: Sdinamo
Data de Nascimento: 05 Dez 1963
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Peixes anjo em aquários, uma introdução

#20 Mensagem por Aparecido Shimoda »

Chen,

Tudo bem? Estava pesquisando os posts e este seu vem bem a calhar. Meu aquário tem 200 litros e já tenho um centropyge coral beauty. Você acha arriscado introduzir um flame angel?

Fora isto tenho 1 yt, 2 palhaços e 2 green chromis.

Aquário com 1 ano e bem estabilizado.

Grato.

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”