🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#1 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Pessoal, notando a dificuldade que muitos passam para montar um sensor de nível de forma correta e segura e também a falta de equipamentos de boa qualidade para esse fim como os sensores de nivel ECLUSA e outros que vivem travando resolvi "divulgar" o passo a passo de um sensor de nível de uso industrial que serivirá para aquario com toda a segurança necessária.

Muitos que tentam montar esses sensores de nível não usam "chave contatora" nem "filtro supressor" que não é somente aconselhavel como obrigatório acabando danificando com o tempo o sensor de nível ocorrendo transtornos e causando alagamentos.

A maioria desses sensores de nível aguentam no máximo 20w de potência, mesmo que use uma bomba menor a exemplo da sarlo better mini que possui apenas 2w a mesma quando é ligada tem um pico que pode ultrapassar os 20 w acabando por danificar o sensor de nível que acaba "colando" e ficando ligado causando os acidentes que já conhecemos. (alagamento ou jogando excesso de agua doce no aquario) outros fatores que infelizmente não sei explicar tb é ocorrido tornando o uso da contatora e filtro supressor obrigatório para o seu correto funcionamento de forma segura.

É importante observar que os valores de corrente ou potência especificados nas cargas elétricas, quase sempre se referem ao estado permanente de funcionamento destas. A potencia de comutação disponivel nesses sensores é de 20W/VA para operação contínua e 50W/VA@20ms (faixa de trabalho segura).

Durante a comutação de cargas indutivas, surgem picos reversos de tensão (ruído elétrico) que podem ultrapassar 1KV, prejudicando seriamente os contatos elétricos dos comutadores, reduzindo drasticamente a vida útil e até danificando-os (soldagem de contatos).
Em AC, a utlização de um filtro supressor RC (resistor + capacitor) em paralelo com a carga evita estes problemas. O Filtro SUPRESSOR é ideal para a filtragem de cargas indutivas com potências <8VA. Em DC, este filtro deve ser um diodo com polaridade invertida ou o filtro KD.

Imagem
Filtros supressores para mini contatores, contatores auxiliares e relês de comando

Muitos não usam a chave contatora e filtro supressor e funciona de forma correta por um bom tempo, esse risco deve ser encarado como risco eminente já que um dia poderá acontecer e o prejuizo poderá ser bem maior. Nesse caso fica por conta e risco do aquarista.

Imagem
Ex. de chave contatora

Nesse passo a passo foi utilizado o sensor de nível da ICOS de fabricação nacional destinado a uso industrial e outros.

O modelo utilizado é o LC26M-40 sendo que poderia ser utilizado qualquer outro.
Imagem

[highlight=#FF4040]
A Icos fabrica e fornece somente Sensores de Nível e de Fluxo para líquidos.
Não comercializa qualquer acessório ou equipamento específico para aquários.
Antes de instalar o sensor leia atentamente o folheto que o acompanha.
[/highlight]

Materiais necessários.

* 1 ou 2 sensores de nível (2 caso seja usado em série para aumentar ainda mais a segurança)
* 1 Chave contatora (foi usado nesse exemplo o contator Weg CW07)
* 1 Filtros supressores para mini contatores, contatores auxiliares e relês de comando (utilizado o da própria ICOS K8)
* 1 Bomba Sarlo Better Mini
* 1 Tomada macho
* 1 Tomada fêmea

Passo a passo:

Imagem
Exemplo de como será a instalação final


Imagem
Montar o Sensor de Nível em suporte regulável apropriado, na borda do reservatório principal.


Imagem
Montar o contator sobre trilho DIN fixado num suporte ou parede afastado do aquário, evitando qualquer contato com a água.
Atenção: Contatores não são selados. Risco de choque elétrico.


Imagem
Conectar os cabos do Sensor de Nível.


Imagem
Conectar cabo auxiliar de alimentação da bobina.


Imagem
Conectar os fios do cabo de alimentação principal.


Imagem
Apertar os parafusos para fixar os cabos.


Imagem
Conectar os fios do cabo de alimentação da bomba ou válvula solenóide.


Imagem
Para maior proteção do Sensor de Nível instalar o filtro supressor nesse caso utilizado o próprio K8 disponível no site da ICOS em opção "Acessórios”. Veja também em “Downloads” a folha de dados Proteção de Reed Switches.


Imagem
Instalação completa da automação do controle de nível do aquário.



Obs.: Aqui esta somente uma idéia de como montar um sensor de nível de forma segura e relativamente barata, cuidado com choques elétricos. Caso não tenha experiência não tente fazer. Caso tente fazer a responsabilidade e sua.

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1440
Registrado em: 24 Jun 2009, 12:15
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#2 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Fabricio,
gostei muito da explicação.

só uma pergunta:
Vc teve problema com a boia deste suporte que esta usando?
abs

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#3 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Ronaldo Ribeiro escreveu:Fabricio,
gostei muito da explicação.

só uma pergunta:
Vc teve problema com a boia deste suporte que esta usando?
abs


Não nunca tive, no meu sistema uso 2 sensores de nivel em série mais uma boia, justamente para evitar qualquer falha já que moro no 20 andar de um condominio. Imagina se tiver vazamento rs...

Ciro_Riskallah

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#4 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Vou dar mau pitaco.


Pelos problemas das cargas indutivas geradas pelo enrolamento, na comutação dos relés, chamado de contra eletro motriz, que não aconselho usar contatoras deste porte.

Não ha necessidade, pois controlar uma contatora com uma boia que tem um contato magnético, vai fatalmente colar a qualquer momento.

Sugiro o uso de relés como estes, dimensionados para as correntes que vai chavear, que são pequenas.

Imagem
Imagem

E também sempre adicionar um varistor em paralelo com o enrolamento para remover possíveis picos, contra eletro motriz.

Esta boia da Icos, é muito boa, tenho de dois modelo que comprai para testes, e vou instalar na segurança do sistema de reposição.

Muito boa ideia usar este suporte para isso, vou usar assim tambem

E se alguém quiser um sistema de relés e acionamento livres destes problemas de transientes, existem os SSR, que fazer o chaveamente em fase 0, mas muito mais trabalhoso sua instalação.

Imagem

De resto a coisa e mais ou menos assim.... muito bom

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#5 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Fabrício, excelente sua explicação icon_clap e certamente com um passo-a-passo tão bem feito, qualquer um que entende o mínimo de eletricidade, consegue fazer um.

Onde vc adquiriu este suporte de acrílico?

A ligação em série de dois sensores serve para, em caso de um dos sensores travar, o outro continuar funcionando, não é isso? Mas em que situação pode ocorrer um travamento? Apenas por defeito mecânico no sensor? Esta ligação em série é feita apenas com jumpers ou tem algum outro detalhe na instalação?

Não sei se vc é da área de eletricidade, Fabrício (e também não sei se o Ciro é), mas poderia "criticar" a proposta do Ciro, visto que no ponto de vista dele, uma contadora não é necessária, ao contrário do que vc afirma?

Ciro, vc foi "menos preciso" que o Fabrício icon_headstars . Esta ligação que vc sugere só deve ser feita por profissional do ramo, devido í complexidade ou dá para ser feita por um "leigo curioso"? Se afirmativo, poderia explicar "com outras palavras" esta instalação?

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Ciro_Riskallah

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#6 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Ola Edmar

Sou Eng. Eletrônico OK

A demonstração do Fabricio esta correta, só que ao invés de usar contatoras, use estes reles.

Isso é chamado de relé auxiliar, comandado pela boia e chaveando o dispositivo que você quiser, no caso uma bomba.

Estes relés são pequenos, silenciosos, tem uma base com conectores de fácil instalação, o enrolamento e mais leve, e existem de varias tipos, blindados, contatos de platina, de mercúrio, e etc.

Nos reles vem descrito o esquema de ligações, é só seguir, mas repito, você tem que saber o conceito.

Tudo que você nas fotos que o Fabricio mostrou, pode ser montado na metade de uma `caixa de fósforos ` usando reles pois o consumo destas bombas é mínimo, e portanto o relé auxiliar também pode ser bem pequeno, se for para apenas acionar a bomba de reposição.

Veja no tópico do meu aquário, todos meus comandos são acionados por estes tipos de relé, inclusive uma bateria de 5 lâmpadas HQI de 150W..... ,

Veja a foto, da pra ver 3 relés, são as coisas brancas em cima de cada barra de tomadas

Imagem

Agora se você não tiver habilidade com eletricidade, cuidado !!!,


É isso

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#7 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Edimar_Oliveira escreveu:Fabrício, excelente sua explicação icon_clap e certamente com um passo-a-passo tão bem feito, qualquer um que entende o mínimo de eletricidade, consegue fazer um.

Onde vc adquiriu este suporte de acrílico?

A ligação em série de dois sensores serve para, em caso de um dos sensores travar, o outro continuar funcionando, não é isso? Mas em que situação pode ocorrer um travamento? Apenas por defeito mecânico no sensor? Esta ligação em série é feita apenas com jumpers ou tem algum outro detalhe na instalação?

Não sei se vc é da área de eletricidade, Fabrício (e também não sei se o Ciro é), mas poderia "criticar" a proposta do Ciro, visto que no ponto de vista dele, uma contadora não é necessária, ao contrário do que vc afirma?

Ciro, vc foi "menos preciso" que o Fabrício icon_headstars . Esta ligação que vc sugere só deve ser feita por profissional do ramo, devido í complexidade ou dá para ser feita por um "leigo curioso"? Se afirmativo, poderia explicar "com outras palavras" esta instalação?

Abraços,



Olá, sobre o suporte é o mesmo usado nas boias mecanicas vendidas pela oceantech.

Sobre o uso das contatoras não me atrevo a dizer nada, não sou engeneiro e sim um simples curioso e fui aconselhado a usa-las pelo proprio pessoal da ICOS.

Sobre o comentario do nosso amigo CIRO prefiro confiar nele, tanto é que vou trocar e usar como aconselhou :D

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#8 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Ciro_Riskallah escreveu:Vou dar mau pitaco.


Pelos problemas das cargas indutivas geradas pelo enrolamento, na comutação dos relés, chamado de contra eletro motriz, que não aconselho usar contatoras deste porte.

Não ha necessidade, pois controlar uma contatora com uma boia que tem um contato magnético, vai fatalmente colar a qualquer momento.

Sugiro o uso de relés como estes, dimensionados para as correntes que vai chavear, que são pequenas.

Imagem
Imagem

E também sempre adicionar um varistor em paralelo com o enrolamento para remover possíveis picos, contra eletro motriz.

Esta boia da Icos, é muito boa, tenho de dois modelo que comprai para testes, e vou instalar na segurança do sistema de reposição.

Muito boa ideia usar este suporte para isso, vou usar assim tambem

E se alguém quiser um sistema de relés e acionamento livres destes problemas de transientes, existem os SSR, que fazer o chaveamente em fase 0, mas muito mais trabalhoso sua instalação.

Imagem

De resto a coisa e mais ou menos assim.... muito bom



Valeu pela dica...

Sobre o uso das contatoras fui aconselhado pelo proprio pessoal da ICOS, mesmo assim usarei como esta aconselhando, ninguém melhor que um Engenheiro Eletrico aquarista... rs...

Mais uma vez, obrigado professor :D

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#9 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Fabrício, obviamente sem desprezar o conhecimento do Ciro, se vc está usando um produto da Icos e a própria Icos aconselhou o uso da contadora e do filtro, por que não questionar primeiro eles, antes de fazer a alteração sugerida? Seria muito bom saber o motivo dos procedimentos diferentes para a instalação de um mesmo tipo de aparelho ...

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Poxa muito legal esse topico... eu estou refazendo a minha parte eletrica. Estou usando um sistema X com tomadas, mas com o tempo e umidade acho que não é ideal deixar esse tipo de instalacao dentro do movel...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#11 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Celso Suguimoto escreveu:Poxa muito legal esse topico... eu estou refazendo a minha parte eletrica. Estou usando um sistema X com tomadas, mas com o tempo e umidade acho que não é ideal deixar esse tipo de instalacao dentro do movel...


Pois é, passarei pelo mesmo problema, ainda não organizei minha parte eletrica mais tb ficará dentro do móvel, provavelmente farei uma caixa de acrilico com alguns furos para passar as tomadas e cobrirei esses furos com espuma, assim ficará facil a manutenção quando precisar tirar algo eletrico e tb acho que melhorará em questão da oxidação... ainda n bolei o projeto...

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#12 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Sugiro aos amigos moderadores que movam este post para o FVM.
Abraço.

Ciro_Riskallah

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#13 Mensagem por Ciro_Riskallah »

FabricioDF escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:Poxa muito legal esse topico... eu estou refazendo a minha parte eletrica. Estou usando um sistema X com tomadas, mas com o tempo e umidade acho que não é ideal deixar esse tipo de instalacao dentro do movel...


Pois é, passarei pelo mesmo problema, ainda não organizei minha parte eletrica mais tb ficará dentro do móvel, provavelmente farei uma caixa de acrilico com alguns furos para passar as tomadas e cobrirei esses furos com espuma, assim ficará facil a manutenção quando precisar tirar algo eletrico e tb acho que melhorará em questão da oxidação... ainda n bolei o projeto...


Coloquem umas duas ventoinhas, das super silenciosas de 12X12, para computador, são 12V, insuflando ar para dentro do movel, assim criando pressão positiva.

Tambem existe um spray da 3M de silicone, é só passar em tudas tomadas e etc, seca rápido e protege.

No aquario antigo, fiquei ficou um ano e meio, e não tinha nenhum sinal de qualquer tipo de oxidação, ou qqer coisa do tipo. Estava limpo como no dia que instalei, e quem lembra de como era, tinha um monte de elétrica e eletrônica dentro do armário.



Edimar.

O precedimento não é diferente, e a mesma coisa, só mais racional e sensato, pois ligar uma boia com contato magnético, comandando uma contatora deste porte, para acionar uma bomba de reposição de 200l/h é no minimo ridículo !!!!!! ...

É como usar pneu de F1 em bicicleta...... :lol: :lol: :lol:

Abras.


Ciro

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#14 Mensagem por Marcio Gielfi »

Ciro_Riskallah escreveu:
Edimar.

O precedimento não é diferente, e a mesma coisa, só mais racional e sensato, pois ligar uma boia com contato magnético, comandando uma contatora deste porte, para acionar uma bomba de reposição de 200l/h é no minimo ridículo !!!!!! ...

É como usar pneu de F1 em bicicleta...... :lol: :lol: :lol:

Abras.


Ciro


Concordo em genero numero e grau, incluindo o pneu de fórmula 1 na bike !!!

Das opções propostas, fico com o SSR, por não ser mecânico
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#15 Mensagem por Marcelo Alvess »

muito complicado isto tudo pra mim amigo... kkkkkk

alguém ai não sabe de alguém que faz e venda pela internet este sistema todo não?


Abração

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#16 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Ciro e Márcio, que bom que tem gente aqui que esclarece melhor assuntos deste tipo, principalmente para pessoas que só entendem o que é "hobby" e não sabe a diferença entre um "contator" e um "varistor".

Como não sou engenheiro eletrônico, prá mim, Ciro, pela sua explicação a sua solução era mais complexa do que a proposta pelo Fabrício. Em nenhum momento (pelo menos eu não li isso) foi comentado que o sistema proposto pelo Fabrício seria mais complexo do que o necessário.

Agora sim, o assunto foi melhor explicado ... No meu ponto de vista, deixo claro.

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#17 Mensagem por Marcio Gielfi »

Edimar, eu sou Eng. Civil, mas também sou técnico em eletrônica e especialização em instrumentação eletrônica ...

O que o Ciro propôs acho mais simples e confiável do que a proposta que o Fabrício estava ou está querendo usar.

Uma contatora é basicamente um rele parrudo .. a vantagem de usar o que o Ciro propôs é que voce não precisa usar o supressor , já que os contatos não vão gerar um um grande ruido e o consumo do indutor eletromecânico é muito menor em um rele de baixa capacidade do que em uma contatora .... o esquema elétrico é basicamente o mesmo ... só que vai usar um pneu de bicicleta em uma bicicleta ....
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

petinat
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Set 2012, 15:16
Apelido: Petinati
Data de Nascimento: 23 Fev 1977
Cidade: São Bernardo do Campo
País: Brasil

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#18 Mensagem por petinat »

Boa Tarde

Ciro, teria como vc montar um passo a passo de como fazer a ligação com este rele que informou? Me parece o mais correto, mas como somos leigo acaba sendo complexo.

Obrigado

Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#19 Mensagem por gabriel_noro »

ciro onde arranjo desses reles para comprar, eu tenho 2 boias entao vai prscisar de 2 reles?

Wellington Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 232
Registrado em: 05 Jan 2010, 12:55
Apelido: Teko
Localização: Duque de Caxias - RJ

Re: Reposição automatizada - Sensor de Nível - Seguro

#20 Mensagem por Wellington Martins »

gabriel_noro escreveu:ciro onde arranjo desses reles para comprar, eu tenho 2 boias entao vai prscisar de 2 reles?



Também estou a procura se for on line melhor ainda....
MSN reefteck@hotmail.com

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”