🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Há vida no Jaubert

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#21 Mensagem por Celso Suguimoto »

Esa explicacao do Alexandre foi a melhor q vi até hj sobre o Jaubert. Existia um mito em torno de existir vida embaixo das placas alegando nao ser uma zona anoxica entao nao funcionaria... a meu ver sempre achei questinavel isso.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#22 Mensagem por Alexandre Talarico »

Celso Suguimoto escreveu:Esa explicacao do Alexandre foi a melhor q vi até hj sobre o Jaubert. Existia um mito em torno de existir vida embaixo das placas alegando nao ser uma zona anoxica entao nao funcionaria... a meu ver sempre achei questinavel isso.


Oi Celso, como vai? O brigado pelo elogio.
Eu tive um professor de Biologia que me disse um dia "em Biologia o que parece é!".
Pois então sempre pratiquei aquarismo observando primeiro a natureza e depois os nossos aquarios.

O plenum do denitrificador proposto pelo Dr. Jaubert, nunca poderia ser anóxico sendo parte integrante de um aquario aonde temos uma massa aquática que tende a saturação, quando falamos em concentração de oxigenio.
Pelo fenomeno da difusão o plenum tenderá sempre a se igualar ao corpo aquático principal, vem dai a sua engenhosidade e função prática.

Abraços a todos os amigos.

Alexandre Talarico.
Editado pela última vez por Alexandre Talarico em 12 Dez 2011, 10:04, em um total de 1 vez.

Ricardo Tolosa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 25 Jun 2009, 13:10
Apelido: Ric
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Há vida no Jaubert

#23 Mensagem por Ricardo Tolosa »

Caraca........uma verdadeira aula.........obrigado rapazes.

Então o que seriam as bolhas que ocasionalmente saem através do substrato?
Meu aqua anterior ao atual produzia grandes quantidades de bolhas que podiam ser vistas no substrato encostado ao vidro.
Tinha placa de fundo e halimeda. Meu atual não tem placa de fundo, salvo engano, e os grãos são bem finos. Tem quase 1 ano e até agora não reparei em nenhuma bolha...........
Por outro lado tem um skimmer muito bom (Deltec) versus um de uma marca que prefiro não mencionar.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#24 Mensagem por Alexandre Talarico »

Ricardo Tolosa escreveu:Caraca........uma verdadeira aula.........obrigado rapazes.

Então o que seriam as bolhas que ocasionalmente saem através do substrato?
Meu aqua anterior ao atual produzia grandes quantidades de bolhas que podiam ser vistas no substrato encostado ao vidro.
Tinha placa de fundo e halimeda. Meu atual não tem placa de fundo, salvo engano, e os grãos são bem finos. Tem quase 1 ano e até agora não reparei em nenhuma bolha...........
Por outro lado tem um skimmer muito bom (Deltec) versus um de uma marca que prefiro não mencionar.


Oi Ricardo, as bolhas que saem do cascalho são nitrogenio livre, subproduto da denitrificação, o nitrogenio é resutado da decomposição das bases nitrogenadas (amonia,nitrito e nitrato), feita pelas bactérias do plenum. É normal e inofensivo í vida do aquario.
Se não formar estas bolhas memso que diminutas e por que não está havendo denitrificação.

Abraços

Alexandre Talarico.

Ricardo Tolosa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 25 Jun 2009, 13:10
Apelido: Ric
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Há vida no Jaubert

#25 Mensagem por Ricardo Tolosa »

Valeu Alexandre,

Essa formação pode ser influenciada pelo tamanho dos grãos do substrato? Quanto menor o grão, masi compacto fico o substrato e mais difícil é a passagem de água, certo? Ou nada a ver?

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#26 Mensagem por Alexandre Talarico »

Ricardo Tolosa escreveu:Valeu Alexandre,

Essa formação pode ser influenciada pelo tamanho dos grãos do substrato? Quanto menor o grão, masi compacto fico o substrato e mais difícil é a passagem de água, certo? Ou nada a ver?


Correto Ricardo, cascalhos muito finos semelhantes a areia não servem para o denitrificador pois tendem a ficar impermeáveis com o tempo.
Outra maneira boa é incrementar o sistema usando aragonitas bem densas e grossas no fundo (como num reator de cálcio) para ter uma boa difusão e ao mesmo tempo funcionar como reator de clacio e preservar as aragonitas mais finas e decorativos colocados na parte superficial.
Finas eu digo de 1,5 até 3mm de granulometria.

Avatar do usuário
Luis Ribeiro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 10 Jul 2009, 09:31
Apelido: Luis Ribeiro
Localização: Sao Bernardo do Campo
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#27 Mensagem por Luis Ribeiro »

Pra quem gosta de Jaubert essas informações estão sendo vitais para uma boa montagem, elas poderiam ser agrupadas em um tópico do FVM ensinando um passo a passo para um bom jaubert!
Tá lançado o desafio!!! Matias e Alexandre é com voces dois!!!
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#28 Mensagem por jose Jorge »

Em se tratando de cascalho.........a única coisa que falta para fazer um Jaubert perfeito é o cascalho de Coral.........e eu gostaria de saber onde encontrar esse material aqui no Brasil.....

Justamente essa que o Alexandre falou.......

Segundo eu li......sobre a experiência Original......foi usado três tipos de Material........

A Granulometria já foi falado......agora é sobre a capacidade de dissolucão dos tipos de materiais.........

Os três tipos de material são:

1- Halimeda.........30 %

2- Aragonita (Cascalho de Concha).......60%

3- Cascalho de Coral........10%

Seguindo a mesma ordem........a dissolucão acontece mais rápido com a Halimeda........depois com a Aragonita de Concha.........e por último com o Cascalho de Coral.........

Eu só consegui os dois primeiros..........por isso gostaria de saber onde se encontra esse Material.......

Como podemos ver não é tão simples ........vai além de colocar cascalho em cima de placas de filtro biológico..........

Existem reacões Químicas complexas..........e toda fascinante teoria envolvida nesse processo..........

:P

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#29 Mensagem por Matias Gomes »

Yuri é crushed coral vc encontra em todas as boas lojas.
no topico do reef ilhabela II em fotos dele e da montagem do substrato em camadas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Antonio Amaral
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Jun 2009, 15:10
Apelido: Tuba
Data de Nascimento: 27 Jul 1963
Cidade: Canavieiras
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Há vida no Jaubert

#30 Mensagem por Antonio Amaral »

fazia muito tempo que eu não via um tópico tão bacana em um fórum de aquarismo.
Imagem

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Há vida no Jaubert

#31 Mensagem por Carlos Toledo »

Eu tenho esses bichos no meu refugio.

Talarico... como sempre...concordo pelnamente com tudo o que você colocou.

e realmente acredito que para descuidados (como eu) que o Plenun deve ser fora do aquario principal, aonde pouca matéria organica (restos de comida) podem interferir no processo e funcionamento do mesmo. e para os mais descuidados ainda (como eu) recomendo um sistema de decantação separado do aquario e entre o mesmo e a plenum.

Ainda assim, vejo muita vantagem em ter substrato fino no Reef, para abrigo de vida e micro-vida.

Abração.

Rafael A. Gregati
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:08
Apelido: rafael
Localização: Botucatu, SP

Re: Há vida no Jaubert

#32 Mensagem por Rafael A. Gregati »

pessoal, até que enfim posso ajudar voces sendo um "crustaceólogo" :lol: :lol:

isso é um ISOPODA!

depois vou preparar um topico sobre os principais microcrustaceos encontrados em nossos reefs e posto aqui! aguardemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Abraços

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#33 Mensagem por Alexandre Talarico »

è isso ai Carlos.....


Aguardaremos Rafael, mas explique antes que este isopoda não é parasita, senão muita gente vai criar mais um folclore do aquarismo como as planarias.

Alguns isopodas são parasitas, mas nem todo isopoda é parasita!!! Antes que seja tarde!

Abraços.

Talarico

Ivan Trigueirinho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Ago 2009, 11:00
Apelido: Ivantrig
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Há vida no Jaubert

#34 Mensagem por Ivan Trigueirinho »

Papo de alto nível mesmo, heim!
Eu uso Crushed coral e Reef Base, camada bem alta e com placas no fundo. Essas bolhas que agora fico sabendo que são de nitrogênio aparecem demais. As vezes, quando dou manutenção, até dou uma reviradinha no substrato pra estimular o desprendimento. Será isso errado?

Imagem

Imagem

o engraçado é que essas bolhas não aparecem no refúgio
Ivan Galvão Bueno Trigueirinho
ivantrig@yahoo.com.br

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#35 Mensagem por Matias Gomes »

Ivan lá vem vc mostrar o reef base, metido rssss

aqui eu pego uma vareta e dou uma mexida no substrato e desprende tudo.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#36 Mensagem por Alexandre Talarico »

Bela montagem Ivan, voce colou o que tem de top para cascalhos marinhos.

Pode e deve revolver com uma palheta o cascalho de vez em quando, desde que seja com parcimônia.

Não ha necessidade de desprender as bolhas, mas quando você revolve o cascalho a “poeira” que chega até a turvar um pouco a água alimentará os corais, é o mesmo efeito do reator de Zeolito.

Este ato desprende muitas bactérias e micro vida que servirá de alimentação e estímulo para muitos tipos de invertebrados.
A dica é fazer dia sim dia não em pequenas áreas do fundo do aquário, não repetir no mesmo ponto e uns minutos antes de apagar a luz ou já com a luz apagada.

Abraços.

Alexandre Talarico.

Ivan Trigueirinho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Ago 2009, 11:00
Apelido: Ivantrig
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Há vida no Jaubert

#37 Mensagem por Ivan Trigueirinho »

obrigado. vivendo e aprendendo........
Ivan Galvão Bueno Trigueirinho
ivantrig@yahoo.com.br

Ivan Trigueirinho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Ago 2009, 11:00
Apelido: Ivantrig
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Há vida no Jaubert

#38 Mensagem por Ivan Trigueirinho »

alguem havia me dito que as bolhas gerados pelo processo de denitrificação eram praticamente invisíveis, logo, estava achando que essas bolhas que tem no meu aquário, poderiam ser maléficas. Que bom!!
Ivan Galvão Bueno Trigueirinho
ivantrig@yahoo.com.br

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#39 Mensagem por jose Jorge »

Stirring......(em Inglês)........é um ótimo método para alimentacão.........aí entra denovo a importância da Granulometria do cascalho...........

Isso é legal com cascalhos grossos........no Jaubert (por exemplo)..........que dificilmente vai ter alguma Zona Anóxica......com formacão de Gás Sulfido......

Já em DSBs com areia fina......aonde pela falta de fluxo d'agua........vai existir zonas Anóxicas.........e consequentemente a formacão do Gás Sulfido.............esse processo de "cutucar com vara"......ou Stirring......é bem perigoso........pois pode liberar grandes quantidades desse Gás........que estavam aprisionadas no substrato...........

Mas com o cascalho de granulometria correta.........isso dificilmente acontece.......

Outra coisa legal.......falando agora do Crushed Coral..........é que se colocar os maiores pedacos por cima de tudo.......as Algas Coralinas vão Grudar e vai ficar parecendo umas mini-RVs............uma Rubble Zone..........fica Doido hein........ :mrgreen:

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#40 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Matias Gomes escreveu:andei olhando as placas do fundo do reef onde a água é para ser acida e vi alguns bichos bem pequenos se mexendo entre as placas e o vidro, usando uma lente invertida colocada na frente da lente da minha camera eu consegui fazer umas fotos.
o que será isso?
primeira foto com a lente normal, isso que vcs estão vendo é aquela trava da placa do filtro de fundo, os bichos estão na placa.

Imagem

mais de perto

Imagem

e agora bem de perto, da para ver o par de antenas e as 12 patas

Imagem

Imagem

Imagem



Sabem de quem eu lembrei ao ver esses bichos? O Plancton do desenho Bob esponja.Desculpa gente não resisti icon_rotfl2

Imagem

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”