🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Há vida no Jaubert

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Há vida no Jaubert

#1 Mensagem por Matias Gomes »

andei olhando as placas do fundo do reef onde a água é para ser acida e vi alguns bichos bem pequenos se mexendo entre as placas e o vidro, usando uma lente invertida colocada na frente da lente da minha camera eu consegui fazer umas fotos.
o que será isso?
primeira foto com a lente normal, isso que vcs estão vendo é aquela trava da placa do filtro de fundo, os bichos estão na placa.

Imagem

mais de perto

Imagem

e agora bem de perto, da para ver o par de antenas e as 12 patas

Imagem

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Luis Ribeiro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 10 Jul 2009, 09:31
Apelido: Luis Ribeiro
Localização: Sao Bernardo do Campo
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#2 Mensagem por Luis Ribeiro »

Mathias, com certeza coisa ruim não é... mas que parecem com aqueles bichinhos que a galera do aqua adora devorar parece...
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#3 Mensagem por Matias Gomes »

parecem copepodes mesmo, mas são diferentes, mas como existe uma infinidade deles não dá para saber o que é realmente.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#4 Mensagem por Renato Vidal »

Matias,

Vamos desconsiderar essas fotos horriveis que você tira ,rsss
Esses microcrustáceos, estão muito parecidos com aquelas baratinhas que ficam sob as pedras a beira mar, rsss


Fiquei curioso em saber qual o pH nessa área, será que com o auxilio de uma mangueirinha, você não consegue coletar um pouco da água que esta embaixo das placas?
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#5 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala galera.
Não são copépodes. Copépodes são bem pequenos, de diferentes formas. São próximos, como são próximos também dos Amphipodas.
São crustáceos. Eu não lembro agora, mas tenho registrado o nome em algum lugar. Logo procuro.

Mas o que me chama a atenção é a existência deles no plenum, que deveria, como foi dito, ser ácida.

A minha intuição é que o plenum tem um troca de água pelo plenum dificultando a acidificação.

Matias, como é a característica do plenum?
Abs
Fernando

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#6 Mensagem por Julio Monteiro »

Legais as fotos...

Mas, cá entre nós, se a região do plenum deveria ser ácida e ter pouco oxigênio, esses crustáceos teriam que ser anaeróbicos...

Logo, o plenum que você tem montado não pode ser considerado um plenum...

Só para colocar algumas pulguinhas atrás das orelhas...

abraço

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#7 Mensagem por Matias Gomes »

Fernando são duas camadas de placas de filtro biologico de fundo, depois coberto com 2cm de crushed coral e depois 14cm de aragonita fina.
vedado está, não acredito que tenha alguma troca de água lá.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1862
Registrado em: 20 Jun 2009, 20:40
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Cidade: Campinas - SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Há vida no Jaubert

#8 Mensagem por Gabriel Tiol »

Outro que invade as intimidades dos bichinhos....ehehhehehehe

Ótima foto Matias!!! Só assim pra gente conhecer estes animais!!

Abraços
ImagemIts not a hobby...its way of life

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Muito antigamente lembro-me do relato do antigo aquario do Carlinhos com a mesma caracteristica... onde foram encontrados alguns "bichinhos" nadando dentro do plenum

Agora me diga uma coisa... qual o nitrato do seu aquario ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#10 Mensagem por Matias Gomes »

Celso eu nunca medi, vou ver se tenho o teste e faço.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Jesse Barcelos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 176
Registrado em: 29 Jun 2009, 22:45
Apelido: barcelo
Localização: Franca

Re: Há vida no Jaubert

#11 Mensagem por Jesse Barcelos »

Matias voce acha que esse metodo é eficas?

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#12 Mensagem por Matias Gomes »

Jesse é o primeiro que monto assim, meu amigo jura de pé junto que é a melhor forma rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#13 Mensagem por Alexandre Talarico »

Vovô Matias que fotos magníficas. Parabéns!
São artrópodes e são crustáceos..... daaaãã! E são detritívoros também, pela sua transparência podemos notar que não se alimentam de matéria vegetal, pois seu trato digestivo não fica verde. À noite saem para excursionar pelo aquário.
O nome não é tão importante como seria importante saber a necessidade da existência deles e de tantos outros micro seres vivos que compõe a verdadeira biologia de nosso aquário.
Sempre tivemos estes bichinhos nos nossos tanques e na verdade temos outros também existe toda uma micro fauna dentro do pleno ou do fundo dos nossos aquários, também nas rochas vivas e também em suspensão na água.
Quanto maior a diversidade que o aquário tiver maior será seu equilíbrio e mais valiosa será a biologia do aquário.
Saibam que o plenum é acido, mas isso não impede que haja vida nele. Todas as medidas que eu fiz encontrei água acida em uma forma de gradiente, aonde mais fundo mais ácido, mais raso menos ácido.
Saibam o pleno não é uma zona anaeróbica absoluta nem nunca poderia ser, pois está em permanente contato com a zona aeróbica do seu aquário, ele se comporta como uma zona hipóxica e não anóxica , ou seja com baixos teores de oxigênio dissolvido e não absolutamente sem oxigênio e também se comporta da mesma forma em gradiente como exemplificado acima.
Saibam que na natureza as maiores concentrações de vida estão nas zonas de interface entre os diferentes gradientes ou potenciais, exemplo encontro de rio com mar, encontro do mar com o continente, encontro de correntes fria com as quentes etc....
No nosso aquário uma zona de enorme diferencial de gradientes ou potencial é justamente a lamina imaginária que distingue o fundo da massa aquática, justamente o que chamamos de Jaubert.
Ou seja sinônimo de vida!
Abraços a todos.
Alexandre.
Editado pela última vez por Alexandre Talarico em 12 Dez 2011, 10:09, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#14 Mensagem por Matias Gomes »

do mesmo modo que tem vida no fundo do oceano nos vulcões ativos, coisa de doido rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#15 Mensagem por jose Jorge »

Eu sempre achei que esse Organismo era um Amphipode.........e que quando ele faz a muda.....as garras emormes......caracteristicas dos Amphipodes......demoram para crescer de novo......diferente dum Paguro por exemplo que após a muda já está com a garrinha crescida.........

Eu não manjo muito.......mas tem muito dele no meu Refúgio e em zonas aonde a Tomate não chega......porque ela come todos...........o pequeno macho de Tomate eu nunca vi comer isso.........ele só come os pequenos Copépodes..........

Eu sempre achei que isso era um Amphipode..........mas agora não tenho certeza......

Eu observei que aparece grandes Garras.......e eles brigam muito......o que é pura diversão ficar com a Lupa olhando.............

Tem dele em todas as partes do Aqua............comem folhas de Caulerpa (somente as mortas)...........

Racão.........Lula.......e acho que tudo mais...........ficam muito no vidro.......acho que raspando Alga...............

No meu Jaubert..........além disso tem também filhotes de Vermes de Fogo..........porque os Grandes ficam mais dentro de conchas e em baixo das Rochas...........

Tem também vários outros Vermes ........a maioria vermelho ou marrom...........

Algas.....Cyanobactéria.......tudo isso entra no Ciclo de Assimilacão do Nitrogênio.....seja Livre ou em forma de Nitrato........

Podem falar o que quiser........eu sempre uso Jaubert........Plenum de 3 cm.....com Colméia e Tela........

E deixo todo o Cascalho secar bem............e depois peneiro ele com a própria Tela...........

Isso porque aquela "Areia" que sai......é o que empedra........porque quando as pequenas particulas entram em contato com a Agua Ácida do Plenum..........todas elas dissolvem simultâneamente e na mesma Hora.........formando aquela Pasta...........e aí precipita denovo.....e empedra.............

O legal é misturar Cascalho de Concha (Aragonita).......porque dissolve lentamente.........70 %........e uns 30% de Halimeda (peneirada)..................pois a Halimeda também libera Fosfato.........e o Fosfato alimenta as Bactérias........que irão formar uma Colônia bem Forte..............

Eu acho bem legal tópicos sobre substrato.............

Mas ainda está em aberto a identificacão precisa desse bicho.............eu disse o que eu achava que fosse..... :D

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#16 Mensagem por Fernando Guimarães »

Talarico.Concordo com em genero e grau o que vc. comentou.
Mas, de qq forma, não invalida a minha tese de que para a diminuição de índices de acidez da água represada no plenum está diretamente ligada com a quantidade de água em contato ou em circulação pelo plenum.
Ou estou errado?
No meu jaubert que utilizei no Ogun Front e Back Reef ( uma camada de plenum de 10 cm, mais uma tela de silkscreen sobre suportes acrílicos e placas perfuradas e mais uma área de substrato bem considerável para os padrões normais) não aparecia nenhuma vida, pelo menos aparente e muito menos algas, apenas resíduos da decomposição do substrato.

E nesta linha, quanto maior a acidez, maior a capacidade de funcionamento do plenum no processo de dissolução do substrato e reposição do cálcio. Nesta mesma proporção, quanto mais eficiente o plenum, mais acida a água e menor a possibilidade de vida nesta porção.

Não acredito que, mesmo com a acidez desejada, a capacidade de vida animal se tornar especializada nesses ambientes hostis ou mais hostis, em curto espaço de tempo.
Abraços
Fernando

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#17 Mensagem por jose Jorge »

Uma coisa eu não entendi.........porquê vedar o Plenum e/ou usar substrato fino.......???

Eu sempre pensei que deve haver um fluxo de agua dentro do Substrato.........por isso é que eu retiro toda particula pequena...........

e a Tela que eu uso é a Mosquiteiro........fica bem arejado.........e não forma Sulfido........pois nunca o nível de Oxigênio chega a zero........fator para a formacão de Sulfido......

Eu obsrevei a formacão de Sulfido em DSBs......que montei.....com Areia de Coral fina.......sem Plenum......DSB mesmo.....e nos Jaubert não observei essa formacão.......característica......tipo um "bolor" cinza escuro ou preto.............

Se tiver alguém que tenha disponível o Artigo Original do Prof. Jean Jaubert........e ver exatamente como ele fez o Plenum.........seria interessante colocar o Link........

Tem umas especificacões bem precisar da Mistura do Substrato.....Granulometria......e principalmente a altura do Plenum..........que foi muito discutido por ele.......

Eu continuo achando que esse Sistema Jaubert foi um dos maiores avancos do Aquarismo.......de todos os tempos.......

A concepcão da coisa..........e o entendimento da Denitrificacão e sua importancia..........isso sem falar na reposicão do Cálcio.........e do sistema de tamponamento..........

Muito Complexo esse assunto........

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#18 Mensagem por Alexandre Talarico »

Salve Fernando, Salve Yuri!
Os dois estão com razão na medida em que cada aquário se comporta de uma maneira distinta, então estamos sempre no fio da navalha quando afirmamos alguma coisa sem sermos científicos na afirmação.
Eu sou fã incondicional do denitrificador que o Jaubert criou pelos exatos motivos descritos por vocês. Não posso afirmar que é a melhor maneira de se montar um aquário, mas com certeza ainda hoje é a maneira mais elegante de resolver vários problemas do aquarismo marinho, e se não resolve por completo nos dá uma aula de como devemos proceder para resolver ou compreender o assunto.
Apenas resolvendo algumas questões conceituais para aclararmos alguns pequenos erros que cometemos;
Jean Jaubert criou uma maneira de se montar e administrar um aquário, chamada sistema Jaubert, o denitrificador e a forma como ele é feito é apenas um quesito do sistema Jaubert, portanto nós criamos um jargão de que, quem usa o seu modelo de denitrificador tem o sistema Jaubert, isso não é verdade, o sistema Jaubert envolve toda uma concepção de montar o aquário e que não faz uso de skimmers.
Yuri, o que nós usamos no Brasil é o sistema hibrido de Berlin com o sistema Jaubert, portanto é correto dizer que mantemos o sistema Berlin-Jaubert, com cada vez mais a presença de um skimmer forte e a suplementação de cálcio e oligoelementos, características do sistema Berlin.
Fernando, o que acidifica a água do seu plenun deve ser sempre um acido derivado do metabolismo das bactérias mineralizadoras, redutoras ou denitrificantes, este acido tem uma capacidade de tamponamento então não é correto dizer “mais acido” ou “menos acido” pela variação da concentração do produto, pois como tamponador ele irá estabelecer apenas um pH constante geralmente em torno de 6,2 até 6,5, que é perfeito para manter a vida dos bichinhos do seu plenun. As próprias bactérias toleram bem esta variação de pH.
Devemos tomar muito cuidado e atenção com o tipo de cascalho escolhido pois cascalhos muito finos não permitirão, pelo efeito da compactação, que o denitrificador difunda e receba, ou seja, troque os seus elementos químicos diferentes daqueles existentes na massa de água do seu aquário. Um denitrificador impermeável não funciona.
Da mesma forma que mesmo escolhendo o substrato adequado, não teremos sucesso se e excesso de sujeira (fezes e alimentos), descuido ou superpopulação causar o bloqueio do plenun pelo efeito da poluição.
Telas de mosquiteiros também não são desejáveis pois formam uma barreira física (ex um amphipoda adulto não consegue atravessar esta tela) o plenun e sua biota devem também pertencer ao aquário, qualquer tentativa de separá-lo da massa aquática é impossível e inutiliza a função do plenun.
Abraços

Alexandre Talarico.
Editado pela última vez por Alexandre Talarico em 12 Dez 2011, 10:17, em um total de 1 vez.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#19 Mensagem por jose Jorge »

É Verdade........o Jaubert não usava Skimmer........além de ser um Sistema semi-aberto......que recebia pequenas renovacões de Agua constantemente.........

E o sistema Hibrido atualmente é a melhor solucão............inclusive o uso do Skimmer em Sistemas DSB que podem apresentar formacão do Gás Sulfido é benéfico.......

Teu artigo na Aquamagazine sobre substrato complementa legal o assunto..........

Eu tradizi um texto do Marine Chemistry - A Complete Guide to Water Chemistry in Marine Aquariums - C. R. Brightwell

Eu vou colocá-lo aqui .......é mais para ilustrar o relacionamento entre Denitrificacão no Aquario e a Granulometria do Cascalho e espessura do Substrato.......

" Denitrificacão é um processo no qual Bactérias reduzem o Nitrato de volta ao Nitrito, e reduzem o Nitrito ao Gás Nitrogênio. Esse processo só ocorre em Água sem Oxigênio, e requer alguma forma de Matéria Orgânica como fonte de Alimento. Esses requerimentos de Matéria Orgânica são supridos pela gradual dispersão de POM (Matéria Orgânica Particulada) e DOM (Matéria Orgânica Dissolvida), entre os espacos dos Grãos. Conforme a profundidade do Substrato aumenta, o Oxigênio diminui e o Nitrato aumenta pela atividade das Bactérias Aeróbicas Nitrificantes. A condicão para a reducão do Nitrato é então estabelecida, e o processo de Denitrificacão comeca com as Bactérias utilizando a Matéria Orgânica Latente como fonte de Alimento e o Nitrato como seu "Electron Acceptor"......"

Nota-se então a importância do Fluxo de Agua no Cascalho.......

Aqui vai uma Tabelinha (do mesmo autor..)

Granulometria do Cascalho Profundidade

< 2 mm (2,5 á 5,0 cm)
2 á 4 mm (5,0 á 7,5 cm)
4 mm (7,5 á 15,0 cm)

Quando se tem um substrato muito fino...............e não existe um fluxo adequado.......e o Nitrato acaba.......como não há circulacão devido á granulometria.........as Bactéria comecam a reduzir o Sulfato......obtido da Matéria Orgânica......formando Sulfido de Hidrogênio.....(H2S)......um gás venenoso......capaz de matar Peixes e Invertebrados..........

E é justamente nesse caso que o Skimmer entra em acão..........no caso dos Sistemas Hibridos...........não pela acão de retirar Matéria Orgânica.......mas pela acão de elevar os níveis de Oxigênio.............o que rápidamente reage com o Gás venenoso.........

A importância do Skimmer vai além do que sempre imaginamos...........eu gosto de misturar Dry-Wet.....Jaubert.....e Skimmer............(isso para filtragem Biologica).........estou tentando montar um novo sistema com a saída do Skimmer indo direto na Parte seca do Dry-Wet.......mas ainda está no projeto........eu penso nisso por que a maioria usa filtragem Biológica Passiva.........e com o avanco de produtos Alimentícios para Corais......Aminoácidos e etc.............a filtragem passiva é ineficiente......sobrecarrega o Aqua e causa explosão de Algas.......

Já o Dry-Wet é Filtragem Ativa.......e agressiva.........e um bom Jaubert é nescessário para dar conta de todo Nitrato produzido no Dry-Wet..............o Skimmer antes serve para retirar o máximo possível de Matéria Orgânica e Saturar a Agua com Oxigênio...........

Com isso espero conseguir uma qualidade da Agua superior........e aí tentar umas Anemonas Stichodactylidae..................fazer um Surgezinho e etc......... :D

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Há vida no Jaubert

#20 Mensagem por Matias Gomes »

olha a foto do mesmo bicho no refugio do reef que foi desmontado do Antonio Amaral

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”