🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montagem - Layout Rochas - Executado após opniões -Foto pg 3

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#21 Mensagem por dletieri »

Desde que eu montei o meu vejo seus tópicos aqui... Deve ser muito empolgante finalmente montar, né!? Imagino agora a incerteza que dá quanto a estes detalhes... rs

O Matias deu aquela idéia daquela cola epoxi... Não conheço, mas deve ser uma boa!

Durepoxi é legal! Eu colei algumas minhas aqui e com um ou dois meses já está nascendo alga calcárea no durepoxi... Gostei! rs

Não tenho muita experiencia com layouts, mas acho que você deve pensar no tamanho dos peixes e em tocas pros mesmos... Eu não pensei no tamanho do meu tang e precisa ver o jeito que ele se contorce para se enfiar nos pequenos buracos das rv... rsrsrs Isto que meu yt nem é tão grande...

Outro fator importante é a questão dos corais... Tem corais que você vai querer deixar no substrato, então, reserve espaço para eles lá... Tem corais que vc vai querer deixar proximo da flor d'agua... prepare rochas meio que na vertical para poder deixar eles lá... Quanto mais "plataforminhas" houverem mais fácil vai ser pra você dispor eles no seu layout...

Estas "arvores de rv" que o raniel postou são lindas! Mas não sei se com corais moles ficaria tão legal... Se você pretende variar os tipos de corais, eu variaria também a disposição das rochas... (tipo, duas arvores e uma montanha escadinha com cavernas... rsrsrsr... aff... comecei a viajar já... vou parar por aqui!!! rsrsrs)
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Montagem de rochas - Layout

#22 Mensagem por Marcio Gielfi »

Frederico Ramos escreveu:Olá,

Cimento não é tóxico. O que pode complicar são os aditivos que são colocados em alguns tipos de cimento ou argamassa.

Para colar as rochas eu uso cimento branco estrutural e aragonita. Faz a estrutura de rochas, coloca a massa entre as rochas e deixa uns 2 dias secando sempre borrifando água na massa.

abraço


Fabríco, pode usar cimento tranquilamente ( coloquei em um tópico quais podem e quais não podem usar) e seguir a dica do Fred. Se não achar cimento branco estrutural, voce pode usar o comum CPII E, só que onde colar vai ficar mais escuro, com o tempo as algas fazem esta diferença sumir.
Para usar como cola, use a proporção de 1 de cimento para 3 de aragonita ( ou outro agregado, mais detalhes no meu post)

Se for só para colar e usar pouco, enche o aquário com água de torneira por uns 3 dias, esvazia e está pronto para usar, ou deixa as rochas em baldes. Se usar muito cimento, ai vai precisar curar e monitorar o PH antes de poder usar as rochas.

Epoxi é outra alternativa para colar rochas, independente do que vá usar como cola, voce pode usar estas fitas plásticas para manter as rochas unidas até a secagem. Epoxi voce precisa de 24 a 48 horas, se usar cimento, de 2 a 7 dias, vai depender de quanto esforço vai ser colocado na junção das peças.
Se vor ter pedras "penduradas" voce vai ter que usar fita permanentemente, ou colocar um pino de travamento , pois a peça vai trabalhar tracionada, cimento não gosta disto, duperox também não funciona bem nesta situação.

Quanto a layout, eu acho que vai muito de gosto ... eu gosto de um layout clean, sem muitas rochas ... e nada encostado em vidros, nem na frente nem no fundo para melhorar a ccirculação e evitar pontos mortos no aquário.

A foto abaixo é do layout do meu aquário logo que ele terminou de ciclar ... o layout privilegia circulação.

Imagem

Uma foto de lado do layout.

Imagem

Foto atual do aquário ....

Imagem

Postei esta só para mostrar que pode usar cimento tranquilamente( desde que respeitando os tipos descritos em outro tópico).

Salvo a rocha no canto superior da foto ( com algas pink), que é natural, todas as demais foram feitas com cimento, halimeda, aragonita e calcita ... o verde que voce ve nas fotos, são algas calcareas verdes, parece que elas gostam das RV artificiais, e a pink gosta das naturais , vai entender .... as bases dos corais também são feitas com cimento e areia de filtro de piscina, e as verdes estão lá também.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#23 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Raniel escreveu:Fabricio, olha só este layout com três "árvores" de rochas:

Imagem

O link da montagem é este:


viewtopic.php?f=37&t=376&start=60



Muito bonito realmente, estou tendendo para isso :D

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#24 Mensagem por Fabricio Fonseca »

dletieri escreveu:Desde que eu montei o meu vejo seus tópicos aqui... Deve ser muito empolgante finalmente montar, né!? Imagino agora a incerteza que dá quanto a estes detalhes... rs

O Matias deu aquela idéia daquela cola epoxi... Não conheço, mas deve ser uma boa!

Durepoxi é legal! Eu colei algumas minhas aqui e com um ou dois meses já está nascendo alga calcárea no durepoxi... Gostei! rs

Não tenho muita experiencia com layouts, mas acho que você deve pensar no tamanho dos peixes e em tocas pros mesmos... Eu não pensei no tamanho do meu tang e precisa ver o jeito que ele se contorce para se enfiar nos pequenos buracos das rv... rsrsrs Isto que meu yt nem é tão grande...

Outro fator importante é a questão dos corais... Tem corais que você vai querer deixar no substrato, então, reserve espaço para eles lá... Tem corais que vc vai querer deixar proximo da flor d'agua... prepare rochas meio que na vertical para poder deixar eles lá... Quanto mais "plataforminhas" houverem mais fácil vai ser pra você dispor eles no seu layout...

Estas "arvores de rv" que o raniel postou são lindas! Mas não sei se com corais moles ficaria tão legal... Se você pretende variar os tipos de corais, eu variaria também a disposição das rochas... (tipo, duas arvores e uma montanha escadinha com cavernas... rsrsrsr... aff... comecei a viajar já... vou parar por aqui!!! rsrsrs)


Realmente estou muito empolgado. Na verdade são uns 8 meses só de planejamento, compra, estudos etc... Quero montar um aquario bem planejado, mesmo sendo muito iniciante nos marinhos não quero cometer muito erros e ter muitos prejuizos por fazer por empolgação.

O Ciro tb esta me ajudando muito, mesmo ele sendo iniciante tb gosto dos conselhos dele e pela sinceridade nas respostas, afinal o aqua dele é minha inspiração e seu detalhismo no que faz parece muito comigo.

Valeu e conto com vc e com todos nos próximos topicos nas resolução dos possíveis problemas.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montagem de rochas - Layout

#25 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:
Frederico Ramos escreveu:Olá,

Cimento não é tóxico. O que pode complicar são os aditivos que são colocados em alguns tipos de cimento ou argamassa.

Para colar as rochas eu uso cimento branco estrutural e aragonita. Faz a estrutura de rochas, coloca a massa entre as rochas e deixa uns 2 dias secando sempre borrifando água na massa.

abraço


Fabríco, pode usar cimento tranquilamente ( coloquei em um tópico quais podem e quais não podem usar) e seguir a dica do Fred. Se não achar cimento branco estrutural, voce pode usar o comum CPII E, só que onde colar vai ficar mais escuro, com o tempo as algas fazem esta diferença sumir.
Para usar como cola, use a proporção de 1 de cimento para 3 de aragonita ( ou outro agregado, mais detalhes no meu post)

Se for só para colar e usar pouco, enche o aquário com água de torneira por uns 3 dias, esvazia e está pronto para usar, ou deixa as rochas em baldes. Se usar muito cimento, ai vai precisar curar e monitorar o PH antes de poder usar as rochas.

Epoxi é outra alternativa para colar rochas, independente do que vá usar como cola, voce pode usar estas fitas plásticas para manter as rochas unidas até a secagem. Epoxi voce precisa de 24 a 48 horas, se usar cimento, de 2 a 7 dias, vai depender de quanto esforço vai ser colocado na junção das peças.
Se vor ter pedras "penduradas" voce vai ter que usar fita permanentemente, ou colocar um pino de travamento , pois a peça vai trabalhar tracionada, cimento não gosta disto, duperox também não funciona bem nesta situação.

Quanto a layout, eu acho que vai muito de gosto ... eu gosto de um layout clean, sem muitas rochas ... e nada encostado em vidros, nem na frente nem no fundo para melhorar a ccirculação e evitar pontos mortos no aquário.

A foto abaixo é do layout do meu aquário logo que ele terminou de ciclar ... o layout privilegia circulação.

Imagem

Uma foto de lado do layout.

Imagem

Foto atual do aquário ....

Imagem

Postei esta só para mostrar que pode usar cimento tranquilamente( desde que respeitando os tipos descritos em outro tópico).

Salvo a rocha no canto superior da foto ( com algas pink), que é natural, todas as demais foram feitas com cimento, halimeda, aragonita e calcita ... o verde que voce ve nas fotos, são algas calcareas verdes, parece que elas gostam das RV artificiais, e a pink gosta das naturais , vai entender .... as bases dos corais também são feitas com cimento e areia de filtro de piscina, e as verdes estão lá também.


Valeu mais uma vez pelas dicas, somente uma dúvida... Todo mundo fala desses pinos plasticos, onde consigo comprar isso, qual o nome?

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#26 Mensagem por Robson Sandrini »

Esse aquascaping é de um francês da RC, o aquário tem 2m então dá pra ter uma idéia de como ficaria no seu. Observe o "travamento" (achei essas fitas plásticas no 1,99). Sou fã desse desenho de rochas em plates, que ele usou no topo (mas faz sombra no substrato então limita o que vc pode colocar embaixo).

Imagem

Imagem

Espero que ajude.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#27 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Robson Sandrini escreveu:Esse aquascaping é de um francês da RC, o aquário tem 2m então dá pra ter uma idéia de como ficaria no seu. Observe o "travamento" (achei essas fitas plásticas no 1,99). Sou fã desse desenho de rochas em plates, que ele usou no topo (mas faz sombra no substrato então limita o que vc pode colocar embaixo).

Imagem

Imagem

Espero que ajude.

[]´s

R.


Nossa, ajudou bastante, pois pensava em fazer justamente 3 ilhas ou 3 "tipo arvores" e como é parecido com a dimensão do meu, agora tive uma noção melhor de como e quantas fazer....

Teria o link dessa aquario? Ou mais fotos?

Quando vc fala das fitas são faceis de achar, oq não sei é onde achar esses pinos de plastico que o pessoal cita nas mensagens...


Falando nessas fitas plásticas, seria melhor qual cor? Branco, preto? verde?

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#28 Mensagem por Raniel Rodrigues »

icon-aplauder icon-aplauder

Também vou tirar para mim destas fotos um futuro layout.

SHOW!

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#29 Mensagem por Robson Sandrini »

Teria o link dessa aquario? Ou mais fotos?

Esse aquário não tem tópico na RC mas o dono mantém um blog [em francês] com mais algumas [poucas] fotos e informações em http://emmanuel.coullaut.net/

Quando vc fala das fitas são faceis de achar, oq não sei é onde achar esses pinos de plastico que o pessoal cita nas mensagens...

Também não sei que "pinos de plástico" são esses. Mas já vi gente usando pedaços de cabides de plástico pra encaixar as rochas. Então se vc não achar os tais pinos, fica a idéia.

Falando nessas fitas plásticas, seria melhor qual cor? Branco, preto? verde?

Tanto faz, as calcáreas vão recobri-las mesmo [mas até que o façam, eu ficaria com as brancas].

Também vou tirar para mim destas fotos um futuro layout. SHOW!

icon_joia

[]´s

R.

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#30 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Desculpa desvirtuar um pouco o tópico mas o que sonho em fazer é pegar duas destas "árvores" e cobrir uma com bbt´s rose e a outra com BBT´s verde de ponta laranja e encher o aqua de palhaços de vários tipos.....

A outra "arvore" colocar uns SPS.

Entre as "árvores" umas duas anemonas carpet (uma blue e outra red) e algumas long tentacle.

Quem sabe um dia..... icon_assobiando icon_assobiando

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#31 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Raniel escreveu:Desculpa desvirtuar um pouco o tópico mas o que sonho em fazer é pegar duas destas "árvores" e cobrir uma com bbt´s rose e a outra com BBT´s verde de ponta laranja e encher o aqua de palhaços de vários tipos.....

A outra "arvore" colocar uns SPS.

Entre as "árvores" umas duas anemonas carpet (uma blue e outra red) e algumas long tentacle.

Quem sabe um dia..... icon_assobiando icon_assobiando


Realmente ficaria show... So faltaria uns 2 yellow tang

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#32 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Fabricio, com certeza ficaria show com os YT, mas teria que torcer para eles não chegarem perto das carpet, senão virariam refeição....

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#33 Mensagem por Matheus Mendes »

Raniel escreveu:Desculpa desvirtuar um pouco o tópico mas o que sonho em fazer é pegar duas destas "árvores" e cobrir uma com bbt´s rose e a outra com BBT´s verde de ponta laranja e encher o aqua de palhaços de vários tipos.....

A outra "arvore" colocar uns SPS.

Entre as "árvores" umas duas anemonas carpet (uma blue e outra red) e algumas long tentacle.

Quem sabe um dia..... icon_assobiando icon_assobiando




Eita, finalmente achei alguem que pensa parecido comigo rsss
Gostei da ideia icon-aplauder

E quanto aos YT, se eles estiverem saudaveis as carpets não pegam não. Ia ficar muito loco !

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#34 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Matck, dá uma olhada neste link da reefcentral:


http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1259398

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#35 Mensagem por Matheus Mendes »

Nossa :-?

E eu aqui querendo só uma BBT Rose. Aff
Fora que as minhas anemonas verdes estão todas marrons icon_thumbsdownsmileyanim

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Montagem de rochas - Layout

#36 Mensagem por Alex Correa »

RicardoMiozzo escreveu: ... Tem um tópico aqui mesmo em que o Alex Correa mostra direitinho como e porque cimento é tóxico. E muito. ...


Oi Miozzo,
Acredito que tenha havido um engano na interpretação do tópico. :oops:
O cimento pode ser visto como tóxico sim, no sentido de que o pH elevado e possíveis aditivos venham a ser liberados na água do sistema. O concreto, que é o resultado da mistura de cimento com material calcário, no caso, após devidamente curado, não apresenta perigos aos habitantes do aquário.
A escolha do tipo de cimento é importante.
Isso significa que devido a ação cáustica do cimento devemos ter cuidado em curá-lo (curtí-lo) propriamente antes de introduzir em um sistema marinho.
Tenho um sistema montado por muitos anos que apresenta somente rochas vivas artificiais feitas de concreto de cimento branco com cascalho de coral e pedaços de corais. icon_yes
Existem muitos e muitos sistemas espalhados pelo mundo inteiro que apresentam relevo constituído de concreto de várias formas. icon_joia

Maiores detalhes podem ser encontrados aqui:

http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... e-uso.html
http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... so_18.html
http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... e-uso.html
http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... so_16.html

Ainda faltam 3 partes do artigo a serem publicadas, mas é necessário esperar a liberação da revista para tal.

Grande abraço do amigo, clapping_02
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Montagem de rochas - Layout

#37 Mensagem por Alex Correa »

Paulo_Cezario escreveu:O Marcio Gielf é especialista no assunto do cimento, ele deu umas boas dicas sobre cimentos e qual usar ou não usar.
o qual é "malefico"e o que é "neutro".

abraços


Qualquer tipo de cimento deveria passar por um período de curtidura (cura) para ser devidamente "neutralizado" e utilizado em sistemas marinhos fechados, principalmente. Para os tipos de cimento normalmente utilizados são aconselhados 60 dias para a curtidura em água doce. icon_yes

Aloha,
Alex Correa.
icon_Snorkle
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Montagem de rochas - Layout

#38 Mensagem por Alex Correa »

Frederico Ramos escreveu:Olá,

Cimento não é tóxico. O que pode complicar são os aditivos que são colocados em alguns tipos de cimento ou argamassa.

Para colar as rochas eu uso cimento branco estrutural e aragonita. Faz a estrutura de rochas, coloca a massa entre as rochas e deixa uns 2 dias secando sempre borrifando água na massa.

abraço


Dentre os significados de tóxico estão: "que envenena"; "que tem a propriedade de envenenar". A definição de toxidade se resume em: "o quociente, expresso em quilogramas, da quantidade necessária para matar um animal". Uma das definições de envenenar é "intoxicar-se".
A partir daí, cimento é tóxico, pela propriedade cáustica capaz de matar um animal dentro das circunstâncias discutidas aqui no fórum.
Logicamente não esquecendo de curtir as rochas artificiais feitas de concreto em água doce pelo período necessário, a segurança em utilizá-las é alcançada.

Marcio Gielfi escreveu: ...
Se for só para colar e usar pouco, enche o aquário com água de torneira por uns 3 dias, esvazia e está pronto para usar, ou deixa as rochas em baldes. Se usar muito cimento, ai vai precisar curar e monitorar o PH antes de poder usar as rochas.
...


Independente da quantidade de cimento utilizada é recomendável e na maioria das vezes necessário, curtir as rochas devidamente em água doce antes de utilizá-las no sistema marinho sim. O tempo necessário não pode ser taxado de somente 2 dias, pois dependerá da "pouca" quantidade utilizada. Isso é relativo. Não é seguro ditar que 2 dias seríam necessários para qualquer caso. Monitorar o pH em qualquer situação é o que auxilia í determinar quando as rochas estão prontas í serem usadas.
bye1

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#39 Mensagem por RicardoMiozzo »

Entendí.
Nunca montei aquário com rocha viva artificial, mas já fiz tanques de concreto armado e revestí com manta acrílica e depois com epóxi. Nesses casos, fiz período de cura de 60 dias.
Srs, errei grosseiramente e peço minhas desculpas. Vivendo e aprendendo!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Montagem de rochas - Layout - Fotos

#40 Mensagem por Alex Correa »

RicardoMiozzo escreveu:Entendí.
Nunca montei aquário com rocha viva artificial, mas já fiz tanques de concreto armado e revestí com manta acrílica e depois com epóxi. Nesses casos, fiz período de cura de 60 dias.
Srs, errei grosseiramente e peço minhas desculpas. Vivendo e aprendendo!


Que isso... Apenas uma má interpretação.
bye1
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”