🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

concha moida como substrato pode?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#41 Mensagem por RicardoMiozzo »

Douglas:
O fato de você ter usado conchas coletadas na praia não tem relação possível com o nível de cálcio e crescimento de algas calcárias que reporta.
Ou seja; uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O material que você está usando como substrato de fundo em seu aquário é inapropriado e pode causar problemas a médio prazo.
Boa sorte!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#42 Mensagem por antonio carvalho »

o que acha do meu? está legal?

Imagem

e este tambem
Imagem
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#43 Mensagem por antonio carvalho »

é cascalho de ostras colhido em um mangue aqui proximo! estou encucado porque quando lavo o cascalho derrete muito, eu tinha um balde cheio, depois de clorado e lavado tenho meio balde!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

leandro moreno
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:29
Apelido: ofiuros
Localização: rio de janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#44 Mensagem por leandro moreno »

Boa noite í todos.
Já usei conchas no aquário marinho e não tive problemas, ficou bem legal e com visual bem legal, o maior problema realmente seria o Fosfato, muitas conchas são extraídas de fundo de lodo.
Mas no geral e principalmente se for "aquário only fishes", não vejo problemas.
Um abraço!!
LEANDRO
21 98784-7528 CELULR
E-MAIL: ESCAMASECORES@GMAIL.COM

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#45 Mensagem por Celso Suguimoto »

ThiagoBG escreveu:Pra você ver, eu nem sabia que animais tinham que ter nota fiscal! Vou passar a exigir.

Só pra eu saber, tenho aqui no meu nano um Sargentinho e um Apogon. A comercialização deles é legal?


viewtopic.php?f=29&t=128

Thiago nao me considero "fera" e sim gosto de ajudar na medida do possivel. Tenho aquarios desde a infancia, mas o aprendizado a gente adquire ao longo do tempo... muita coisa a gente vai aprendendo até mesmo com quem inicia no hobby. Veja o caso do Ciro, começou a pouco tempo mas montou um aquario TOP mesmo para os padrões lá de fora.

Leandro mesmo num fish only as vezes fosfato pode ser problema por favorecer o crescimento de algas.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

leandro moreno
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:29
Apelido: ofiuros
Localização: rio de janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#46 Mensagem por leandro moreno »

Celso;
Claro que tudo em excesso vai fazer mal, mas num fish only seria muito menos danoso do que em um reef.
De qualquer maneira, tem que ser feito um controle, se possível sinfonar o fundo, testes constantes, trocas de água, monitoramento constante, tudo isso vai ter de estar presente em qualquer aquário, a qualidade da água é fundamental em qualquer aquário !!
Foi uma boa lembrança, algas em excesso também fazem mal ao aquário, valeu mesmo.
Um abraço;
Leandro


Celso Suguimoto escreveu:
ThiagoBG escreveu:Pra você ver, eu nem sabia que animais tinham que ter nota fiscal! Vou passar a exigir.

Só pra eu saber, tenho aqui no meu nano um Sargentinho e um Apogon. A comercialização deles é legal?


http://www.brasilreef.com/forum/viewtop ... f=29&t=128

Thiago nao me considero "fera" e sim gosto de ajudar na medida do possivel. Tenho aquarios desde a infancia, mas o aprendizado a gente adquire ao longo do tempo... muita coisa a gente vai aprendendo até mesmo com quem inicia no hobby. Veja o caso do Ciro, começou a pouco tempo mas montou um aquario TOP mesmo para os padrões lá de fora.

Leandro mesmo num fish only as vezes fosfato pode ser problema por favorecer o crescimento de algas.
LEANDRO
21 98784-7528 CELULR
E-MAIL: ESCAMASECORES@GMAIL.COM

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#47 Mensagem por RicardoMiozzo »

Mesmo para aquários só para peixes substrato de concha de qualquer coisa não serve. Isso é coisa de 40 anos atrás, quando se montava aquário marinho com filtro biológico de fundo e torres com pedra porosa e coral morto como decoração.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#48 Mensagem por morais filho »

Miozzo,
então vc. não recomendaria atualmente montar aquario com placas de fundo ''Jaubert''? Digo mesmo que seja em um aquario grande tipo 2 mil lts.:
abraços
Morais

Douglas Barddal
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 01 Nov 2009, 09:02
Apelido: Dbarddal

Re: concha moida como substrato pode?

#49 Mensagem por Douglas Barddal »

Alex, se puder me diga, montei o aquario a uns 7 meses, 1,50X60X50, coloquei 40Kg de conchas que juntei na praia, deixei 2 dias de molho no cloro, lavei, deixei torrando no forno por horas, peguei um martelo quebrei tudo e pus no aquario, não tenho algas marrons, pouquissimas verdes, só aparecem no vidro é duro raspalas, não tenho teste de fosfato, mas PH, Amonia, Nitrito e Nitrato, Calcio, Magnésio, esta tudo OK, se eu tiver fosfato alto, não sei, o que pode prejudicar os peixes, tenho 2 tangs, 2 Palhaços e 1 Monkey?

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#50 Mensagem por Alex Correa »

Douglas Barddal escreveu:Alex, se puder me diga, montei o aquario a uns 7 meses, 1,50X60X50, coloquei 40Kg de conchas que juntei na praia, deixei 2 dias de molho no cloro, lavei, deixei torrando no forno por horas, peguei um martelo quebrei tudo e pus no aquario, não tenho algas marrons, pouquissimas verdes, só aparecem no vidro é duro raspalas, não tenho teste de fosfato, mas PH, Amonia, Nitrito e Nitrato, Calcio, Magnésio, esta tudo OK, se eu tiver fosfato alto, não sei, o que pode prejudicar os peixes, tenho 2 tangs, 2 Palhaços e 1 Monkey?


Oi Douglas:
Primeiramente gostaria de saber por que colocaste as conchas dois dias de molho no cloro?
Por que colocaste as conchas no forno?

Aloha,
Alex Correa.
bye1
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Douglas Barddal
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 01 Nov 2009, 09:02
Apelido: Dbarddal

Re: concha moida como substrato pode?

#51 Mensagem por Douglas Barddal »

Bem vamos la Alex, no meu primeiro aquario, não tinha nenhuma Calcarea Pink e sempre achei muito bonito, li em vários lugares que o Calcio e o magnésio ajudariam na sua proliferação, isso tinha em abundancia em conchas e ostras, só que tinha que se ter cuidado pois poderiam vir juntos varios problemas, bactérias, vermes etc. O cloro mataria qualquer forma de vida, e se sobrasse alguma o calor daria conta, por isso o fiz assim, e realmente as calcareas bombaram em tudo, o nivel de calcio é sempre +- 520 e o magnésio 1400. Só que eu não li nada sobre problemas posteriores sobre fosfato, as pessoas falaram só das coisas boas, agora to com medo, o que o fosfato pode prejudicar nos peixes, tadinhos, hj em dia com 7 meses eles parecem felizes e eu queria que assim continuase.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#52 Mensagem por RicardoMiozzo »

morais filho escreveu:Miozzo,
então vc. não recomendaria atualmente montar aquario com placas de fundo ''Jaubert''? Digo mesmo que seja em um aquario grande tipo 2 mil lts.:
abraços
Morais

Montaria da mesma maneira que venho fazendo há cerca de vinte anos, com leito profundo de substrato, placas, etc, etc, etc. O método que utilizo é largamente conhecido. Dê uma olhada nos tópicos aqui do fórum, por favor.
Mas, a propósito:
O que isso tem a ver com este tópico?
Abs
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#53 Mensagem por Alex Correa »

Douglas Barddal escreveu:Bem vamos la Alex, no meu primeiro aquario, não tinha nenhuma Calcarea Pink e sempre achei muito bonito, li em vários lugares que o Calcio e o magnésio ajudariam na sua proliferação, isso tinha em abundancia em conchas e ostras, só que tinha que se ter cuidado pois poderiam vir juntos varios problemas, bactérias, vermes etc. ...

O fato de conchas apresentarem cálcio e possivelmente magnésio em sua composição não significa que irão suprir as necessiadades de um sistema marinho contendo organismos que necessitam tais para o seu desenvolvimento.
Gostaria imensamente que por favor você me desse pelo menos 3 referências, das muitas, para que eu desse uma lida. Seria possível?

Douglas Barddal escreveu:...O cloro mataria qualquer forma de vida, e se sobrasse alguma o calor daria conta, por isso o fiz assim, e realmente as calcareas bombaram em tudo, o nivel de calcio é sempre +- 520 e o magnésio 1400. ...


Sabendo-se que o cloro mataria qualquer organismo, não é possível restar nenhum mesmo, concordas?
É correto afirmar que a aplicação do forno é desnecessária para tal objetivo.
Não é de minha ciência que nehum dos dois métodos aplicados (cloro e forno) venha auxiliar de nenhuma maneira na exportação de fosfatos, nem na dissolução de cálcio e magnésio, beneficiando o sistema com o uso de conchas.

Douglas Barddal escreveu:...Só que eu não li nada sobre problemas posteriores sobre fosfato, as pessoas falaram só das coisas boas, agora to com medo, o que o fosfato pode prejudicar nos peixes, tadinhos, hj em dia com 7 meses eles parecem felizes e eu queria que assim continuase.


Prejudica o sistema como um todo, com o crescimento acentuado de algas indesejáveis. Os corais são diretamente prejudicados com a taxa de fosfatos alta, ocorrendo a inibição da calcificação do esqueleto e possivel recessão de tecido. Skimmer ajuda a exportar fosfatos do sistema. Testes de fosfato medem somente a taxa de fosfatos inorgânicos. Valores de testes = zero não significam que o sistema é livre de fosfatos!!
Não utilizar conchas como substrato é uma das melhores decisões que podes tomar.

Recomendação? icon_first

Remonte seu aquário com substrato de aragonita.

Humildemente tentando ajudar. icon_yes

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#54 Mensagem por morais filho »

Bom dia Miozzo,
na realidade a pergunta se deu pois estou montando um aquario de 320x60x80 e irei fazer com placas de fundo pois acredito muito neste sistema,apesar de muitos dezerem o contrário eu creio que a receita do bolo não mudou.E este foi o porque da minha indagação,e vindo de um dos papas do aquarismo fico ainda mais tranquilo para efetivar meu projeto.
No mais agradeço sua colaboração.Outra coisa estive por varias vezes em sua loja,obviamente qdo a tinha,e eu sou amigo do Alvir schnaider
lembra dele? ele sempre recomendou vc. para todos os assuntos.
Att.
Morais

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#55 Mensagem por wilson_antunes »

Estou um pouco confuso.

ja havia comentado sobe este assunto e vi recomendações negativas sobre aragonita.

tenho uma mistura 60% aragonita e 40% dolomita, isto seria recomendado?

o que é o ideal? halimeda?

Sou mergulhador e percebo que a maior parte do subrato dos pontos de ilha ggrande são formados por muitas conjas moidas.

o que é o ideal?

Eu poderia aroveitar a mistura citada acima ou pelo menos parte dela? são de um aquario de CA que desmontei há 2 anos.

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#56 Mensagem por Alex Correa »

Ideal?
Aragonita (verdadeira!!).
Aloha,
Alex.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#57 Mensagem por RicardoMiozzo »

morais filho escreveu:Bom dia Miozzo,
na realidade a pergunta se deu pois estou montando um aquario de 320x60x80 e irei fazer com placas de fundo pois acredito muito neste sistema,apesar de muitos dezerem o contrário eu creio que a receita do bolo não mudou.E este foi o porque da minha indagação,e vindo de um dos papas do aquarismo fico ainda mais tranquilo para efetivar meu projeto.
No mais agradeço sua colaboração.Outra coisa estive por varias vezes em sua loja,obviamente qdo a tinha,e eu sou amigo do Alvir schnaider
lembra dele? ele sempre recomendou vc. para todos os assuntos.
Att.
Morais


e aí, morais?
eu acho que a receita não mudou nada. pode montar seu aquário com as placas, que vai funcionar direitinho.
lembro muito bem do alvir, claro!
obs: não sou papa, não, tá? :)
abs!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#58 Mensagem por morais filho »

Ok Miozzo, irei montar com a receita antiga!!! Conheço uma pessoa aqui de São Paulo que tem um aquario montado nestes moldes,e o mantem já há 16 anos e nada deste tal de crash. ''A modéstia sempre fazem parte dos grandes pensadores''
Cordial abração
Morais

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#59 Mensagem por Márcio Oliveira »

boa noite pessoal.
to comprando os equipamentos para montar meu primeiro reef. um aquario de 230L brutos.
O problema é que nao se acha aragonita verdadeira icon_thumbsdownsmileyanim .Comprei 40 kilos de concha moída.
Imagem
E quando pedi pro vendedor pedi aragonita. Acho que até os vendedores ja vendem ostra moída por aragonita aqui no brasil.
depois desse tópico to pensando em não montar mais meu aquário com esse substrato que comprei. Vou ver se troco por samoa pink. O duro é que a diferença de grana que eu vou deixar na loja devolvendo esse material e trazendo a samoa pink vai me adiar um pouco mais a montagem do aquário.
abraços.

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#60 Mensagem por Alex Correa »

Admitindo-se que o produto na foto seja mesmo cascalho de conchas e não aragonita tradicionalmente usada em sistemas de recife...

Samoa Pink, se for o que estou pensando, é substrato marinho natural: aragonita. icon_joia
Esse substrato também contém quantidades naturais de cobalto, zinco e estrôncio.
Além de possivelmente ajudar na reserva alcalina, também poderá contribuir beneficamente aos organismos do reef com esses elementos.

Talvez essa (Samoa Pink) seja a melhor opção de substrato de fundo para aquário marinho disponível no mercado brasileiro atualmente. (?)

Se você pensar em economizar dinheiro na montagem do seu sistema, estará pagando muito mais no final das contas pelo tempo perdido com manutenção desnecessária, e solucionando os problemas decorrentes.
É como o nosso amigo Miozzo já colocou inúmeras vezes anteriormente.

Se minha indicação sobre o Samoa Pink for confirmada, sugiro que devolva prontamente o substrato de conchas na loja e por favor adquira o seu Samoa Pink.

Obrigado pela foto! Fazia muito tempo mesmo que eu não via algo que tivesse escrito: Indústria Brasileira. icon_yahoo

Acredito que o tópico já foi mais do que explicado, não é mesmo?
Estamos cientes sobre os benefícios da aragonita há muitos anos, mesmo no Brasil.

Se puderes, por favor alguém coloque uma foto mais nítida do produto em questão e também do Samoa Pink vendido aí no Brasil para darmos uma olhada aqui no fórum.

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”