🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

concha moida como substrato pode?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

concha moida como substrato pode?

#1 Mensagem por morais filho »

Olá pessoal,
Gostaria de saber se concha moida pode ser usada como substrato?
A érgunta se dá pois não sei se este tipo de substrato pode liberar alguma substancia nociva na agua ...
se alguem tem experiencia com este tipo de cascalho por favor me informem,é que estou para montar um
aquario maior e seria para complementar parte de outro cascalho que tenho aqui mais não é concha moida.
agradeço a todos que possam colaborar.
abraços
Morais

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Concha moida = aragonita.

O problema é q dá um trabalho desgraçado pra ficar na granulometria adequada
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#3 Mensagem por morais filho »

Fala Celso tudo bem?
olha só a que comprei é a de n°3 é bem grande e eu a usaria para complementar com outros substratos que tenho aqui pois estou fazendo um aquario maior.outra coisa ela libera silica na agua?
obrigado
Morais

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

O problema não é silica... é q é muito grosso...

Concha pode estar impregnada de fosfato dependendo da origem, mas o maior problema é a granulometria.

"corrigindo"... em relacao a moer.... depois eu li q era nro 3 e nao concha q vc ia moer... rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Gil Tavares
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Jun 2009, 08:27
Apelido: Gil
Localização: Niterói - RJ

Re: concha moida como substrato pode?

#5 Mensagem por Gil Tavares »

Fala Morais,
As conchas moidas (aragonita nacional) tem uma camada externa de calcita e uma mais interna de aragonita, sendo que na moagem a camada externa praticamente desaparece, por ser bem mais fina, sobrando basicamente aragonita. Em alguns casos a calcita pode estar impregnada de Mg ou fosfato, numa concentração varíavel que raramente ultrapassa os 4%, mas como a calcita é insolúvel em nossos aquarios e a concentração da mesma após a moagem é mínima, não vejo nenhum tipo de problema nisso.
Com o Celso falou, o problema maior é a glanulometria, como substrato principal seria ideal a nº 0 ou 1, mas como é só para complemento não vejo problema em ser a nº 3.

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#6 Mensagem por Diego Munhoz »

Morais, eu creio que não... tem alguns substratos de marcas bem famosas que consistem em conchas moídas!!!

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#7 Mensagem por Alex Correa »

Hummm... Aragointa é também chamada de concha moída aí no Brasil?
Normalmente quando nos referimos aos dois tipos de substratos eles são bem distintos.
Aragonita pode apresentar algumas conchas, mas sem maiores problemas. Existem diferentes tipos de conchas também...
Quando nos referimos aos substratos de concha moída normalmente eles apresentam coloração escura e não branca como a da aragonita.

Seria possível por favor alguém colocar fotos da diferença entre a aragonita nacional e as conchas moídas vendidas aí?
Obrigado.

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#8 Mensagem por Renan Kfouri »

Eu também acho que são coisas diferentes. Meu substrato é um mix de Aragonita e Halimeda, até agora sem problemas..

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#9 Mensagem por RicardoMiozzo »

Na minha opinião o mais importante é saber se tem fosfato.
Pegue um pouco de água de osmose inversa e faça um teste de fosfato com um pouco do substrato.
Se der qualquer teor de fosfato, não use o material.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#10 Mensagem por morais filho »

RicardoMiozzo,
Na minha opinião o mais importante é saber se tem fosfato.
Pegue um pouco de água de osmose inversa e faça um teste de fosfato com um pouco do substrato.
Se der qualquer teor de fosfato, não use o material.

Olá Ricardo tudo bem? farei isto e depois irei colocar o resultado aqui,usarei teste da hanna ''acho que é assim que se escreve'',e na esteira
do assunto o que vc. me diz sobre usar placa de fundo (filtro biológico)? estou confeccionando um aquario de 320 X 60 X 80,e será que com este tamanho eu consiga ter algum beneficio deste sistema de montagem? terei tb. um pequeno refúgio de 300 litros rsrsrsrs,sou adepto ao não uso de muita quimica no aquario,mais doso kalk,bio cálcio e magnésio muito raramente.Este atual aquario tá tomado de calcárias e não tem placas no fundo. O que me diz? sei que é bom no assunto!!!
agradeço aos amigos que responderam meu post
obrigado
Morais

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#11 Mensagem por Matias Gomes »

Alex Correa escreveu:Seria possível por favor alguém colocar fotos da diferença entre a aragonita nacional e as conchas moídas vendidas aí?

Alex a aragonita nacional é feita de ostras moidas, as conchas moidas é mais um cascalho de conchas moídas de granulometria grossa http://4.bp.blogspot.com/_YedLMY1Fzp0/R ... 0-h/02.jpg
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#12 Mensagem por Alex Correa »

Matias Gomes escreveu:
Alex Correa escreveu:Seria possível por favor alguém colocar fotos da diferença entre a aragonita nacional e as conchas moídas vendidas aí?

Alex a aragonita nacional é feita de ostras moidas, as conchas moidas é mais um cascalho de conchas moídas de granulometria grossa http://4.bp.blogspot.com/_YedLMY1Fzp0/R ... 0-h/02.jpg


Muito obrigado Matias. icon_joia

Conchas moídas são bem diferentes de aragonita, até mesmo aparentemente.
E conchas moídas são em sua maioria prejudiciais aos sistemas que normalmente mantemos (possibilidade de dissolução de fosfatos).

Aragonita não apresenta problemas significativos, sendo até benéfica.

Aragonita / fosfato / cascalho de conchas:
http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... e-uso.html

Diferença visível entre aragonita e cascalho de conchas:
http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... so_18.html

Na foto do artigo, onde podemos observar a diferença entre os substratos comercializados, notamos que a aragonita é até mais branca que o cascalho de coral. Ambos apresentam percentagem de conchas. Suas propriedades são diferentes e assim também as influencias nas qualidades químicas do ambiente no aquário.

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alex e qual a diferença da concha moida da ostra moida ? Aragonita é de origem animal, mas o exoesqueleto é composto basicamente de nácar e intercalada por camadas de calcita ou aragonita que sao basicamente formas de carbonato de calcio
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#14 Mensagem por Alex Correa »

Celso Suguimoto escreveu:Alex e qual a diferença da concha moida da ostra moida ? Aragonita é de origem animal, mas o exoesqueleto é composto basicamente de nácar e intercalada por camadas de calcita ou aragonita que sao basicamente formas de carbonato de calcio


Olá Celso, tudo bem?

Não sei se entendi direito a sua primeira pergunta...
Seria: qual a diferença entre conchas moídas e conchas de ostras moídas?
A diferença entre quaisquer conchas moídas é realmente a composição das mesmas. Simplesmente. Essa composição varia de acordo com a presença do que está disposto no ambiente para o organismo utilizar na formação da concha, além de principalmente, do tipo de organismo. Cada molusco apresenta um padrão básico de formação de sua concha, como podemos notar facilmente. A foto no artigo está somente mostrando a diferença visual (cores e formatos) dos dois tipos comercializados aqui nos EUA.

icon_comemorando
Vou tentar explicar de maneira simples sobre aragonita e o objetivo de se utilizar aragonita em sistemas fechados...

Aragonita é um mineral de carbonato, uma das formas de carbonato de cálcio, CaCO3, que ocorre naturalmente.
É encontrada normalmente em quase todas as conchas de moluscos e também em esqueletos de corais, apresentando diferentes formas.
Nas conchas, a variação de percentagem da presença de aragonita é grande, sendo que na maioria delas existe a presença de aragonita, calcita (que é uma outra forma de carbonato de cálcio) e possíveis "impurezas". Existem também as formas de aragonita inorgânicas encontradas nos oceanos e em cavernas, que são basicamente produto de precipitação.

Qual o propósito no aquário?
O propósito da aragonita ser utilizada em aquários é o de ajudar a manter as características naturais dos ambientes recifais, na habilidade ajudar a manter o sistema tamponador relativamente estável. Isso depende do sistema.

Esse tipo de aragonita apresenta as propriedades de sua formação através de precipitação e sedimentação, sendo encontrada em certas áreas em grandes quantidades na natureza, chamada de Oolitic Aragonite Sand (areia de aragonita oolítica), formada em águas tropicais. Essa areia de aragonita é de cor bem branca e não apresenta significantes taxas de "impurezas". É a aragonita apresentada na foto do artigo contendo a comparação dos substratos (esquerda acima, na foto).

... icon_wacko ...

Desde o começo da década e 90 já se notava a vantagem de dissolução de cálcio e estrôncio que acontece com esse tipo de aragonita, a ponto de haver a necessidade de reposição periódica do substrato em sistemas contendo a mesma. Isso provavelmente ocorre pelas "secreções" de ácidos presentes em substratos relativamente profundos em sistemas fechados.

Qual a diferença?
A dissolução de Oolitic Aragonite Sand ocorre de fato e auxilia o aquarista.
Não tenho conhecimento se existe dissolução significante de conchas (chamados cascalho de conchas) em aquários, nem auxílio na manutenção do sistema tamponador em sistemas fechados. Alguns dos cascalhos de conchas apresentam altos níveis de fosfatos que, quando liberados no sistema, ativam a produção desenfreiada de algas indesejáveis, como sabemos. Muitos desses cascalhos de conchas liberam fosfatos constantemente em significantes quantidades.

Por favor me corrija se essa "aragonita brasileira", que me parece realmente serem conchas (ver foto do Matias), apresenta as propriedades de reposição de cálcio e estrôncio, ou sistema tamponador, auxiliando de alguma forma os organismos em sistemas fechados. Me perdoem se eu estiver errado, pois não tenho acesso í "aragonita brasileira". :oops:

Existe a alternativa, que por sinal me parece tremendamente sábia, de se utilizar Halimeda seca, como muitos já utilizaram com sucesso. Mas a última notícia que tive é que a comercialização da mesma está proibida no Brasil, infelizmente.
Gostaria muito de poder tentar esse tipo de substrato por aqui, pois ouvi falar muito bem dele. O nosso amigo Miozzo pode esclarecer melhor sobre isso... Aliás, ele provavelmente poderá nos explicar se realmente a "aragonita brasileira" apresenta alguma propriedade útil em nossos sistemas fechados. icon_bag

Em resumo: o termo aragonita pode ser usado em qualquer produto que contenha algum tipo de aragonita, correto? Mas o objetivo e foco de utilização da aragonita em sistemas fechados não pode ser mudado. O produto precisa apresentar tais qualidades para funcionar, não somente um nome, ou rótulo. A escolha de alternativas de produtos do mercado é de cada um e logicamente o que irá acontecer com qualquer produto alternativo irá acarretar ís conseqüencias daquele produto. Isso também não pode ser mudado, será fato.

Existem casos em que cascalho de conchas moídas não apresentam maiores problemas de liberação de fosfatos, mas também existem outros casos que são desastrosos. icon_cry_smile

Ufa, quase saiu artigo outra vez... icon_headstars

Grande abraço!

Aloha,
Alex Correa.
icon_Snorkle
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#15 Mensagem por RicardoMiozzo »

Concha moída não é aragonita pura, e muitos dos tipos que existem no mercado contém fosfatos. Fiz testes com diversos tipos desse material há alguns anos e absolutamente todos acusaram algum tipo de nutriente que pode prejudicar o aquário a longo prazo. Na época, houve até uma discussão que chegou a um ponto desagradável.
A diferença é a composição e a natureza do produto, como coloca o Alex aí em cima.
Aragonita é de origem mineral, e sua composição é basicamente carbonato de cálcio.
Concha moída pode ter qualquer coisa na composição, e tanto pode ser concha de ostra quanto o material que se coletava na época que fiz os testes, originária da região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro.
Eu acho que concha moída não serve para aquários de recifes de corais. Todos os aquários que conhecí montados com esse material apresentaram problemas de excesso de nutrientes na água a médio prazo.
Por fim: insisto em que fazer um teste de fosfato em uma amostra de qualquer material a ser usado como substrato de fundo no aquário resolve o problema. Se for detectado qualquer teor de PO4, o material não deve ser usado.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#16 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fala Alex

O q vc escreveu corrobora com o q disse acima :

Concha pode estar impregnada de fosfato dependendo da origem


Maior parte da aragonita nacional vendida para aquarios q conheço tem sua origem em ostra moida ou concha moida misturados... por isso considero inapropriadas.

Analise Elementar

Imagem

Análise do teor de metais

Imagem

CONCLUSíO

Os resultados mostram que as conchas de ostras e mexilhões possuem diferenças significativas quanto ís características microestruturais (estrutura cristalina). O carbonato de cálcio nas conchas de ostras apresenta estrutura cristalina 100% de calcita, enquanto nas conchas de mexilhões a estrutura cristalina de aragonita/calcita se apresenta na proporção de 93 e 7%, respectivamente.

A composição química relacionada a metais não apresenta variações significativas sendo mais acentuadas as proporções de magnésio nas conchas de ostras e de estrôncio nas conchas de mexilhões. Independentemente do local de coleta, não se verificaram diferenças quanto ís constituições química e física para a mesma espécie de molusco. As diferenças básicas são os parâmetros físicos como o tipo de estrutura cristalina, a densidade e o teor de matéria orgânica.

O elevado teor de cálcio, assim como baixos níveis de outros metais, são indicadores do potencial de aproveitamento desse material considerado resíduo.


Fonte : http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01 ... ci_arttext
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#17 Mensagem por Alex Correa »

:?:
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

heheeh acho q ficou confuso mesmo....

Devido a dificuldade de saber a exata composicao e origem da "aragonita nacional" de "origem animal" eu acho pouco confiavel o seu uso.

Existem casos em que cascalho de conchas moídas não apresentam maiores problemas de liberação de fosfatos, mas também existem outros casos que são desastroso
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#19 Mensagem por Alex Correa »

Heheh...

Sim, minha observação citada acima é simplesmente pelas afirmações de alguns que proclamam seus aquários não terem apresentado nenhum problema com o uso de cascalho de conchas. Porque eu não posso dizer que eles estariam mentindo ou seriam leigos a tal ponto de não perceberem. É somente relacionado aos relatos. Obviamente eu nunca tive a oportunidade de verificar a maioria deles.
Minhas experiências, desde criança, mostram que todos os cascalhos de conchas que usei deram algum tipo de problema relacionado a nutrientes (curto e long prazo).

E acredito que com a mensagem do Miozzo... "aragonita nacional" é mesmo conchas moídas, somente.

icon_yes
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#20 Mensagem por Felipe »

Pessoal
Eu to tentando manter um aquario marinho há mais ou menos um ano. O substrato é de concha moida. Para falar a verdade eu não tenho teste de fosfato, mas posso dizer que devo estar tendo problema com fosfato pois estou com excesso de algas verde. Estou tentando desvendar o problema, poderia ser culpa do carvão, mas lendo esse forúm, também penso que pode ser culpa do meu substrato de concha moída.


"toda vez que arrumo alguma coisa, descubra outra possível coisa errada, já nao sei qual é melhor, o conhecimento ou a ignorancia."
(é só um desabafo)

icon_bangin icon_bangin icon_bangin icon_bangin icon_bangin

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”