🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ICTIO - Dicas dos colegas.....

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

ICTIO - Dicas dos colegas.....

#1 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Pessoal,

Tenho um Boyu TL-550 de 130 lts, montado em maio deste ano e somente povoado em agosto.

A fauna era:

- 5 palhaços jovens: sendo um casal de blacks, 2 ocellaris e 1 tomato;
- um gobie green;
- um yellow tang; e
- um fire fish.

Tudo estava tranquilo, até eu colocar um neon.... Sei que deveria quarentenar, mas como estava há alguns dias com um amigo meu, então não vi problemas. icon_furious icon_furious

Após coloca-lo, em dois dias ele e o gobie morreram todos pintadinhos de branco.

Os demais estavam tranquilos, todos comendo super bem....

Passado uma semana começaram a morrer um após o outro. Primeiro foi um ocellaris, no outro dia o outro, e, após, o casal de blacks.

Passados 3 dias após a ultima morte, restaram o tomato, o fire e o YT.

Os três continuam tranquilos e comendo ração embebdecida no guarlic 3 vezes ao dia sem qualquer sinal da doença.

Notei que o único palhaço que sobreviveu foi o tomato, o único que estava em simbiose com 4 anemonas que tenho no aqua (BBt´s: uma green ponta rosa, uma green ponta roxa e uma green ponta laranja).

Será que o muco das anemonas o ajudam na não proliferação do ictio????

Quais as dicas dos colegas que devo tomar a partir de agora???

A principio não quero separar os sobreviventes, pois não tenho espaço e aquario sobrando.

abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

- 5 palhaços jovens: sendo um casal de blacks, 2 ocellaris e 1 tomato;
- um gobie green;
- um yellow tang; e
- um fire fish.


Eu achei muito peixe pra um aquario de 130 litros... acho q poderia começar povoando menos o reef... SE nao foi oodinium os animais nao deveriam ter morrido numa velocidade tao grande... stress é um fator q agrava casos de parasitismo
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#3 Mensagem por André Fonseca »

Fala Raniel,

Primeiro de tudo, sinto muito pelas suas perdas...

Sei bem o que é isso...

Como eles ficaram pintadinhos, é certeza que foi o ictio.

E o ictio vindo dos peixes nacionais é ainda mais fácil de aparecer.

Isso acontece pq o ictio é uma doença oportunista, que só espera o peixe ter uma baixa no sistema imunológico para atacar. E a gente faz uma vaga idéia do que os peixes devem passar: captura, transporte até a loja, bateria, transporte até nossos aquas, "boas vindas" dos outros peixes, adaptação ao novo ambiente...

Aí é "stress pra mais de metro" e não tem sistema imunológico que aguente!!!

icon_headstars

O que costumo fazer é a combinação circulação forte, UV e alimentação com alho pra resolver a briga contra o ictio.

Se aumentarmos a circulação da água, o atrito entre o corpo do peixe e a água vai fazer com que o muco protetor (aquela "baba" que fica nas nossas mãos quando manuseamos os peixes...) seja trocado, e nessa renovação, o parasita é eliminado.

O filtro UV vai resolver o problema a longo prazo, eliminando os parasitas que passarem pelo filtro na fase natatória do ciclo de vida do ictio, que é a fase onde o parasita está verdadeiramente vulnerável a um ataque direto da radiação.

Já sobre o alho, tem um texto "manjado" que sempre posto, mas que nem por isso deixa de ser verdade:

"O alho contém Alicina, que é responsável pelo odor característico e inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele.

Depois de inúmeras análises químicas, os cientistas chegaram í conclusão de que a grande riqueza do alho se encontra nos seus componentes - mais de trinta já foram isolados - especialmente nos derivados de enxofre (sulfatados). Entre eles, o mais importante é, sem dúvida, a alicina (di-propenyl tiosulfinato), responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta. Na verdade, a alicina, um líquido de coloração amarelada, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, rompendo-se as células do bulbo. E é também a alicina a responsável pelo forte odor característico da planta.

Experiências comprovam que a alicina é um antimicrobiano poderoso. Atua, por exemplo, na morte de bactérias gram-negativas, causadoras de infecções e furunculoses. Funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros o vírus da gripe. Na China, estão estudando há mais ou menos três anos o efeito do extrato injetável do dialil sulfeto, outro dos componentes do alho, contra o citomegalovírus e alguns outros tipos do vírus causadores do herpes, muitas vezes presentes em transplantados, devido í queda do sistema imunológico. Embora a ciência não saiba precisar com exatidão como funcionam os compostos sulfurados, os pesquisadores acreditam que eles atuem diretamente no núcleo dos vírus, impedindo sua proliferação. Dessa mesma maneira, a alicina agiria contra bactérias e fungos como a "Candida albicans", responsável pela candidíase ou sapinho.

Outros estudos, porém, apontam nos derivados do enxofre um efeito diferente, mas igualmente benéfico: o fortalecimento do sistema imunológico, com o aumento do número de linfócitos T, uma das mais combativas células de defesa do sangue. Dessa forma, a proliferação dos microorganismos também ficaria prejudicada."

Fonte: /www.plantaservas.hpg.ig.com.br/arquivos/ervas/alho.htm

Além disso, uma água com boa qualidade e parametros estáveis também ajudam demais.

E como vc já tá dando alho pra eles, aumente a circulação e instale um UV pois a logo prazo será uma boa não só pra matar o parasita que já está no aqua, como também impedir uma nova infestação.

Boa sorte aí!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#4 Mensagem por Raniel Rodrigues »

André, valeu pelas dicas....

Qt ao UV o tl-550 já tem.

Como bomba de circulação já tenho uma voyager 1 de 2300 lt\h rodando.
´
E vou continuar a alimentação com o garlic....

Andei lendo em muitos foruns e realmente acho que o neon desencadeou todo o problema, não que ele tenha trazido o ictio, mas pelos problemas já relatado por voce acho que acabou abaixando as defesas dos peixes e o stress desencadeou todo o restante....

Agora qt tempo vcs acham que tenho que esperar para colocar outro peixe????

Vi que um aquario sem peixe precisaria de uns 60 dias, mas se meus peixes sobreviverem, como será o procedimento?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Se sobreviveu o tomato nao tem como eliminar o ciclo do parasita dessa forma... Espere mais um tempo até q o animal se recupere totalmente e mais algumas semanas após isso pra nao correr riscos de uma reinfecção.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#6 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Celso, valeu pelas dicas!

Vou esperar mesmo por algumas semanas....

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#7 Mensagem por André Fonseca »

Como o Celso disse, se tem um peixe que sobreviveu não adiantaria esperar o ciclo de vida do ictio que é de 22 dias (mais ou menos) para só depois colocar outros animais.

Vai caprichando no rango deles, deixe o UV ligado com a circulação mais forte e sempre que for colocar algum outro peixe, procure aqueles que tenham a aparência mais forte, sem sinal de brigar e tals...

Assim aumentam as chances de sucesso!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#8 Mensagem por Felipe »

André
Veja minha historia. Tinha 3 palhaços aqui. Adiquiri 1 royal gramma e 2 neons. Eles logo morreram, Lendo achei que era oodinium. O meu palhaço black apresentou uns pontinhos. Achei que ele tava com oodinium também. Como já faz mais de uma semana que ele esta com esses pontos e está normal, acho dificil de ser oodinium senão ele já teria morrido. Deve ser ictio. O que você acha? Outra coisa, como faz essa comida a base de alho?
Valeu.

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#9 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Felipe, a comida í base de alho que o pessoal comenta é um ração que já possua tal codimento, como por exemplo o NEW LIFE SPECTRUM ou voce pode comprar o GUARLIC e molhar a ração nele antes de jogar no aqua.

O meu caso foi igual ao seu, os neons desencadearam todo o ictio, e somente 40 dias após as mortes, repovoei meu aqua denovo.

Espero que o seu caso seja diferente do que ocorreu comigo.

abç

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#10 Mensagem por Felipe »

Raniel, acho que tem alguma receita com alho caseiro. Estou quase certo disso, gostaria de saber como é.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Felipe alho nao resolve parasitismo

Vou quotar o q escrevi há tempos atras sobre isso

arlic para os que nao conhecem na realidade eh o caldo que sobra qdo amassamos um dente de alho.

Sempre fui muito cético na administração deste produto, inclusive antes do falecimento do PBT tentei em vão seu uso...

Em vários artigos (advanced e reefkeeping) satirizam o uso do alho no combate a parasitas, na realidade parece que a lenda surgiu qdo começaram a comercializar um produto a base de alho com essa finalidade, mas nunca se comprovou sua real eficácia

O alho tem um efeito antibiotico, mas ele não aumenta a temperatura corporea nem a resistencia do peixe, seu principio ativo eh o Allicin (Dialil dissulfêto) um agente de largo-espectro contra Gram+ e Grama - bactérias. bem como algumas bacterias e protozoários, mas sua ação eh branda.

Entre suas propriedades destaca-se a facilidade em penetrar pelo tecido vivo e de certa forma ele ajuda a tratar as lesoes causadas pelos protozoarios (Cryptocaryon) e as infecções secundárias causadas por estes, mas existem alguns efeitos colaterais em seu uso tbem assim como toda terapia embora seje "natural"....

Exame foram feitos de algumas limitações e complicações qto ao uso de allicin, começando pela sua instabilidade e potencial para prejudicar o sistema circulatório do animal (pode produzir danos ao figado e hemoglobina).

Surtos de parasitismo normalmente acontecem qdo algo de errado debilita o sistema imunologico ou stress do animal, por isso com uma ótima qualidade da água e farta alimentação normalmente o peixe se recupera sozinho.


http://reefkeeping.com/issues/2003-1...ture/index.htm

"My biggest problem with the use of garlic is the mythology that has developed regarding it. This all began quite simply and innocently. Kelly Jedlicki was studying the use of garlic as an intestinal dewormer. For those who don't know who Kelly is, she is affectionately referred to as the "Puffer Queen" as they are her favorite fishes and oftentimes are brought into the trade polluted with various worms. As I said, she was examining the effectiveness of garlic against nematodes and cestodes on impacted puffers when she noticed a general decrease in Cryptocaryon irritans incidence. Later on, she proposed feeding garlic to fish as a preventative for Cryptocaryon irritans. From there the legend of garlic has spread. Feeding garlic to fish is now an accepted cure for Marine Ich by some individuals. Furthermore, I have read of people merely hanging cloves of garlic in their tank in an effort to ward off the parasites, like some sort of bad vampire movie. And lastly, I have recently heard of a surprising number of hobbyists who soak their corals' food in garlic in an effort to combat possible pathogens when target feeding them. It goes to show that garlic has become an all-purpose wonder drug in some peoples' eyes based on little more than anecdotal observations."

Creio que o uso do garlic aumente o apetite do animal e indiretamente ajude em sua recuperação bem como de infecções secundárias que surjam durante a infestação, mas nao atribuo a cura de animais exclusivamente a este produto... engraçado que na reefcentral tem muito neguinho usando...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#12 Mensagem por Felipe »

Celso.
Veja bem, eu não estou esperando que o alho cure o animal. Tenho para mim que não se trata de um rémedio, mas sim de um alimento que possa vir a aumentar a resistencia do peixe.
Se estamos doentes, o que podemos fazer (além do rémedio) é ter uma dieta rica em vitaminas para que possamos aumentar a imunidade do nosso corpo.
Resumindo, o alho vai aumentar a defesa do peixe, e a defesa do peixe vai combater a parasitose, não é o alho que vai fazer o combate, ele vai apenas desencadear ou acelerar o processo.
Estou certo?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

A principal causa de parasitismo é stress... Alho pode ajudar mas nao resolve.

Tem até algumas brincadeiras q os gringos dizem q ictio não é vampiro
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#14 Mensagem por Alex Correa »

Felipe escreveu:André
Veja minha historia. Tinha 3 palhaços aqui. Adiquiri 1 royal gramma e 2 neons. Eles logo morreram, Lendo achei que era oodinium. O meu palhaço black apresentou uns pontinhos. Achei que ele tava com oodinium também. Como já faz mais de uma semana que ele esta com esses pontos e está normal, acho dificil de ser oodinium senão ele já teria morrido. Deve ser ictio. O que você acha? Outra coisa, como faz essa comida a base de alho?
Valeu.

Oi Felipe,
Tirei os cortes de textos do outro tópico. Assim fica aqui minha sugestão para outros verem novamente nesse tópico...
Felipe escreveu:Diga me uma coisa. Em média, quanto tempo leva para o odinium levar o peixe ao óbito. O meu ja esta com sintomas a quase uma semana, mas está super bem, se alimenta, nada normalmente, está com a respiração normal. O problema é que eu já perdi tres peixes, não sei se o ictio seria tão catastrófico. Caso seja ictio, o que posso fazer, lembrando que não tenho remédio, nem aquario hospital.

Alex Correa escreveu:Sintomas a mais de uma semana?
O que pode fazer?
icon_wacko Com certeza não é esperar para ver.
Por favor adquira um aquário hospital e remédio hoje para tratar seus peixes doentes.
Desculpe-me pela sinceridade.
8-)
Boa sorte.
Aloha,
Alex Correa.

Retirado do endereço abaixö:
http://www.brasilreef.com/forum/posting.php?mode=edit&f=2&p=68640
Felipe escreveu:Alex.
Onde eu moro não vai ter nenhum remédio para o meu problema. Só conseguiria pela internet.
Quanto ao aquario hospital não é tão facil assim arrumar, isso me gastaria dinheiro e confesso que estou totalmente sem lugar para colocar um outro aquario, ainda que pequeno. (fora que teria que ter alguns acessorios para ele, tipo coolers, aquecedor, termometro, etc). ...

Alex Correa escreveu: Sinto muito! Ter um aquário hospital/quarentena faz parte de montagem e manutenção para mantermos peixes em cativeiro. doubledown_02

Felipe escreveu: ...Quanto a doença, eu não estou achando mais que é oodinium. Estou achando que é ictio. Digo isso porque olhando com as luzes apagadas, a aparencia está mais para bolinhas do que para um muco branco. Outra coisa é que ja faz uma semana que o peixe esta com essas manchas, mas ainda apresenta um comportamento normal. Acredito que o oodinium seja mais letal. ...

Alex Correa escreveu: Sim, é necessário saber qual a doença. Remédio a base de cobre pode ser usado para ambos. Copersafe, por exemplo.

Felipe escreveu: ...O ictio é muito perigoso?...

Alex Correa escreveu: Íctio pode matar todos os habitantes do teu sistema, assim como o Oodinium, dependendo do sistema e da condição dos peixes.

Felipe escreveu: ...O que posso fazer sem remédio e sem aquario hospital?

Alex Correa escreveu: Heheh... creio que muitos que leram essa pergunta estão esperando sentados para ver minha resposta! Não pelo merecimento de ser minha, mas sim, porque essa resposta poderia valer mais que ouro.
Vou ter que desapontá-los, se esperam uma solução mágica...
R: Não muito, quando existem invertebrados no sistema.
Alguns te dirão para alimentar os peixes com ração contendo alho, ou manipular a temperatura. Te dirão que manter peixes em aquários marinhos com a presença de parasitas é mais do que normal.
Também estarão prontos a te mostrar referências para sustentar essas e outras soluções para o problema. icon_bangin
Bem, te digo que a solução é curar o sistema, ou seja, eliminar os parasitas por vez.
Retire todos os peixes e trate-os com remédio apropriado para parasitas disponível no mercado local ou na net.
Mantenha o sistema sem peixes por 60 dias e então poderá retorná-los com grande probablilidade de ter curado o sistema.
Mascarando o problema você provavelmente terá o desprazer de ter que lidar com os parasitas de tempos em tempos.

Por favor adquira um remédio mesmo pela internet e procure colocar os peixes em um aquário hospital ou recipiente pronto a tratá-los adequadamente por 60 dias. É necessário trocas de água possivelmente diárias no aquário hospital, além de oxigenação/circulação de água adequada. Evite a presença de material calcário e tenha certeza de que os peixes não estejam estressados, mantendo algo para que se abrigem no período de tratamento. Alimentação APROPRIADA de acordo com as espécies de peixes é realmente muito importante durante o processo de recuperação.

Aliviar os sintomas, eliminando parte/todos dos parasitas do corpo do(s) peixe(s) com banho de água doce é viável, mas você precisa saber como fazê-lo. Por favor dê uma busca, pois isso já foi colocado detalhadamente em mensagens anteriores pelo Miozzo, se não me falha a memória.

Infelizmente não tenho como te dar melhor conselho.

Boa sorte!
Alex Correa.

Retirado do endereço abaixo:
http://www.brasilreef.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=4877&start=40

Grande abraço,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#15 Mensagem por Alex Correa »

Felipe escreveu:Celso.
Veja bem, eu não estou esperando que o alho cure o animal. Tenho para mim que não se trata de um rémedio, mas sim de um alimento que possa vir a aumentar a resistencia do peixe.
Se estamos doentes, o que podemos fazer (além do rémedio) é ter uma dieta rica em vitaminas para que possamos aumentar a imunidade do nosso corpo.
Resumindo, o alho vai aumentar a defesa do peixe, e a defesa do peixe vai combater a parasitose, não é o alho que vai fazer o combate, ele vai apenas desencadear ou acelerar o processo.
Estou certo?


Apesar de ter se direcionado ao amigo Celso, por favor me permita... :roll:
Principalmente porque fui eu quem citou sobre o alho no outro tópico. :oops:
Infelizmente você está errado.
Ração contendo alho não irá auxiliar em nada a respeito de nutrição de peixes marinhos, nem na resistência (imunização) de nenhum peixe. O alho também não vai acelerar nenhum processo. doubledown_02

Tratar prontamente a doença com remédio adequado, como coloquei anteriormente, alimentando o animal devidamente e procurando suprir as necessidades sanitárias de tratamento, irá oferecer grandes chances de recuperação. Por favor, meus senhores/as, não percam tempo com essas suposições e superstições. doubledown_02

É triste ver o pessoal se iludindo com esse tipo de crença. icon_bangin
Escrevo para tentar ajudar, pois coisas como essa estão mesmo enganando a muitos aquaristas pelo mundo afora.
Uma "bola de neve".

Outro ponto, ainda mais importante, é o de quarentenar os organismos antes de introduzir em qualquer sistema. Isso já é comentado por décadas e o preço que os aquaristas pagam por ignorar tal princípio é sempre muito grande e absurdo.

Eu simplesmente tinha que dedicar um tempinho aqui nesse tópico. Só para deixar novamente minha sugestão num tema tão importante na aquariofilia.

Aloha,
Alex Correa.
icon_Snorkle
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#16 Mensagem por André Fonseca »

Ah tá...

Se as grandes empresas de Aquariofilia pelo mundo já estão usando o Alho nas suas rações, se as pesquisas em cima da Alicina já comprovaram que ela é um antimicrobiano poderoso, e se a gente nunca tivesse tomado ÁGUA DE ALHO pra curar uma dor de garganta, até poderíamos pensar em crendice...

Só que não é o caso.

É evidente que a quarentena e um aqua hospital são importantes, mas o Alho na ração também ajuda. Principalmente quando aumentamos a circulação, garantimos a qualidade da água e colocamos um UV.

É uma somatória de fatores.

Não é milagre, mas O ALHO FUNCIONA SIM.

Felipe,

Vc pode esmagar o alho num potinho e colocar um pouco de água do aqua mesmo, deixando a raçãod e molho antes de oferecer para os peixes.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#17 Mensagem por Alex Correa »

André Fonseca escreveu:Ah tá...

Se as grandes empresas de Aquariofilia pelo mundo já estão usando o Alho nas suas rações, se as pesquisas em cima da Alicina já comprovaram que ela é um antimicrobiano poderoso, e se a gente nunca tivesse tomado ÁGUA DE ALHO pra curar uma dor de garganta, até poderíamos pensar em crendice...

Só que não é o caso.

É evidente que a quarentena e um aqua hospital são importantes, mas o Alho na ração também ajuda. Principalmente quando aumentamos a circulação, garantimos a qualidade da água e colocamos um UV.

É uma somatória de fatores.

Não é milagre, mas O ALHO FUNCIONA SIM.

Felipe,

Vc pode esmagar o alho num potinho e colocar um pouco de água do aqua mesmo, deixando a raçãod e molho antes de oferecer para os peixes.


Ok, continue usando, se realmente funciona.
É uma somatória de fatores?
Por favor continue usando.
Cada um acredita no que quer.
Eles vão continuar produzindo os produtos enquanto existem os que compram.
clapping_02

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#18 Mensagem por André Fonseca »

Pode deixar que vou continuar usando sim, e recomendando para quem precisar...

Desde que adotei o Alho como prevenção ao colocar peixes novos no aqua nunca mais tive ictio.

A questão não é acreditar, é ver que funciona. Tem muita diferença.

E eu prefiro usar o Alho mesmo, sem ser a ração já pronta. Na verdade minha sogra compra aquelas sacas de vários quilos de Alho pra fazer tempero e sempre separa um pouco de Alho triturado num potinho pra mim.

Aí fica mais fácil!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#19 Mensagem por Alex Correa »

Ótima dica para os que se interessarem em usar alho. Obrigado, André.
Podemos então ter absoluta certeza de que alho como parte da alimentação de peixes marinhos realmente impede dos parasitas entrarem em seu sistema, correto?
Não, é apenas uma prevenção, então, não é mesmo?
Ou seria coincidência?

Mas realmente não estou aqui para impor nada.
Talvez eu tenha passado uma impressão um tanto rude. Peço desculpas.
Quem sou eu para tal?!?
Sei que precisamos respeitar as opiniões alheias e logicamente não foi de minha intenção desrespeitá-lo nesse sentido.

Certamente teremos outros "adeptos" ao uso incansável de alho para lutar contra os parasitas que residem em seus sistemas.
Não tenho nenhum problema com isso.

Se o peixe não é curado, a administração do alho fica sendo somente para mascarar o problema, entende?

Tenho uma dúvida que talvez você possa esclarecer:
Por que é que mesmo com a administração de alho na alimentação, a infestação de parasitas em peixes marinhos pode ocorrer em sistemas fechados?
Sim, porque se funciona e realmente é algo a se recomendar...

Tenha um bom dia. bye1

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#20 Mensagem por André Fonseca »

A resposta para sua pergunta é simples, acho que nem precisaria responder, certo?!

Mas mesmo assim, eu respondo.

O sistema é fechado, mas os habitantes não.

Afinal, sempre colocamos um peixe novo no aqua, que pode trazer o parasita novamente para o sistema fechado. O Alho não impede a entrada, mas sim atua juntamente com os outros fatores que fiz referência na eliminação do parasita.

Onde escrevi prevenção, é uma rotina minha, eu uso o Alho por uns 10 dias sempre que coloco um novo morador no aqua. Vou previnir os moradores antigos de um possível ataque e já elimino um também possível aparecimento no novo morador.

E não existe máscara nenhuma, um aqua sem um ponto de ictio por mais de 1 ano já dá pra ser considerado livre do parasita.

Já com relação ao seu pedido de desculpas, nem se preocupe. Geralmente quem está acostumado a escrever em blogs acaba parecendo uma pouco mais "rude" ao participar nos Fóruns.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”