🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ICTIO - Dicas dos colegas.....

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#21 Mensagem por Alex Correa »

André Fonseca escreveu: A resposta para sua pergunta é simples, acho que nem precisaria responder, certo?!

Mas mesmo assim, eu respondo.

Muito obrigado pela consideração, André. Muito obrigado mesmo.
André Fonseca escreveu: O sistema é fechado, mas os habitantes não.

Não entendi essa afirmação. Por favor explique, se for possível. O que é sistema fechado para você? E quanto aos habitantes?
André Fonseca escreveu: Afinal, sempre colocamos um peixe novo no aqua, que pode trazer o parasita novamente para o sistema fechado.

Hummm. Quando você introduz parasita no aquário já está começando errado. O objetivo de quarentenar os organismos é o de impedir que parasitas (e outros organismos patogênicos) entrem no aquário.
André Fonseca escreveu: O Alho não impede a entrada, mas sim atua juntamente com os outros fatores que fiz referência na eliminação do parasita.

Por favor me indique tais fatores a que te referes. Eu estava pensando que um dos fatores seria a quarentena. Mas se você afirma acima que os peixes novos trazem parasitas, claramente não há quarentena. Humm...
André Fonseca escreveu: Onde escrevi prevenção, é uma rotina minha, eu uso o Alho por uns 10 dias sempre que coloco um novo morador no aqua. Vou previnir os moradores antigos de um possível ataque e já elimino um também possível aparecimento no novo morador.

Quer dizer então que o seu aquário já tem parasitas? Ou/e o novo peixe trará consigo alguns parasitas também. Novamente: falta da quarentena. A melhor "rotina" seria mesmo uma quarentena dos organismos a serem introduzidos no seu sistema. Concordas?
André Fonseca escreveu: E não existe máscara nenhuma, um aqua sem um ponto de ictio por mais de 1 ano já dá pra ser considerado livre do parasita.

Se não tem íctio pode ser que você não tenha introduzido nenhum íctio. Não quer dizer que necessariamente o uso do alho tenha eliminado o ciclo de vida do parasita no sistema. Se houver ictio e o aquário não for devidamente tratado (não se referindo a uma suposta eliminação dos parasitas com a administração de alho) a possibilidade de existirem parasitas no sistema é de perto de 100%. O alho não fez com que os parasitas fossem eliminados, mas sim, está mascarando o problema, uma vez que ainda vai existir o risco de futuros ataques.
André Fonseca escreveu: Já com relação ao seu pedido de desculpas, nem se preocupe. Geralmente quem está acostumado a escrever em blogs acaba parecendo uma pouco mais "rude" ao participar nos Fóruns.

Que bom que não preciso me preoculpar. Espero que tenha gostado do blog. icon_assobiando

Tenho certeza de que estaremos aprendendo muito com essa discussão. Gostaria realmente de poder confiar no alho para que meus sistemas pudessem ser livres de parasitismo. Ainda mais porque estaria eliminando grande trabalho em quarentenar os organismos. Talvez os métodos que você esteja usando sejam mesmo únicos e transformarão minha maneira de pensar sobre o assunto. icon_joia

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#22 Mensagem por André Fonseca »

Não visito blog, Alex, prefiro os Fóruns pois assim podemos discutir, e não apenas dizer amém, todos aprendendo juntos sem nínguém pra dar "aula".

Voltando ao assunto do ictio, se colocamos um peixe ou coral no aqua, nosso sistema deixa de ser fechado pq teve contato com novos habitantes que PODEM trazer consigo o parasita. Ao não adicionarmos nenhum animal novo no aqua o sistema se mantem fechado.

Acho que vc não prestou atenção quando eu escrevi que PODEM TRAZER. É evidente que a quarentena é muito importante, mas 99,9% dos aquaristas não a possuem. A grande maioria mal consegue manter um aqua marinho, imagine então uma quarentena ou um aqua hospital. Isso sem falar nas lojas...

Exatamente por esse motivo o uso do Alho é indicado. É um produto barato e com ação antimicrobiana comprovada.

Com relação aos outros fatores que falei, claramente vc não leu minhas outras respostas (de novo uma clara demonstração do que os Blogs fazem...), mas seriam aumentar a circulação, água de qualidade e um filtro UV.

Se hj não tem ictio no aqua não significa que não teve, certo?!

Posso ter um peixe com o ictio e o ter curar usando esses fatores que falei (Alho, circulação, boa água e UV) e depois disso, não aparecer mais o parasita nos peixes. Passado 1 ano sem o ictio, não tem como ele continuar no aqua, não existe máscara. E exatamente por concorcar com vc que se houve ictio e não for tratado o parasita volta, é que uso, abuso e indico o Alho.

Não procuro ser "único" em nada, por isso participo de Fóruns e divido minhas experiências com outras pessoas. O que escrevo sobre o Alho de maneira nenhuma substituí a quarentena, mas sim dá uma outra possibilidade da grande maioria dos aquaristas ficarem livre do parasita.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#23 Mensagem por Alex Correa »

Oi André,
Todos nós temos diferentes opiniões e isso faz com que venhamos a aprender bastante com os outros também.
Gosto dos forums, mas leio bastante artigos seja em blogs ou outro tipo de veículo.
Aconselho que faça o mesmo pois você estará aprendendo ainda mais.
Recebo muito mais aulas aqui no forum do que dou. icon_yes Obrigado pela sua.
Falar nisso, desde 1995 estou recebendo aulas nos forums. icon_assobiando
Na verdade, meu tempo é muto limitado para escrever todos os dias nos forums. Infelizmente.

Pela sua afirmação tiveste um peixe com ictio no aquário e conseguiste curá-lo no sistema usando "Alho, circulação, boa água e UV". Parabéns! Veja bem, curar um peixe no aquário com "alho, circulação, boa água e UV". É o primeiro de quem ouço tal felicidade. Obrigado por nos participar. Tenho certeza de que possa existir outros, de agora em diante estarei atento. Levo isso a sério!

Eu acredito que isso seria praticamente impossível, em circunstancias normais (aquário tradicionalmente montado, caseiro).
Mas não estou dizendo que estás mentindo. Na verdade prefiro acreditar que você não introduziu nenhum parasita em seu sistema. Me desculpe, mas diante de todas as experiências que passei e de outros aquaristas sérios não tenho ainda como simplesmente acreditar. Novamente: não estou dizendo que estás mentindo. Tenho pra mim que realmente acredites no que colocaste e estás sendo sincero. Te respeito.

Resta aos que preferem optar pelo alho tentar. Isso é válido.
Eu já tentei.

Eu não sou o dono da verdade, como sabemos.
Por favor, tente sair do forum somente essa vez, faça uma forcinha, e tente dar uma lida nesse artigo:

http://reefkeeping.com/issues/2004-10/s ... /index.php

Esse aqui tem mais informação. O Celso já colocou fonte semelhante:

http://icecapinc.com/informationcenter/ ... ble-part-2

Normalmente evito colocar atigos em inglês porque alguns não conseguem ler. Espero que você possa. Mesmo assim, com o tradutor terás uma idéia. Vai ser bom para você e aos que pretendes dar conselho. icon_joia

Eu não sou teu inimigo. Sou apenas um aquarista, como você. Não preciso provar nada para ninguém. É apenas uma questão de opinião pessoal. Nem quero te converter a não usar alho. Minha opinião sobre o assunto está exposta. Segue quem quizer.

Entendi agora seus pontos de vista e tive a oportunidade de colocar os meus.
Será interessante ver outros colegas participando daqui por diante, senão fica no "bate boca", não é mesmo?
Estarei visitando o tópico, para ver a opinião dos colegas.
Esse assunto é bem interessante, não acham?
Espero que tenha contribuido.

Divirta-se com os artigo e um abraço. 8-)

Aloha,
Alex Correa.

OBS: Desde o começo disse que iriam tentar provar por a mais b que alho "funciona".
Isso já acontece desde o começo da teoria do alho. Já estou acostumado.
bye1
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
iakuza51
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Fev 2011, 17:44
Apelido: iakuza51
Data de Nascimento: 28 Set 1977
Cidade: sampa
País: br

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#24 Mensagem por iakuza51 »

Andre.....
Só uma pergunta, ou melhor duvida....

Vc usa aqueles alhos amassados, prontos???
pega um pouco, coloca no pote com a ração, e deixa a ração absorver?

Desculpe a pergunta, por que não faço ideia como administrar o alho.
"Pilotar com garra numa corrida de verdade, isso que me faz feliz" Ayrton Senna
Imagem

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#25 Mensagem por André Fonseca »

Fóruns ou blogs, questão de gosto...

Da mesma forma usar ou não o Alho.

Só que daí a afirmar que não funciona é bem diferente. Os benefícios do uso do Alho, não só na alimentação dos peixes mas como na humana também, já estão mais do que comprovados.

Todos nós já tomamos água de Alho pra curar uma dor de garganta ou gripe. E num curava!?

Se vc e outros aquaristas usaram e não sentiram diferença, tudo bem. Mas é bem diferente do que ser categórico ao falar que não funciona. Funciona sim e meus peixes são um prova disso.

Outros aquaristas que já fazem o uso do Alho podem comprovar isso, só procurar pelos Fóruns afora...

Só uma historinha de como começou minha "brincadeira" com o Alho...

A muito tempo atrás quando montei meu primeiro marinho ainda com Skilter, em 98-99, peguei um Hepatus e não havia nada que fazia esse peixe ficar sem ictio. Em conversar com lojistas e amigos aquaristas, na época nem sonhava com os Fóruns, foi ventilado o uso de Alho e passei a usar. Depois de algum tempo, nada de ictio. No final de 2004 tive que vender a Hepatus, pois estava grande demais para meu aqua, 200 litros na época. Em 2005 montei um aqua de 450 litros e como minha esposa, ainda namorada na época, era apaixonada pela "Dory", mais uma vez fomos colocar uma Hepatus no aqua. Aí já tinha acesso aos Fóruns e diversas pessoas já comentavam o sucesso com o Alho, água de boa qualidade e o UV. Tão logo começamos a procurar uma Hepatus para por no aqua, passei a utilizar o Alho no rango dos peixes que já estavam comigo. Ao soltar a Hepatus no aqua, mesmo com as boas vindas dos moradores mais velhos, NADA DE ICTIO!!!

A circulação mais forte sempre utilizei, no começo fazendo uso das bombas internas pois meu aqua não tinha Sump, e depois ao montar os aquas com Sump, colocando duas bombas fortes no retorno, ficando com o display "limpo". E isso comecei a usar depois de assistir a alguns corredores que depilavam as pernas para evitar um maior atrito do ar com os pelos, ganhando alguns milionésimos de segundos. Lembrei também que na época de natação fazia o uso desse mesmo artifício, para pode "deslizar" melhor na água. Pensando nisso, ao aumentar a circulação da água do aqua o atrito entre a água e o corpo do peixes será maior, e com isso o muco protetor é constantemente trocado.

Com relação a ser inimigo, pode ficar despreocupado. A muito tempo sei que devemos discordar das opiniões, não das pessoas.

Iakuza,

Geralmente uso o Alho triturado que minha sogra faz para tempero. Compramos algumas sacas de Alho para triturar e, antes dela colocar cebola, salsinha, sal e outros temperos, tiro um pote do Alho triturado e guardo na geladeira.

Mas dá pra usar o dente do Alho normal mesmo. Basta vc esmagar o Alho, colocando num potinho com um pouco de água do aqua e a ração, deixando de molho por um tempo.

Depois é só tirar a ração e jogar para os peixes.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Pedro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 10 Jun 2010, 11:56
Apelido: Pedro
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#26 Mensagem por Pedro »

Olá pessoal, estou começando meu aquário marinho agora, 250 litros, e fiquei bastante preocupado com o relato de aquaristas experientes perdendo seus peixes de um dia para o outro. Então estou seriamente pensando na possibilidade de um aquário hospital em casa, mas teria que ser algo bem em conta. Poderiam me ajudar com conselhos sobre isso. Qual volume mínimo de água , circulação? Estava pensando nesses modelos plug and play como o boyu mt-30

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#27 Mensagem por Robson Sandrini »

Pra temperar o tópico [já que discussão com educação é a finalidade do fórum]: o Steven Pro [autor dos dois artigos que o Alex postou] e também autor do Garlic: what has been studied versus what has been claimed chamou o alho de inútil na UltimateReef.

O Wombat [da UR também] que é professor e diretor do Instituto de Pesquisas em Aquacultura [ou aquicultura, como preferirem] da Universidade do Maine vai mais longe e diz, ainda, que, além de inútil, o alho pode causar lesões hepáticas e cardíacas nos peixes a longo prazo. A afirmação é baseada em alguns estudos [não me lembro se 3 ou 4] feitos com salmão. Segundo o[s] estudo[s], a responsável pelas lesões seria a ausência de enzimas pra digerir substâncias encontradas em plantas terrestes [alho, alface, espinafre, acelga, escarola etc... já alimentou seu tang hoje?].

Um outro estudo achou, também, lesão renal nos peixes mas os pesquisadores usaram uma dose cavalar de alho então nem dá pra levá-lo em consideração. Ainda há aquele suposto estudo do laboratório do Wombat [que eu transcrevi em outro tópico] no qual o alho induziu anemia nos peixes. Assim como é capaz de induzir anemia em cães e gatos [aqui no Brasil chamam de anemia hemolítica por corpúsculo de Heinz, que também pode ser causada por cebola, entre outras coisas].

Não existem estudos publicados provando a eficácia do alho na cura do ictio marinho. Não existem estudos publicados comprovando a ineficácia do alho na cura do ictio marinho [e a indústria agradece]. Existem estudos relacionando a administração de alho [entre outras plantas terrestres] ao surgimento de lesões hepáticas e cardíacas em uma espécie de peixe marinho. Existem estudos sobre estimuladores da imunidade de peixes e não citam o alho [qualidade da água é fator fundamental]. E isso é tudo que temos. Não acho que os peixes do André [ou de qualquer aquarista ao redor do globo] sejam prova de que o alho funciona. Muitas variáveis precisariam ser isoladas pra provar isso. Variáveis complexas como imunidade natural. Certamente existem aquaristas que mantém seus sistemas livres do ictio - como o André mantém - sem nunca terem jogado uma pitada de alho na ração. A que atribuiríamos a ausência? Variáveis, variáveis.

Wombat na UR: "By profession i am a fish disease researcher and my laboratory has carried out many controlled trials on garlic as a cure for white spot, an immunostimulant or appetite enhancer. I can say quite categorically it does none of these things, but it does cause liver and heart lesions and a condition called Heinz body Anemia."

Pra mim, no momento, dizer que o alho cura ictio é o mesmo que dizer que a vitamina c cura a gripe [sabemos que não cura]. E se a vitamina c tem um papel definido na imunidade humana, nem isso conseguiram provar com o alho na imunidade dos peixes.

[]´s

R.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#28 Mensagem por André Fonseca »

Robson,

E a vitamina C, mesmo não curando a Gripe, não é usada para evita-la?!

O exemplo que vc deu é perfeito, comparemos a gripe com o ictio...

Existem fatores que, somados, vão fazer vc ficar livre da gripe.

Da mesma forma que o Alho.

Pergunte pra alguém que já perdeu animais com ictio se ele não prefere curar o ictio agora e arriscar a perder o peixe mais pra frente, ou não usar e perder o peixe rapidamente para o parasita.

Outra coisa, em quanto tempo aparecem essas lesões?!

Garanto a vc que não é em menos de 6 anos, já que minha Hepatus continua linda, gorda e extremamente saudável vivendo num aqua de uma loja aqui na Zona Norte de SP.

Sobre as variáveis, concordo plenamente com vc. Só que em cima disso, minhas variáveis ficam um pouco mais reduzidas, já que minha rotina é Alho, circulação mais forte, água boa e UV. Se eu consegui sucesso usando algumas variáveis que todo mundo fala que não dá certo, pq mudaria???

Pra mim funciona, pode funcionar para outros aquaristas. Se tem outros amigos que conseguem manter seus peixes livre do ictio sem o uso do Alho, maravilha também!!!

Isso é o bom da Aquariofilia, não existem regras.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
iakuza51
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Fev 2011, 17:44
Apelido: iakuza51
Data de Nascimento: 28 Set 1977
Cidade: sampa
País: br

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#29 Mensagem por iakuza51 »

Pessoal

A discussão ao uso do alho, não é para cura !!!!!
Sim a "PREVENÇíO" !!!!!!

Todos temos medo de alguma doença aparecer no Reef, já que somos nós que administramos aquele pequeno pedaço do mar em nossas casas.
Medo do erro, perder um, animal que vc está lá cuidando com tanto carinho, e perde por causa de uma doença.

Outra, isso aqui, utiliza quem quer.
Exemplo, estou começando agora, não quero perder meus peixes, mas tambem não quero utilizar medicamentos.
Posso usar o alho????

Estou lendo para ver se realmente utilizo.
Mas não vai ser regra.
Usar uma vez por semana, talvez, tenha gente usando dia sim dia não, ou todo dia.
Opção de cada um.

Como o André falou, aquariofilia, não tem regras, mas vou mais além, "É OBSERVAÇíO" !!!!!!!!!!!!!!
"Pilotar com garra numa corrida de verdade, isso que me faz feliz" Ayrton Senna
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#30 Mensagem por Celso Suguimoto »

Andre o problema é q a diferença entre o veneno e o remedio as vezes está na dosagem. Ja ouvi relatos no passado de aquarista q bateu alho no liquidificador e jogou dentro do reef pra curar ictio...

Alex quarentena em aquarios domesticos chega a ser meio utopia... é complicado manter uma infraestrutura adequada para quarentenar animais. Eu prefiro deixar em uma loja de confiança até q o animal reestabeleça sua resistencia natural.

Eu tive um coerelus animal considerado caixao por alguns, por quase dois anos, sem nada de parasitismo. Por isso atribuo em boa parte surtos fatais de paratisismo a resistencia do animal e stress
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#31 Mensagem por André Fonseca »

Celso,

Faço o uso do Alho apenas quando vou colocar algum peixe novo. Ou quando aparecia o parasita.

A "rotina" que fiz referência é exatamente nos casos de um novo habitante. É a minha rotina pra adquirir um novo animal.

Se pareceu que o Alho era usado sempre, e relendo minhas respostas deu a entender isso, foi maus...

A circulação mais forte, água de boa qualidade (aqui deveria ser obrigação de todos, né?!) e o UV sim, são usados direto.

Iakuza,

É isso mesmo, prevensão!!!

Vc entendeu a parada.

icon_joia
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#32 Mensagem por Alex Correa »

Celso Suguimoto escreveu: ...
Alex quarentena em aquarios domesticos chega a ser meio utopia... é complicado manter uma infraestrutura adequada para quarentenar animais. Eu prefiro deixar em uma loja de confiança até q o animal reestabeleça sua resistencia natural.

Eu tive um coerelus animal considerado caixao por alguns, por quase dois anos, sem nada de parasitismo. Por isso atribuo em boa parte surtos fatais de paratisismo a resistencia do animal e stress


Oi Celso,
Depende do aquarista, realmente. A idéia de quarentenar os peixes pode assustar a muitos. Na realidade, a falta de prática contribui para que vire lenda. Todos os peixes marinhos introduzidos em meus aquários são quarentenados. Nunca tive ictio sendo introduzido em quaisquer dos sistemas que mantive desde que quarentena tivesse sido aplicada corretamente e o parasita não tivesse como entrar no sistema de outra forma (ex.: possibilidade com o uso de água natural sem ser filtrada). icon_yes

Estresse certamente apresenta influencias na imunização do animal, e pode logicamente agravar um estado de enfermidade. Isso não significa somente no caso de parasitismo. Vale a pena lembrar que dentre os pontos importantes no tratamento do peixe (aquário hospital) está a eliminação de estresse. Manter um peixe sem estresse não impede do ciclo do parasita estar sendo completado em nenhum tipo de sistema.

Concordo que o estresse em qualquer situação deve ser eliminado, da melhor forma possível, independente da presença ou não de enfermidade. Evitar estresse é um dos principais pontos no planejamento do sistema, desde o começo.

Abraço,
Alex Correa. bye1
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#33 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alex mas até q ponto a quarentena resolve parasitismo ? Em analagia e experiencia em aquarios dulcicolas, é possivel a reinfestacao pela reintroducao do parasita seje atraves de água natural ou mesmo de um coral que esteje com problemas de parasitismo.

Eu tinha 12 aquarios de água doce e se nao tomasse o cuidado de desinfetar a rede utilizada neles, caso introduzisse ela em um aquario com ictio e em seguida em outro, este seria contaminado tbem. Tá certo q os tempos eram outros... mais de 20 anos atras... mas acho q isso nao mudou.

Concordo que quarentena é um excelente preventivo, mas nao considero a solucao definitiva.

O q vejo muito erro principalmente de iniciantes é povoar muito cedo o aquario e nem mesmo ver se o animal está se alimentando na bateria da loja... na ansiedade de ter o animal.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#34 Mensagem por Robson Sandrini »

Eu fiquei sem entender se pelos posts acima o alho foi descartado como CURA do ictio marinho ou não...

Enfim, prevenção: a história surge quando a palestrante citada no artigo do Steven Pro relata [isso em 1998] que, enquanto usava o alho pra tratar vermes intestinais de alguns peixes [com sucesso] percebeu uma diminuição na incidência de ictio marinho. Ponto final. Não houve nenhum estudo controlado demonstrando que o alho erradica Cryptocaryon irritans do sistema.

Não houve qualquer pesquisa com o mínimo de esboço científico por parte da autora da frase que provasse a eficácia do alho na cura ou prevenção do ictio marinho. Não houve grupo controle. Variáveis não foram isoladas ou controladas. Mas parece que a indústria adorou [e aproveitou] a impressão que a autora teve da experiência com o alho. E muitos aquaristas adotaram e difundiram a prática. O que não prova sua eficiência. Depois do alho temos sucesso relatado com pimenta [e produtos no mercado norte-americano] e gengibre [essa nasceu na RC]. A Ana Maria Braga deve estar testando pimentão e páprica. Novidades a caminho. icon_rotfl2

Agora falando sério, nem como imunoestimulante [eu nunca sei quando usar hífen] o alho tem papel comprovado. Um dos estudos mais recentes a respeito de estimuladores da imunidade em peixes marinhos é Ian Bricknell& Roy A. Dalmo: The use of immunostimulants in fish larval aquaculture [2005] que nem cita o alho, mas cita BETA GLUCAN AS A BIOLOGICAL DEFENSE MODULATOR: HELPING FISH TO HELP THEMSELVES [Esse artigo é da Advanced Aquarists]

Sei que a ausência de estudos publicados [pq o Wombat diz que a equipe dele realizou alguns], por si só, não pode invalidar o alho como imunoestimulante mas dieta adequada é a maior garantia de resposta imunológica eficiente.

O que não dá pra negar é a voracidade com que os peixes consomem ração com alho. Ok, se creditarmos isso ao alho [pq peixe é um bicho esfomeado de qquer jeito] poderíamos levar em consideração que a quantidade de alterações metabólicas induzidas no organismo do peixe pra poder dar conta das “substâncias estranhas” na dieta diminui a eficiência com que esse organismo aproveita a comida. Palavra de biólogo da RC. Isso vale pra quem joga a horta no aquário pros algueiros também. Imagine o esforço do sistema digestório [preferia quando chamavam de digestivo] de um coelho pra dar conta de um pedaço de picanha.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#35 Mensagem por Alex Correa »

Celso Suguimoto escreveu:Alex mas até q ponto a quarentena resolve parasitismo ? Em analagia e experiencia em aquarios dulcicolas, é possivel a reinfestacao pela reintroducao do parasita seje atraves de água natural ou mesmo de um coral que esteje com problemas de parasitismo.

Eu tinha 12 aquarios de água doce e se nao tomasse o cuidado de desinfetar a rede utilizada neles, caso introduzisse ela em um aquario com ictio e em seguida em outro, este seria contaminado tbem. Tá certo q os tempos eram outros... mais de 20 anos atras... mas acho q isso nao mudou.

Concordo que quarentena é um excelente preventivo, mas nao considero a solucao definitiva.

O q vejo muito erro principalmente de iniciantes é povoar muito cedo o aquario e nem mesmo ver se o animal está se alimentando na bateria da loja... na ansiedade de ter o animal.


Meu querido:
Vou simplificar minhas respostas...
Quarentena resolve ao ponto de prevenir que o parasita entre no sistema, sendo então desnecessário o uso de aquário hospital para tal objetivo.
Sua analogia sobre o aquário doce perde o foco do obetivo da quarentena, quando existe introdução (ou reintrodução) de parasitas de qualquer forma. Quarentena é para prevenir introdução de parasitas em quaisquer sistemas sem dependência de qualquer outro fator.
Eu considero solução definitiva, quando feita corretamente.
Realmente! Contaminação existe e não é difícil de acontecer mesmo em sistemas marinhos.
Cada peixes/invertebrados deveriam ser quarentenados por vez, como regra.

Uma observação importante:
Quando existe introdução acidental (ou sem quarentena) de peixe com parasitas no aquário, e o mesmo é notado rapidamente, a retirada imediata e tratamento apropriado do peixe irão impedir o ciclo do parasita no sistema. Portanto tal sistema, se for o caso, estará sendo mantido sem a infestação do tal parasita.

Não estou tentando provar meu ponto e sim trazendo informações que realmente funcionam.
Talvez fosse interessante vocês conversarem com outros aquaristas aí no Brasil que quarentenem os peixes e invertebrados, para compreenderem melhor sobre o assunto.

Sua observação quanto a povoar o sistema muito cedo não deveria estar diretamente relacionada com uma infestção de parasitas, em questão. Mas é um ponto muito importante. Talvez você esteja relacionando ao fato que o aquarista nem repara os parasitas no peixe. Realmente isso é um grande erro do aquarista novato.

Espero ter ajudado.
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#36 Mensagem por Alex Correa »

Robson Sandrini escreveu:Eu fiquei sem entender se pelos posts acima o alho foi descartado como CURA do ictio marinho ou não...

Enfim, prevenção: a história surge quando a palestrante citada no artigo do Steven Pro relata [isso em 1998] que, enquanto usava o alho pra tratar vermes intestinais de alguns peixes [com sucesso] percebeu uma diminuição na incidência de ictio marinho. Ponto final. Não houve nenhum estudo controlado demonstrando que o alho erradica Cryptocaryon irritans do sistema.

Não houve qualquer pesquisa com o mínimo de esboço científico por parte da autora da frase que provasse a eficácia do alho na cura ou prevenção do ictio marinho. Não houve grupo controle. Variáveis não foram isoladas ou controladas. Mas parece que a indústria adorou [e aproveitou] a impressão que a autora teve da experiência com o alho. E muitos aquaristas adotaram e difundiram a prática. O que não prova sua eficiência. Depois do alho temos sucesso relatado com pimenta [e produtos no mercado norte-americano] e gengibre [essa nasceu na RC]. A Ana Maria Braga deve estar testando pimentão e páprica. Novidades a caminho. icon_rotfl2

Agora falando sério, nem como imunoestimulante [eu nunca sei quando usar hífen] o alho tem papel comprovado. Um dos estudos mais recentes a respeito de estimuladores da imunidade em peixes marinhos é Ian Bricknell& Roy A. Dalmo: The use of immunostimulants in fish larval aquaculture [2005] que nem cita o alho, mas cita BETA GLUCAN AS A BIOLOGICAL DEFENSE MODULATOR: HELPING FISH TO HELP THEMSELVES [Esse artigo é da Advanced Aquarists]

Sei que a ausência de estudos publicados [pq o Wombat diz que a equipe dele realizou alguns], por si só, não pode invalidar o alho como imunoestimulante mas dieta adequada é a maior garantia de resposta imunológica eficiente.

O que não dá pra negar é a voracidade com que os peixes consomem ração com alho. Ok, se creditarmos isso ao alho [pq peixe é um bicho esfomeado de qquer jeito] poderíamos levar em consideração que a quantidade de alterações metabólicas induzidas no organismo do peixe pra poder dar conta das “substâncias estranhas” na dieta diminui a eficiência com que esse organismo aproveita a comida. Palavra de biólogo da RC. Isso vale pra quem joga a horta no aquário pros algueiros também. Imagine o esforço do sistema digestório [preferia quando chamavam de digestivo] de um coelho pra dar conta de um pedaço de picanha.

[]´s

R.


Olá Robson:
Já fazem muito anos que venho colocando sugestões sobre evitarmos alimentos terrestres para peixes marinhos em fórums brasileiros. Hoje em dia existem muitas alternativas para peixes vegetarianos e carvívoros. Alface e alho!? Que tal spirulina e mysis? Melhor, não?
Eu também estava brincando com meus filhos que daqui a pouco o pessoal vai estar fazendo compras para a saladinha do aquário (tomate, cebola, um pouquinho de vinagre,...). icon_rotfl2

Perguntas/respostas práticas:
A administração de alho cura parasitas em sistemas marinhos.
R: Não.
Existe a possibilidade de eliminação de alguns parasitas com o uso de UV?
R: Sim.
Circulação pode ajudar a eliminação de alguns parasitas em conjunto com UV?
R: Sim
O alho estará possivelmente contribuindo com tais pontos?
R: Não.
O fato de se utilizar UV, mesmo em conjunto com uma boa circulação de água, nos garante a completa eliminação de parasitas em sistemas marinhos caseiros tradicionalmente montados, definitivamente?
R: Não.

Todos os pontos acima são uma questão de lógica.

Aloha,
Alex Correa.

OBS: digestório!?!!!

icon_bangin

Aproveitando para colocar aqui uma bela frase retirada do texto recomendado pelo amigo:

"... quarantine tanks are a cost-effective and simple method to ensure the health and well being of your aquatic pets. These tanks really should be standard in this hobby and it is a real shame that they are so often overlooked. In my opinion, stores and fellow, experienced hobbyists who don't recommend this protocol to beginners are doing them and the hobby in general a disservice. Advocating that aquarists play it fast and loose when it comes to quarantine is frankly irresponsible and is likely setting them up for eventual failure."
Steven Pro
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#37 Mensagem por André Fonseca »

Alex,

O UV esteriliza a água, matando o parasita.

A circulação mais forte evita que o peixe fique se "esfregando" nas rochas, com isso tratamos um dos sintomas do ictio, que é o "comichão".

O Alho, COM SEUS BENEFÍCIOS MAIS QUE COMPROVADOS PELA CIÊNCIA (só não vê isso quem não quer), entra na prevenção.

Se cura ou não, é outro assunto.

E melhor do que spirulina e mysis, seria spirulina e mysis com Alho!!!

HE HE

Sobre a "lógica", uma coisa que aprendi na faculdade é que, quando lidamos com vida, a "lógica" deixa de existir. Se existisse lógica na Natureza, ainda seriamos seres unicelulares ou acreditariamos na "criação divina". E isso sem falar na "lógica" dentro da Aquariofilia...

Robson,

Vc não respondeu minhas perguntas...

A vitamina C, mesmo não curando a Gripe, não é usada para evita-la?!

Em quanto tempo aparecem essas lesões?!

Vc prefere perder um peixe rapidamente para o ictio do que ter uma possibilidade de salvá-lo?!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#38 Mensagem por Robson Sandrini »

Oi André,

O Alho, COM SEUS BENEFÍCIOS MAIS QUE COMPROVADOS PELA CIÊNCIA (só não vê isso quem não quer), entra na prevenção.

Benefícios comprovados para o organismo humano. Malefícios comprovados para cães, gatos, peixes e unicórnios.

E melhor do que spirulina e mysis, seria spirulina e mysis com Alho!!!

icon_rotfl2 . Boa.

Vc não respondeu minhas perguntas...

Tá bom, tá bom, desculpe. icon_bag

A vitamina C, mesmo não curando a Gripe, não é usada para evita-la?!

É usada sim. Consumo inútil de uma substância proliferado por crendice popular e incentivado pela indústria. Vitamina C x Gripe. Alho x Ictio Marinho. Vitamina C não evita gripe. Alho não evita ictio. É só cricá no linqui:


Vitamina C e Gripe: desinformação leva a uso indevido
Apesar da extensa publicidade promovida pela indústria farmacêutica, sugerindo que a vitamina C possa prevenir gripes e resfriados ou aliviar sua virulência, a pesquisa médica não conseguiu dar suporte científico para essa indicação.



Nutricionistas revelam o papel real da vitamina C no combate í gripe e ís rugas [É ótimo pra rugas, menina!]
E como método preventivo, ela funciona? Dá para prevenir gripes e resfriados apostando nos alimentos ricos em vitamina C? Não existem estudos suficientes que comprovem a eficácia da vitamina também na prevenção destas doenças , constata Roberta.



Vitamina C não evita a gripe, segundo cientistas
Harri Hemilla, da Universidade de Helsinki, na Finlândia e Robert Douglas, da Universidade Nacional da Austrália, publicaram um artigo no Public Library of Science Medicine, onde afirmam que a vitamina C não evita a gripe. (...) os cientistas puderam afirmar que a incidência de gripe não diminui quando os pacientes tomam até dois gramas de vitamina C por dia como profilaxia.



Linus Pauling se revirando na tumba, já que foi ele que saiu com essa [e não evita câncer tbem né, já que o coitado morreu disso].



Em quanto tempo aparecem essas lesões?!

Pro post não ficar muito grande [eu tenho preguiça de ler post muito grande e acho que muita gente tbem tem], discutimos lesões nos próximos posts?

Vc prefere perder um peixe rapidamente para o ictio do que ter uma possibilidade de salvá-lo?!

Eu prefiro ter a possibilidade de salvá-lo... só não acho que o alho seja essa "possibilidade"...

- - - - -

Oi Alex,

Todos os pontos acima são uma questão de lógica.

Concordo com "todos os pontos acima".

OBS: digestório!?!!!

É, mudaram a nomenclatura pq ela destoava de circulatório, respiratório etc. Sistema digestório é a nomenclatura atual aceita pelo meio acadêmico. icon_barfy

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#39 Mensagem por André Fonseca »

Robson,

Então, demorei um "cadin" pq tava vendo os links que vc postou e, embora a "Roberta" (ela que usa vitamina C para as rugas, não?!) diga que ainda não existem estudos suficientes, confesso que o Harri Hemilla e o Robert Douglas conseguiram mudar meu ponto de vista sobre a vitamina C. Mesmo a vitamina C diminuindo o tempo que ficamos gripados.

O mesmo não acontece com o Alho.

Todos, ou a grande maioria dos produtos que usamos hj, já foram testados em animais e depois passaram para os humanos. Pq uma substância que trás benefícios ao homem não faz o mesmo para os animais, no nosso caso específico para os peixes?!

Nada até agora comprovou o contrário.

Sobre o sistema "digestório", vamos mudar todos os outros sistemas também, pra ficar tudo combinando???

Acho que num ficaria nada legal o sistema "reprodutório" e muito menos o sistema "excritório", hein???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: ICTIO - Dicas dos colegas.....

#40 Mensagem por Robson Sandrini »

Oi Andre,

Todos, ou a grande maioria dos produtos que usamos hj, já foram testados em animais e depois passaram para os humanos. Pq uma substância que trás benefícios ao homem não faz o mesmo para os animais, no nosso caso específico para os peixes?!

A ligação entre consumo de alho e cebola versus anemia em cães, gatos, cavalos e outros poucos mamíferos já está bem documentada. Há dezenas de estudos veterinários on-line comprovando que algo que faz bem ao homem pode não fazer bem a determinados animais. Para os peixes, até onde eu tenha lido, há apenas uma pesquisa envolvendo o consumo de substâncias de origem terrestre por peixes marinhos [salmão, pelo apelo comercial, obviamente] AH, Sargent JR, Thompson KD 1993. Terrestrial and fish oils affect phospholipid fatty acid composition, development of cardiac lesions, phospholipase activity and eicosanoid production in Atlantic salmon (Salmo salar). Há uma outra pesquisa conduzida pelo Wombat na qual ele alega ter a anemia como resultado de um estudo conduzido pela equipe dele envolvendo a administração de alho [postei em outro tópico]. Nada publicado e, segundo ele, a publicação para a comunidade científica foi proibida pela empresa que encomendou [pagou] o estudo [razões comerciais]. Deixando de lado a suposta pesquisa, eu gostaria de poder ler a outra pesquisa acima mas não encontrei em canto nenhum na net. Só referências mesmo.

Sobre o sistema "digestório", vamos mudar todos os outros sistemas também, pra ficar tudo combinando???

Culpa da Sociedade Brasileira de Anatomia. Clique aqui: Digestivo e digestório

A Comissão de Terminologia Anatômica da Sociedade Brasileira de Anatomia, ao traduzir Systema digestorium da atual Terminologia Anatomica, do latim para o português, não levou em conta o uso tradicional de digestivo e optou por digestório, talvez pela identificação morfológica e sônica com a palavra latina ou por analogia com “circulatório” e “respiratório”. (...) Desnecessário dizer que as modificações introduzidas na nomenclatura se referem unicamente a estruturas anatômicas e não se estendem ao idioma em geral.


Acho que num ficaria nada legal o sistema "reprodutório" e muito menos o sistema "excritório", hein???

icon_rotfl2 . Não dá idéia pros caras!

[]´s

P.S.: Qual era o lance com o tempo de aparecimento das lesões mesmo?

R.

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”