🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Uso de vodka

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#21 Mensagem por RicardoMiozzo »

Celso Suguimoto escreveu:
Queria ver um aquário que tenha dosagem de vodka há mais de seis meses e não tenha alga. Pronto. assim, facilita


O meu tem mais de um ano :)... tá certo q já tive problemas com algas tbem... mas será q as algas seriam efeito da vodka ou da falta de biodiversidade ? Eu ainda acho q é o segundo ponto.

Os aquarios q vc viu com problemas de algas... eram sem o DSB ?


Eu acho que o problema é causado pela adição de etanol por conta da alta carga orgânica que leva ao sistema.
Tenho muito pouca experiência com aquários que possam ter falta de biodiversidade pois há muitos anos utilizo o método de montagem que inclui, via de regra, leito profundo de substrato sobre o próprio vidro do fundo do aquário, que fica muito rico em flora e fauna.
Pode ser que o problema de algas se dê por conta de excesso de nutrientes na água no caso de sistemas que não possuam uma forma de se "livrar" deles por conta própria ou da adição de etanol. Pode também ser que o problema seja por conta das duas coisas.
Uma fonte de carbono no aquário é a comida dos peixes, por exemplo. E, consequentemente, os dejetos dos peixes e outros animais. Por isso é que acho difícil ocorrer déficit de carbono em aquários. Mas, como coloquei acima, minha experiência de muitos anos para cá se restringe ao método de montagem e manutenção do sistema que uso desde então, e ele inclui, além do leito profundo de substrato, peixes em quantidade bem razoável que são alimentados todo dia. Trocas parciais de volume considerável de até 20% semanais também são uma prática habitual para mim. E a instalação do skimmer mais potente possível é minha regra número 1.
Talvez o conjunto de montagem e métodos de manutenção me permitam colocar as coisas da maneira que coloco.
Dá trabalho trocar água toda semana? Dá, claro.
Mas acho que essa forma de montar e manter o aquário dá bem certo e tem muito menos risco.
Sinceramente, creio que dosar etanol não contribui beneficamente a longo prazo.
Eu comecei a tentar olhar esse assunto de trás para a frente para ver se consigo entender, e cheguei í conclusão que não posso generalizar minha opinião porque o método de montagem e manutenção que uso em meus aquários há muitos anos não é o que muita gente utiliza. Dessa forma, os resultados são diferentes, naturalmente.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Uso de vodka

#22 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Eu tive problemas com bryopsis depois que comprei uma muda de um aquarista muito conceituado no nosso meio, mas no meu caso a vodka nunca me trouxe esse problema ( algas ).

O que eu vejo muito em aquários problemáticos por ai, que usam ou não vodka são montagens mal feitas!

Ex: substatos que ficam petrificados por excesso de adição de suplementos e o aquarista só nota depois que entra em colapso ( sem nitrificação ).

Aquas com circulação deficiente, amontoados de " PEDRAS " que atrapalham até os peixes a nadar, imagina a circulação e o substrato debaixo dessas " PEDRAS "...

A síndrome do futuro: Depois eu troco o carvão, depois eu troco a água, depois eu vou trocar a lâmpada, depois eu vou melhorar o skimmer, depois vou melhorar a circulação... depois, sempre depois.

Meu aqua atual só tem 300 litros e é uma montagem na qual eu fiz várias experiências em dois anos: Vários tipos de luz, vários tipos de substrato ( com e sem! ), adição de vodka ( mais e menos que o indicado ), montagens diferentes na alimentação do skimmer.

Aprendi algumas coisas na prática, sem ler esses artigos " IMPORTADOS ": Se voçê conseguir fazer a água do retorno passar 100% pelo seu skimmer e seu skimmer der conta de tratá-la, conseguirá uma qualidade de água MUITO acima da média.

Já cansei de ver montagens nas quais o skimmer não trata toda a água do retorno e os aquaristas passam despercebidos por esse erro que considero GRAVÍSSIMO.

Atualmente meu aquagambiarra passa pela última faze de testes antes do desmonte para que eu possa montar meu aqua de verdade e já sei como será montado, dúvidas ainda só na iluminação.

Outro comportamento comun é a montagem de aquas muito grandes e que são cuidados de maneira inadequada devido aos CUSTOS que para o nosso hobby eu considero MUITO ALTOS! E o cidadão entra na síndrome do futuro sem saber: Depois eu faço uma troca parcial maior ( hoje a grana tá meio curta ), depois troco essa lâmpada vencida e ai a coisa desanda mesmo...
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Uso de vodka

#23 Mensagem por Julio Monteiro »

Pessoal,
acho que devemos desculpas ao Adilson, pois desvirtuamos completamente o tópico dele. icon_bag

Voltando a pergunta que ele fez tenho as seguintes comentários:
- Devido ao problema apresentado (gosma), fica claro que há um excesso de matéria orgânica trazida pela vodka, que o skimmer não está conseguindo retirar.
- Na minha opinião, suspenda completamente a aplicação de vodka por pelo menos 60 dias.
- Se puder mudar o skimmer, faça isso.
- Intensifique TPA´s nessa fase (15 a 20% semanais).

Após esse período, reavalie sua experiência com o método e volte a aplicá-lo, se julgar adequado. Cuidado com a dosagem!

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Uso de vodka

#24 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Julio Monteiro escreveu:Pessoal,
- Se puder mudar o skimmer, faça isso.


Julio,

O uso de vodka ou qualquer outra fonte de carbono é muito complexo e acho que o tópico não foi desvirtuado!

Nem sei qual skimmer ele tem ou como é o aqua: dimensões/animais/parâmetros/circulação e etc...

E se o skimmer dele não tiver sendo usado corretamente?

abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Adilson Bonfanti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 219
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:36
Apelido: Bonfa
Localização: SBC

Re: Uso de vodka

#25 Mensagem por Adilson Bonfanti »

Nixon Cabeceira
Eu optei pela vodka para tentar chegar ao famoso ULNS ( Ultra Low Nutrient System ) nem sei se escreve assim, mas é pra deixar o nível de nutrientes o mais baixo possível.

Após as acróporas branquearem, voçê começa a alimentá-las pra que mostrem mais a sua cor.
A idéia é baixar os níveis de NO3 e PO4 a níveis indetectáveis. SPS reagem melhor a esse método do que LPS.

abraço..

Mauro pelo motivo acima do Nixon. Como não tive iluminação para sps, mantive com com os corais que tenho.

Seguinte , quanto a exportar via skimmer pode ser este o motivo. Uso meu aquário para testar meus protótipos e as vezes ficam um tempo mexe aqui, mexe ali, até ficar bala. Como estou testando um modelo novo, acredito que possa ser isto mesmo.

Lendo o que foi dito por todos , chego a crer que o uso de vodka maqueou um problema, é isto?

Se for, vou iniciar a desentoxicação, rssss. Não vou ter que ligar de outro estado para minha esposa colocar a dose. Ela agradece icon_bangin

Meu aquário tem 170 litros e estava usando 2ml diários de vodka. O aquário tem uns 40 corais entre softs e lps. Tenho 4 peixes, 1 YT, 1 Ocelaris, 1 grama e 1 Yellow Tail iluminação 6 T5 de 24w. 03 True Actnicas e 03 14k, tudo Aqua Revolution..
Deus é Fiel

Meu Aquário

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#26 Mensagem por RicardoMiozzo »

Aparentemente, o problema foi causado pela combinação de deficiência de skimmer com dosagem de etanol.
Com a população do aquário que você tem, acho que poderia deixar um skimmer adequado funcionando o tempo todo.
Ao fazer teste de outro skimmer no aquário, deixe sempre os dois funcionando.
Nunca permita que o aquário "rode" sem nenhum skimmer ou com um aparelho de teste.
O skimmer novo, que estiver sendo testado, vai funcionar se estiver tudo ok, pode ficar sossegado.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Uso de vodka

#27 Mensagem por Dan Reef »

Ricardo,

Se o problema é alta carga orgânica e excesso de carbono..

E se adicionarmos somente bactérias? (ex: microbacter 7)

Abraços

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#28 Mensagem por RicardoMiozzo »

Na minha opinião, a dosagem de etanol em aquários oferece problemas a médio e longo prazo.
Se o problema é alta carga orgânica, dosar uma ou mais cepas de cultura de bactérias (ou algum produto que induza o crescimento de colônias de qualquer microoganismo) só fará com que a carga orgânica do sistema aumente.
Se não houver substrato com área suficente para a colonização por microorganismos, não há razão para se dosar etanol.
Considero a proposta inicial do método mal fundamentada, pois qualquer aquário de recifes de corais deveria ter:
1 -iluminação potente
2 -skimmer bem dimensionado
3 -movimento interno de água adequado
4 -suficiente quantidade de substrato ganulado calcário sobre o fundo
5 -prática de trocas parciais de água frequentes em volume razoável
6 -uso de carvão ativado ou outro método para deixar a água o mais transparente possível
A somatória desses ítens proporciona um sistema de alta produtividade, que dispensa totalmente qualquer tipo de intervenção como a dosagem de etanol.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Uso de vodka

#29 Mensagem por Flávio Wyinz »

Adilson, eu uso vodka no meu aquário a mais ou menos 1 ano.
Meu aquário tem 300 lts e resolvi utilizar este método após ler alguns tópicos que diziam que o mesmo deixava a água muito limpa e transparente. Realmente este método foi muito bom para este recurso. Hoje doso 1,5ml e quando estava com 8 meses percebi um ínicio de algas marrons como você informou no início deste tópico.
Bem, eu diminui a dosagem, fiz uma limpeza no skimmer e coloquei ele para funcionar novamente com uma regulagem mais seca e tudo voltou ao normal.
No meu ponto de vista este método foi ótimo, então não posso dizer que é ruim.
Veja os detalhes das aplicações em seu aquário e verifique se paralelo a vodka você não tem aplicado outros suprimentos que possam desencadear um excesso de bactérias.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#30 Mensagem por RicardoMiozzo »

Gostei do filme e das fotos, parabéns! A transparência da água é impressionante, no bom sentido.
A dosagem de vodka parte da premissa de ter um skimmer adequado e potente suficiente (o que você tem, pois fez a modificação na bomba do skimmer e pela foto do copo com meleca, ele está trabalhando perfeitamente, ao meu ver) para retirar da água a combinação de bactérias em suspensão na coluna d'água e os nutrientes que elas absorvem (carga orgânica a mais no sistema).
Você tem fotos de como o aquário está agora?
Pergunto isso porque a data do filme é de antes de dosar vodka, ou estou errado?
Não quero ficar chateando ninguém com isso, mas ver fotos de aquários que usam o método depois de certo tempo, como seis meses a um ano.
Acho que retirar o P paru foi inevitável porque é possível que ele começasse a comer de tudo, além dos zoantus, que sempre são as primeiras vítimas de anjos grandes.
E que moréia linda! Sorte sua que "mirictis" é banguela! Ja está com um metro!
Tenho umas perguntas, por curiosidade, mesmo:
Acha que dá para segurar essa população de peixes com a alimentação "pesada" que está oferecendo a eles (se bem que agora diminuiu com a saída do anjo) apenas dosando vodka e com o skimmer?
Faz trocas parciais de água?
Com qual frequência e de que volume?
Só dosa vodka ou usa algum outro produto como suplemento?
O seu é o primeiro aquário sem algas que usa o método de vodka que tive a oportunidade de ver fotos sem a presença de algas.
Sério mesmo!
Abs!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Uso de vodka

#31 Mensagem por Flávio Wyinz »

Ricardo, o filme é realmente antes do uso da vodka.
As fotos são recentes, conforme data de postagem mesmo.
A retirada do PARU foi recente e minhas "perdas" de corais foram atribuidas a ele icon_crybaby , não percebi nenhum coral que tenha morrido pelo uso da vodka. Hoje depois que tirei o PARU os corais estão melhores, pois pareciam ter medo das biliscadas e se encolhiam.
Minha freqüência de TPA's são mensais, aproximadamente 15% do volume total ou as vezes 40 lts (depende muito da condição do momento: quantidade de sal ou água de RO icon_rotfl2 ).
Durante este período de mais ou menos 1 ano só acrescentava os aminoácidos encontrado nas lojas que são prescritos para alimentação de corais e invertebrados, porém desde o início de Outubro estou adicionando Biodigest e Reef Booster da Prodíbio com intervalos de 15 dias.
É fato que com o aumento de bactérias, nos dias em que alimento a mirictis sou obrigado a desligar o skimmer por umas 2 horas, pois a matéria orgânica (camarão) faz o skimmer trabalhar desesperadamente e até jogar água fora. O mesmo principio de quem usa papone.
Ricardo, espero não ter esquecido nada, mais se houver mais alguma dúvida me fale.
Abraços.
Ah! A Mirictis já esta com uns 90 cm icon_yahoo .
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#32 Mensagem por RicardoMiozzo »

Tenho comentários e gostaria que você os levasse numa boa, tá bom?
1 -o aquário está realmente muito bonito.
2 - tenho muitas reservas a respeito do uso desses produtos todos. A longo prazo podem acentecer coisas ruins e te dar um trabalhão para resolvê-las.
3 - pelo tamanho e quantidade dos seus peixes - pincipalmente a linda moréia - eu faria mais trocas parciais e de maior volume para diluir os poluentes - pricipalmente o acúmulo de matéria orgânica dissolvida que certamente está acontecendo.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: Uso de vodka

#33 Mensagem por Flavio Francisco »

Vodka é um método seguro e muito eficiente, indicado aquários de SPS, desde que usado corretamente.

1º regra básica para seu uso, é ter um skimmer, realmente potente, se não vai ocorrer os problemas que o Miozzo falou.

Uso aqui em um nano de 100L totais, com segurança í mais de um ano, só estou tendo algas pois a resina venceu e não tive tempo de comprar mais, nunca havia tido até então.

Pelo postado pelo colega que escreveu o tópico, me parece problemas com skimmer insuficiente e/ou excesso de vodka.

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Uso de vodka

#34 Mensagem por Flávio Wyinz »

RicardoMiozzo escreveu:Tenho comentários e gostaria que você os levasse numa boa, tá bom?
1 -o aquário está realmente muito bonito.
2 - tenho muitas reservas a respeito do uso desses produtos todos. A longo prazo podem acentecer coisas ruins e te dar um trabalhão para resolvê-las.
3 - pelo tamanho e quantidade dos seus peixes - pincipalmente a linda moréia - eu faria mais trocas parciais e de maior volume para diluir os poluentes - pricipalmente o acúmulo de matéria orgânica dissolvida que certamente está acontecendo.


Ricardo, com certeza levo os comentários numa boa, pois acredito muito que no aquarismo devemos ouvir vários comentários sobre experiências pessoais de nossos amigos. Afinal estamos num FORUM para atribuir e considerar todas as informações aqui disponibilizadas.
Bem, vou tentar responder seus comentários.
1º muito obrigado pelo elogio do meu aquário.
2º Gostaria de saber se você já teve problemas com este método no passado, pois tem reservas bem rigorosas sobre o assunto da vodka?
3º Eu também gostaria de fazer trocas parcias maiores, mais ainda não consegui administrar os recursos (tempo, espaço, aquisição de água de RO, etc) para fazer de forma adequada. Com o intuito de eliminar o acúmulo de matéria orgânica eu costumo sifinar o substrato a cada 3 meses durante a TPA.

Grato pelo comentário.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#35 Mensagem por RicardoMiozzo »

2º Gostaria de saber se você já teve problemas com este método no passado, pois tem reservas bem rigorosas sobre o assunto da vodka?
Eu não, mas tenho visto muitos aquários em que o dono tem por prática dosagem de vodka e começo a perceber uma possível relação com o surgimento de algas filamentosas e cianobactérias, entre outros.
Após ler sobre o assunto há cinco anos atrás, nunca me convencí de que etanol fosse algo a ser dosado em aquários e as conseqüências fossem apenas benéficas. Na miha opinião o método exige muito do skimmer, do aquarista e requer muita manutenção. Além disso, torna o aquário dependente de dosagem diária de etanol e existe a possibilidade de ocorrerem problemas por causa de excesso de nutrientes e matéria orgânica dissolvida na água. Não consigo acreditar que todo o material gerado pela explosão das populações de bactérias na coluna d'água, como o método propõe, seja retirado da água pelo skimmer e a prática de trocas parciais de água. No meu ponto de vista, haverá sempre um resíduo de matéria orgânica que se acumula na água.
Essa é minha opinião sobre a questão. Tenho feito associações entre a dosagem de etanol e o surgimento de algas.
Reforço que minha opinião é apenas isso - uma opinião.
E que minhas observações pessoais dão conta de que 100% dos aquários que ví de três meses para cá em que os donos estavam dosando etanol há mais de 6 meses apresentavam algas filamentosas ou cianobactérias.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Adilson Bonfanti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 219
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:36
Apelido: Bonfa
Localização: SBC

Re: Uso de vodka

#36 Mensagem por Adilson Bonfanti »

Miozzo percebi sua relutância no uso de etanol. Concordo que maqueamos talvez um erro de montagem ou rotina com o uso . Hoje me pondero ao uso.

Com a rotina da vodka, percebi uma extrema transparência na água, baixou tanto nitratos como fosfatos e pude alimentar mais meus peixes. Os testes de acompanhamento foram Salifert (Nitrato) e Red Sea (Fosfato).

Acredito que o que aconteceu comigo foi cometer excessos, sendo que o método indica não zerar nitratos e fosfatos. A partir do ponto que zera perde-se a mão quanto a quantidade a ser usada. Posso dizer isto por experiência própria. icon_bangin

Que funciona, funciona. Foi só diminuir a quantidade que as cianos já sumiram, vou monitorar até os valores poluentes começarem a dar traços e a gosma diminuir.

Uma coisa interessante que aconteceu neste meio tempo, é que estava testando um modelo de skimmer e o mesmo retirava "X" por semana, nem muito escuro nem muito claro. Com o uso da vodka a quantidade triplicou e começou a sair material negro e fétido demais, não dava nem para colocar o nariz perto , depois de um tempo (2 meses), voltou a produção normal. Achei isto interessante, parecia que o sistema tinha literalmente mandado os excessos para fora.

Em cima do que aconteceu comigo fiquei pensando nos Bio Pellets, se errar na litragem de troca Aquário X Canister já viu....pelo menos fiquei com esta impressão.

Do mais vamos aprendendo.
Deus é Fiel

Meu Aquário

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#37 Mensagem por RicardoMiozzo »

Adilson Bonfanti escreveu:Miozzo percebi sua relutância no uso de etanol. Concordo que maqueamos talvez um erro de montagem ou rotina com o uso . Hoje me pondero ao uso.

Com a rotina da vodka, percebi uma extrema transparência na água, baixou tanto nitratos como fosfatos e pude alimentar mais meus peixes. Os testes de acompanhamento foram Salifert (Nitrato) e Red Sea (Fosfato).

Acredito que o que aconteceu comigo foi cometer excessos, sendo que o método indica não zerar nitratos e fosfatos. A partir do ponto que zera perde-se a mão quanto a quantidade a ser usada. Posso dizer isto por experiência própria. icon_bangin

Que funciona, funciona. Foi só diminuir a quantidade que as cianos já sumiram, vou monitorar até os valores poluentes começarem a dar traços e a gosma diminuir.


isso mostra como o método é arriscado, delicado quanto í dosagem e faz com que o aquário fique dependente da dosagem diária. continuo achando completamente desnecessário e mal fundamentado.

Uma coisa interessante que aconteceu neste meio tempo, é que estava testando um modelo de skimmer e o mesmo retirava "X" por semana, nem muito escuro nem muito claro. Com o uso da vodka a quantidade triplicou e começou a sair material negro e fétido demais, não dava nem para colocar o nariz perto , depois de um tempo (2 meses), voltou a produção normal. Achei isto interessante, parecia que o sistema tinha literalmente mandado os excessos para fora.

Em cima do que aconteceu comigo fiquei pensando nos Bio Pellets, se errar na litragem de troca Aquário X Canister já viu....pelo menos fiquei com esta impressão.

Do mais vamos aprendendo.


e isso mostra o óbvio, pois o aumento de carga orgânica no sistema é que fez o skimmer trabalhar mais. o odoro pronunciado mostra claramente que o material no copo do skimmer está em franca decomposição assim que retirado da água. tudo é muito interessante, mas na minha opinião, arriscado demais.
pelo que tenho observado, isso é encrenca certa.
sem contar o escravagismo que o método impõe ao aquarista.
fiquei muito contente de ver que não estou só.
finalmente, um tank of the month sem mistérios insondáveis, de um aquarista com dez anos de experiência e que reolveu "ser antiquado".
Dá só uma olhada no aquário do cara e o que ele escreve.
Eu gostei muito, e acho a mesmíssima coisa que ele a respeito de dosar coisas no aquário.
Ele fez mais ou menos o mesmo caminho que eu:
Foi, fez um monte de coisas desse tipo, e resolveu "voltar" ao bom e velho aquário sem mágica.
O resultado são corais e outros invertebrados tão bonitos ou mais do que quando se dosa esses trecos no aquário.
Tank of the month Luc Loyen
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Uso de vodka

#38 Mensagem por Flávio Wyinz »

Miozzo, muito obrigado pelo esclarecimento.
E realmente o tank of the month no link está lindo.
Levando em consideração as informações aqui levantadas pelo uso da VODKA, começarei a diminuir a dosagem até a eliminação plena e farei algumas observações dos resultados.
Sei que será um procediemento de médio prazo, mais pretendo expor aqui posteriormente os efeitos causados.
Abraço a todos.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#39 Mensagem por RicardoMiozzo »

Não estou aqui para botar formiga no bolo de ninguém, ok? Essa coisa toda de eu ser desconfiado com vodka e opinião minha. Pode ter gente usando vodka e se dando bem.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Uso de vodka

#40 Mensagem por Mauro Becker »

icon_joia
Botar formiga no bolo realmente não é nada legal, mas mostrar que tem formiga e que elas podem subir é muito util, mesmo para quem já esta habituado a fazer pic nic.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”