🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#41 Mensagem por Fernando Duso »

Yuri tu termino de mata as duvidas que eu ainda tinha em relação a qual método usar, muito obrigado.

Abraço
Fernando

Alex Eduardo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 07 Nov 2011, 11:28
Data de Nascimento: 20 Fev 1971
Cidade: RJ
País: BRASIL

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#42 Mensagem por Alex Eduardo »

Ricardo
Após 3 anos com aqua de água doce resolvi montar um reef marinho. O pouco que aprendi até agora nesse hobby é que a pressa é a inimiga da perfeição e que a montagem inicial do reef, no meu entendimento é a parte mais importante, pois após a montagem e tudo funcionando, qualquer tipo de alteração é sempre complicada.
Me interessei pela montagem "plenum" que vc cita nesse tópico, vc teria alguma matéria que explicasse detalhadamente esse sistema, para que eu possa estudá-la e tirar minhas dúvidas posteriormente??

Estou montando um reef de 1,30 x 50 x x50, esse sistema é compatível para esse tamanho??

Aguardo seu retorno

Abs.

RicardoMiozzo escreveu:Saraiva,
O que se usa do "sistema Jaubert" é apenas o plenum, com leito profundo de substrato.
Em muitos outros aspectos, é um "mix" com outros métodos, pois colocamos skimmer, fazemos trocas parciais de água em regime muito diferente dos sistemas do Dr. Jaubert e outros detalhes.
Eu sou e sempre fui partidário de montar aquários marinhos usando plenum, pois é o método mais eficiente que conheço para que ocorra desnitrificação no sistema e demanda pouquíssima interferência por parte do aquarista.
O leito profundo também beneficia o aquário pela enorme variedade de meiofauna que habita todas as suas regiões.
Você colocou algo muito interessante ao notar algo que também venho percebendo:
Os aquaristas atualmente usam muitos métodos de montagem, e vários apresentam bons resultados, mas noto que existem muitos problemas com aquários que apresentam crescimento de algas filamentosas e de outros tipos indesejáveis.
Montar o aquário com placas por debaixo do leito de substrato (o plenum) apresenta muitos benefícios. Algumas pesquisas e estudos surgiram em várias ocasiões mostrando que montar o aquário com plenum não traria vantagem alguma sobre sistemas que usassem apenas leito profundo de substrato, mas eu particularmente não concordo com isso.
O tipo de montagem de aquário que eu acho eficaz inclui plenum, camada alta de substrato de fundo composição calcária, skimmer da melhor qualidade possível e apropriadamente dimensionado (e instalado em local "ideal" no reservatório - sump), movimento interno de água vigoroso, e alguns outros detalhes.
Tive a oportunidade de ter alguns aquários montados dessa maneira (tendo montado para outras pessoas muitos outros também), e sempre obtive bons resultados.
Minha observação quanto í eficácia do plenum se deu porque alguns dos aquários que montei com leito profundo de substrato não usaram plenum por escolha do aquarista, e nesses o "tempö de resposta" relativo í eliminação de nitratos sempre foi notadamente mais lento.
Se eu fosse montar um aquário agora, faria exatamente dessa maneira.
Desde que comecei a montar aquários assim, não ví um método que me atraísse suficiente de forma que eu mudasse de opinião.
A manutenção desse tipo de sistema também segue certos procedimentos de manutenção, portanto não é simplesmente o método de montagem, mas todo um conjunto de ideias para ser posta em prática.
Planejar muito para não gastar duas mais vezes o que se imaginou a princípio, montar o aquário com o melhores componentes e aparelhos possível e seguir a manutenção adequada (com as devidas intervenções para corrigir algum problema que apareça, pois cada aquário é um sistema único e impossível de ser exatamente replicado) são meus princípios de pensamento.
Ao fazer isso, o aquarista tem que ter me mente que o investimento inicial para o aquário pode ser grande, mas a longo prazo esse custo se dilui muito por conta dos benefícios proporcionados e os problemas evitados.
Qualidade tem preço, mas muitas vezes o inverso não é verdadeiro. Quero dizer, não é só porque um produto tem preço elevado que obrigatoriamente é ótimo, mas geralmente bons produtos e aparelhos têm preço elevado.
Se eu tenho um orçamento para montar um aquário de determinado volume e ele excede minhas possibilidades, prefiro "diminuir" o tamanho do aquário a tentar comprar produtos e aparelhos de menor custo (e eventualmente menor qualidade, eficiencia e durabilidade).
É uma linha de raciocínio, no final das contas...
Alex Eduardo
____________
Montando o primeiro reef Marinho

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#43 Mensagem por Matias Gomes »

aquatetra escreveu:Estou montando um reef de 1,30 x 50 x x50, esse sistema é compatível para esse tamanho??

não aconselho, vc teria que ter uma camada de substrato de no minimo 15cm, vai reduzir em muito sua coluna de água e consequentemente a litragem tb.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”