🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#21 Mensagem por Celso Suguimoto »

O Talarico qdo voltar da China pode dar aulas sobre o assunto.. rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#22 Mensagem por Osmar Segato »

Celso Suguimoto escreveu:O Talarico qdo voltar da China pode dar aulas sobre o assunto.. rs


vamos cobrar isso dele. rs

e quanto a adcionar kalk em um reef montado com Jaubert/plenun,

alguma resalva ou dicas para adotar este procedimento?

obrigado.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#23 Mensagem por RicardoMiozzo »

O Miozzo aqui não tem nada para corrigir ninguém...
Algo pelo que venho me debatendo feito peixe fora d'água desde que "voltei" ao hobby é justamente ver um monte de aquários com problemas óbvios e tantos aquaristas chaetados sem perceber o que está na frente de seus olhos todo santo dia...
Eu não sou contra ou a favor de vodka. Só percebo algumas coisas que não fazem o menor sentido a longo prazo, como no caso específico de dosagem de qualquer forma de etanol em aquários.
Para mim, é de uma clareza impressionante:
1 - Dosa-se um composto orgânico (etanol) com a finalidade de "aumentar" a capacidade "biológica" de um corpo aquático pela multiplicação de suas populações de microorganismos.
2 - A primeira parte realmente acontece, que é um acréscimo enorme na população de bactérias (vá la, proto, escreví). A dosagem tem que ser muito cuidadosa porque se for dosado mais etanol do que o sistema suporta, a probabilidade de "revertério" é enorme.
3 - O sistema precisa de skimmer potentíssimo para "aguentar" a carga biológica gerada. Normalmente, o aquarista não dá conta dessa parte do que é postulado sobre o princípio da dosagem de etanol.
4 - Tudo somado, após determinado período (andei vendo que por coincidênia a coisa começa a degringolar cerca de seis meses depois de ser iniciada), o sistema está tão saturado de compostos orgânicos dissolvidos que "desanda". Aparecem algas, etc, etc. Os testes de NO3 e PO4 continuam resultado "zero" e o aquarista prefere acreditar no teste ao invés de olhar para o aquário e ver com os próprios olhos que está causando o problema involuntariamente com a dosagem de etanol!
Para mim está mais claro do que vodka (de boa qualidade) que o problema é justamente esse.
Ou esquecemos que os testes só "mostram" concentrações de íons livres?

Em relação í altura da camada e montagem:
Eu sempre montei aquários com plenums da forma mais simples possível, sem inventar telas ou coisa parecida.
Coloca-se sobre o vidro placas perfuradas (eu só conheço da Equipaquárium) que cubram a maior superfície possível do vidro do fundo.
Sobre as placas, camada de areia de halimeda (que eu sei que está proibida mas ainda dá para encontrar de desmontes de aquários, por exemplo) sem clorar nada nem fazer qualquer tipo de mágica ou truque.
A camada pode ter altura de 10 cm ou mais. Não existe limite. Participei da montagem da bancada da Onda há sei lá eu quantos anos, e até hoje as baterias são iguaizinhas, com camadas de até 60cm de altura de substrato.
No início, ha muitos anos, eu achava que 8 cm seria suficiente para aquários "normais".
Depois, ví que com 10 a 12 cm (preferencialmente 12), fica perfeito.
Usar outro material vai de fazer um teste de fosfato de boa qualidade em várias amostras do que se pretende colocar para evitar problemas e que o material seja de composição calcária.
A granulemetria vai do gosto de cada um, mas recomendo colocar sobre as placas material de granulometria maior do que os furos, para que os grãos não "caiam" por eles e acabem inutilizando o trabalho das placas (entupindo o plenum).
Por cima desse, coloca-se material de outra granulometria (mais fino, se quiser).
Pronto. Está feito.
Depois, é encher com água de boa qualidade (eu parei de usar água natural faz muito tempo porque percebí que não dava mais par controlar o que vinha de orgânico dissolvido na água e também por achar que água de costeira de regiões que não tenham recifes de corais não serve para aquários de corais, como a daqui de SP) e correr para o abraço.
Simples, simples, simples.
Trocas parciais generosas e tão grandes quanto possível nos primeiros 60 dias, depois diminuir e dependendo dos resultados dos testes, começar a tocar luz no bicho e colocar alguns animais.
Populacionar o aquário aos poucos, e pau na máquina.
Sobre dosar kalkwasser; problema nenhum, só vantagens. O método só tem o lado bom de "eliminar" nitratos e aumentar em muito a capacidade de carga biológica do aquário. Não existe nada de ruim.
A propósito: essa coisa de que aquário com leito profundo ou com plenum apresenta mais fosfato é papo furado. Ninguém provou isso de forma comvincente até hoje.
Sobre meu aquarinho com LEDs: não posso reclamar, e até aqui, tudo bem. Os corais ficam com cores muito bonitas (muito natural que isso aconteça, porque no fim das contras LED é praticamente luz UV...).
Mas ainda acho a combinação HQI + flu azul imbatível.
Sobre o Alexandre: da última vez que nos falamos, estava lá sendo chinês.
Deve voltar por esses dias.
Daí a gente vai começar a fazer os saudosos sabadões de novo.
Ôba!
Fico acabrunhado por invadir as casas dos amigos de aquário para revê-los... icon_bag
O pior de tudo são os "flagrantes" de garrafa de vodka do lado ou nas cercanias do aquário icon_harhar icon_harhar
Me dá vergonha de perguntar se o brother toma vodka olhando o aquário ou se toma vodka com o aquário icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
aparecido ramos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 220
Registrado em: 21 Mar 2010, 16:28
Apelido: cido
Localização: indaiatuba-sp

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#24 Mensagem por aparecido ramos »

bomdia pessoal,quero fazer uma pergunta estou montando um aqua de 50 de altura ficaria dificiu uzar o jaubert com esta altura
pq dai ficaria 10 ou 12cm de substrato + 3/5cm borda de segurança com isso restaria so 33cm de area aque voceis acham e muito pouco?

minha ideia inicial era uzar uma camada de 3cm no displei e junto com o sump uma caixa de 60x40x35 com uma camada de 20cm de subtrato e placas,o tal rsdb

qual dos dois metodos se encaixa melhor no meu sistema estou em duvida
meu aqua 150x50x50.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#25 Mensagem por Celso Suguimoto »

RicardoMiozzo escreveu:Fico acabrunhado por invadir as casas dos amigos de aquário para revê-los... icon_bag
O pior de tudo são os "flagrantes" de garrafa de vodka do lado ou nas cercanias do aquário icon_harhar icon_harhar
Me dá vergonha de perguntar se o brother toma vodka olhando o aquário ou se toma vodka com o aquário icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2


kakakak foi engraçado pacas.... icon_drunk
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#26 Mensagem por RicardoMiozzo »

aparecido ramos escreveu:bomdia pessoal,quero fazer uma pergunta estou montando um aqua de 50 de altura ficaria dificiu uzar o jaubert com esta altura
pq dai ficaria 10 ou 12cm de substrato + 3/5cm borda de segurança com isso restaria so 33cm de area aque voceis acham e muito pouco?

minha ideia inicial era uzar uma camada de 3cm no displei e junto com o sump uma caixa de 60x40x35 com uma camada de 20cm de subtrato e placas,o tal rsdb

qual dos dois metodos se encaixa melhor no meu sistema estou em duvida
meu aqua 150x50x50.


O primeiro aquário em que eu montei um sistema assim, em 1991 ou 92, tinha exatamente 100 x 50 x 50cm, e deixei com 10 cm de conchinha moída a marretadas (isso é uma longa história que consta de outro tópico aqui - na época ainda não "existia" halimeda).
Somada í placa que tinha em baixo e í folga de cima, dava uns 33 a 34 cm de coluna d'água. Para mim, tudo bem. O que fiz depois foi aumentar o colarinho do aquário, só pra ficar mais bonito.
Se você usar placa de 1 cm de altura, forma-se um plenum direitinho. Não precisa fazer com 3 ou 4 cm.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 159
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:13
Apelido: saraiva

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#27 Mensagem por saraiva »


jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#28 Mensagem por jose Jorge »

Eu achava legal bater na tecla do biofilme........denovo.......

O Biofilme é um pouco complexo...........na verdade a parte de Agua do Plenum é um Micro habitat...........criado especialmente para o Biofilme se desenvolver.............

A Espessura do Plenum.......e a porosidade do Substrato.....responsável pelo fluxo de Agua..........é que vão determinar a "qualidade" do Biofilme do seu Filtro........se vai ser um Biofilme Ativo/Saudável.......ou um Biofilme insuficiente e comprometido pela construçao equivocada do sistema...............

O Jaubert falava em 3 cm..............se não me engano.........(alguém poderia disponibilizar o Artigo original...)

Nesse espaço do Plenum fica parecido que tem uma Névoa...........é o Biofilme.........

Biofilme tem em todo local............no Aqua.........

Mas a criação do Plenum.......é direcionada a existir um local especial para o Biofilme............então a espessura é muito importante............

Deve existir uma certa porosidade............de preferência peneirando í seco o substrato..........para somente ficar uma Granulometria Média..........a "areia" deve ser descartada nesse caso.............

Deve existir um fluxo uniforme pelo substrato.............que irá conectar a Agua do Aqua acima do Substrato........com o Biofilme do Plenum........

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 159
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:13
Apelido: saraiva

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#29 Mensagem por saraiva »


Avatar do usuário
Adilson Bonfanti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 219
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:36
Apelido: Bonfa
Localização: SBC

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#30 Mensagem por Adilson Bonfanti »

Bem voltando ao sifonamento. Então podemos sifonar o substrato com ou sem plenum. Qual a melhor forma ?
- Só superficialmente tipo rastelando e deixando a poeira ir para o sump (perlom)
- Sifonamento leve só para remover a poeira e enviar direto para um balde.
- Sifonagem tipo aquário doce?
Deus é Fiel

Meu Aquário

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#31 Mensagem por RicardoMiozzo »

Tipo água doce, mas com cuidado para não perder o substrato pelo sifão. Depende muito da granulometria do material. Quanto maior, mais rápido pde ser o sifonamento.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#32 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Estou montando um reef de 176x70x70, esse será meu primeira aqua marinho..

Sim sou louco, sou aquarista a mais ou menos 12 anos mas agora entrando nos marinhos por pura paixão e pouca experiência com o mesmo. Para combater a tal falta de experiência estou a quase um ano estudando e lendo esse forum e alguns artigos de cabo a rabo...

Pois bem, quando pensei em realmente meter a mão na massa após o display pronto fui aconselhado a colocar as tais placas no fundo do aquario e mais ou menos 10 cm de substrato que quando me aconselharam falaram que poderia ser o da minha preferência como samoa pink ou outro do tipo...

Lógico fiquei logo desconfiado pois 90% dos aquaristas que vejo com dúvidas e postam sobre a montagem de seus aquarios são iniciantes e quase 100% deles montam com substratos de 5 a 10 cm sem as tais placas, não sei se pela falta de experiência de algumas lojas ou simplesmente por modismo de ver o vizinho fazendo isso....

Pois bem agora estou com essa dúvida, pois realmente cheguei a pensar em montar com as tais plaquinhas no fundo e agora após ver esse topic me voltou a tal idéia...

E então coloco ou não as tais plaquinhas com a minha falta de experiência sou aconselhado ou não a fazer o mesmo? Existe meio termo, colocar somente na metade? Quais as plaquinhas com quais dimensões, alturas, marcas?

O meu maior medo de fazer algo do tipo e me arrepender, pois como disse sou totalmente inexperiênte com marinhos, estou disposta a gastar o tempo que for necessário para aprender e não tenho nenhuma agonia de esperar até tudo estiver perfeito para ser montado. (Mesmo meu display do tamanho citado estando montato na vertical na minha sala aguardando ser montado, sem contar que ja bati o joelho e canela nele umas 3 vezes rs....)

Estou usando equipamentos de ponta e não estou poupando na qualidade de nada.... Por isso um dos motivos da demora pois a grana ja ta curta mas ja tenho todos equipamentos...

skimmer bubble king alpha 300
chiller teco tr 20
reator a escolher...
4 bombas koralia 7 com mais ou menos 7000 l/h com wave maker
2 bombas de recalque eheim compact 5000
uv 55 w sibrape
LEDS cree
display estilo basso com overflow traseiro 176x70x70

Devo querer peixes sps e lps não pretendo super lotar e manter espécies de meu agrado a escolher...

Pela experiência dos nobres colegas por onde me arrisco para a montagem.... Jogo o substrato de 10cm sobre o vidro ou tento sem dúvidas e medo usar as tais plaquinhas?

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

leg

#33 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Caro Adílson

Eu sifono "legal"... envio o sifão lá no fundo e deixo ir puxando água lentamente (como o Ricardo Miozzo mencionou, para não sugar o substrato). Uso esse procedimento quando faço TPA; o interessante é que a água que sai dali, diferentemente da água de uma TPA normal, não apresenta decantação do material em suspensão. É uma água gordurosa e opaca.

Após a TPA é incrível como a água fica cristalina e os animais exuberantes!

Mas vamos dar a César o que é de César: Foi o Alexandre quem me ensinou isso; confesso que quando ele me falou quase dei pedradas na cabeça dele. Mas é aquela história... tem muita coisa que é tabu, quando a gente quebra é que vê que não era aquilo que pensávamos.

A propósito, não faço isso constantemente e nem em toda a área do aquário.

Um grande abraço.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#34 Mensagem por RicardoMiozzo »

Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa, quando o Alexandre me falou desse procedimento.
Fiquei besta, porque na minha cabeça era um "dogma" nunca perturbar a água do plenum.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#35 Mensagem por jose Jorge »

Voçê só tá tirando o excesso de MO.............rapidamente a Agua fica denovo sem O2.........e o processo de Denitrificação volta ao Normal............em questão talvez de horas...........???

Isso porque ao passo que se tem Microorganismos que porventura venham a consumir O2.........esse nível cai rapidamente........e tudo volta ao normal............

Quanto tempo dura uma Tela Mosquiteiro no Aqua.........caso se monte o sistema com essa tela....???

Será que quando ficar velha ela se desfaz....???

Eu gosto de montar com tela......e colméia..........

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#36 Mensagem por RicardoMiozzo »

Yuri,
Pelo relato do Alexandre, em cerca de 48 horas o sistema está recomposto. Para mim, isso é surpreendente.
Eu não recomendo montar com tela porque ela tende a ficar "entupida" por partículas de substrato que podem iniciar processo de solidificação se houver oferta de CO2 no sistema.
As plaquinhas formam um plenum de apenas 1 cm de altura, mas isso basta (experiência pessoal). Deve-se usar placas que vêm com furinhos para que o substrato não invada o plenum.

Fabrício:
Sempre que há a possibilidade de montara com placas, eu recomendo. Só faz bem. E se a altura da camada puder ser um pouco maior que 10 cm (tipo 12), fica ainda melhor. Atenção especial deve ser dada í composição do(s) substrato(s) escolhido(s). Você pode montar com um tipo de maior granulometria imediatamente sobre as placas e outro mais "fino" por cima.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#37 Mensagem por Fernando Duso »

Eu como iniciante também sempre li muito a respeito de substrato, mas até hoje ainda tenho uma certa duvida na escolha de que sistema montar, até agora ainda estou propenso a montar um DSB com uns 10cm de aragonita samoa pink nº1 , se optasse por colocar placas no fundo e montar um Jaubert qual seria o substrato indicado pra ficar entre as placas e a samoa pink, e qual beneficio a mais teria em colocar as placas em relação ao DSB.

Abraço
Fernando

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#38 Mensagem por jose Jorge »

DSB......Deep Sand Bed.........é uma Cama de Areia.........então a Samoa Pink é legal.........e acho que só funciona bem se for colocado muitos Organismos que habitem esse Substrato............e inoculado com Areia Viva........por que tem maior possibilidade de formar H2S.........

O Jaubert....usa Plenum....para criar um espaço para o Biofilme de Bactérias..........justamente no espaço vazio.........abaixo do Substrato..........

Quanto ao Substrato.......seria melhor se não fosse Areia..........no Jaubert se usa um Substrato médio a grosso.......e se possível se retira a Areia........peneirando o Substrato antes da montagem..........para que haja um Fluxo de Agua uniforme........entre a parte do Plenum e a Agua do display.............é esse fluxo suave que promove a Denitrificação..........

Peneirando o Substrato se evita o Entupimento..........e esse entupimento bloqueia todo o fluxo de Agua do Substrato.......criando bolsão de H2S..............

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#39 Mensagem por Fernando Duso »

Eu percebi a formação de H2S , tenho numa caixa plastica rochas ciclando e cortei os sacos de samoa pela metade e coloquei dentro da caixa dentro do próprio saco, ontem fui retirar um pouco de samoa de dentro de um dos sacos e saiu bastante bolhas isso que só mexi na parte superior e deve fazer uns 2 meses que esta lá e não tem carga orgânica.

Realmente sem organismos no substrato a formação de H2S é grande, inoculando o substrato com areia viva esse problema deixa de existir ou apenas diminui o efeito de acumulo do H2S.


Abraço
Fernando

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#40 Mensagem por jose Jorge »

Diminui.........porque no caso do DSB........por ser feito com Areia.........existe muito pouco fluxo de Agua.............e a ausência de O2.....causa aparecimento de H2S..........

Eu só usaria DSB.......no caso de Anêmonas de Areia........que enterram a coluna no substrato........e os Peixes Palhaço estariam sempre cavocando e mexendo no substrato.............num caso como esse é até necessário o DSB...............

Fora isso se não tiver nenhum Organismo que nescessite de substrato arenoso profundo.......usaria Jaubert..........com Granulometria maior.........porque é mais difícil ter ausência total de O2...............

Mangrove......também nescessita substrato arenoso..........já é melhor DSB...........

Então a escolha do Substrato tem há ver também com os Organismos do Sistema.................

Não existe o "Errado".........porém cada Aqua é um Sistema Único..........

Uma questão é : seu Substrato é apenas Estético..........ou será um Filtro Denitrificante.......???

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”