🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 159
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:13
Apelido: saraiva

Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#1 Mensagem por saraiva »

Quando comecei na aquariofilia marinha ha mais de 30anos era um sistema muito falado e quase todos o usavam até que apareceu o sistema Berlim e o DSB hoje temos tambem o RDSB.
Mas será que ainda tem alguem usando, estou pensando em resussitar este sistema para meu novo aquario. Foi meu amigo Wander quem sugeriu pois ele lembrou que naquela epoca não tinhamos estas malditas algas filamentosas e as bryopisias tambem.
O que o pessoal da antiga tem a me dizer?

[mod="Mauro Becker"]Salve, Precisamos de sua ajuda para melhorar o Fórum Brasil Reef.
Hoje o padrão de exibição dos nomes, deve ser “nome” espaço “sobrenome”
Como por exemplo: Matias Gomes, Celso Suguimoto etc.Para fazer a modificação, vá a painel de controle do usuário. Perfil/ informações de registro/ Nome. Neste local você deve escrever no padrão solicitado ok.
por exemplo de ManthiasGomes12, para Manthias Gomes. Vale lembrar, se quer ser chamado pelo apelido, não tem problema, basta colocar o apelido no campo determinado para isso. Faça a atualização e proximo acesso terá como login o nome atualizado. boa navegação. Obrigado[/mod]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pois é... tenho a mesma impressao do Wander...

Esse aquario foi um Jaubert com halimeda e um skimmer meia boca, começou com fluorescentes e depois usei HQI de 150W

Imagem

Imagem

Depois parti pra um Berlin com SSB usando Samoa Pink, um skimmer HSA com MAK4, HQI de 250W, etc...... esse aquario passou pelas sete pragas do Egito... Red Bug, White Bug, AEFW, planaria e.... briopsys

Aumentei o substrato e coloquei placas por baixo novamente... retirei o reator de calcio e estou dosando vodka... as malditas sumiram.... A unica coisa q fiz e me arrependi foi jogar areia branca por cima ... onde tem areia juntou cianos....

O q eu aprendi... em time q se ganha nao se meche.... Gosto de aquarios montados a longo prazo... qdo enjoo de algum animal é só picotar ou remover a colonia.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#3 Mensagem por Osmar Segato »

o meu está montado com Jaubert, até o momento não tenho do que reclamar e se tivesse que montar outro acho que seguiria com o mesmo sistema.

Avatar do usuário
Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 614
Registrado em: 26 Jul 2009, 19:10
Apelido: Alexandre
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#4 Mensagem por Alexandre George »

Fala Saraiva!

Sinceramente eu não vejo nada contra o sistema Jaubert. Transcrevo as palavras do Gustavo - "Eu particularmente acho o sistema Jaubert muito bom, mas acredito que quase ninguém no Brasil tem ele montado de verdade. A grande maioria faz uma salada de sistemas que acaba desconfigurando o seu funcionamento, estando o plenum nesses casos - comprovadamente - inoperante."

Mas nesse caso, do Jaubert, uns 20 cm de Aragonita é necessário e você, melhor que ninguém, sabe disso.

Então, eu acredito que depende muito da capacidade de cada aquariofilista em conseguir manter o seu Reef longe de pesadas cargas orgânicas.

A única diferença que vejo, se é que existe, está na quantidade diversificada de indivíduos que adicionamos ao sistema, e por isso, há uma maior probabilidade de injetarmos algas e demais seres indesejados no reef. Não tem muito a ver com o tipo de montagem, ao meu ver, mas sim a qualidade e quantidade daquilo que adicionamos.

Um abração!
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#5 Mensagem por RicardoMiozzo »

Saraiva,
O que se usa do "sistema Jaubert" é apenas o plenum, com leito profundo de substrato.
Em muitos outros aspectos, é um "mix" com outros métodos, pois colocamos skimmer, fazemos trocas parciais de água em regime muito diferente dos sistemas do Dr. Jaubert e outros detalhes.
Eu sou e sempre fui partidário de montar aquários marinhos usando plenum, pois é o método mais eficiente que conheço para que ocorra desnitrificação no sistema e demanda pouquíssima interferência por parte do aquarista.
O leito profundo também beneficia o aquário pela enorme variedade de meiofauna que habita todas as suas regiões.
Você colocou algo muito interessante ao notar algo que também venho percebendo:
Os aquaristas atualmente usam muitos métodos de montagem, e vários apresentam bons resultados, mas noto que existem muitos problemas com aquários que apresentam crescimento de algas filamentosas e de outros tipos indesejáveis.
Montar o aquário com placas por debaixo do leito de substrato (o plenum) apresenta muitos benefícios. Algumas pesquisas e estudos surgiram em várias ocasiões mostrando que montar o aquário com plenum não traria vantagem alguma sobre sistemas que usassem apenas leito profundo de substrato, mas eu particularmente não concordo com isso.
O tipo de montagem de aquário que eu acho eficaz inclui plenum, camada alta de substrato de fundo composição calcária, skimmer da melhor qualidade possível e apropriadamente dimensionado (e instalado em local "ideal" no reservatório - sump), movimento interno de água vigoroso, e alguns outros detalhes.
Tive a oportunidade de ter alguns aquários montados dessa maneira (tendo montado para outras pessoas muitos outros também), e sempre obtive bons resultados.
Minha observação quanto í eficácia do plenum se deu porque alguns dos aquários que montei com leito profundo de substrato não usaram plenum por escolha do aquarista, e nesses o "tempö de resposta" relativo í eliminação de nitratos sempre foi notadamente mais lento.
Se eu fosse montar um aquário agora, faria exatamente dessa maneira.
Desde que comecei a montar aquários assim, não ví um método que me atraísse suficiente de forma que eu mudasse de opinião.
A manutenção desse tipo de sistema também segue certos procedimentos de manutenção, portanto não é simplesmente o método de montagem, mas todo um conjunto de ideias para ser posta em prática.
Planejar muito para não gastar duas mais vezes o que se imaginou a princípio, montar o aquário com o melhores componentes e aparelhos possível e seguir a manutenção adequada (com as devidas intervenções para corrigir algum problema que apareça, pois cada aquário é um sistema único e impossível de ser exatamente replicado) são meus princípios de pensamento.
Ao fazer isso, o aquarista tem que ter me mente que o investimento inicial para o aquário pode ser grande, mas a longo prazo esse custo se dilui muito por conta dos benefícios proporcionados e os problemas evitados.
Qualidade tem preço, mas muitas vezes o inverso não é verdadeiro. Quero dizer, não é só porque um produto tem preço elevado que obrigatoriamente é ótimo, mas geralmente bons produtos e aparelhos têm preço elevado.
Se eu tenho um orçamento para montar um aquário de determinado volume e ele excede minhas possibilidades, prefiro "diminuir" o tamanho do aquário a tentar comprar produtos e aparelhos de menor custo (e eventualmente menor qualidade, eficiencia e durabilidade).
É uma linha de raciocínio, no final das contas...
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu tenho uma concepção um pouco diferente sobre o Jaubert.

Pelo que li a respeito em uma publicação francesa ele era concebido para aquarios pouco povoados....

Dizer que o Jaubert nao funciona pra aquarios menores que mil litros eh um tanto de extremismo... na realidade o que ele nao consegue suprir eh 100% das necessidades de calcio a que se propõe...eu posso dizer que kalk eh ineficiente se tiver um reef lotado de SPSs... , mas nem por isso posso dizer que ele não repõe nada.

http://www.advancedaquarist.com/2005/6/aafeature

Qdo execraram o sistema culpando do nitrato alto em alguns casos, na realidade era mais uma questão de granulometria ou altura do substrato utilizado... foi o caso que vi em alguma remontagens

Uma coisa eh interessante notar... a halimeda tampona melhor do que aragonita ou calcita... isso eh perceptivel qdo se usa ela como midia em reator de calcio... se dissolve mais facil, embora sobre mais residuos. Tanto que o pessoal de ciclideos parece preferi-la.

Qto a influencia da precipitaçao de CaCo3, ainda tenho algumas ressalvas pois se talvez o fosse o principal fator da solidificação seria mais generalizado....

O estudo publicado na advancedaquarist eh um dos poucos que vi até hoje em relação ao tema, mesmo os que discordaram da metodologia aplicada não tiveram alguma contra prova no que disseram.

Concordo em relacao ao uso do reator, mas ainda continuo achando que eh um problema de concepção da forma como eh povoado. Um Adey puro tbem não suporta alta carga biologica da mesma forma que um Jaubert puro nao consegue suprir alta / media demanda de calcio.

Em relação ao Jaubert brasileiro eh um hibrido, assim como a maioria das montagens que vejo, pra mim existem tres sistemas basicos Jaubert, Adey e Berlin e os demais são meramente variações a partir dos mesmos, sendo que o Berlin eh o que talvez seje menos variante.

Essas foram as opinioes do Bizeto em relacao ao ponto de vista quimico

Eu não vejo, do ponto de vista químico, nenhuma influência do plenum na potencialização da dissolução do substrato fornecendo Ca e RA ao sistema, muito pelo contrário, na minha opinião o plenum pode até atrapalhar a liberação de Ca e RA .
Agora no quesito desnitrificação eu já vejo uma influência significativa do ponto de vista químico. Os próprios gráficos mostrados pelo Celso anteriormente demonstram isso. Basta ver que o nitrato e os orgânicos têm concentrações menores e a RA maior no sistema com plenum. Isso indica uma desnitrificação mais eficiente nos sistemas com plenum.
Embora o processo de difusão, como comentado pelo Gustavo, ocorra igualmente em sistemas com sem plenum, é muito comum observar em aquários sem plenum algumas regiões do susbtrato enegrecidas. Isso ocorre em razão da metabolização do sulfato devido a ausência de nitrato nessa região, ou excesso de orgânicos. Essa diminuição localizada de nitrato (ou aumento de orgânicos) pode ocorrer por diferentes fatores, dentre os quais podemos destacar como principal a não homogeinidade da circulação.
O plenum serviria para distribuir o nitrato e orgânicos igualmente por todo o substrato evitando regiões deficientes nessas substâncias. O grande problema é se o oxigênio chegar ao plenum. Aí todo o sistema desnitrificante estará arruinado, pois da mesma forma que o nitrato e os orgânicos, o oxigênio será distribuído por todo o substrato e a desnitrificação será afetada, sendo essa a principal causa do insucesso em aquários montados com plenum. Outro ponto está relacionado com a liberação de fosfato. Como mais orgânicos são processados nos sistemas com plenum há maiores chances de liberação de fosfato, como mostram os gráficos apresentados pelo Celso.
Vale lembrar que essas são discussões pontuais e que podem não representar os processos reais. Cada aquário é um sistema único e muito complexo, o que dificulta apresentar uma discussão mais abrangente.


Eu vejo o plenum distribuindo uniformemente pelo substrato os ácidos formados, da mesma forma que no caso do nitrato e dos orgânicos. O resultado disso seria algo muito parecido como uma diluição, e com isso o ácido ficaria "mais fraco", diminuindo a capacidade de dissolução do substrato calcário.

Embora os resultados do teste mostrado nos gráficos postados pelo Celso possam ser considerados iguais, a variação observada entre os diferentes parâmetros condiz com o que eu suponho para o funcionamento do plenum; nitrato e orgânicos mais baixos e RA e fosfato mais altos que no sistema sem plenum.

ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 614
Registrado em: 26 Jul 2009, 19:10
Apelido: Alexandre
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#7 Mensagem por Alexandre George »

Concordo com você Celso.

Um abraço
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Avatar do usuário
Adilson Bonfanti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 219
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:36
Apelido: Bonfa
Localização: SBC

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#8 Mensagem por Adilson Bonfanti »

E o engraçado é que os aquários do passado não tinham os skimmers eficiêntes que temos hoje.

Pelo que li era necessário uma carga orgânica mais alta para poder haver troca da coluna e plenum, pelo menos foi o que li. O Celso e Miozzo poderão tirar a dúvida.

Na prática, percebi que aquários com Jaubert demoram mais para estabilizar (1 ano em média), porém ficam mais estáveis a longo prazo. Afinal este é o princípio,montar um aquário para muitos anos. O que acontecia é que as pessoas não conseguiam esperar este tempo e desmontavam, ou no primeiro problema com algas, em vez de aprender a lidar com isto , desmontava tudo e mandava literalmente para o cloro.

Hoje uso o Plenum, não digo que uso Jaubert porque meu sistema é hibrido, aliás conheço pelo menos 3 forams diferentes de montá-lo. Não entendo suas reações quimicas mais me atende bem, leia-se saúde dos corais.


Miozzo,
Tive contato com pessoas que sifonam substratos com plenum. Isto é uma medida sensata?
Deus é Fiel

Meu Aquário

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#9 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Eu uso com 12 cm de halimeda e 4 cm Jaubert

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#10 Mensagem por Osmar Segato »

eu montei com duas camadas de placas e uma mistura de substratos contendo aragonita, crushed e um pouco de halimeda.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

O q na realidade hj vem acontecendo é uma volta ao antigo Berlin com equipamentos mais modernos. Se bem q a concepcao do Berlin puro mesmo é um pouco diferente do atual, assim com o Jaubert brasileiro é diferente do de Monaco.

A diferença q percebo nas montagens atuais e as usadas antes, é o fim do tradicional DSB. Nem tanto Jaubert versus Berlin e sim apos alguns artigos da reefkeeping sobre granulometria e DSB e alguns relatos de crash apos algum tempo de montagem muita gente se voltou pra montagens sem substrato ou com substrato remoto.

O q senti falta qdo fiz isso foi a falta de biodiversidade... gosto de ver amphipodas e copepodes... fazem parte da biota do aquario... As montagens atuais sao mais "estereis"... não sei se a falta da biodiversidade contribui pro aumento de casos de relatos de explosoes de filamentosas e briospsys. Mas percebi o mesmo do q o Wander... hj em dia existem muito mais relatos de problemas de algas

Berlin puro combina com SPSs... como meu foco não é SPSs e sim um aquario misto, entao pra mim acho um DSB mais viavel
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#12 Mensagem por jose Jorge »

Jaubert de Granulometria Grande é bom para ter uns Mandarins..........

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Apenas para ilustrar o q disse o Yuri... retirado do livro do Calfo

Imagem

[hidden]No meu caso o substrato é uma mistura de granulometrias...[/hidden]
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#14 Mensagem por RicardoMiozzo »

Adilson;
Não sei a que passado você se refere, mas há pelo menos vinte anos existem skimmers tão potentes quanto os de hoje. O que aconteceu foi o aparecimento de novos modelos e algumas propostas de desenhos que, na minha opinião, são muito mais obra de ficção do que excelentes produtos.
Exemplos típicos são skimmers Sanders, Tunze, Klaes e outras marcas europeias ís quais se dá quase nenhuma importância mas sempre foram excepcionais. O primeiro skimmer que eu ví com uma bomba dedicada para a produção de bolhas era da Klaes, cerca de 1995. Um verdadeiro espetáculo em matéria de construção, acabamento, projeto, bombas, etc.
Um pouco mais recentes, mas também com mais de dez anos, há os ETSs (downdrafts) e os AquaC. Ambos revolucionaram o mercado quando de seus lançamentos e são as duas mais interessantes e realmente inéditas tecnologias aplicadas na história recente do aquarismo.
O que aconteceu foi a necessidade de se diminuir as dimensões dos skimmers, e por conta disso lançou-se mão de todo e qualquer recurso (como desenhar skimmers cônicos, que facilitam por seu formato que as bolhas subam mais rapidamente no aparelho ou pela colocação de bubble plates, para dirigir as bolhas de forma tal que elas não cheguem ao pescoço do aparelho girando - isso quando o pobre aparelho não tem bubble plate e é cônico ao mesmo tempo).
Esses "truques" para diminuir skimmers não agregam ao produto nenhuma vantagem.
Infelizmente, skimmers para aquários de grande volume de água precisam ter dimensões "grandes", e a Física é uma coisa muito difícil de se passar a perna. Aquário grande precisa de skimmer grande. Tentativas de "diminuir" as dimensões dos ETSs acabaram resultando em skimmers piores...
Eu ainda estou para ver, no meio desse mundaréu de skimmers que tem por aí hoje em dia, algo comparável ao que um Tunze da linha 9410, 20, etc, um Klaes, um AquaC ou um ETS produzem.
Moda é moda, mas acho que tudo tem limite, e o limite é o que considero o "razoável".
Olha um link que eu "achei", de 2002, sobre alguns desses aparelhos:
Skimmers review
Sobre sifonar aquários com plenum:
Eu tinha verdadeiro horror só de pensar nisso, pois temia que a água sob o plenum nunca deveria ter contato com a água acima da camada de areia, até um belo dia em que o Alexandre me disse que havia sifonado um aquário e três ou quatro dias depois não havia NO3 detectável no sistema. Caiu por terra um de meus "credos". Depois disso, outras pessoas me contaram ter usado esse mesmo procedimento e resultados idênticos. Portanto, minha tendência é acreditar que funciona. Eu mesmo nunca fiz.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#15 Mensagem por RicardoMiozzo »

Celso Suguimoto escreveu:O q na realidade hj vem acontecendo é uma volta ao antigo Berlin com equipamentos mais modernos. Se bem q a concepcao do Berlin puro mesmo é um pouco diferente do atual, assim com o Jaubert brasileiro é diferente do de Monaco.

A diferença q percebo nas montagens atuais e as usadas antes, é o fim do tradicional DSB. Nem tanto Jaubert versus Berlin e sim apos alguns artigos da reefkeeping sobre granulometria e DSB e alguns relatos de crash apos algum tempo de montagem muita gente se voltou pra montagens sem substrato ou com substrato remoto.

O q senti falta qdo fiz isso foi a falta de biodiversidade... gosto de ver amphipodas e copepodes... fazem parte da biota do aquario... As montagens atuais sao mais "estereis"... não sei se a falta da biodiversidade contribui pro aumento de casos de relatos de explosoes de filamentosas e briospsys. Mas percebi o mesmo do q o Wander... hj em dia existem muito mais relatos de problemas de algas

Berlin puro combina com SPSs... como meu foco não é SPSs e sim um aquario misto, entao pra mim acho um DSB mais viavel


Exato, Celso! É realmente um movimento de retomada do Berlin.
O problema de crash de aquários é perfeitamente administrável porque depende muito mais da manutenção do sistema doque dos princípios da montagem de aquários com leito profundo em sí. Eu montei dezenas de aquários com e sem plenum, todos com leito profundo, e apenas dois deles deram problema. Um deles teve o clássico empedramento do substrato. Por ter acompanhado esse aquário bem de perto, reporto a causa desse problema ao excesso de introdução de CO2 no aquário aliado ao excesso de alimentação dos animais sem o devido cuidado de se efetuar trocas parciais de água.
No outro aquário que deu problema de "crash", não posso dizer pois não acompanhei o dia a dia dele.
Berlin puro não combina direito com nada, infelizmente. Se você for olhar relatos de aquaristas desde que o sistema foi idealizado, em torno de 1979, sempre houve uma questão impossível de resolver relacionada a nitratos.
Ter que lidar com o súbito aparecimento de algas é apenas uma questão de tempo.
Aquaristas daquela época já faziam como na Holanda, em que se montava o aquário e desde o início se cultivava alguma espécie de macro alga no aquário mesmo, para dar conta de uma parte do nitrato gerado pelo sistema.
Daí vem a mania que também está voltando de se colocar poucos peixes nos aquários, e muitas vezes tenho ouvido falar em pouca alimentação, etc,etc.
Exatamente igual ao que eu ouvia há mais de vinte anos, quando ainda se usava montar sistemas Berlin "puros".
Volto a insistir que o método mais simples e eficiente que conheço é montar aquários com ou sem plenum, camada alta de substrato de fundo no próprio aquário (eu sempre usei halimeda e sou fã número um desse produto - pena que está proibido), de origem calcária e granulometria que não permita a compactação total do leito (para não haver a possibilidade de formação de zonas anóxicas).
Isso funciona, e funciona muito bem.
Até hoje tem aquário por aí montado dessa maneira, sem ter dado problemas, com mais de quinze anos de idade.
O "jaubert brasileiro" é apenas o aproveitamento do conceito de plenum, ou de substrato de leito profundo sem o plenum - e daí nem dá para chamar de "Jaubert".
O grande salto de qualidade que Dr Jaubert proporcionou ao aquarismo foi a quebra do conceito de que usar leito profundo de substrato é deletério em aquários marinhos.
Até aparecer aquele artigo minúsculo na Sea Scope há tantos anos, esse era um paradigma do aquarismo. Não se podia nem imaginar que leitos profundos, com ou sem plenum, pudessem ser a solução para tantos problemas ao mesmo tempo. Começando pela "eliminação" de nitratos.
Tenho acompanhado esse movimento todo nas técnicas de montagem de aquários com muita surpresa e bastante ceticismo.
Desde que voltei a dar atenção a este hobby incrível, do qual me distanciei por alguns anos, tenho me supreendido negativamente ao notar que 95% dos aquários enfrenta problemas com algas indesejáveis.
É realmente uma pena.
Isso é fácil de resolver. Está aí para qualquer um fazer, e sinceramente não compreendo porque tão pouca gente faz.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Wander Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 29 Out 2009, 07:41
Apelido: wander
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#16 Mensagem por Wander Silva »

Olá turma!
Conversei sobre este assunto com o Saraiva, primeiramente para desabafar e colocar pra fora a raiva que estou sentindo por estar com sérios problemas com as algas.
Tenho 35 anos de aquarismo marinho e até dois anos atrás NUNCA tinha tido NENHUM problema com algas, doenças e etc.
Estava montando da seguinte forma meus aquários:
- Rochas vivas tratadas em caixas plásticas por trinta dias com TPAs semanais antes de serem colocadas no aquário.
- Placas perfuradas e com suportes por baixo para ficar com 4 cm de altura.
- 18 cm de halimeda bem lavada.
- Água natural de Arraial filtrada.
- Boa circulação interna.
- Skimers ETS
- Carvão após trinta dias.
- Kalkwasser na reposição.
- HQI de 150W da BLV junto com HQI de 150W BLV azul.
- Colocava os animais após 40 dias +/-
- TPA 10% p/m
Exatamente isso para todos eles e sempre tive sucesso.

Mas quando me mudei em 2008 e lendo tópicos em que se falava em evitar acúmulos de sujeiras, clorar tudo para evitar pragas, águas super limpas, nada de DSB para facilitar
a aspiração dos detritos, etc. etc. e etc... Resolvi montar sem nada no fundo. Não sei se foi apenas um acaso, mas já tive problemas mil do Brasil varonil.
Valônias, diatomáceas, derbésias, cyanos e hoje retiro meio balde de filamentosas semanalmente do aquário.

Resolvi parar com a vodka, o biodigeste e o biofuell e só estou fazendo TPAs de 200 litros semanais para ver no que dá.
Só para ilustrar vejam meus testes hoje:
Amônia 0 - Salifert
Nitrito 0 - Salifert
Nitrato 0 (?????) - Salifert
Kh 6 - Salifert
Cálcio 360 - Salifert
Magnésio 1100 - Salifert
PH 8.1 - Pinpoit
Fosfato 0.02 - Hanna digital
Silicato 0 - Salifert
Água que sai do RO/ DI 00.1 - Hanna digital e silicato 0 - Salifert
Bom, depois de um papo com o amigo Talarico ele me fez uma pergunta muito interessante e que acendeu uma luz:
Por que vc mudou o sistema de montagem?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Wander... bem vindo ao clube... rs

Foi exatamente a mesma situacao q passei... mecher em time q tá ganhando... muito conceito, mas na prática o resultado foi outro... voltei a ser conservador. O mesmo digo pra LEDs e outras tecnologias... deixe os outros experimentarem na hora q convencerem q funciona eu começo a usar.

Eu nao radicalizo nem tanto se seria o Jaubert a diferença, mas provavelmente a ausencia de substrato.. mas tbem seria achismo por enqto... só sei q na prática pra mim prefiri voltar ao tradicional. Excessao faço ao uso da vodka... o Miozzo é contra... rs. E achou minha garrafa na estante qdo me visitou... foi hilario... rs

Hj zero de algas, sem remontagem, ou lendas como scopas q comem briopsys.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 159
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:13
Apelido: saraiva

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#18 Mensagem por saraiva »

Pois é então vamos de Jaubert outra vez.
Miozzo e demais que usaram e usam este sistema, qual a altura correta do plenum e da areia acima deste?
Quero fazer correto.
Wander me desculpe o trabalho que te dei para colar areia no fundo do aquario mas eu vou usar o plenum em cima da areia colada.
Quem tiver fotos de aquarios que usam Jaubert coloquem aqui.
Este tópico esta se tornando muito esclarecedor.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Saraiva nao sei se existe o termo "correto". Eu estou usando uns 10 cm... acho q tem um pouco haver com a granulometria... se for mais fino dá pra usar um DSB mais baixo... substrato mais grosso como halimeda tem q ser mais alto.

Eu nao sei se é o Jaubert a diferença ou o uso ou nao de um DSB, afinal Jaubert é DSB, apenas com placa a mais.

O q vejo é a vantagem da biodiversidade na manutencao de um aquario... e isso eu acho um ponto positivo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Wander Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 29 Out 2009, 07:41
Apelido: wander
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Alguem aqui usa o Sistema Jaubert ?

#20 Mensagem por Wander Silva »

Obrigado Celso! Estou me sentindo a vontade novamente. Rsrsrsrsrs

Saraiva, se der certo é por causa da areia que eu colei no fundo. Rsrsrsrsrs

Acredito que a altura seja um fator importante, mas com halimeda o nitrogênio é liberado com
mais facilidade por ser um material muito leve e fácil de ser rompido pelos gases liberado pelas bactérias.

Acho que o Miozzo pode me corrigir se estiver errado e dar uma explicação melhor e mais convincente.

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”