🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Cimento é TOXICO???

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Cimento é TOXICO???

#21 Mensagem por RicardoMiozzo »

Então, depois de ler o que o Marcio e o Alex colocaram, chego í conclusão de que cimento comum (o nosso bom e velho cimento "portland") é tóxico.
Não tenho um milésimo do conhecimento técnico do que colocam os dois mestres da rocha "artificial" acima, e achei muito bacana o que eles colocaram.
Mas pelo tempo de "cura" e todos os cuidados recomendados, chego a essa conclusão.
Achei interessantíssima a colocação do Marcio sobre rejunte, porque todo mundo está com mania de fazer base de muda de coral com massa de rejunte.
Fico imaginando:
Um monte de mudas num aquário relativamente pequeno não poderia dar em algum problema?
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Cimento é TOXICO???

#22 Mensagem por Alex Correa »

Oi Miozzo,

Quando as rochas artificiais contendo cimento em sua composição forem devidamente curadas em água doce e adaptadas ao ambiente marinho não existe nenhum risco de intoxicação aos organismos do sistema marinho.

Heheh... clapping_02 e eu não sou o mestre das rochas artificiais. icon_harhar

A parte 4 do artigo foi liberada:
http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... so_16.html

Agora é só esperara a hora de publicar as outras 3 partes...icon_assobiando

Abração,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Cimento é TOXICO???

#23 Mensagem por RicardoMiozzo »

Então, Alex. O que eu coloquei é que, se não for preparada e depois curada com muito cuidado e tempo, rocha viva feita com cimento pode dar problemas.
O cimento é tóxico, e para se tornar seguro é necessária uma série de procedimentos.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Cimento é TOXICO???

#24 Mensagem por Alex Correa »

RicardoMiozzo escreveu:Então, Alex. O que eu coloquei é que, se não for preparada e depois curada com muito cuidado e tempo, rocha viva feita com cimento pode dar problemas.
O cimento é tóxico, e para se tornar seguro é necessária uma série de procedimentos.

icon_yes
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Cimento é TOXICO???

#25 Mensagem por Marcio Gielfi »

RicardoMiozzo escreveu:Então, Alex. O que eu coloquei é que, se não for preparada e depois curada com muito cuidado e tempo, rocha viva feita com cimento pode dar problemas.
O cimento é tóxico, e para se tornar seguro é necessária uma série de procedimentos.


Miozzo, não chamaria de tóxico, o problema é mandar o PH para as alturas.

Entendo como tóxico, um elemento que mata pela ação direta ( exemplo, cobre) e não pela indireta ( aumento do PH).

Claro que não pode usar alguns tipos de cimento por conter metais pesados, outros por conter pozolana ( alimentador automático de algas) estes sim tóxicos ou com efeitos colaterais indesejados, outros sem problema algum.

Se levar em consideração que uma rocha natural leva sei lá quantos anos para se formar, curar por 30 ou 40 dias uma rocha artificial é fichinha ... e a natureza ainda vai agradecer por isso ...

P.S. Não sou mestre em rochas artificiais, só apliquei os conhecimentos técnicos de 20 anos de engenharia para fazer as minhas rsrsrs
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Cimento é TOXICO???

#26 Mensagem por Alex Correa »

O cimento é tóxico.
O contacto direto do cimento com qualquer organismo provoca lesão de alguma forma.
Por isso recomendo o uso de luvas durante o manuseio de cimento.
A lesão irá depender do tempo de contacto e sensibilidade da área exposta do organismo.
O concreto, que é a mistura do cimento com outro material sólido e água, perde a propriedade tóxica através do processo de cura, ou curtidura.

Aloha,
Alex Correa.
bye1
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”