🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#41 Mensagem por Celso Suguimoto »

Água natural tbem tem seus problemas... rs Depende muito do ponto de coleta... Qq coleta proximo a praias está sujeito a poluentes proximos das cidades... e principalmente em épocas de temporada.

Outra coisa q tenho uma certa duvida é em relacao a composicao quimica... não creio q a água de nossas costas brasileiras seje identica por exemplo as de origem dos corais importados... existe diferença provavelmente tbem.... rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#42 Mensagem por Evaristo Poggetto »

icon_yahoo

Gosto de um desafio

Mandei um e-mail para experimentar. Pedi 1 kg

Entrei no site da tal empresa, o lugar de coleta parece ser bem bonito, a estrutura, aparenta ser uma empresa antiga
Vamos esperar icon_headstars

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#43 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Evaristo Poggetto escreveu:Meu caro Arnaldo

Precisou, como vc escreveu, alguém famoso declarar que muda a marca de sal nas TPAs. Mas eu aquarista novato e sem nome, na praça, venho fazendo essa observação há tempos.
Outro exemplo meu, não tem nada com aquarismo mas é pertinente ao assunto. Gosto de um whisky, emuito, tomava e ainda tomo em churrascos, piscina, hotel, churrascaria.etc.com muito gelo.
Ai, conhecidos e parentes falavam: CÊÉLOKO........
Outro dia apreceu um cozinheiro, chef, famoso, e deu um curso de harmonização com whisky.....
Pronto....virei IN icon_yahoo

CONCLUSíO: TUDO DEPENDE DO INTERESSE DE QUEM PAGA OU TE FINANCIA.........SACOU icon_4



Concordo com o comentário, se eu gostar de usa cueca por cima da calça é ridiculo, mas se alguém famoso falar que é moda , todo mundo vai usar. Não tenho o costume de trocar muito de sal ,nesse caso foi questão da falta de um sal e oprotunidade de outro e acabei gostando do resultado.

Abraço

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#44 Mensagem por Celso Suguimoto »

Evaristo... eu acho q esse sal serve pra ciclideos....

É complicado fazer um teste real da qualidade de um sal... o maximo q fazemos é CA, RA e pH... mas o sal é composto de muitos outros elementos quimicos... e alguns se tornam insoluveis no processo de extração do sal. E ainda tem a imprecisao desses testes colorimetricos... e a percepcao humana de cores q é limitada.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#45 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Celso, até entendo a desconfiança.

Mas, não deixa de ser uma alternativa que tanto procuramos.

Não sei qual o mecanismo empregado para extração de sal com marcas.

Deve ser o mesmo processo. a extração de sal é milenar e somente por evaporação. Talvez. talvez as marcas tradicionais acrescentem algo em sua composição.

Como escrito anteriormente, um teste ideal seria em um aquário pequeno com alguns corais.

O meu é somente peixes icon_crybaby

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#46 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alguns elementos sao adicionados ao sal extraido das salinas... dai a diferença entre a composicao dos sais sinteticos... Vou tentar trazer alguns artigos sobre sal e trocas de água... e um comparativo dos TOTM q tantos babam dos EUA com a "receita" q usaram e configuracao usados... pra vcs entenderem a importancia de algumas praticas
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#47 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Ai sim............entendi. Se for confirmado isso, é ai que mora a diferença

A empresa respondeu o meu e-mail, vou pagar somente frete para 1 kg de sal...12,00.

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#48 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Celso..........
Até onde vc acha confiável para tanque somente com peixes

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#49 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu mesmo assim prefiro nao fazer experiencias com animais... $$$$$

Sal é uma coisa complicada... há alguns anos foram feitos estudos em relacao a toxidade de metais pesados, para tanto usaram larvas de ouriço devido a sua maior sensibilidade. Mesmo sais considerados para aquario foram reprovados... entao prefiro ser conservador do q usar essas alternativas "economicas".

Testes domesticos ou empiricos sao muito relativos, o q dá certo pra um pode nao dar certo pra outros... por isso eu separo o trigo do joio em relacao a relatos. Tem muita gente q omite ou mente em relacao a resultados, prefiro q alguma publicacao ou instituto faça um teste de algo mais detalhadamente usando uma base cientifica para tal. Tem muita lenda no aquarismo e muita bobagem escrita tbem.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#50 Mensagem por Evaristo Poggetto »

É tem essa.

OF e se bobear 200,00 pro beléleu.

Vou esperar mais informações do preoduto

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#51 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Estou acompanhando o ML, tem gente comprando ou pedindo frete para quantidade razoáveis

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#52 Mensagem por RicardoMiozzo »

Sal bom para aquário marinho não tem nada a ver com sal para alimento animal ou humano, nem com sal para ciclídeos.
O "mix" de qualquer sal para aquarismo que se preze é quimicamente recomposto após vários testes de cada partida produzida a fim de se encontrar padronização do produto. Todas as partidas de sal são cuidadosamente analisadas e o produto segue um padrão estabelecido pelo produtor.
Salvo engano,o da Red Sea é o único do mercado obtido a partir da água do mar.
Após a secagem, amostras são retiradas do material para análise e o "mix" é composto por se acrescentar o que é perdido no processo industrial. (comunicação pessoal de um dos diretores da Red Sea). Tive a oportunidade de ver fotografias da planta industrial deles há anos, e fiquei impressionado positivamente.
Mais: quanto maior for a quantidade de sal produzido em cada "partida" ("batch", em inglês), mais homogêneo e equilibrado será o produto final.
Químicos profissionais estão envolvidos no processo de empresas fabricantes de sais de boa quailidade.
Testes caseiros não funcionam.
Sal barato demais costuma gerar benefícios de menos (para não dizer problemas ao gosto do freguês).
Variar a marca de Sal de tempos em tempos nas trocas parciais não deve gerar problemas, se todos os mixes de sal forem de boa qualidade.
Mudar radicalmente de marca de sal pode gerar problemas sérios (isso está escrito num monte de rótulos de marcas de sais e pode parecer propaganda para a gente nunca mudar de marca, ma já ví acontecer).
Qualidade de produto é a linha de base do meu reciocínio para tudo em aquarismo.
Usei muita água natural por muito tempo e durante aquele período fui, inclusive, partidário de que seria melhor do que água de osmose reversa com mix de sal de boa qualidade.
Hoje acho o contrário (dinossauros mudam de opinião !).
Acho que água natural da costa brasileira (exceto talvez de regiões de recifes de corais, mas nunca usei desses locais) não serve para aquários de corais do sistema do Indo-Pacífico.
Já usei e gostei:
Red Sea Pro
Red Sea
Reef Crystals da Instant Ocean
Instant Ocean (faz muito tempo e era bom)
Tropic Marin
Todos os outros que usei (praticamente todas as marcas que tem no mercado com exceção do da Brightwell, que nunca usei), não gostei.
Importante:
Dissolução completa de qualquer marca de sal (isto é comprovado, não sou eu quem está afirmando) demora no mínimo 24 horas sob forte aeração e circulação.
Transparência da água não indica que todos os componentes do sal dissolveram.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#53 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Vivendo, "lendo" e aprendendo.

Não sabia desse detalhe, mas depois da exposição do Celso comecei a imaginar que algo deveria ser acrescentado. Há uma variação de componentes de marca para marca.

Pq industrializar o sal é comum e sabida a sua obtenção, mas a melhora de qualidade vai de cada fabricante.

Abraços clapping_02

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#54 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu tava lendo a reefkeeping deste mes

Entre as praticas recomendadas pelo dono do TOTM de janeiro

Without a doubt one of the most difficult things to do in this hobby is keep a colorful and growing SPS system successfully long-term with a high bioload. One of the most common questions asked in the hobby is how many fish can be placed in an aquarium of “X” gallons. The truth is that if you supplied the same aquarium to 100 different reef aquarists the answer of how many fish could go into each of those aquariums would vary greatly for every setup. Even the same system, complete with all of the same equipment, would support a different bioload depending on which reefers were running it. I am often asked how I am able to keep so many fish, long-term, while keeping my SPS in a perpetual state of good color and growth. If I only have one sentence to address this inquiry I would say “Just say NO to detritus”. Many people are overwhelmed when it comes to water quality in our hobby, but all of these expensive and technical contraptions and methodologies we use serve the purpose of keeping the water in our glass boxes in the same state as a freshly made up batch of seawater. I will attempt to break down a more comprehensive answer in this section.

The heart of my system is my Euro-Reef skimmer, built before I set up the system in 2004 and still running strong today. I worked with Jeff Macare on this skimmer when Euro-reef was just starting on recirculating models, and it is most equivalent to today’s Reef Dynamics (previously Euro-Reef) INS500E model. It has two recirculating pumps on a 12” diameter body that is about 30” high and is a beast! I skim very wet, preferring to take out as much waste as I can before it has a chance to break down. While it’s an expensive initial investment, a protein skimmer is perhaps the single most important piece of equipment on today’s reef systems.

I also use 100-micron filter socks as mechanical filtration on the drains leading into the sump from each tank. These serve the same purpose as the protein skimmer, allowing me to remove organics before they have a chance to break down. I change these out about twice weekly. High water flow is not just important for coral growth, but also for the breakdown of wastes through the nitrogen cycle and to keep much of the detritus in suspension so that mechanical filtration could take care of it. Water flow technology is one of the often overlooked huge benefits to our success in the hobby in recent years. As high flow in any one direction for any period of time is not as beneficial to SPS corals, much of this technology has addressed that need of switching currents on a continuous basis.

In order to export nutrients after they’ve broken down I have a 40 gallon refugium on the system lit by 110 watts of low Kelvin power compact fluorescent bulbs, exclusively setup to grow Chaetomorpha algae to be harvested. Sometimes we have to step back and simplify our often complicated hobby. When it comes to nutrients in our tanks, it’s rather simple… nutrients go in, and nutrients need to go out. Harvesting macroalgae is a great way to do that, exporting the nutrients out of the system.

I change fifty gallons of water a week on the system. This amount works best as I do not need to measure salt, just dump one fifty gallon bag in and mix. I’ve used Instant Ocean and more recently Reef Crystals exclusively for years, and have never had issues. Water changes are one of the best and most inexpensive ways to keep water quality high. Sometimes when water changes are done I vacuum out any visible detritus in the system. Again, keeping your system free of detritus everywhere is nearly essential in my eyes to keep a successful SPS system with a high bioload long-term.

In terms of water quality, I can tell more from looking at my corals than any test kit can tell me. I know my system well enough that phosphates and nitrates do not become an issue. The only test I regularly do is for alkalinity, as this can fluctuate greatly according to growth in the system and if it runs low your corals will often suffer before you have a chance to rectify it. I run my dKH between eight and ten. While running in the sevens is not an issue, this gives you less wiggle room if something goes wrong. I’ve found low alkalinity can be a major problem, much more so than low calcium. Nowadays, I know that with the way I replenish alkalinity and calcium that if my alkalinity is okay my calcium will be in line. In addition to that, testing water is not fun to me, and alkalinity, unlike calcium, is a simple test.

I maintain my alkalinity, calcium, and all other levels exclusively through my calcium reactor, 2-part solution, and water changes. That is it for supplements other than food. The calcium reactor I use is the same I used on my old TOTM back in 2004, a My Reef Creations CR-2 dual chamber filled with Caribsea ARM media. While this is probably undersized for my system, it functions fine if I refill media on a more frequent basis. I use a pH controller on the calcium reactor, but only for emergency purposes as I had a regulator go bad years ago that dropped the pH of my system after spewing CO2. I supplement about ¾ of a cup a day each of B-Ionic 2-part solution using two Drew’s Doser Peristaltic Dosing Pumps. Years ago I noticed a benefit in my coral health when using 2-part solution in addition to the calcium reactor, which I didn’t see in my test results. So, I’ve kept using it. It also adds redundancy should either of the two systems fail.


http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”