🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quarentena de peixes e sua qualidade

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Daniel Passaes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Ago 2010, 21:56
Apelido: Daniel_Pots
Cidade: SJC
País: Brasil
Localização: São José dos Campos
Curtiu: 7 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#41 Mensagem por Daniel Passaes »

Olá Ricardo,

Sou contra a quarentena nos importadores, pois acredito que elevam o custo operacional dos importadores e consequentemente o custo final dos animais.
Porém sou a favor de algum mecanismo que garanta ao aquarista/consumidor final a compra de peixes saudáveis e capturados de maneira correta.

Como presidente da ABRAQUA, qual é sua proposta/sugestão para que o Ibama possa garantir isso assim como a prevenção de doenças e outros tipos de contaminação em nossos aquarios e nossa fauna?

**************************

Aqui apenas alguns relatos e pensamentos relativos a quarentena e ou a regulamentação da importação...

Recentemente adquiri 3 animais em uma loja, 1 Powder Blue, 1 Hepathus e 1 YT os tres estavam comendo normalmente na loja, porém o PB estava meio magro demais. Preferi deixa-los na loja até que o PB se recuperasse e para que eu pudesse trazer os 3 juntamente para meu aquario. Uma semana depois o PB morreu na loja... caso estivesse em meu aquario o prejuízo seria todo meu...

Lendo os demais posts, nao pude deixar de rir com o relato da agua suja da Varig nas plantas... porém se a preocupação do Ibama é a não contaminação de nossa fauna local acho que é meio infundada para peixes ornamentais de alto custo. Pois nao acredito que alguém pague R$500,00 num peixe para depois solta-lo no mar...
Apesar que sempre tem um espirito de porco pra tudo nesse mundo....

Sei que tilapias africanas, bagres e etc foram introduzidos aqui e com certeza trouxeram um algum impacto...assim como foi com a vassoura de bruxa que veio da África e dizimou com a plantação de cacau no Brasil. Portanto não se pode simplesmente liberar tudo, e depois ter que correr atras do prejuizo...

Enfim, já dei minha opinião sou contra. Sobre se era melhor antes da lei ou nao, nao sei responder, pois apesar de ter tido aquario minha vida inteira, tenho aquario marinho e venho comprando corais e peixes importados a apenas 7 meses.

Abraço.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#42 Mensagem por RicardoMiozzo »

Daniel_Pots escreveu:Olá Ricardo,

Sou contra a quarentena nos importadores, pois acredito que elevam o custo operacional dos importadores e consequentemente o custo final dos animais.
Porém sou a favor de algum mecanismo que garanta ao aquarista/consumidor final a compra de peixes saudáveis e capturados de maneira correta.

Isso só é possivel se o peixe chegar direto do importador numa loja de alguém que seja bom aquarista e souber comprar os peixes. "Garantia" sobre algo que está vivo é algo muito relativo. Num automóvel, tudo bem. Mas num bicho? Como é que faz, além da forma que coloco acima?

Como presidente da ABRAQUA, qual é sua proposta/sugestão para que o Ibama possa garantir isso assim como a prevenção de doenças e outros tipos de contaminação em nossos aquarios e nossa fauna?
O presidente da ABRAQUA é você, certo?
Da forma que colocou, parece que sou eu.
Minha proposta: Ninguém nem nem nenhum Órgão público pode garantir algo sequer semelhante.
Qual é a doença de peixe marinho conhecida que possa se tornar epidêmica ao ponto de atingir nossos mares?
Adianto a resposta:
Absolutamente nenhuma.
Depois que o peixe morre, normalmente o que se faz é jogá-lo no lixo. E daí ele vai parar num lixão ou coisa semelhante, da mesma forma que ocorre com um peixe, um pássaro, um bode, uma borboleta ou uma planta.
Ninguém em sã consciência joga um peixe de aquário que morreu no mar, concorda?



**************************

Aqui apenas alguns relatos e pensamentos relativos a quarentena e ou a regulamentação da importação...

Recentemente adquiri 3 animais em uma loja, 1 Powder Blue, 1 Hepathus e 1 YT os tres estavam comendo normalmente na loja, porém o PB estava meio magro demais. Preferi deixa-los na loja até que o PB se recuperasse e para que eu pudesse trazer os 3 juntamente para meu aquario. Uma semana depois o PB morreu na loja... caso estivesse em meu aquario o prejuízo seria todo meu...
Se você comprou os três e deixou na loja, eles sofreram mais estresse do que se os tivesse levado para casa e colocado no aquário imediatamente (afinal, eles não foram quarentenados de acordo com a Portaria? A quarentena funciona? Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?).
Ademais, prefiro pegar o peixe que eu escolhí e levar para casa do que repassar o risco para o lojista (quem foi que escolheu o peixe? Se você "reserva" o peixe, o lojista honesto deixa de vendê-lo para outra pessoa. Se o peixe morre na bateria dele, ele perde dinheiro, e ninguém neste mundo pode provar de quem é a culpa pela morte do animal. Repassar risco é algo bem esquisito nesse caso - acho eu. Você escolheu o peixe na loja de sua confiança, mas deixa o peixe reservado na loja e se morrer não paga?
Desculpe, mas acho isso incongruente.


Lendo os demais posts, nao pude deixar de rir com o relato da agua suja da Varig nas plantas... porém se a preocupação do Ibama é a não contaminação de nossa fauna local acho que é meio infundada para peixes ornamentais de alto custo. Pois nao acredito que alguém pague R$500,00 num peixe para depois solta-lo no mar...
Você nem imagina as histórias que eu conheço sobre esse negócio todo de importar plantas e animais.

Apesar que sempre tem um espirito de porco pra tudo nesse mundo....
Sei que tilapias africanas, bagres e etc foram introduzidos aqui e com certeza trouxeram um algum impacto...assim como foi com a vassoura de bruxa que veio da África e dizimou com a plantação de cacau no Brasil. Portanto não se pode simplesmente liberar tudo, e depois ter que correr atras do prejuizo...
São coisas totalmente diferentes. As invasões biológicas que você cita são de outra natureza, causa e efeito.
Em relação a animais marinhos, o que se deve fazer é controlar criatórios para que a água de rejeito não siga direto para o mar. Se for tratada e jogada no esgoto comum, é impossível um agente patogênico qualquer chegar vivo ao Oceano Atlântico e poder causar algum dano ou invasão biológica. Questão de lógica da mais simples que existe, na minha opinião.
Animais que voam são muito mais "perigosos" nesse aspecto, Os criatórios recebem regulamentação e a coisa funciona até certo ponto, porque eventualmente um pássaro ou uma ave criados pode fugir - sai voando... Quem consegue pegar? Em muitos casos que já ouví sobre aves e pássaros, acredite-me: os fujões até voltam para casa... Mas namaior parte das vezes, se assustam tanto ao fugir, que continuam voando para cada vez mais longe, de medo, mesmo.

Enfim, já dei minha opinião sou contra. Sobre se era melhor antes da lei ou nao, nao sei responder, pois apesar de ter tido aquario minha vida inteira, tenho aquario marinho e venho comprando corais e peixes importados a apenas 7 meses.
Antes era mais barato, morria muito menos e tinha mais competição. Os importadores podiam comprar direto dos países de origem (coisa que creio não ser mais o caso - todos os que importam trazem dos EUA - ou seja, pelo menos uma passagem por água a mais, mesmo quando é utilizado o método de "transhipping"). Apenas isso fazia com que os peixes que chegavam eram mais saudáveis, passavam menos tempo confinados até chegarem aqui e custavam muito menos porque tinha um intermediário a menos no processo.
Desculpe se pareço um pouco atabalhoado ou muito agressivo em minhas colocações. Mas é o que eu acho certo e sinto muito pelo que aconteceu no mercado de animais marinhos (nem vamos citar proibição de importação de camarões ornamentais por causa da importação de camarões comestíveis ou a proibição de Tridacnas criadas em cativeiro - essa eu nunca vou entender.)

Meus finalmentes:
Nosso País é membro fundador do CITES.
O documento expedido pelo CITES no país de origem, mais uma fatura de venda para o importador é o que basta para importar animais marinhos para qualquer País do mundo, menos aqui.
Além do "CITES", para uma carga de animais vivos marinhos ser embarcada para o Brasil, o exportador tem que tirar um certificado zoosanitário (um médico veterinário tem que assinar esse documento), depois para validá-lo o exportador tem que ir ao Consulado Brasileiro ou representação diplomática brasileira para obter um "selo ouro" (que costuma demorar dias e dias para "sair"), juntar tudo e mandar para cá. Chegam pelo menos quatro ou cinco documentos para atingir o mesmo objetivo. É fazer, repetir, refazer, aborrecer um veterinário (que cobra para assinar, logicamente), pagar o "selo ouro" autenticador (no meu tempo custava US$ 25.00), juntar toda a papelada e enviar a carga.
Você acha que isso tem cabimento?
Abraço.

Abs! e bom aquarismo!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Daniel Passaes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Ago 2010, 21:56
Apelido: Daniel_Pots
Cidade: SJC
País: Brasil
Localização: São José dos Campos
Curtiu: 7 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#43 Mensagem por Daniel Passaes »

Fala ae Ricardo,

A parte do presidente da ABRAQUA ficou engraçada, achei que era sim voce!!! rs. Eu também não sou nao!!! kkkkkk
Sem problemas, já que concordo com voce e sou contra a quarentena.

Contudo discordo sobre o lojista não poder garantir que o peixe está saudável antes de vende-lo. Com certeza voce sabe comprar peixes pela experiencia que adquiriu, porém não podemos pensar só na realidade em que nós vivemos ou encarar as coisas de uma única ótica, no seu caso, de alguem experiente.
Imagine quantos e quantos iniciantes no aquarismo iriam comprar peixes com as mais variadas doenças e perder o investimento feito?
Voce acha realmente que nao houvesse regulamentação alguma, os importadores iriam se preocupar em procurar fornecedores realmente idoneos? Eu acho que iriam vender qualquer peixe que chegassem pra eles...e o prejuízo que fique com o lojista que nesse caso ia querer "passar pra frente" rapidinho a bucha pra nós aquaristas....e é claro que aquaristas experientes nao iriam comprar os bichos...mas a grande maioria compraria e iria arcar com o prejuizo. Também nao acredito que isso seja coerente.

E sobre desculpar-se da maneira com que se expõe...sem problemas. Fica tranquilo que voce nao vai ferir meus sentimentos...rs.

Mudando um pouco de assunto, voce comentou "...no meu tempo, era US$25,00...".
Estive nos EUA a pouco tempo e visitei uma loja na região de NJ. www.absolutelyfish.com e os caras vendem hepathus por US$49,00 e tem aquários com mais de 15 bichos disponíveis, e é assim para quase todos os peixes por lá....YT a US$19,00.... parecia brincadeira.
Pergunta talvez imbecil, mas como que os caras vendem os bichos a esse preço por lá...já que é importado lá tbém...e os custos com frete e perdas são parecidos? Sei que os impostos aqui são maiores que lá...porém será que nao tem gente aqui (importadores, distribuidores e lojistas) querendo ganhar muito também?
Posso estar redondamente enganado, mas me parece que lá os caras preferem ganhar 100 vendendo 10 e aqui o pessoal quer ganhar 100 vendendo 1. E se esquecem que se vendessem 10, por tabela, venderiam mais raçao, remédio, suplemento, acessorios e por aí vai... sem contar que iria popularizar um pouco mais o hobby que no Brasil é basicamente elitista infelizmente.
Qual sua opinião sobre os preços praticados por aqui e o que voce acredita que poderiamos fazer para ajudar a mudar o cenário atual, e ver nosso hobby crescer?
Abraço!

Daniel.

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#44 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Vamos lá, é uma confusão de Ricardos (rss). O Ricardo presidente da ABRAQUA sou eu.

Mas com relação í quarentena, alguém já levantou as estatísticas de doenças transmitidas aos seres humanos por aquários? Quantas pessoas já morreram por doenças que pegaram de animais de seus aquários? Ora, a quarentena é exigida pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com o fito de evitar proliferação de doenças para seres humanos, em especial, e aos demais animais (ao menos é o que eles justificam - eu já estive reunido com o pessoal deles e a desculpa é essa). Onde está o relatório (ou pesquisa séria) dizendo dos impactos de doenças causadas a animais de nossa fauna por organísmos usados para aquariofilia?

É tudo especulação; é preguiça de trabalhar. Sabe quem paga o pato? Nós. O Miozzo (permita-me chamá-lo assim para evitar a confusão de Ricardos) explicou bem ali em cima: Lá no exterior é só o documento do CITES e a fatura; aqui, vão ficar lhe pedindo a cueca de Dom Pedro I, a unha do dedão do seu bisavô. Entendeu porque lá fora eles pagam muito menos pelos organismos aquáticos do que nós aqui no Brasil? Entendeu porque em muitos lugares essa atividade (hobistas somos nós, há muita gente que vive disso pelo mundo) gera emprego e renda e aqui gera multa e cadeia? Ninguém trabalha sossegado e isso tem um preço; não há estabilidade jurídica. Hoje é uma regra, amanhã, quando a mulher de alguma "otoridade" dorme de calcinha a regra é outra. E ainda falam que aqui tem liberdade! Para quem?

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#45 Mensagem por Alexandre Talarico »

Os Ricardos pegaram pesado mas estão certíssimos!
Depois quarentenar peixe selvagem em um ambiente árido como uma bateria de aquários, isso submete o animal a um estresse que mais prejudica do que ajuda.
A unica chance destes animais é em chegar o mais rapidamente possível a um aquário bem montado e de tamanho adequado.

Quarentena rouba um tempo imprescindível na recuperação do animal, quanto mais tempo ele estiver longe de um ambiente que se assemelhe a natureza pior.

Abs.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#46 Mensagem por RicardoMiozzo »

Fala ae Ricardo,

A parte do presidente da ABRAQUA ficou engraçada, achei que era sim voce!!! rs. Eu também não sou nao!!! kkkkkk
Sem problemas, já que concordo com voce e sou contra a quarentena.

Contudo discordo sobre o lojista não poder garantir que o peixe está saudável antes de vende-lo. Com certeza voce sabe comprar peixes pela experiencia que adquiriu, porém não podemos pensar só na realidade em que nós vivemos ou encarar as coisas de uma única ótica, no seu caso, de alguem experiente.
Imagine quantos e quantos iniciantes no aquarismo iriam comprar peixes com as mais variadas doenças e perder o investimento feito?
Ficou engraçada e a brincadeira foi de propósito! Hehehehehe!
Ao lojista responsável e honesto cabe apenas comprar o que considera estar em melhor condição, colocar em sua loja para vender e proporcionar ao(s) animal(is) o melhor possível em matéria de ambiente e alimentação. Dessa forma os animais se recuperam da viagem e se começam a se adaptar ís condições de viver em aquário.
Os aquaristas iniciantes devem procurar lojas que trabalham direito, e não apenas preço mais baixo - que é o que ocorre em 99,9% das vezes.
Depois de duas ou três experiências ruins, acabam encontrando lojas confiáveis.

Voce acha realmente que nao houvesse regulamentação alguma, os importadores iriam se preocupar em procurar fornecedores realmente idoneos? Eu acho que iriam vender qualquer peixe que chegassem pra eles...e o prejuízo que fique com o lojista que nesse caso ia querer "passar pra frente" rapidinho a bucha pra nós aquaristas....e é claro que aquaristas experientes nao iriam comprar os bichos...mas a grande maioria compraria e iria arcar com o prejuizo. Também nao acredito que isso seja coerente.
Primeiro:
Não sou contra regulamentação. Em todos os países do mundo existe algum tipo de direcionamento.
O que não posso é concordar com uma imposição que restringe o mercado e tem viés de proibição velada.
A regulamentação não tem nada a ver com importadores procurarem fornecedores mehores.
O fornecedor ruim acaba sem clientes.
Exemplo:
O importador compra uma vez.
Morre um monte de animais.
Ele compra a segunda porque o exportador dá um monte de desculpas ou ís vezes (raríssimas), crédito pelo que foi perdido. Se o importador perder muitos animais de novo, acha outro exportador.
A cadeia é idêntica em características.
Só muda a escala (o importador é cliente do exportador. O lojista é cliente do importador. O aquarista é cliente do lojista.).
Mas de maneira geral, percebo que quanto menos entraves, mais "rico" é qualquer mercado.
Quando ocorre abuso, daí sim cabe intervenção dos Órgãos competentes. O que não dá é tentar evitar problemas por antecipação.
O que admiro é algo chamado "livre mercado", coisa que nunca aconteceu neste País. Pode não ser a opção perfeita, mas até onde vejo, é a melhor encontrada até hoje.
Um exemplo gritante de outro país em que há protecionismos e legislação tortuosa está dando no jornal por este dias. O País que criou a liberdade, fraternidade e igualdade está em condição tal (por conta das políticas adotadas há décadas) que o povo está na rua quebrando tudo por defender uma situação de aposentadorias indefensável e os "produtores rurais" - um fazendeiro com 8 vacas lá é grande produtos rural - recebem dinheiro do governo por vaca por ano...
E é um país rico...



E sobre desculpar-se da maneira com que se expõe...sem problemas. Fica tranquilo que voce nao vai ferir meus sentimentos...rs.

Mudando um pouco de assunto, voce comentou "...no meu tempo, era US$25,00...".
1 - Estive nos EUA a pouco tempo e visitei uma loja na região de NJ. http://www.absolutelyfish.com e os caras vendem hepathus por US$49,00 e tem aquários com mais de 15 bichos disponíveis, e é assim para quase todos os peixes por lá....YT a US$19,00.... parecia brincadeira.
2 - Pergunta talvez imbecil, mas como que os caras vendem os bichos a esse preço por lá...já que é importado lá tbém...e os custos com frete e perdas são parecidos? Sei que os impostos aqui são maiores que lá...porém será que nao tem gente aqui (importadores, distribuidores e lojistas) querendo ganhar muito também?
3 - Posso estar redondamente enganado, mas me parece que lá os caras preferem ganhar 100 vendendo 10 e aqui o pessoal quer ganhar 100 vendendo 1. E se esquecem que se vendessem 10, por tabela, venderiam mais raçao, remédio, suplemento, acessorios e por aí vai... sem contar que iria popularizar um pouco mais o hobby que no Brasil é basicamente elitista infelizmente.
4 - Qual sua opinião sobre os preços praticados por aqui e o que voce acredita que poderiamos fazer para ajudar a mudar o cenário atual, e ver nosso hobby crescer?
Abraço!
1, 2 e 3: Livre mercado e sistema tributário diferentes.
Os custos de frete são totalmente diferentes pois a quantidade de companhias aéreas que voam de e para os países fornecedores é inúmeras vezes maior do que aqui.
Não, por incrível que possa parecer, nos EUA a margem de lucro colocada sobre cada animal é muito maior do que aqui e o mercado é muitas vezes maior. Isso proporciona mais volume de vendas (vende mais porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque vende mais?) e toda a cadeia de mercado se beneficia com isso.
4 - Os preços são elevados se comparados aos de outros países por conta do sistema tributário mais obscuro, perverso e merquinho que conheço. Temos taxação de país rico com "retorno" praticamente zero. Uma das cargas tributárias mais altas do mundo.
Se não fosse por esse sistema, viveríamos há décadas na maior economia do mundo, sem sombr de dúvida.
Este País sempre teve tudo para isso.
Pense no sistema de impostos e taxas "em cascata" sob o qual vivemos e procure entender minha colocação.
Estamos num ambiente de "cereja do bolo" (aquarismo marinho de recifes de corais). Esse mercado não é gigantesco em país nenhum do mundo.
O que talvez te causa essa impressão é decorrência de ter visto lojas num país rico em que consequentemente há muito mais aquaristas desse nicho de mercado.
Abs!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#47 Mensagem por Fernando Duso »

O maior problema que vejo é que estamos a esbravejar num fórum onde vira uma discussão filosófica apenas sem grandes consequenciais na esfera fiscal.

Eu vejo as pessoas dizerem que são contra, mas não vejo apontarem soluções, ta parecendo aquele partido politico "jo no sei o que é mas jo soy contra" rsrsrs.

Se quarentena do importador é ruim, jogar no colo do aquarista peixe recém chegado também é ruim.

O aquarismo tem suas particularidades quem mora nas capitais e grandes centros se depara com varias e ótimas lojas com toda sorte de produtos imaginados, mas quem mora fora desse cenário encontra, uma loja na cidade toda que quando muito tem 5 peixes de água salgada em um aquário, bateria de água salgada só em foto de revista, ai leva o consumidor mesmo experiente a comprar o peixe mesmo não estando em boas condições porque é aquele ou aquele não tem outra alternativa e tem mais 5 de olho no mesmo peixe magro e caro, ou se arrisca mandar vir pelo correio de alguma loja grande.

Rsrsrs ai eu pergunto para os Ricardos qual a solução viável que vocês podem nos apresentar já que são contra a quarentena no importador, mas uma solução que ao menos seja mais igual na porcentagem de quem vai ficar com o prejuízo.

E se morrem tantos peixes na importação não seria o caso de rever a forma de captura e de translado para evitar que vire traslado, quem sabe ai esteja o maior culpado da morte dos peixes e não a quarentena as baterias e nossos aquários.

Abraço
Fernando

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#48 Mensagem por Alexandre Talarico »

Ai pessoal a associação está ai para isso, quem se habilita?
Concordo com voce Duso, mas ninghem vai resolver nada sosinho.
Estamos num esforço enorme para manter a ABRAQUA é muito importante para nós.
Entrem no site, pesquisem e se associem. Falta muita coisa ainda venham nos ajudar!

A ABRAQUA veio para ficar e precisa do seu apoio para te ajudar.

Aproveito o ensejo para parabenizar os esforços do nosso presidente Ricardo Bitencourt (como tem Ricardo no aquarismo!!!!!! e são bons hehe)

http://www.abraqua.org.br/

Abraços.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#49 Mensagem por Alexandre Talarico »

Fernando_Duso escreveu:Mas como barrar uma doença ou praga se não for na entrada do animal no pais como os fiscais vão saber se o consumidor final vai fazer a quarentena, entendo perfeitamente os dois lados e sei que o peixe estará mais saudável no nosso aquário mas pense por outro lado você compra um peixe que tem uma doença que não existe aqui(suposição apenas) coloca em seu aquário, ai vende um outro peixe que não quer mais levando esta doença para outro aquário e que chega na bateria de um lojista que não quarentena e que se espalha pra vários outros aquários é está cena que os fiscais querem evitar, ex. red bug, white bug, que vieram em corais importados, (porque será que tanta gente tem planarias nos seus aquários será que eles fizeram a devida quarentena!).

Exemplo disso é que não se pode quarentenar pessoas gripadas porque estão infectadas mas ainda não desenvolveram os sintomas assim como os peixes, dai o H1N1 se espalho no mundo inteiro e fez tantas vitimas.

Abraço
Fernando


Fernando, voce não é obrigado a entender do assunto e sua opinião é valida.
As doenças de transmissão vertical do animal para o homen ou seja as zoonoses, são de notificação obrigatória e também listadas na na OMS e OMC.
Cabe as nossa autoridades sanitárias impedir o comercio dos animais vetores e transmissores destas enfermidades, mas isso dá trabalho exige gente especializado então eles jogam o abacaxi no colo dos outros. (Nós toda a cadeia produtiva e o hobby perde com isso).
E como não existe fiscalização acontece o descaminho.(Nós toda a cadeia produtiva e o hobby perde com isso).
Isso não podemos aceitar.

fim do capitulo sanitário.

Os animais, plantas e colônias destes que são resilientes ou dominantes são conhecidos por todos !
Cabe as nossa autoridades ambientais impedir o comercio destes animais , mas isso dá trabalho exige gente especializado então eles jogam o abacaxi no colo dos outros. (Nós toda a cadeia produtiva e o hobby perde com isso).
E novamente como não existe fiscalização acontece o descaminho.(Nós toda a cadeia produtiva e o hobby perde com isso).
Isso não podemos aceitar.
fim do capitulo ambiental.

Cabe a nos tratarmos da educação dos que praticam o nosso Hobby e cumprirmos a lei.

Quem cuidará da idoneidade da nossa atividade????

Todas as suas preocupações são validas, mas os problemas persistem e agora ainda mais e maiores, pois a lei foi feita e eles se desobrigaram de trabalhar no e pelo processo.

Abs.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#50 Mensagem por RicardoMiozzo »

Fernando_Duso escreveu:O maior problema que vejo é que estamos a esbravejar num fórum onde vira uma discussão filosófica apenas sem grandes consequenciais na esfera fiscal.

Eu vejo as pessoas dizerem que são contra, mas não vejo apontarem soluções, ta parecendo aquele partido politico "jo no sei o que é mas jo soy contra" rsrsrs.

Se quarentena do importador é ruim, jogar no colo do aquarista peixe recém chegado também é ruim.

O aquarismo tem suas particularidades quem mora nas capitais e grandes centros se depara com varias e ótimas lojas com toda sorte de produtos imaginados, mas quem mora fora desse cenário encontra, uma loja na cidade toda que quando muito tem 5 peixes de água salgada em um aquário, bateria de água salgada só em foto de revista, ai leva o consumidor mesmo experiente a comprar o peixe mesmo não estando em boas condições porque é aquele ou aquele não tem outra alternativa e tem mais 5 de olho no mesmo peixe magro e caro, ou se arrisca mandar vir pelo correio de alguma loja grande.

Rsrsrs ai eu pergunto para os Ricardos qual a solução viável que vocês podem nos apresentar já que são contra a quarentena no importador, mas uma solução que ao menos seja mais igual na porcentagem de quem vai ficar com o prejuízo.

E se morrem tantos peixes na importação não seria o caso de rever a forma de captura e de translado para evitar que vire traslado, quem sabe ai esteja o maior culpado da morte dos peixes e não a quarentena as baterias e nossos aquários.

Abraço
Fernando


Fernando,
Em primeiro lugar:
Não tem ninguém esbravejando nem filosofando.
Isto aquí é um fórum, e todo mundo que participa escreve o que acha a respeito de cada tópico pelo qual se interessa.
Fóruns de internet servem justamente para isso, não acha?

Posto o acima, vamos adiante:
Coloquei números nas suas questões para responder o que eu acho sem ter que ficar citando cada uma porque demora, mas não editei nada. Coloco minhas respostas em itálico.

1) Eu vejo as pessoas dizerem que são contra, mas não vejo apontarem soluções, ta parecendo aquele partido politico "jo no sei o que é mas jo soy contra" rsrsrs.
A solução já existe, uma vez que nosso País é membro fundador do CITES e lá tem tudo direitinho. Todos os organismos deste mundo que são considerados em situação de risco, classificados por graduação e coisa e tal. Seguindo o que preconiza o CITES e com um Certificado Zoosanitário, este último exigido pelo Ministério da Agricultura, qualquer empresa interessada em importar peixes, corais e outros invertebrados deveria poder fazê-lo. Sem a menor necessidade dessa coisa de quarentena obrigatória.

2) Se quarentena do importador é ruim, jogar no colo do aquarista peixe recém chegado também é ruim.
Isso não é fato. Lembre-se que a gente compra o que está com vontade de comprar. Nunca ví alguém numa loja de qualquer coisa com outra pessoa apontando uma pistola .45 para a cabeça do outro dizendo "compra senão eu te mato" (aqui caberia um riso igual ao que você colocou, mas acho o assunto sério demais para dar risada).

3) O aquarismo tem suas particularidades quem mora nas capitais e grandes centros se depara com varias e ótimas lojas com toda sorte de produtos imaginados, mas quem mora fora desse cenário encontra, uma loja na cidade toda que quando muito tem 5 peixes de água salgada em um aquário, bateria de água salgada só em foto de revista, ai leva o consumidor mesmo experiente a comprar o peixe mesmo não estando em boas condições porque é aquele ou aquele não tem outra alternativa e tem mais 5 de olho no mesmo peixe magro e caro, ou se arrisca mandar vir pelo correio de alguma loja grande.
Essa é uma questão que não me caberia, mas se numa determinada cidade não tem uma loja boa e você compra um peixe que não está em boas condições só porque tem mais cinco de olho, você continua comprando porque quer ou porque se não comprar alguém vai comprar? Complicado, isso.
Para comprar de outra cidade, sugiro que faça uma visita a várias lojas de um dos grandes centros urbanos, encontre uma que te agrada e converse com o lojista. Fale que você é de outra cidade, se eles podem te enviar uma lista toda vez que chegarem peixes e corais. Se você fizer isso em várias lojas e receber várias listas, estará virando o jogo a seu favor, não acha? Daí, é você quem escolhe. Se por acaso te mandarem um peixe em mal estado, você manda email, liga para a loja, reclama, etc. Se correr tudo bem, você tem uma loja bacana para te atender.
Mas sinto que você está preocupadíssimo é com o tal do "prejuízo"...


4)Rsrsrs ai eu pergunto para os Ricardos qual a solução viável que vocês podem nos apresentar já que são contra a quarentena no importador, mas uma solução que ao menos seja mais igual na porcentagem de quem vai ficar com o prejuízo.
Este Ricardo aqui te sugere olhar aí para cima neste post, onde coloco o que acho que deve ser feito e não se preocupar tanto com o seu prejuízo. Se funcionasse de acordo com o que coloco acima, estou certo de que o prejuízo não seria seu (já que essa é o que me parece ser a sua grande e fundamental questão - me desculpe se estou errado, por favor. Não faço mal juízo de ninguém nem sou preconceituoso).

5) E se morrem tantos peixes na importação não seria o caso de rever a forma de captura e de translado para evitar que vire traslado, quem sabe ai esteja o maior culpado da morte dos peixes e não a quarentena as baterias e nossos aquários.
Não sei de onde você tirou a informação de que morrem tantos peixes na importação. O que posso lhe afirmar é que fui profissional desse ramo por mais de dez anos e recebí importação atrás de importação (ís vezes mais de duas toneladas em carga aérea de cada vez), sendo raríssimas as ocasiões em que houve mortandade significativa.
Inclusive, posso te dizer que nessas raras ocorrências, grande parte foi por coisas como a carga (que é viva e tem prioridade na Aduana) ficar jogada debaixo do Sol por períodos como oito a dez horas, e outras causas que não têm nada a ver com a "qualidade" do exportador e seus animais.
Quanto aos métodos de coleta, traslado, etc:
O mundo funciona do jeito que funciona.
Qestionar esse tipo de coisa é que me parece o que você coloca como "discussão filosófica".
Acho que as empresas que praticam coleta ou criam em cativeiro de maneira apropriada vão para a frente porque mantém seus clientes - os importadores na origem, lá do outro lado do mundo, ou aqui mesmo no Brasil. As que fazem caca fecham or falta de clientes.
O mesmo com as companhias aéreas e seus métodos de trabalho.
Vimos recentemente enormes mudanças nessa área. Companhias aéreas tradicionais "acabando" e surgindo outras.
Na minha opinião - e agora vem um pouco de filosofia - estamos vivendo o que considero talvez o período mais interessante da História da humanidade.
Vamos aproveitar tudo isso de maneira positiva?
Grande abraço!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#51 Mensagem por Fernando Duso »

No item 2 você sabe que amor ou paixão a algo são mais poderosos que uma arma de qualquer calibre ou não sabe.

Alguem sabe me dizer qual o valor do imposto pago para importar peixes ?

Agradeço a explicação acima, me esclareceu uma grande duvida que eu lia em vários tópicos que peixes e corais eram caros por causa do grande numero de morte em sua importação devido a isso se colocava uma margem de lucro alta devido as perdas.

Mas agora que você Miozzo nos garante que isso é só um boato que não passa de uma inverdade disseminada por pessoas sem conhecimentos.

"Mas sinto que você está preocupadíssimo é com o tal do "prejuízo"...

Realmente pareceu que estou preocupado só no prejuízo e não nos peixes, mas meus peixes quando passam da primeira semana duravam anos.

Na sua ultima colocação ficou bem claro a sua preocupação quanto a saúde dos animais e quanto é importante desonerar essa quarentena obrigatória aos importadores, mas sinto que vindo de você não se trata de lucro e prejuízo e sim apenas da saúde dos animais.

"Quanto aos métodos de coleta, traslado, etc:
O mundo funciona do jeito que funciona.
Qestionar esse tipo de coisa é que me parece o que você coloca como "discussão filosófica".

Se a coleta e transporte matam o peixe porque estamos discutindo sobre quarentena, alguém que se preocupa tanto com a natureza deveria se engajar em prol de solucionar a parte onde existem perdas e não se ater a um simples processo de quarentena afinal você não está preocupado com o prejuízo né ou lucro e sim com os pobres animaizinhos.



Abraço
Fernando

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#52 Mensagem por RicardoMiozzo »

Fernando,
Amor e paixão por aquarismo é uma coisa. Comprar qualquer peixe porque se não o fizer outro compra é outra coisa. Te dei várias dicas para virar o jogo a seu favor no longo post, ao qual dediquei tempo e boa vontade. Por favor, não pense que estou contra você porque isso não é verdade. Pode olhar no texto. Só tem posições positivas e em prol do aquarismo.

Sobre impostos, taxas e emolumentos que recaem sobre importação de peixes aconselho perguntar a um contador que saiba fazer o cálculo. Você é capaz de tomar um susto.

Sobre os vários tópicos que você leu a respeito de alta mortandade de peixes e corais na importação:
Por favor, coloque os links para eu ler também.
Enquanto fui profissional do ramo, a taxa de perdas que tínhamos era baixíssima.
Quanto í das outras empresas, sinceramente desconheço. Mas se é alta demais, tem algo errado, como fornecedor ruim, erros no processo de recebimento das cargas, como por exemplo na aclimatação, etc. Não tenho como dar palpite no que os outros fazem. Posso relatar a minha experiência, e foi o que fiz.

"Mas agora que você Miozzo nos garante que isso é só um boato que não passa de uma inverdade disseminada por pessoas sem conhecimentos."
Eu não garanto nada. Por favor, leia acima. O que posso relatar é minha experiência, e não tenho um pingo de motivo para mentir.

"Realmente pareceu que estou preocupado só no prejuízo e não nos peixes, mas meus peixes quando passam da primeira semana duravam anos."
Sim, me pareceu assim. Que bom saber que seus peixes têm vida longa no seu aquário! Fico realmente feliz em saber!

"Na sua ultima colocação ficou bem claro a sua preocupação quanto a saúde dos animais e quanto é importante desonerar essa quarentena obrigatória aos importadores, mas sinto que vindo de você não se trata de lucro e prejuízo e sim apenas da saúde dos animais."

Você está certo. Minha preocupação primeira sempre será com a saúde dos animais. Isso é fundamental. Sem animais saudáveis, não há hobby saudável.
Mas as conseqüências que a boa saúde dos animais geram no mercado são óbvias:
Peixe saudável tem custo mais acessível porque não morre. Além disso, o aquarista só compra um, ao invés de vários.
Meu problema não é com custos, e sim com uma visão bem abrangente do sistema todo, e acho que já escreví acima a respeito disso, mas vou repetir;
A quarentena obrigatória prejudica a condição dos peixes e corais. Quanto mais tempo demorarem para chegar a um aquário saudável e equilibrado, pior para eles.
A quarentena obrigatória, da forma que é praticada, não chega a objetivo nenhum a não ser justamente onerar os custos do importador, e por consequência de toda a cadeia do sistema. O peixe chega com preço mais elevado a você por causa dessa obrigatoriedade absurda e totalmente sem sentido. Se você ler a Portaria vai entender o que eu estou escrevendo.

"Quanto aos métodos de coleta, traslado, etc:
O mundo funciona do jeito que funciona.
Qestionar esse tipo de coisa é que me parece o que você coloca como "discussão filosófica".

Se a coleta e transporte matam o peixe porque estamos discutindo sobre quarentena, alguém que se preocupa tanto com a natureza deveria se engajar em prol de solucionar a parte onde existem perdas e não se ater a um simples processo de quarentena afinal você não está preocupado com o prejuízo né ou lucro e sim com os pobres animaizinhos.

Eu não disse em nenhum momento que a coleta e método de transporte matam peixes. Isso quem deduziu foi você. Eu já ví coleta e já acompanhei transporte, e te afirmo que não "matam peixes" como você coloca.
Eu me preocupo sim com a Natureza. E bastante.
Ao ponto de nunca ter importado animais de empresas que os obtivessem de forma escusa ou com uso de veneno.

Meu ponto crucial é ser contra o processo de quarentena obrigatória porque isso não funciona na prática e prejudica o mercado e os aquaristas.

Sinto que estamos saindo do ponto central do tópico e que você está desviando o assunto com certa ironia nas suas colocações.
Peço que considere o que escrevo aqui como algo vindo de alguém que conhece um pouco o mercado de aquarismo e seus meandros.
sou a favor de aquarismo saudável e feliz para toda a cadeia que envolve o hobby, a saber:
O exportador (tive o privilégio de conhecer muitos), o importador (idem), os lojistas (idem) e os aquaristas (idem).
Quando todo o processo é baseado em regras claras, funciona muito bem, os peixes e corais são saudáveis, e todos saem ganhando, felizes e contentes.
Sem rancores ou ironia velada.
Pense no que escreví de maneira mais positiva, por favor.
Verá que existe lógica no que escrevo e que não estou contra você de forma nenhuma.
Estou em prol do aquarismo (que envolve todos nós).

E, sinceramente, o que mais me torra a paciência são medidas contra o hobby disfarçadas de soluções ideiais (como é o caso da Portaria da Quarentena Obrigatório) porque induzem gente como você a achar que esse tipo de coisa é "baixada" para ajudar.
E também estou cheio de ouvir que tudo de ruim que acontece neste mundo é por culpa de aquarismo.
Eu não compreendo porque a partir da década de '90 os canhões se viraram contra nosso hobby e sempre que possível bombardeiam com tanto gosto e vontade.

90% do que sai na mídia sobre problemas gerados por aquarismo é mentira - notícias são distorcidas para culpar "alguém", e esse alguém somos sempre nós (curiosamente o elo mais fraco da cadeia - vide as reais razões por terem sido proibidas a coleta de rochas e substratos vivos e dezenas de espécies de animais aquí no Brasil. Eu te garanto que o fato gerador não foi o aquarismo, mas quem pagou o pato fomos n'so.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#53 Mensagem por Fernando Duso »

Eu tenho o direito de vir aqui questionar, pedir explicação, querer entender do assunto, ter uma posição diferente da sua verdade, e obrigado por me dar a chance de virar o jogo ao meu favor, mesmo não sabendo que jogo é esse agradeço a sua intenção, as vezes provoco as pessoas para extrair o melhor delas, peço desculpas.

Vou acompanhar esse tópico apenas como leitor de agora em diante como forma de erudição pessoal, e sempre bom poder estar na presença de pessoas bem informadas e esclarecidas.

Quando alguém discorda, não tem as mesma ideia que a nossa, não significa que sejamos inimigos apenas não compartilhamos do mesmo pensamento e isso é saudável, desde que não se viva sob regime comunista.

Por favor prossigam com o tópico.


Abraço
Fernando

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#54 Mensagem por fabio simoes »

Vou concordar com o Fernando...

Olha, eu até meio que mudei de opinião, fiquei na dúvida, em cima do muro, voltei atrás. Mas sinceramente, no meu âmago, como consumidor final, não consigo achar ruim a quarentena.

Acho que isso que fará os importadores se preocuparem mais com seus fornecedores internacionais.

Vai subir o preço dos peixes, com certeza, mas talvez diminua o custo final entre perdasxalegrias.

Podem tacar pedra.

é só uma opinião

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#55 Mensagem por RicardoMiozzo »

Não estou tacando pedra e não quero criar caso com ninguém.
Fernando e Fabio, mantenham suas opiniões e bom aquarismo!
A minha, que não é Lei nem nada, é o que expus acima, e pelo menos acho que segue certa lógica.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Vladimir Simões
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Out 2010, 09:02
Apelido: AquariumGroup
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#56 Mensagem por Vladimir Simões »

De volta ís perguntas originais:

1 - Você concorda com a quarentena para peixes importados?
2 - Você acha que os peixes que se encontram í venda nas lojas atualmente estão em condições gerais superiores ou inferiores, comparando com o que se encontrava antes da "Lei da Quarentena"?
3 - Você percebe alguma relação benéfica ou maléfica quanto í condição dos peixes e a Lei da Quarentena? Se percebe, por favor, coloque seus comentários.


1. Sim, sou a favor;
2. Não tenho esse dado;
3. Não tenho esse dado.


Por que sou a favor? Porque qualquer chance de minimização de danos potenciais deve ser valorizada. Danos ao meio ambiente, danos ao ramo de piscicultura de corte -- não podemos deixar de ver que o mundo vai além da aquariofilia. E temo também o dano ao nosso setor, porque se acontece uma situação dessa (introdução de doença exótica a partir de peixes ornamentais), aí sim nosso ramo vai sofrer como jamais sofreu.

Pelo o que acompanhei, essa exigência de quarentena jamais foi pensada originalmente para o setor de peixes ornamentais, mas quase exclusivamente para peixes de corte, tanto assim que tiveram que mudá-la ís pressas pois era proibida a venda dos peixes importados, sendo originalmente permitidas apenas os filhotes obtidos dos importados! Nosso setor praticamente "não existe" para o Governo...


O comentário que deixo é que, lendo o tópico todo, vejo que a grande crítica do Miozzo é quanto a quarentena ser feita no importador,. Entendi ainda que ele a condena pela má condição que gera aos peixes. Então os importadores estão fazendo uma má quarentena, é isso? Deixo, então, uma pergunta:
- se o lojista e os hobistas sabem como fazer corretamente, por que o importador faz uma má quarentena?
Imagem
Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#57 Mensagem por RicardoMiozzo »

Sua pergunta até seria pertinente se em qualquer lugar do mundo existisse algo parecido com quarentena no importador.
O problema é justamente esse. Ao importador cabe importar os animais e bendê-los aos lojistas, e creia-me, isso já é um trabalho hercúleo!
Como argumento final, sugiro que experimente ler a Portaria e tentar entender (sem cair no sono ou achar que você é completamente burro - pois é assim que a gente termina a leitura caso não durma antes).
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Vladimir Simões
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Out 2010, 09:02
Apelido: AquariumGroup
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#58 Mensagem por Vladimir Simões »

Não respondeu minha pergunta...

Hoje cabe ao importador importar os animais, quarentená-los e só então vendê-los. Aumentou uma etapa, basta fazê-la corretamente, não é difícil. Não entendo o motivo de estar esperneando tanto...
Imagem
Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#59 Mensagem por RicardoMiozzo »

Vladimir,
Coloquei acima que não estou esperneando.
A "etapa a mais" é extremamente prejudicial aos animais, porque os estressa muito mais do que acontecia antes da obrigatoriedade.
Na prática, a teoria é outra.
Não há a menor justificativa para quarentenar peixes ou outros animais marinhos, pois a possibilidade de qualquer tipo de agente patogênico ser disseminado se não houver a quarentena é zero.
Portanto, a quarentena é inútil, desnecessária e prejudicial aos animais.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#60 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Poxa vida! Fiquei impressionado; como a humanidade conseguiu sobreviver í aquariofilia até antes da normatização da quarentena? É uma grande sorte do destino ainda estarmos vivos e respirando. :shock:

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”