🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quarentena de peixes e sua qualidade

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Quarentena de peixes e sua qualidade

#1 Mensagem por RicardoMiozzo »

Não pude fazer este post como uma enquete, mas ficam aqui algumas perguntas a todos os participantes deste fórum que são aquaristas desde antes da imposição de quarentena de peixes importados para o Brasil (lembro que este País é o único no mundo que tem tantas exigências e imposições em relação ao aquarismo marinho):
1 - Você concorda com a quarentena para peixes importados?
2 - Você acha que os peixes que se encontram í venda nas lojas atualmente estão em condições gerais superiores ou inferiores, comparando com o que se encontrava antes da "Lei da Quarentena"?
3 - Você percebe alguma relação benéfica ou maléfica quanto í condição dos peixes e a Lei da Quarentena? Se percebe, por favor, coloque seus comentários.
Obrigado!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu nao sei como estão sendo os procedimentos de quarentena na importadora... mas posso dizer por experiencia de um animal q comprei há anos atras, quarentenando na loja.

Na Ecoanimal tinha um achilles lindo, mas nao tava comendo nada... e meio debilitado. Passados algumas semanas liguei novamente e perguntei se tinham um achilles, o funcionario me respondeu q sim comendo de tudo. Fui pra loja e vi um animal extremamente ativo e pegando ração... cheguei a duvidar q fosse o mesmo animal.

Antes deste cheguei a ir em outra loja e vi um achilles q só comia artemia... resisti ao impulso de compra-lo. Um conhecido comprou.... perdeu pouco tempo depois.

Na minha opiniao na bateria de loja existe uma condição mais favoravel pro alivio do stress do animal do q dentro de um aquario já povoado... pois provavelmente ele receberia uma recepcao calorosa dos demais animais. SE bem q existem baterias e baterias...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#3 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ok, Celso, mas essa não é a questão. Leia bem o que coloquei:
1 - Você concorda com a quarentena para peixes importados?
2 - Você acha que os peixes que se encontram í venda nas lojas atualmente estão em condições gerais superiores ou inferiores, comparando com o que se encontrava antes da "Lei da Quarentena"?
3 - Você percebe alguma relação benéfica ou maléfica quanto í condição dos peixes e a Lei da Quarentena? Se percebe, por favor, coloque seus comentários.
Obrigado!
Eu gostaria de ver opiniões de aquaristas.
Vou responder a mim mesmo de maneira como entendo as perguntas, ok? Veja o post seguinte a este, por favor.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#4 Mensagem por RicardoMiozzo »

RicardoMiozzo escreveu:Não pude fazer este post como uma enquete, mas ficam aqui algumas perguntas a todos os participantes deste fórum que são aquaristas desde antes da imposição de quarentena de peixes importados para o Brasil (lembro que este País é o único no mundo que tem tantas exigências e imposições em relação ao aquarismo marinho):['quote]
1 - Você concorda com a quarentena para peixes importados?

Não.
2 - Você acha que os peixes que se encontram í venda nas lojas atualmente estão em condições gerais superiores ou inferiores, comparando com o que se encontrava antes da "Lei da Quarentena"?

Muito inferiores.
3 - Você percebe alguma relação benéfica ou maléfica quanto í condição dos peixes e a Lei da Quarentena? Se percebe, por favor, coloque seus comentários.

Sim, percebo grande malefício para os animais, os importadores, os lojistas e consumidores, ao ponto de considerar a Lei da Quarentena um desserviço ao aquarismo neste País.
A quarentena obrigatória pela qual os peixes passam nos importadores concorre para estressá-los ainda mais.
Deve-se levar em conta que cada peixe, coletado ou criado em cativeiro, sofre estresse suficiente desde sua origem= independente de qual seja - e creio que seu melhor destino seria como antes da "Lei da Quarentena".
Os peixes eram vendidos imediatamente aos lojistas.
Nas lojas, eu podia escolher entre levar o peixe para casa no dia em que o lojista me avisava que haviam chegado novos peixes, ou pagar pelo peixe e pedir para que ele ficasse na loja aos cuidados do lojista até que ele estivesse se alimentando bem.
Eu, pessoalmente, sempre comprei peixes e os levei para casa imediatamente.
Tenho notado que desde a instituição da "Lei da Quarentena" os peixes, ao invés de chegarem a mim em melhor condição, chegam mais magros, menos coloridos e isso me parece ser sinal de forte estresse.
Além disso, conheço muitos e muitos casos de peixes comprados por amigos que vieram a ter problemas, mesmo após a tal "quarentena" (o que, para mim, invalida completamente o princípio gerador da obrigatoriedade da quarentena).
É mais um entrave burocrático para dificultar a propagação do hobby e da competição de mercado, pois são pouquíssimas as empresas capazes de cumprir a impressionante coleção de documentos necessários para a habilitação e aprovação da "quarentena".
Na minha opinião, a "Lei da Quarentena" é algo prejudicial aos peixes, aos importadores (por elevar muito seus custos), aos lojistas (por conta do alto preço de cada peixe, comparado ao que era praticado antes da "Lei da Quarentena") e finalmente a mim como consumidor (pela somatória dos fatos citados anteriormente e í muito menor variedade e "qualidade" do que estou vendo nas lojas desde a instituição dessa obrigatoriedade.).
A "Lei da Quarentena" é incapaz de atingir sua proposta inicial, que creio ser evitar a propagação de agentes patogênicos nos aquários de lojas e depois nos aquários particulares.
A intenção pode ter sido boa, mas na prática o objetivo é inatingível.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#5 Mensagem por Nilo Otaviano »

A quarentena obrigatória não é para os peixes virem mais saudaveis para nós, é para evitar alguma doença que possa vir junto com ele e afetar a nossa fauna local 2guns

Ou pelo menos eu acho que é isso icon_drunk

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#6 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Caro Ricardo
1- Não concordo com quarentena obrigatória na importação; quanto mais tempo o animal leva para chegar ao seu destino final e iniciar a sua adaptabilidade ao ambiente, maior será o estresse a que será submetido (grandezas diretamente proporcionais).
2- Muitos imaginam que as condições gerais estão melhores, impressionam-se com a palavra "quarentena", mas não lembram (ou não sabem) do que está na resposta 1. Ledo engano, os animais estão mais desbotados, magros (quando são peixes, nitidamente usando a reserva de energia que fica na cabeça, onde você obsrva que o animal está com a cabeça mais inchada e o resto do corpo com aparência caquética), apáticos e com uma letargia não comum a determinadas espécies. Não necessariamente com todos esses sintomas, os quais podem ser isolados ou em conjunto.
3- Maléfica; quarentena de animais aquáticos para fins de aquariofilia (erroneamente chamado e aceito como "ornamental") é o próprio aquário do aquarista. Se não fosse assim, antes do advento da obtusa normatização o país estaria imerso numa praga secular e toda a população de pessoas e animais brasileiros estaria extinta.

Trata-se única e tão somente de mais uma "regra" que impõe elevadíssimos custos (aí o pessoal reclama depois que as coisas estão mais caras!), favorece a burocracia e dá margens ao aumento da corrupção; sem contar do nítido incentivo í clandestinidade.

As relações comerciais entre aquaristas e empresários do ramo (com exceção dos maus, tanto de um lado quando do outro) sempre resolveram bem a questão de eventual mortalidade de animais comprados. Aliás, a Lei (e não portarias - que mais parecem porcarias - instruções normativas e outras pataquadas que restringem direitos das pessoas), que no caso é o Código de Defesa do Consumidor, seria muito melhor aplicado e solucionador dessas relações de consumo do que essas normatizações que mais entravam do que ajudam.

O que as pessoas não se dão conta é que têm direitos seus restringidos e imposições de obrigações (e isso é grave) por órgãos que não poderiam fazer tais restrições ou gerar tais obrigações, pois prescindiu-se do devido processo legislativo (só esse tem poder para isso).

Por enquanto é isso aí.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Entao ... eu nao consigo opinar enqto aquarista pelo fato de nao saber como é realizada a quarentena na importadora versus uma na bateria de uma loja.

Não tenho acompanhado muito as importacoes, pois como meu reef já é relativamente formado, nao compro muitos animais, apenas suplementos ou racao qdo necessarios.

Eu acho importante a quarentena do animal antes da compra pelo aquarista por isso citei a experiencia q tive com o achilles.

O maior problema na visao de aquarista novamente q vejo é a impulsividade do consumo, pelo lado lojista é ótimo, mas vejo muita gente comprando peixe sem ao menos ver se tá se alimentando corretamente, depois postam posts enormes pedindo ajuda q ele tá convalecendo. Isso é valido tanto pra novatos qto alguns considerados mais experientes. O segundo caso do Achilles q citei é de um aquarista relativamente conhecido e considerado experiente, mas o impulso de comprar um animal as vezes fala mais alto ... é o q em outras áreas chamados no minuto de bobeira.

Talvez o Talarico como importador consiga nos dar uma visao mais clara do q está acontecendo hj em relacao a isso.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#8 Mensagem por André Fonseca »

Bom, vamos lá...

1 - Você concorda com a quarentena para peixes importados?

Feita no Importador, não. Na loja, como o Miozzo respondeu, quando vc vê o peixe e pede para o lojista ficar com ele durante mais alguns dias, sou a favor sim.

2 - Você acha que os peixes que se encontram í venda nas lojas atualmente estão em condições gerais superiores ou inferiores, comparando com o que se encontrava antes da "Lei da Quarentena"?

Faz muito tempo que não adquiro peixes em lojas que tenham acabado de chegar de uma importação. Ultimamente tenho pego animais de outros aquaristas. Então essa fico sem opinar...

3 - Você percebe alguma relação benéfica ou maléfica quanto í condição dos peixes e a Lei da Quarentena? Se percebe, por favor, coloque seus comentários.

Toda e qualquer ação que for um "entrave" para fazer o peixe chegar ao seu destino final (lojas que os tratam como seres vivos e não como mercadoreias ou os nossos aquas), é um malefício muito grande, pois o stress só tende a aumentar.

Agora mudando um pouco de foco, mas mantendo ainda as coisas em cima da "quarentena", ter um aqua de quarentena em casa e fazer uso dele é uma boa.

Falo isso por "experiência" própria...

icon_crybaby
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#9 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Caro André

Concordo plenamente no que diz respeito ao aquário quarentena (do aquarista); também concordo daquela espécie de "quarentena" (se é que assim podemos chamar) feita pelo lojista; faz parte da relação de consumo e vai depender do tipo de cliente; embora eu, pessoalmente, prefiro não ficar deixando os animais que eu compro na bateria de loja.

Quanto a periodicidade de aquisições de animais, eu também estou com meus sistemas estabilizados em relação ís espécies; entretanto, como sou presidente da ABRAQUA, acabo ouvindo os comentários de outros colegas.

Um grande abraço.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#10 Mensagem por RicardoMiozzo »

Agradeço aos que participaram até agora e gostaria de ver mais opiniões.
A minha é muito clara: quanto menos tempo o peixe demorar para entrar no aquário, melhor. Qualquer aquário estável e bem montado é pelo menos quatrocentas vezes melhor do que qualquer bateria.
Peço atenção para um fato:
Não confundir aquário hospital com quarentena em casa.
Hospital pode ser útil em alguns casos e "aquário de quarentena" em casa, para mim, é o aquário, mesmo.
Comprei um A. lineatus que estava magrelo e sem querer comer nada. Em dois dias de aquário ele comeu artêmia e escarola. Hoje ele come ração também. Demorou menos de uma semana. Ele é bem pequeno e demole uma folha verde-claro do pé de escarola todo dia, que eu tiro do miolo da escarola (é a melhor parte). Já está começando a engordar. A loja em que o comprei é muito boa, mas acho que se ele tivesse ficado lá, hoje seria óbito.
Causa: Estresse demais. Entra e sai de gente na loja o dia todo, outros peixes que são vendidos (gente mexendo na bateria para pegar os outros peixes, assustando os que permanecem, etc.).
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#11 Mensagem por Reinaldo Chen »

A quarentena de peixes importados da forma descrita em sua lei não existe e abre margem a improvisos, corrupção e prejuízos a animais e a toda cadeia do hobby.

A quarentena é prática benéfica porém deve ser feita com critério e na maioria das lojas e importadores não há espaço e conhecimento para isso. Quarentena não é hospital, é um aquário equilibrado capaz de oferecer as melhores condições para a adaptação a novas condições de ambiente e alimentação.

Muitas espécies atualmente estão chegando com qualidade melhor que a 5 anos atrás, mas isso se deve a melhora das práticas de coleta lá fora, da logística e por ai vai... não pelas mudanças da quarentena obrigatória. Pegando espécies comuns como donzelas e yellow tangs, a quarentena obrigatória está aumentando as mortes com certeza...

A quarentena obrigatória é ineficaz, ajuda sim a ser a primeira peneira obrigatoriamente para o importador , que antes poderia empurrar algo para frente e hoje ou tem instalação ou a perda é grande (e muita gente ainda acha que é só sorte ...) resultando em maior custo e não revertendo em benefício ao aquarista que tem a falsa sensação que o peixe está limpo graças a "quarentena"

Independente da qualidade da quarentena na loja, no importador etc, cabe ao aquarista fazer sim uma quarentena própria, adaptando o animal aos seus cuidados, suas práticas de forma que quando colocar um peixe no aquário principal, ele tenha plenas condições de prosperar. Existem situações que a colocação no display direta pode salvar um animal, como o clown tang do Miozzo. Mas na maioria das vezes o aquário já é cheio e inadequado e uma tentativa dessas só traz frustração e um grande prejuízo... Assim na maioria dos casos é sim recomendável ter um aquário de quarentena montado, equilibrado e pronto para uma aquisição, pois nem sempre encontramos um peixe que queremos, mas sempre vamos encontrar um quando não devemos ... após ter completado o aquário a quarentena pode ser desativada ou transformado em um outro aquário... mas é um importante instrumento ao aquarista e seu investimento é mínimo, perto do valor de qualquer perda ...

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#12 Mensagem por André Fonseca »

Agora me apareceu uma curiosidade...

A quarentena que o IBAMA exige dos importadores tem algum padrão específico???

Ou segue as mesmas condições daquelas que encontramos nas lojas ou em casa???

:roll:
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#13 Mensagem por RicardoMiozzo »

Chen, agradeço pela sua opinião.
Gostaria apenas de lembrar que na situação em que o aquário já tem peixes e inadequado, não é a quarentena obrigatória que muda qualquer coisa.
Isso é responsabilidade e uso de bom-senso do comprador.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#14 Mensagem por RicardoMiozzo »

André:
Sim. Tenha a boa vontade de ler tudo e depois tentar compreender.
http://www.abraqua.org.br/categoria/palavras-chave/ornamentais
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#15 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Eu ia passar o mesmo link para vocês lerem......o Miozzo chegou na frente!!!! icon_joia icon_joia icon_joia

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#16 Mensagem por RicardoMiozzo »

Peço a gentileza a todos que tentem conseguir ler tudo sem dormir e depois me dizer exatamente como deve ser feito.
Aos interessados em importar peixes seguindo a normativa que apelidei de "Lei da Quarentena", sugiro tentar iniciar o processo junto aos Órgãos competentes e ver quanto tempo levará e contar quantas idas e vindas a todos os Órgãos competentes serão necessários.
Não há ironia implícita neste post.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#17 Mensagem por André Fonseca »

Miozzo,

Ou eles não falam NADA sobre as baterias, na linguagem utilizada na IN, "reservatórios", ou eu dormi mesmo...?!

Em nenhum momento está descrito qual o tamanho mínimo para esses "reservatórios". Informações sobre o manejo e a manutenção existem aos montes (ex: tomar banho quando entrar e ao sair da Quarentena, sala "limpa" e sala "suja", identificação...), mas o que realmente importa quando falamos de quarentena, "PATAVINA"!!!

Tá doido!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#18 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Entendo que esse post foi colocado pela pessoa que mais entende de saúde de peixes que eu já conhecí.

O Miozzo tem um olho clínico impressionante e tenho certeza de que ele sabe do que está falando.

Não é o caso de "puxar o saco" não, já presenciei ele em importações e o que eu via era ele olhando os peixes e somente depois desas olhadas ele pegava ou não o peixe.

Assim como o André colocou, não há nada especificando exatamente nada de nada.

É incrível o que eles fazem!


Abraços.

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#19 Mensagem por fabio simoes »

Como acabei de perder tudo graças a uma doença, explicado no tópico próprio...., estou meio traumatizado, portanto:

Sou a favor da quarentena.

Talvez com isso, os importadores fiquem mais preocupados com a qualidade dos peixes adquiridos e os métodos de transporte destes.

Já adquiri um tang, já morto, que tenho certeza, agora, que foi capturado com arsênico. Paguei sim, bem mais barato, do que as outras lojas estavam vendendo, mas nem desconfiei... fui lá o peixe estava saudável, comendo.... e comprei.... pensei: "bom negócio"

Desde o início o mesmo demonstrava um nadar estranho, nunca firmou sua cor, as vezes ficava procurando ar, com se com algum problema respiratório, sempre ofegante, nunca beliscou rochas, algas.

Com a quarentena o importador deverá tomar muito mais cuidado de quem adquire seu peixe e o maior beneficiado é a loja.

O que acontece hoje, o aquarista compra o peixe de uma loja, se percebe uma semana depois que o peixe estava doente, que teve algum trauma e ele acaba morrendo, esse aquarista não compra mais peixes naquela loja e culpa o lojista, que na verdade apenas recebeu o lote do importador, que é o elo da cadeia que deveria se preocupar com a procedência do peixe....

Realmente, o ideal é vc comprar o peixe e deixar ele na bateria da loja...... mas e se o peixe morre em uma semana... no mínimo o clima vai ficar ruim.....quem vai arcar com o prejuízo o lojista que vendeu um peixe que já estava debilitado ou o aquarista, que comprou "no estado"?

Minha humilde opinião.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#20 Mensagem por RicardoMiozzo »

Fabio,
Desculpe, mas o tópico não tem nada a ver com o que você colocou, e o problema que enfrentou não tem nada a ver com quarentena. O que aconteceu com seu aquário, na minha opinião, foi muito triste, mas não tem nada a ver com o programa de Quarentena Obrigatória imposta pelos Órgãos competentes deste País. Compreendo seu estado de tristeza, mas peço para que pense no foco do tópico.
Se formos levar seu raciocínio a longo prazo, não dá para colocar peixe no aquário nunca.
Abaixo, vou responder com mais exatidão as suas colocações e peço desculpas antecipadamente se te chateio com meus comentários, ok?
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 19 Out 2010, 19:49, em um total de 1 vez.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”