🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

CERAMICA X ROCHA VIVA

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

CERAMICA X ROCHA VIVA

#1 Mensagem por Bernardo Berro »

Amigos,

Conversando com terceiros chegamos num impasse. Afinal, dentro de um sump estilo fixado no aquario (boyu, redsea e etc), qual seria a melhor forma de filtragem biologica dentro das midias no sump trazeiro: Ceramica ou rocha viva? Digo de antemão que as rochas vivas já estarão presentes dentro do aquario e a ceramica ficaria junto com as midias convencionais(carvao ativo, bioballs, espuma e etc...)

No meu caso que possuo um Boyu HS-60, onde dentro do aquario irei completar com 15% do seu volume de rochas vivas (25kg). Seria melhor eu retirar a ceramica e colocar mais rochas vivas no espaço do sump? As rochas vivas que estarão no sump não terão luz, isso implica no fator biologico das mesmas devido a falta de luz?

No meu caso, qual seria a melhor opção: Ceramica ou rocha viva dentro do sump?

Agradeço a todos os comentarios! Desde já grato pela atenção, grande abraço
Prof. Bernardo Berro
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#2 Mensagem por André Fonseca »

Olá Bernardo...

Deixo dentro do Sump somente os equipamentos necessários para o bom funcionamento do aqua...

Nada além disso.

Se colocar alguma coisa a mais, fica por no máximo 15 dias, depois já tiro do Sump, como é o caso do Carvão.

O Perlon, ou Lã Acrílica, só uso depois das TPAs, e deixo de um dia para o outro, depois já tiro também.

Isso pq qualquer coisa que vc colocar no Sump, onde a água vai circular, será como uma "barreira" para toda sujeira que descer pelo overflow, piorando a qualidade da sua água.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#3 Mensagem por Bernardo Berro »

Andre, fiquei um pouco confuso, entendi que vc so deixa as midias que sao "necessarias" e de cotidiano ja pertencem ao sump( esponja, carvão ativo, ceramica e bioballs) certo?!

Ou seja, eu não deveria trocar a ceramica por rochas vivas certo?! Ou deveria retirar as ceramicas do sump tmb?

Desculpe-me se esiver errado, mas sou iniciante em aquario marinho, e como existem muitas ideias difusas, acabam me confundindo. Pois quando vejo um projeto de sump para aquarios grandes, vejo um skimmer e rochas vivas anexadas as bombas que irão retirar e devolver a agua ao aquario principal.

So queria entender melhor aquilo que voce me explicou acima. Desde já muito obrigado!
Abração,
Bernardo Berro
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#4 Mensagem por André Fonseca »

Opa Bernardo,

Na verdade o que fica no Sump são os equipamentos: Skimmer, bombas, aquecedor, UV, eclusa...

Sobre as mídias, a única que uso de vez em quando é o carvão.

Bio balls, cerâmica e Perlon precisam ser trocados ou limpos com muita frequência, caso contrário vão fazer o nitrato subir!!!

Sobre as RVs que vc observa no Sump, elas podem estar ali aguardando para subir pro aqua ou então fazendo parte do "refúgio"...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#5 Mensagem por RicardoMiozzo »

Bernardo, desculpe a intromissão, mas n!ao é necessário colocar rochas no sump.
E é absolutamente prejudicial colocar cerâmica ou bioballs, porque só causam sujeira e são verdadeiras fábricas de nitratos.
Eu uso só uma esponjinha que veio com o aquário no vertedouro e troco por uma limpa e seca lavada apenas em água corrente de torneira) dia sim, dia não.
E carvão ativado em base permanente, 0,5gr por litro de água do aquário, logo abaixo da esponjinha. A cada 30 dias, jogo o carvão fora e substituo por novo (uso HydroCarbon da Two Little Fishies).
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#6 Mensagem por Bernardo Berro »

Intromissão alguma Ricardo, seus conselhos são muito bem recebidos e agradeço a todos que estao contribuindo para o meu novo Reef.
Antes eu vinha com aquela mentalidade (provavelmente) fruto comercial, onde os fabricantes prometem produtos mirabolantes, onde cada qual promote maravilhas, e quanto mais tipos de midia filtrante melhor... Rsrsrs melhor para eles que vendem mais midias...

Continuando com você ricardo, o mesmo me disse que usa 0.5 gramas de carvao ativo por litro, se meu aquario possui 190 litros, eu deveria usar 100 gramas de carvão ativo por mes certo? Eu uso o da red sea, sabe se é um bom produto? Ou devo partir para outra marca?

Pelo aquilo que conclui, e que aparentemente todos tendem pela mesma ideia, é de que a maioria das midias acabam produzindo mais nitrato. Ou seja, irei retirar a ceramica e bioballs. E manter no sump os equipamentos e de midia o carvao ativo e as esponjas.

Apos retirar as bioballs e ceramicas, terei espaço sobrando, ai faço uma questão para todos: Posso retirar algumas rochas vivas do aquario e colocar no sump? Apenas por visual estetico, pois eu acho mais bonito um aquario com uma vista mais "clean", apenas coloquei dentro do aquario os kilos necessarios para uma boa biologia (25kilos), mas acharia mais bonito menos. Ou seja, retirar algumas do aquario e colocar dentro do sump seria maléfico? As rochas dentro do sump geram algum problema na circulação na bomba? Por nao ter luz direta atrapalharia a mesma no processo biologico?

Desde já muito grato a todos!!! Fico muito feliz com a disponibilidade e paciencia de todos em ajudar terceiros!!! O forum esta de parabens!!!
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#7 Mensagem por RicardoMiozzo »

Obrigado, e vamos lá, então (vou editar seu post para responder, ok?)

Bernardo Berro escreveu:.
Antes eu vinha com aquela mentalidade (provavelmente) fruto comercial, onde os fabricantes prometem produtos mirabolantes, onde cada qual promote maravilhas, e quanto mais tipos de midia filtrante melhor... Rsrsrs melhor para eles que vendem mais midias...


Não é o caso de todos os fabricantes nem de todos os lojistas. Como sempre, os poucos bons pagam pelos muitos maus. Lojistas honestos com seus clientes visam o longo prazo, e cativam-nos justamente por isso. É melhor ter uma galinha que bote um ovo por dia do que dez galinhas que botam ovo uma vez por mês cada uma, nao acha? Infelizmente, o mercado de aquarismo (como qualquer outro), está repleto de gente que muitas vezes nem é mal-intencionada, mas só visa o imediato.

Continuando com você ricardo, o mesmo me disse que usa 0.5 gramas de carvao ativo por litro, se meu aquario possui 190 litros, eu deveria usar 100 gramas de carvão ativo por mes certo? Eu uso o da red sea, sabe se é um bom produto? Ou devo partir para outra marca?

Isso, mais ou menos 100 gramas. O da Red Sea é muito bom. Eu uso HydroCarbon da Two Little Fishies, mas gosto mesmo do da Tunze (que é quase igual mas tem menos pó), que anda sumido.

Pelo aquilo que conclui, e que aparentemente todos tendem pela mesma ideia, é de que a maioria das midias acabam produzindo mais nitrato. Ou seja, irei retirar a ceramica e bioballs. E manter no sump os equipamentos e de midia o carvao ativo e as esponjas.

Sim, todas as mídias como bioballs ou cerâmicas geram problemas pois acumulam detritos e acabam virando fábricas de nitratos. Além disso, se o aquário tem um mínimo suficiente de substrato de fixação para bactérias, não há amenor necessidade de se usar materiais extras.
Eu dispenso esponjas, com exceção de uma que fica diretamente após o vertedouro do aquário (meu sump é traseiro).

Apos retirar as bioballs e ceramicas, terei espaço sobrando, ai faço uma questão para todos: Posso retirar algumas rochas vivas do aquario e colocar no sump? Apenas por visual estetico, pois eu acho mais bonito um aquario com uma vista mais "clean", apenas coloquei dentro do aquario os kilos necessarios para uma boa biologia (25kilos), mas acharia mais bonito menos. Ou seja, retirar algumas do aquario e colocar dentro do sump seria maléfico? As rochas dentro do sump geram algum problema na circulação na bomba? Por nao ter luz direta atrapalharia a mesma no processo biologico?

Agora vem meu mais problemático ponto de vista, porque toda vez que menciono isso dá o maior rebú:
Depois de tirar toda essa coisarada, terá realmente espaço sobrando.
Se você quer uma visão "clean" do aquário, basta montá-lo usando leito profundo no substrato, com material adequado (calcário). Existem muitos e bons materiais de diversas granulometrias. Mas tem que ser calcário (na minha opinião), e a camada de substrato ter no mínimo 10 cm de altura.
Se você considerar a área disponível para colonização por bactérias e animais que isso proporciona, verá que precisa de muito pouca rocha viva.
Rochas no sump costumam criar pontos mortos de circulação de água e agregar detritos.
Se está preocupado com algo relacionado í capacidade de "filtragem biológica" de seu aquário, pense em montar um refúgio, que serve também para outras coisas, mas também não precisa colocar um monte de rochas.
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 11 Out 2010, 17:35, em um total de 1 vez.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#8 Mensagem por Bernardo Berro »

Ricardo, mais uma vez muito obrigado, deixarei o sump com espaço sobrando trabalhando apenas com as midias: esponja + carvao ativo e os equipamentos contidos nele: Skimmer, UV, Termostato e o processador de nitrato (este ultimo, vc conhece? Vem com o meu Boyu HS-60). Conhece seu funcionamento? É efetivo?

Estou querendo colocar 2 sacos do substrato samoa pink (18kg). Sabe se é um bom substrato para filtragem biologica? Percebi que o mesmo possui granulações diferentes. É benefico misturar granulaçoes (ex: colocar primeiro um com granulação grande e depois um com granulação pequena)? Ou so colocar um de X de granulação? Existe uma granulometria que melhor se encaixa para um reef?

Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#9 Mensagem por André Fonseca »

RicardoMiozzo escreveu:Se você quer uma visão "clean" do aquário, basta montá-lo usando leito profundo no substrato, com material adequado (calcário). Existem muitos e bons materiais de diversas granulometrias. Mas tem que ser calcário (na minha opinião), e a camada de substrato ter no mínimo 10 cm de altura.
Se você considerar a área disponível para colonização por bactérias e animais que isso proporciona, verá que precisa de muito pouca rocha viva.


plus

Também uso desse "artifício", deixando mais espaços livres para os peixes nadarem!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#10 Mensagem por Osmar Segato »

ola colegas, e Miozzo, boa tarde.
você acha prejudicial ao sistema usar rochas no sump?
obrigado por participar do forum, vc e outros grandes aquaristas.
abs.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Osmar nao vejo necessidade da colocao de rocha viva no sump. Alem de servir de área de acumulo de nutrientes devido a circulacao mais moderada dificulta a limpeza do mesmo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#12 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ricardo, mais uma vez muito obrigado, deixarei o sump com espaço sobrando trabalhando apenas com as midias: esponja + carvao ativo e os equipamentos contidos nele: Skimmer, UV, Termostato e o processador de nitrato (este ultimo, vc conhece? Vem com o meu Boyu HS-60). Conhece seu funcionamento? É efetivo?

Não conheço esse processador de nitrato, mas conheço muito bem um sistema desnitrificador natural de fundo, que usa leito de camada profunda de substrato granulado de composição adequada (calcária). Mas se tiver alguém que conhece e possa comprobar que funciona, gostaria de conhecer o sistema.

Estou querendo colocar 2 sacos do substrato samoa pink (18kg). Sabe se é um bom substrato para filtragem biologica? Percebi que o mesmo possui granulações diferentes. É benefico misturar granulaçoes (ex: colocar primeiro um com granulação grande e depois um com granulação pequena)? Ou so colocar um de X de granulação? Existe uma granulometria que melhor se encaixa para um reef?


É bom. Misturar granulometrias fazendo camadas que vão desde a mais grossa até a mais fina funciona (Alexandre Talarico, comentário dele por observação pessoal).
Acho que com o tempo acaba misturando tudo. (Um monte de espécies de bichos se instala no substrato de fundo e o revolve calma a tranquilamente, para benefício do sistema). Fica lindo e se você fizer uma camada de 10 cm de altura, no mínimo, está feito o que eu escreví acima.
Daí não sei se precisa do processador de nitratos, já que você vai ter um dentro do aquário, feito com o Samoa Pink.
Abs!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#13 Mensagem por RicardoMiozzo »

Osmar Segato escreveu:ola colegas, e Miozzo, boa tarde.
você acha prejudicial ao sistema usar rochas no sump?
obrigado por participar do forum, vc e outros grandes aquaristas.
abs.

Acho. Junta sujeira porque prejudica o movimento de água no sump. Seu trabalho de limpeza ao fazer trocas parciais vira um inferno. Em sumps bem desenhados (quanto mais simples, melhor), os detritos acabam por acumular num local aleatoriamente, e fica fácil sifonar.
Olha um desenho de sump simples e funcional:
Imagem
Para mim, lugar de rocha viva é dentro do aquário e num refúgio, se você quiser montar um.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#14 Mensagem por RicardoMiozzo »

Siporax é fábrica de nitrato e de fosfato, assim como qualquer mídia filtrante que junta sujeira. Bioball também é fábrica de nitrato e fosfato.
São conceitos bioquímicos de uma simplicidade proverbial. Não dá para discutir isso.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Ciro_Riskallah

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#15 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Bom qualquer coisa que juntar sujeira, dará problema...como o Basso falou, aquario deve ser limpo, muito limpo.

Ja vi cada coisa imunda, desorganizada, impossivel de limpar, depois raclama dos parametros e etc.

Eu tenho 6 litros de siporax em meu sump, desde o inicio, um ano, e nunca tive qualquer sinal de nitrato ou fosfato, e esta limpo, apenas com manchas amarelas claras, devido a colonização.

Na minha quarentena, um RedSea 130, que só tem vidro, tenho uns 6 litros tambem.

Siporax não é filtro......

O problema esta de como usar o siporax, o for usado como “filtro”, ou seja, colocar na zona suja do aquario e com agua passando por através dele, vai sim juntar sujeira.

O meu siporax esta na zona limpa do sump, com pouca circulação, e a agua não passa por através dele.

Aqui funciona muito bem, segura bem o meus excessos.

E aqui soco comida, muita e pra todo mundo.


Abras


Ciro

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#16 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Bom, também vou dar minha opinião.

O "Siporax" é um produto da Sera; é muito semelhante íquelas pastilhas cerâmicas, entretanto, o fabricante diz que ele é muito mais filtrante do que as pastilhas comuns. É muito usado em aquários de água doce, especialmente em filtros do tipo "canister" ou "hang on"; ele serve exatamente para fazer a filtragem biológica, pois nele se fixam colônias de bactérias úteis í purificação da água. Mesmo em aquários de água doce plantados, diz meu amigo Eliziário Alexandrino (e eu também), que um substrato montado corretamente fixa colônias de bactérias necessárias ís exigências do sistema, sendo que esses tipos de produtos seriam apenas um auxiliar do sistema.

Entretanto, em aquários marinhos, (e essa é a minha opinião), quando tenho substrato e rochas onde ocorre a fixação das colônias de bactérias importantes para o sistema, não vejo a necessidade de usar nenhum outro tipo de material. E como a máxima "aquilo que abunda não prejudica" é muito relativa em aquariofilia, prefiro não usar.

É isso aí.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#17 Mensagem por Robson Sandrini »

Ricardo Bitencourt escreveu:(...) o fabricante diz que ele é muito mais filtrante do que as pastilhas comuns.(...)

É, o bichinho é bem poroso:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vssP_7T9wnU[/youtube]

O complicado é definir o que é "um substrato montado corretamente". Sem entrar na questão funcional da coisa e partindo exclusivamente pra estética (não quero só um aquário saudável, ele tem que ser agradável aos olhos), acho camadas grossas de substrato medonhas. Idem para displays carregados de rvs. Num sistema com menos substrato e menos rochas (sem mencionar a suposta inferioridade porosa das rochas artificiais) acho válido aumentar o ambiente de fixação das bactérias. Mais superfície de fixação, [teoricamente] mais bactérias. Junta detritos? Um substrato [ou display] mal trabalhado também.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#18 Mensagem por Renan Kfouri »

Acabei de tirar meus 5 saquinhos de cerâmica da Boyu do Sump...

Eee vida de iniciante gasta dinheiro com icon_censored mesmo...... icon_4 icon_4 icon_chair icon_chair icon_diablo icon_diablo icon_furious icon_furious

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#19 Mensagem por RicardoMiozzo »

Abaixo, parte de um email que troquei com Julian Sprung em agosto:

Hello, Jules!
Could you can give me your opinion about:
The use of “SIPORAX” as filtration media in reef aquaria (quantity unknown).

De: Julian Sprung
Enviada em: Tuesday, August 10, 2010 6:35 PM
Para: Ricardo Miozzo
Assunto: las playas

Hi Ricardo,

Siporax is fine to use, though not necessary. Perhaps they are using it for additional biological filtration or denitrification. This can of course be accomplished with rock or sand.
Best Regards,
Julian

Tradução:
Você poderia me dar sua opinião a respeito do uso de SIPORAX como mídia filtrante em aquários de recife de corais (quantidade desconhecida).

Resposta: Siporax é bom de usar, mas não necessário. Talvez eles estejam usando para filtragem biológica ou desnitrificação adicionais. É claro que isso pode ser cumprido pelas rochas ou areia.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#20 Mensagem por RicardoMiozzo »

João Basso escreveu:
RicardoMiozzo escreveu:Siporax é fábrica de nitrato e de fosfato, assim como qualquer mídia filtrante que junta sujeira. Bioball também é fábrica de nitrato e fosfato.
São conceitos bioquímicos de uma simplicidade proverbial. Não dá para discutir isso.


De novo,como pode ser isso que vc cita?como meu aquário tem e meus parametros indicam o contrário do que vc diz?contra fatos quais seriam os argumentos?Vamos nos reportar a fatos,não em bla bla bla.
Falou bem,que junta sujeira,ai concordo,mas aquário é pra juntar sujeira?

Abraço

Basso


O tempo dirá o que vai acontecer, e sobre esse assunto não vou comentar mais porque isso é levantar cadáver.
Essa discussão já acabou mal em outro fórum, e não tenho disposição para esse tipo de coisa.
Óbvio que aquário não é para juntar sujeira em local nenhum. Por isso é que a gente limpa tudo sifonando quando faz troca parcial (ou por outro meio). É aí que está a fábrica de nitrato e fosfato - juntar sujeira - com o que o Sr concorda acima.

Para quem gosta de opinião de aquaristas renomados, segue abaixo parte de um email que troquei com Julian Sprung em agosto a respeito de uso de Siporax em aquários de corais:

Minha conclusão depois de ler foi de que pelo menos o Julian Sprung acha inútil.

Hello, Jules!
Could you can give me your opinion about:
The use of “SIPORAX” as filtration media in reef aquaria (quantity unknown).

De: Julian Sprung
Enviada em: Tuesday, August 10, 2010 6:35 PM
Para: Ricardo Miozzo
Assunto: las playas

Hi Ricardo,

Siporax is fine to use, though not necessary. Perhaps they are using it for additional biological filtration or denitrification. This can of course be accomplished with rock or sand.
Best Regards,
Julian

Tradução:
Você poderia me dar sua opinião a respeito do uso de SIPORAX como mídia filtrante em aquários de recife de corais (quantidade desconhecida).

Resposta: Siporax é bom de usar, mas não necessário. Talvez eles estejam usando para filtragem biológica ou desnitrificação adicionais. É claro que isso pode ser cumprido pelas rochas ou areia.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”