🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

CERAMICA X ROCHA VIVA

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#121 Mensagem por RicardoMiozzo »

tanto esse quanto outros materiais desse gênero, independetemente do fabricante, não possuem a capacidade de desnitificação na prática.
A teoria é outra história, com toda aquela descrição sobre cobertura de biofilme que isola a parte mais profunda do material do oxigênio dissolvido disponível na água, etc e tal.
Só que isso não acontece porque colocad em local de alta movimentação de água (rica em O2 dissolvido), só se cumpre a nitrificação. Desnitrificação tem a ver com oferta de Nitrogênio e zonas hipóxicas - se não for assim, as bactérias optam por usar O2, que é muito mais fácil.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Douglas Barddal
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 01 Nov 2009, 09:02
Apelido: Dbarddal

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#122 Mensagem por Douglas Barddal »

Credo, agora fiquei assustado, não tenho Sump, tenho 2 Canister de 1.200lh num aquario de 450 lts, só que os dois são cheios de ceramica, limpo sempre e estão sempre sujas(marrons, parece lama) tenho uns 40 kilos de RV,S será que elas dão conta da filtragem, tenho 2 Tang,s, 2 palhaços, 1 Monkey?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#123 Mensagem por Celso Suguimoto »

Douglas... vc ta com problemas de amonia ainda não ?

viewtopic.php?f=2&t=4905&p=44628#p44628
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Douglas Barddal
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 01 Nov 2009, 09:02
Apelido: Dbarddal

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#124 Mensagem por Douglas Barddal »

Celso, acabei de medir, nitrito 0.1 e amonia 0.6 ta alto?

Douglas Barddal
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 01 Nov 2009, 09:02
Apelido: Dbarddal

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#125 Mensagem por Douglas Barddal »

Cacete acabei de ver a pagina que vc me indicou 0.6 ta alta demais, vou fazer TPA amanhã, uso uma ampola de Biodigest, nunca usei? Será que se eu tirar toda aceramica ela abaixa?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#126 Mensagem por Celso Suguimoto »

Douglas Barddal escreveu:Cacete acabei de ver a pagina que vc me indicou 0.6 ta alta demais, vou fazer TPA amanhã, uso uma ampola de Biodigest, nunca usei? Será que se eu tirar toda aceramica ela abaixa?


Mas a pagina nao era do seu proprio post ? Nao entendi....

Vou dar um UP no topico anterior pra nao desvirtuar totalmente esse
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Douglas Barddal
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 01 Nov 2009, 09:02
Apelido: Dbarddal

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#127 Mensagem por Douglas Barddal »

Fui repetir o teste de amonia, ai que vi que tenho um teste para agua doce, será que da algum parametro pra agua salgada?

Luiz Fernando Ribeiro Reis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2010, 14:17
Apelido: luiz
Cidade: Nova Friburgo
País: Brasil

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#128 Mensagem por Luiz Fernando Ribeiro Reis »

Douglas , fui ver seu post agora , faz as tpas aos poucos para não haver uma mudança muito brusca nos parametros da agua.Se não, pode acontecer de algum animal sentir.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#129 Mensagem por RicardoMiozzo »

Douglas, esse negócio de colocar mensagem igual em dois tópicos é para a gente ficar biruta? rsrsrsrsrsr!
Seguinte: tem coisa esquisita nesse seu aquário. Se fosse você, porvidenciava urgente umas tpas e daria uma olhada no sistema de suporte biológico que tem aím porque em 5 meses não podia tem amônia, nitrito e nem nada parecido.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#130 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu achei esse post na reef sanctuary bem interessante

Siporax Doc 1
From: jsimmonds@cix.compulink.co.uk (Jeremy Simmonds) Subject: Re: use of Siporax(practicle views)

Hi all. Have been catching up on my back log of mail in the group and it is so nice to see the US waking up to the benefits of Siporax.

This product as Albert stated has been around for a good long while and was my main form of bio media for a good few years so perhaps I can shed a bit of practical experience on the subject. Whilst Albert gets the science sorted out.

I have used siporax in both the pond and tank forms the pond being a larger 1" ring. The product is made from scintered glass which there are varying types for many industrial applications.

This product must have been available in the UK for 5 years plus but has had a checkered marketing history. Schott of germany who make the stuff originally launched as a premium filter media and its price was way above bio balls etc to make up for the fact of its very high surface area and denitrating ability. The original UK distributor a strange but well meaning guy launched as such but in the end the high end premium product concept failed and it was re launched in the UK and focussed on discus owners I think the same add is used in the US but the original message got lost in the new campaign.

Some of the good points of siporax.

210m of surface area. I have seen over 110lb of Koi well fed and filtered on this media in test ponds using just 1 liter of siporax. Read more later.

The pore structure produces a low oxygen area that is colonised by denitifying bacteria they consume nitrate and slowly release it as a gas pushing out of the pore as a bubble.

Ring structure allows good flow rate . See below.

Siporax Facts

Many people complain about the pores becoming blocked this is a problem with all high surface types of media. Siporax should be used in the cleanest part of the water after all mechanical filtration sponges or what ever to help prevent clogging.

The Koi pond had a long settlement area going into a lacron sand filter attached to the return was a basket of siporax. I asked for the sand to be changed so as to negate the effect of this. Even doing this the ammonia did not rise over the weekend I was visiting. Again very clean water free of particulate matter.

Siporax was used in a space shuttle mission that included fish experiments as it produced that lowest amount of media requirement to maintain a bio filter for the fish.

I have run a sick tank on just 3 25mm pond rings and had no problems maintaining good water quality.

The denitrating abilities are a little more hard to quantify as I have never used it solely for this reason. Many Uk marine or reef guys use it in a slow flow area of the sump or in a separate container powered by a low flow pump. I think the effectiveness of the media is only really seen at slower flow rates eg: about 1imp gallon per hour.

Julian Sprung is supposed to have had a tank running with it under the plenum ie supporting the grid in a jaubert system but I have heard nothing more of this tank. US guys might like to comment here.

It does not work at its best as a trickle media due to the fine pore structure and the fact that most trickles flow to fast to achieve the low oxygen environment for de nitrification.

Siporax can be cleaned in a microwave some guys suspended it on nylon line and make easy removable necklaces of the rings these can be rinsed and the pores unblocked by placing in the microwave the escaping steam pushes particulate matter from the pores. Each string is rotated so no filter capacity is lost due to nuking in the micro.

Rings are often place in the uplift tubes of under gravel filters to boost surface area.

Well as you can see it does most of what is supposed to in fact I still keep a few litres seeded up for my ponds in case of emergencies or the need for a quick sick tank.

All you US guys need to do now is discover the benefits of enzyme filtration and CNBD and you will have it sussed :-)

Sorry it was meant in the nicest possible way and hope the info helps.

JEZ
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#131 Mensagem por jose Jorge »

Segredo guardado a sete chaves........o Julian usava Siporax no Plenum.........

???

Essa eu não sabia........

César_Aguiar
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 28 Out 2009, 12:29
Apelido: ce
Localização: são paulo

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#132 Mensagem por César_Aguiar »

fala pessoal apenas para registrar a minha opinião.

eu já li sobre o mesmo. primeiro o nosso coloega que falou sobre cerâmica. ainda bemque jogou fora. siporax é feito de vidro e cada "póro" tem entrada e saída por isso o filme demonstra bem essa capacidade.

O Basso e o Miozzo estão certos.

Siporax funciona como local de bactérias assim como as mídidas de biopelets (só que sem sem carbono). consumindo assim o nitrato e o fosfato do aquário. por er áreas aeróbicas e anaeróbicas. No caso se mantido bem limpo e com manutenção correta írá ajudar muito o sistema como um todo.

No entanto, como o miozzo falou pode juntar muita sujeira e dessa forma toranar-se um local de acumulo de nitrato e fosfato. assim como as rochas. assim como o substrato. faça o teste. pegue um copo e mergulhe no seu substrato. ao tirar aquele substrato junto com um pouco de água. deixe decantar tudo e faça um teste com a água que ficar. se acusar fosfato e nitrato, pronto já sabe da onde vem. é a mesma coisa do siporax. caso fique sujo terá o mesmo fim.

Eu particularmente não gosto muito do siporax por um único motivo. hoje existem mídias, em especial os zeolitos, que tem a função do siporax. local de colonização. porém tem algo importante que é a capacidade natural de atração da amônia.

e assim como o siporax é necessário a limpeza. por isso mesmo que deve ser colocado em um reator, com um fluxo de água considerável e bombado diariamente. para que não fique nenhum detrito no mesmo. que no final das contas vira fosfato e nitrato.


um forte abraço a todos. só que apenas uma última opinião principalmente apara o nosso colega que tirou a cerâmica. em aquarismo existe diversas teorias. o melhor é vc adotar uma e ir até o final. não fique indo e vindo por cometários que vc ve pois cada um segue uma.


para vc ter uma idéia. leito profundo de areia que muitos gostão e defende. a meu ver não é tão necessário. eu tenho um nano sem substrato algum. no reef principal. nem por estética eu tenho. e as coisas vão indo bem. no entanto tenho um skimmer que toca 4 vezes mais o volume do meu reef. utilizo o sistema de zeolitos. em fim sigo outra filosoia.

no entanto quem defende a utilização substrato alto também não esta errado. pois tem a sua função. o que atrapalha o sistema como um todo é. coloca substrato. tira substrato. coloca siporax. tira siporax. coloca biopelet's. tira biopelets.

olha o resultado sem substrato.

Imagem


só que se lembre sem substrato mais cheio de outras coisas. que tem a função do substrato só que com outros adicionais.

forte abraço e eu acho que a discussão deve ter. mais sem "que o senhor me prove isso" ou aquilo pois ai fica pessoal demais.

abraço a atodos.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#133 Mensagem por RicardoMiozzo »

Tudo bem, mas zeólitos são usados em aquarismo há mais de trinta anos - em dulcícolas. Não existe novidade em relação a esse material.
O que se propagou de um tempo para cá foi seu uso como meio colonizável para microorganismos (essencialmente "bactérias") em aquários marinhos.
Em suma: usar zeólitos como (ou no lugar de) substrato.
Eu particularmente considero substrato granulado de composição calcária o material apropriado. A "quantidade" e variedade de vida possíveis nesse tipo de substrato é muito maior do que quando se usa zeólitos.
A foto do seu coral é muito bonita, parabéns!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

César_Aguiar
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 28 Out 2009, 12:29
Apelido: ce
Localização: são paulo

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#134 Mensagem por César_Aguiar »

também acho.
só só que ao meu ver o substrato tem um efeito negativo a longo do tempo em virtude da manutenção do reef e do aquarista.

já desmontei um reef com substrato alto e ajudei a desmontar outros dois e a quantidade de sujeira no mesmo era muito alta.

por isso optei pelo zeolitos que hoje me serve muito bem.

quanto a foto agradeço as palavras.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#135 Mensagem por Celso Suguimoto »

Para complementar esse excelente debate e entender de onde surgiram e pq surgiram questoes ou duvidas em relacao a midia, tendenciosas ou nao, em breve vou postar o resultado dos testes da midia... nada como fazer na prática e nao teorizar tanto
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”