🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dica para Skimmer

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#21 Mensagem por André Fonseca »

Chen,

Aproveita a foto da limpeza do Skimmer com vinagre que postei e já manda o UV pro mesmo "barde"!!!

A bomba e a luva vão ficar limpinhas!!!

icon_yes
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#22 Mensagem por RicardoMiozzo »

Tem a ver com taxa de bombardeamento, tempo de permanência de cada bolha dentro da coluna do skimmer, dimensão das bolhas geradas, volume do skimmer em relação í velocidade de água processada, dimensão do skimmer em relação ao diâmetro e altura (quanto maiores, melhor) e o que o Alexandre colocou a respeito de biomassa (óbvio).
Eu implico com skimmer que tem bubble plate porque acho que sua criação se deve a uma manobra dos fabricantes para poder diminuir a altura do skimmer.
Sou ranheta em relação a skimmers cônicos porque esse formato acelera a subida das bolhas no aparelho (também é truque para se poder fazer skimmers com menor diâmetro do que deveria ser).
UV afeta o produto do skimmer de uma maneira e O3 de outra.
O processo é físico-químico.
Dois links para modestos artigos de minha autoria a respeito de uso de ozônio e uso de uv:
http://ricardomiozzo.wordpress.com/2010/09/21/uso-de-ozonizador/
http://ricardomiozzo.wordpress.com/2010/09/22/uso-de-filtro-ultravioleta/
O3, na minha opinião, deveria ser usado em um skimmer que não fosse o principal do aquário, para servir como reator de O3.
Tanto UV quanto O3 exercem forte oxidação na água do sistema.
Eu sou mais pelo uso de UV, porque para usar O3 precisa ter um medidor de ORP confiável, e ozônio residual na água não é nada bom.
Desculpem pela chatice em excesso (que eu sou chato eu sei, mas agora tô demais). Acho que é sono. icon_bag
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 08 Out 2010, 00:15, em um total de 1 vez.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Dica para Skimmer

#23 Mensagem por Alexandre Talarico »

André Fonseca escreveu:Opa, pra mim é fisico-químico...

Físico pq existe a formação da "borra" e da espuma, sobrando a água no copo. E químico pq esse material leva a famosa "nhaca" pro copo coletor...

Celso,

A temperatura alta tem a ver apenas com o fato de na água "mais quente", a quantidade de oxigênio ser menor, certo???

Ou existe algum outro fator a ser considerado???


O fator mais importante é o aumento do metabolismo de toda a vida no aquário, desta forma com o metabolismo exacerbado o skimmer terá mais MO para trabalhar.

Abs

Alexandre Talarico

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#24 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Alexandre Talarico escreveu:é isso ai o Rinaldo explicou bem, a UV é um forte oxidante então.....


Fala Alexandre, estudando mais sobre o assunto o que realmente ocorre entre uma molécula orgânica e os raios UV que a lâmpada emite é a quebra das ligações covalentes dessas moléculas formando compostos instável que chamamos de radicais livres.
Esses, por serem muito instáveis, aproveitam-se de outras moléculas menos eletronegativas (hidrogênios) e se interagem entre elas formando um novo composto orgânico de cadeia menor (as micromoleculas orgânicas). Essas por sua vêz são facilmente transportadas para o copo do skimmer através de atrações elétromoleculares, ou seja, forças intermoleculares (processo fisico-químico) que atraem essas moléculas e o acumulo delas no alto do skimmer dá a famosa borra.

Claro que essa minha colocação não é regra, sempre temos excessões que não serão comentadas por mim......Alexandre, Miozzo, Chen, Suguimoto e companhia poderão explicar melhor e ajudar no complemento do texto.

Abraços!

Rinaldo Fontenele

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dica para Skimmer

#25 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Caro André

"Além do vinagre, é possível utilizar outro ácido, o Muriático.

Mas esse eu num arrisco não."

Eu uso o ácido muriático há anos (não aqueles "limpa-pedra" mistureba; uso o ácido muriático mesmo). E não é só no skimmer não; bombas, presilhas ou qualquer outro equipamento (desde que compatível) que necessite limpeza periódica. O procedimento é o mesmo que com vinagre, ou seja, após o uso, lavar bem. Para equipamento novo que vem com aquele "oleozinho" é uma beleza; tira tudo.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#26 Mensagem por André Fonseca »

Ricardo,

O Muriático não é aquele ácido que tem que ser manuseado com luvas?!

Deve ser mais "brabo" que o vinagre...

Mas de qualquer forma, vc acaba diluíndo ele, certo?!

Sabe quanto???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dica para Skimmer

#27 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Salve Mestre André

Quatro partes de água para uma parte do ácido muriático. Eu não ponho a mão nele não; coloco num balde e coloco a bomba dentro dele. Quando retiro a bomba, pelo fio, já coloco no tanque e deixo a água cair um pouco na bomba. No skimmer eu dou um banho de mangueira primeiro para tirar o excesso de ácido; depois eu vou lavando. Claro que se um pouquinho da mistura cair na minha pele eu imediatamente lavo bastante com água (quando respinga arde mesmo); mas você está correto, pois o certo é manusear com luvas.

Um grande abraço.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Dica para Skimmer

#28 Mensagem por Alexandre Talarico »

Pessoal, levem sempre em consideração que ácidos fortes podem endurecer (trincar) partes plásticas flexíveis como fios elétricos e vedações de borracha.

Abraços


Alexandre Talarico.

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dica para Skimmer

#29 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

É isso mesmo, Alexandre; aliás, sua colocação dá margem a mais uma explicação: Esse tipo de limpeza "pesada" não deve ser freqüente; eu mesmo só a faço quando percebo acúmulo de matéria calcárea nas bombas, diminuição do funcionamento normal do skimmer (com o tempo nós amadores passamos a ter um bom olho para isso - rss); a média, não a regra, é em torno de seis ou sete meses. Mas na manutenção comum é e a boa e velha água, escovinha e esponja. Entretanto, precisamos lembrar que a própria água salgada, por si mesma, também vai causando fadiga nas partes plásticas e flexíveis, onde com o tempo verificamos a necessidade de substituição de um ou outro equipamento; mas não tem jeito, como diziam os antigos clérigos: "só o bronze é eterno" (rss).

Um grande abraço.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Dica para Skimmer

#30 Mensagem por Matias Gomes »

ótimo topico mesmo, eu sempre procurei manter o skimmer sempre limpinho, desde que o amigo Alexandre me explicou sobre o problema do pescoço do skimmer sujo.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#31 Mensagem por André Fonseca »

Ricardo,

O vinagre teria essa vantagem então, de poder colocar as mãos...

HE HE

Sobre a frequência da limpeza do Skimmer, que é mais "pesada", seria a cada 6 meses mesmo.

Fora a manutenção mensal!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#32 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ácido muriático estraga quase tudo com que faz contato como escreveu o Alexandre aí para cima. Plásticos e borrachas flexíveis ficam demolidos (ressecam daquele jeito de ficar tudo trincado - daí a gente põe de volta em contato com a água do aquário, passa um tempo e esfarela tudo).
Na minha opinião, é exagero.
Vinagre (ácido acético), tem até certas vantagens sobre ácido muriático. Menos "pancadão", "derrete" encrustações e melecas muito bem. Na semestral, geralzona, tudo pro vinagre! Sem matar o aquarista (a gente nem devia respirar perto de ácido muriático - além de luvas, deve-se usar máscara em local arejado).
No dia a dia, como você escreveu, eu limpo o copo do skimmer e o aquecedor com água doce (este último depois de desligar da tomada e esfriar) e a famosa mão - que não risca nada.
Escovinha macia nos plásticos "duros" das bombas e outros equipamentos.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dica para Skimmer

#33 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Ácido muriático (ou ácido clorídrico - de cloro, aquilo que nós temos na água salgada) estraga quase tudo se for incorretamente usado. Aliás, tudo que é incorretamente usado pode causar problemas; uma furadeira é uma ferramenta muito útil, mas se a pessoa enfiar ela na palma da mão, certamente terá problemas.

Quanto í ação destrutiva, talvez o melhor entendimento seria o ácido sulfúrico (vitríolo); entretanto, qualquer ácido terá ação corrosiva (nada mais do que cumprir o objetivo para o qual estará sendo usado! Caso contrário é melhor usar leite ou água). Aliás, o vinagre (ácido acético) também é corrosivo; com um agravante, pois nos dias de hoje o que mais encontramos nas prateleiras dos mercados é agrin e não vinagre; o agrin é obtido com uma grande mistura de álcool numa parte pequena de vinho; ora, o álcool também danifica plásticos e borrachas.

Mesmo o vinagre é um ácido "mais fraco", por assim dizer; entretanto, o ácido muriático, quando misturado com água, obviamente também se enfraquecerá. A grande questão é só a praticidade e o preço, pois o vinagre (diferente do agrin que é baratinho) custa uns R$4,00 e a embalagem é de 750 ml, logo, para eu usar 5 litros, gastarei uns R$28,00 e terei que ficar abrindo umas sete embalagens (aquilo é uma praga para abrir); no ácido muriático eu pago R$15,00 uma embalagem com 5 litros, onde cada litro me custa uns R$3,00 e eu misturo com mais 4 litros de água, onde o preço da mistura total de 5 litros será de R$3,00 (e mais alguma fração de centavo pelo preço da água de torneira).

Quanto ao manuseio com o ácido, é elementar que o cuidado é imprescindível; assim como várias coisas que nós manuseamos devemos ter os cuidados necessários (senão quase todas); imagine um indivíduo que tem uma piscina em casa e precisa pôr cloro esporadicamente; se ele bobear com o cloro ele morre! Nem devia respirar perto dele (tem que usar luvas, lugar arejado, cuidado ao misturar, etc.); mas isso são "normas" de segurança. Aliás, se formos analisar bem, quantas coisas em nossos aquários oferecem grande risco? (instalações elétricas, animais que mordem ou picam, testes para água cheios de compostos químicos perigosos, etc.)

Entretanto, o que observo aqui é uma questão de opinião; e opinião não se discute (rss). Não tenho a vã pretensão de querer mudar a maneira como alguém está acostumado a fazer suas manutenções (seja com vinagre, com ácido, com água e sabão, clorato de potássio, etc.); a intenção é tão somente deixar aqui mais uma maneira de fazê-las. (Com os devidos cuidados, é claro).

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#34 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ô Bitencourt! Não precisava dar uma bronca tão grande!
Eu prefiro vinagre, acho menos perigoso, fácil de obter e não racha as borrachas...
Magoou!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dica para Skimmer

#35 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Ô Ricardo... quem sou eu para dar bronca em você?

Eu só estava tentando explicar; mas eu sofro dessa praga de verborreia...

Tenha paciência comigo; um dia eu aprendo (rss).

Um grande abraço.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#36 Mensagem por RicardoMiozzo »

Você, me falar de verborragia?
Acho que só conheço uma pessoa no mundo que fala mais do que eu!
Só que não vou contar quem é.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dica para Skimmer

#37 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

E nem precisa contar, começa com "A", termina com "E" e tem "XAN" no meio (rss); mas o cabra é gente boa.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#38 Mensagem por RicardoMiozzo »

Errou, mas passou perto.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#39 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Dá uma dica Miozzo.....estamos ficando curiosos!!!! icon_assobiando icon_assobiando

Dennis_junior
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 662
Registrado em: 13 Mai 2010, 14:02
Apelido: Dennis_junior
Data de Nascimento: 25 Mar 1972
Cidade: Itu
País: Brasil
Localização: Itu
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dica para Skimmer

#40 Mensagem por Dennis_junior »

A grande questão é só a praticidade e o preço, pois o vinagre (diferente do agrin que é baratinho) custa uns R$4,00 e a embalagem é de 750 ml


Só entrei nesse tópico pra contar que pago R$5,00 em 5 litros de vinagre(não é Agrin) num atacadista aqui de Itu bye1

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”