🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno dilem

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno dilem

#1 Mensagem por Alexandre Talarico »

Reserva alcalina, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno dilema do aquarista.

Tenho visto muita duvida sobre cálcio e reserva alcalina do aquário marinho e também sobre técnicas de adição de cálcio e bicarbonatos.
Tenho visto também muitas explicações mas nenhuma toca neste assunto crucial. Então voi tocar neste assunto e diferentemento dos demais, na medida do possível, irei responder as duvidas com textos dos nossos próprios colaboradores, pois podemos encontrar muita coisa boa neste fantástico fórum de debates.

Começo respondendo uma pergunta singela do Fernando Duso feita para mim em outro topico. Mas a minha proposta e ir muito alem. Não pretendo propalar o que é melhor para o aquarista. Quero mostrar como são os eventos por detrás da atividade biológica e química dentro de um aquário.

Pergunta: “Seria correto dizer que o controle do CO2 se da através da circulação de água dentro do aquário, aumentando ou diminuindo a circulação seria um meio de controlar o CO2 dissolvido nela.”

“Então o equilíbrio entre circulação e a dosagem do hidróxido de cálcio seriam fatores importantes para mantermos o equilíbrio dos parâmetros.”

"Abraço
Fernando"


Não Fernando já que em um aquário marinho deve existir muita circulação de água, e fatalmente o CO2 será perdido.
No aquários marinhos estes eventos (controle do calcio e de ions carbonatos) tem relação intrínseca com a variação de pH.
Sistemas que evitam a variação de pH (dosadores controlados) são a melhor solução para evitar desperdício e manter o controle em níveis adequados. (níveis adequados são aqueles encontrados nos ambientes naturais).

Infelizmente os teóricos do mercado propalam que quanto mais melhor, fugindo do equilíbrio natural, e simplesmente o que acontece é quanto maior forem os níveis mais difícil (ou mesmo impossível) manter o equilíbrio.
O que acaba acontecendo é sempre a mesma coisa, e por que é sempre a mesma coisa, porque o sistema de tamponamento marinho se baseia em íons bicarbonatos que em equilíbrio com íons cálcio e magnésio estabelecem um mecanismo de funcionamento (isto foi a natureza que criou, na verdade ja existia e toda a vida marinha se baseia nisso) não dá para caminhar fora da regra, de outra forma é falta de conhecimento ou compreensão dos eventos, ou experimentação.

Querer ter mais do que 430 de cálcio e alta reserva alcalina ao mesmo tempo indica um erro de compreensão ou um desequilíbrio ionico na água do seu aquário.

E quem possui estes parâmetros está andando no fio da navalha, alem de com certeza ter dissolvido mais íons cloretos e mais íons borato na água, ou seja, esta pessoa já não tem mais água do mar em seu aquário (processo de salinisação),tem algo com a mesma densidade mas com seu parâmetro osmótico rompido.

Estes eventos que eu acabei de relatar causam problemas osmóticos para toda a vida do aquário e são impressionantemente comuns no aquarismo mas infelizmente todo mundo acha que o motivo do problema é outra coisa e relacionam o insucesso a outros acontecimentos pontuais.

Desta forma dei a deixa para as próximas perguntas, vamos lá.
Abraços a todos.
Alexandre Talarico.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#2 Mensagem por Alexandre Talarico »

O texto que escrevi anteriormente e de onde veio a pergunta do Fernando:

Manter um aquário de sucesso é uma tarefa possível, fácil e prazerosa. A chave é equilíbrio e constância.

Então para ter Sucesso você deve ter equilíbrio e constancia climática no seu aquário.

No ambiente aquático natural a chave do sucesso em se manter pH, reserva alcalina ou dureza está em manter o equilíbrio e a constancia da taxa de gás carbônico dissolvida, por conseqüência as quantidades de íons carbonatos e bicarbonatos do sistema tamponador.
A massa aquática dos oceanos por si somente já justificam esta estabilidade. Não é mesmo? Os volumes incomensuráveis de água produzem este efeito de estabilidade.

No aquário isto não acontece, pois se tratando de um sistema fechado de dimensões reduzidas, sofre com as intempéries externas e internas.
Desta maneira cabe a nos aquaristas fazer as intervenções necessárias para atingir o ponto ideal.

Esquecendo, nomes, marcas métodos e vaidades existe uma verdade.............................agora vou por em letras maiúsculas, por que isto é conceito e é disto que deveríamos discutir para crescermos no aquarismo...............


QUEM SOUBER EQUILIBRAR AS CONCENTRAÇÕES DE CALCIO E GAS CARBONICO DISSOLVIDAS NA AGUA E O EQUILIBRIO ENTRE ELES RESOLVE O PROBLEMA DE pH E RESERVA ALCALINA DO AQUÁRIO.
E TAMBEM DISSOLVER CONTROLADAMENTE CO2 E REPOR CONTROLADAMENTE KALWASSER É O UNICO METODO QUE NíO PROMOVE A SALINIZAÇíO DO SISTEMA.
TODOS OS OUTROS METODOS SALINIZAM O SISTEMA PORTANTO PROMOVEM O SEU DESEQUILIBRIO, TANTO OSMOTICO QUANTO IONICO.


Explicando rapidamente o gás carbônico se dissolve na água e transita entre íons carbonato e bicarbonato gerando assim um efeito tamponador de 8,2 o excesso é consumido na fotossíntese ou ganha a atmosfera. Portando não acumula no aquário.
O hidróxido de cálcio (kalkwasser) quando dissolvido na água do seu aquário gera dois íons, cálcio e o outro hidroxila. O primeiro é elemento contrutor e como tal é consumido ou precipitado em formas insolúveis de carbonato de cálcio, o íon excedente (hidroxila) se transforma em água (H2O). Portando também não apresenta características de acumulação (Salinização da água do aquário).

Infelizmente tem gente que confunde antigo com desatualizado, fora de moda com inútil.
Não existe, conceito fora de moda, nem conceito ruim, nem conceito bom. Conceito simplesmente é conceito, você aprende e faz bom uso dele.

Então sou obrigado a dizer que controlar CO2 e repor Kalkwasser é a maneira correta, é a tentativa de imitarmos a natureza e como forma de imitação é simples e elegante.

Abraços.
Alexandre Talarico.



Voltar ao topo

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#3 Mensagem por Fernando Duso »

Então um controlador de ph com duas saídas uma com CO2 e outra com hidróxido de cálcio seria o ideal para manter esse equilíbrio sem prejudicar o equilíbrio iônico, ou teríamos outros métodos, discorra um pouco sobre as técnicas que você usa para manter esse equilíbrio.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#4 Mensagem por Flávio Wyinz »

Alexandre Talarico escreveu:Reserva alcalina, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno dilema do aquarista.

Querer ter mais do que 430 de cálcio e alta reserva alcalina ao mesmo tempo indica um erro de compreensão ou um desequilíbrio ionico na água do seu aquário.



Talarico, desculpe minha ignorância, mais se eu entendi bem, você quiz dizer que com nossas tentativas de elevar o cálcio para valores superior seja com reatores de cálcio ou de Nielsen estamos indo contra a natureza???
Que valores de RA e CA você diria ser adquado para mantermos nossos aquários?

Valeu pelo tópico.
Um grande abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Caro Alexandre,

Tenho algumas duvidas, tipo meio milhão de perguntas, mas tentarei ser ponderado e dar chance aos outros amigos e colegas aquaristas.

Voce comentou sobre o equilibrio do CO² no aquario, e eu juro que para mim, o melhor equilibrio seria proximo de zero para este caso, tanto que desliguei meu reator de calcio faz tres meses e não tenho vontade de religar, prefiro manter um outro reator ativo:
viewtopic.php?f=36&t=2667&start=0

Assim minha primeira pergunta é qual o valor ideal de Co² em um aquario
a segunda pergunta é se podemos usar o kalwasser continuamente como no link
a terceira pergunta é qual o melhor momento para iniciar a dosagem do kalk em um aquario, me refiro ao fotoperiodo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#6 Mensagem por RicardoMiozzo »

Meu pitaco:
Se no ambiente natural os animais evoluíram pelos últimos milhões de anos para viverem em pH em torno de 8,2, reserva alcalina de 2,3Meq/L e Ca++ em torno de 380 a 420 ppm, prá quê ser melhor do que a Natureza?
Só se usa tamponador para elevar a reserva alcalina - diferente de alcalinidade - para mascarar forte efeito acidificador na água.

Ô meu bother Talarico, lembra que no aquário de 600 lts que eu tinha em casa e que tem post aqui com você e o Charlie Veron eu mantinha pouca movimentação de superfície justamente para manter mais CO2 na água? Você chamava meu aquário de "aquário reator". hehehehehehe!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#7 Mensagem por Dan Reef »

Alexandre,

Existe a possibilidade de executar o que você está sugerindo sem utilizar reator de cálcio? Digo isso pois aquários pequenos não tem espaço para muita coisa, principalmente se a pessoa se preocupa com a decoração da casa. (um reator do lado de fora do móvel não tem como ser bonito!)

Um abraco

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#8 Mensagem por Alexandre Talarico »

Fernando_Duso escreveu:Então um controlador de ph com duas saídas uma com CO2 e outra com hidróxido de cálcio seria o ideal para manter esse equilíbrio sem prejudicar o equilíbrio iônico, ou teríamos outros métodos, discorra um pouco sobre as técnicas que você usa para manter esse equilíbrio.

Abraço
Fernando


Boa Fernando, voce pegou o conceito e criou uma solução, esta é a idéia, mas como disse não vou falar sobre métodos.
isto que voce citou serve como um exemplo, o outro é o reator de cálcio, outro é o gotejamento de KW no período de escuro etc etc.

O importante é que nenhum deles fere os princípios de equilíbrio, desta forma dão resultado.

Tentar escolher qual o melhor ou ideal...... é de cada um. Eu gosto de sistemas sofisticados, tem gente que prefere a simplicidade, não existe o sistema ideal. O ideal é compreender o sistema que se está usando.
Abs

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#9 Mensagem por Alexandre Talarico »

Flávio Wyinz escreveu:
Alexandre Talarico escreveu:Reserva alcalina, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno dilema do aquarista.

Querer ter mais do que 430 de cálcio e alta reserva alcalina ao mesmo tempo indica um erro de compreensão ou um desequilíbrio ionico na água do seu aquário.



Talarico, desculpe minha ignorância, mais se eu entendi bem, você quiz dizer que com nossas tentativas de elevar o cálcio para valores superior seja com reatores de cálcio ou de Nielsen estamos indo contra a natureza???
Que valores de RA e CA você diria ser adquado para mantermos nossos aquários?

Valeu pelo tópico.
Um grande abraço.


Olá Flavio como vai?
Sim foi isso que eu quis dizer, de forma simples.
A natureza nos ensina, é como a parodia da maçã que caiu na cabeça do Newton, a força da gravidade sempre existiu, não foi inventada pelo Newton, mas ele nos fez compreender melhor analisar e mensurar este evento.
A agua do mar já existia antes do aquarismo assim como os ambientes de recife coralíneos, o que temos que fazer é comprender seus mecanismos e transportar para dentro de casa.
Sendo assim os valores adequados são os naturais, o Miozzo citou neste post.

Um forte abraço Flavio.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#10 Mensagem por Alexandre Talarico »

Mauro Becker escreveu:Caro Alexandre,

Tenho algumas duvidas, tipo meio milhão de perguntas, mas tentarei ser ponderado e dar chance aos outros amigos e colegas aquaristas.

Voce comentou sobre o equilibrio do CO² no aquario, e eu juro que para mim, o melhor equilibrio seria proximo de zero para este caso, tanto que desliguei meu reator de calcio faz tres meses e não tenho vontade de religar, prefiro manter um outro reator ativo:
viewtopic.php?f=36&t=2667&start=0

Assim minha primeira pergunta é qual o valor ideal de Co² em um aquario
a segunda pergunta é se podemos usar o kalwasser continuamente como no link
a terceira pergunta é qual o melhor momento para iniciar a dosagem do kalk em um aquario, me refiro ao fotoperiodo.


Fala Beckembauer, gostei do link e a idéia funciona, e um tipo de "lime water device" foi usado mas não chegou as ser popular, a diferença e que este usava cascalho de rochas calcarias ou coral moído, quando se adiciona uma bomba para movimentar o sistema fica semelhante ao reator de Nielsen.

A reposição de cálcio deve ser feita no período de escuro e somente após a queda do pH ou seja depois de pelo menos uma hora após o inicio do período de escuro isto ajuda a manter a estabilidade do pH e reduz precipitações de cálcio e magnésio. No periodo de claro temos o efeito da fotosintese como consumidora de CO[sub]2[/sub] e neste caso deveríamos dosar cálcio associado a bicarbonatos para suprir a falta de CO[sub]2[/sub] e exercer poder tampão.

É inevitável pensar em aquários plantados quando falamos em CO[sub]2[/sub] mas na verdade a relação é falsa, usando a sua linguagem a água do mar é um eletrólito poderoso enquanto a água doce tem pouquíssimos sais dissolvidos.
Desta forma não ha resposta para qual o valor ideal de CO[sub]2[/sub], até porque ele varia ao longo do dia pelo efeito da respiração e fotosíntese.
Mas podemos fazer uma analogia, se sobrar CO[sub]2[/sub] o pH cai, se sobrar Bicarbonatos o pH sobe, se o sistema estiver em equilíbrio o pH fica em 8,2.
Usando a analogia podemos compreender que o efeito do gás carbônico na água doce é simples (poder acidificante através do acido carbônico) na água do mar é diferente pois se houver íons carbonatos disponíveis eles se transformarão em bicarbonatos gerando o tampão de 8,2.
Que tal a explicação Maurão?
Abraços.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#11 Mensagem por Alexandre Talarico »

RicardoMiozzo escreveu:Meu pitaco:
Se no ambiente natural os animais evoluíram pelos últimos milhões de anos para viverem em pH em torno de 8,2, reserva alcalina de 2,3Meq/L e Ca++ em torno de 380 a 420 ppm, prá quê ser melhor do que a Natureza?
Só se usa tamponador para elevar a reserva alcalina - diferente de alcalinidade - para mascarar forte efeito acidificador na água.

Ô meu bother Talarico, lembra que no aquário de 600 lts que eu tinha em casa e que tem post aqui com você e o Charlie Veron eu mantinha pouca movimentação de superfície justamente para manter mais CO2 na água? Você chamava meu aquário de "aquário reator". hehehehehehe!


Fala Ricardo bem vindo!
A Natureza e a Criação são palavras que se confundem, e tem igual beleza.
Se lembro do aquário, era "o aquário" ..... e funcionava como um grande reator de calcio.

Essa é para voce Maurão, quando sobrava CO[sub]2[/sub] ele reagia com a matéria calcaria inerte do aquário (ex. cascalho) resultando em uma reação de neutralização entre ácido e base gerando sal e água, e produzindo assim ions bicarbonatos e ions calcio para a agua do aquário assim como em um reator.

Simples e funcional.

Abraços Bro.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#12 Mensagem por Alexandre Talarico »

Daniel Name escreveu:Alexandre,

Existe a possibilidade de executar o que você está sugerindo sem utilizar reator de cálcio? Digo isso pois aquários pequenos não tem espaço para muita coisa, principalmente se a pessoa se preocupa com a decoração da casa. (um reator do lado de fora do móvel não tem como ser bonito!)

Um abraco


Oi Daniel:
Sim, veja no decorrer da discussão quantas idéias serão comentadas. O cuidado com sistemas pequenos é que são muito mais suscetíveis a mudanças bruscas de pH, isto é um risco grande de acidente.
Uma alcalose gerada por excesso de KW é fatal.

Em compensação as trocas parciais em sistemas reduzidos são muito mais efetivas. Então invista mais em TPAs do que em reposição de cálcio, ou seja, trabalhe a virtude do seu aquário e minimize o risco.

Valeu? Abraços.

Alexandre Talarico.

Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#13 Mensagem por Dan Reef »

Alexandre,

Eu coloquei uma pergunta em uma MP para você, mas vou colocar aqui pois acho interessante a pergunta:

Podemos regular o cálcio através do pH?

Com um controlador.. quando o pH cai para, vamos supor, 8.15, o controlador ativa uma bomba que joga kalk no aquário. Quando chega em 8.2, a bomba desliga.

Teria algum problema? Os níveis de cálcio ficariam estabilizados dentro dos parâmetros naturais?

Abraços e obrigado pela resposta!

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#14 Mensagem por Alexandre Talarico »

Olha o que o Miozzo escreveu;

""Com KW e paciência, é perfeitamente viável manter Ca++ e alcalinidade em níveis muito bons na água do aquário.
Não é preciso manter Ca acima de 400/420ppm e RA acima de 2,3/2,4Meq/L.
Apesar de Mg ocorrer na água em concentração em torno de 1200ppm e ser um componente importante do sistema tamponador da água, creio que apenas com TPAs seu nível pode ser mantido com facilidade.
Creio que a experiência de cada um é muito importante, e se você conversou com aquaristas que afirmaram ter usado o método por anos e obtiveram bom resultado, tudo OK, não é? Cada um faz o que e como acha melhor.
Eu sou partidário de métodos pouco agressivos e o mais naturais possíveis para a manutenção de aquários. Por isso defendo o uso de KW (que não passa de água pura e íons de Ca++), tpas (com água bem preparada e que fique "batendo" por período mínimo de 36 a 48 horas antes de efetuada a troca parcial, e outras coisas relativas í manutenção do aquário.""
Editado pela última vez por Alexandre Talarico em 01 Out 2010, 01:03, em um total de 2 vezes.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#15 Mensagem por Alexandre Talarico »

Daniel Name escreveu:Alexandre,

Eu coloquei uma pergunta em uma MP para você, mas vou colocar aqui pois acho interessante a pergunta:

Podemos regular o cálcio através do pH?

Com um controlador.. quando o pH cai para, vamos supor, 8.15, o controlador ativa uma bomba que joga kalk no aquário. Quando chega em 8.2, a bomba desliga.

Teria algum problema? Os níveis de cálcio ficariam estabilizados dentro dos parâmetros naturais?

Abraços e obrigado pela resposta!


Hehe Daniel, estamos entrando no clima, a resposta é sim e não.
Veja se o pH caiu pela falta de reserva alcalina, então devemos repor reserva, ou seja carbonatos e bicarbonatos, que são os produtos tamponadores ex. Kalk, buffer, Biocalcium etc etc.
Mas quando o pH cai por causa da variação de CO[sub]e[/sub] (este é um efeito biogenico causado pela fotossíntese e pela respiração) neste caso devemos repor KW.

Em sentido prático KW diariamente no período de escuro, e tamponadores quando os testes de RA acusarem a necessidade.

Cade o Rinaldo vamos convidá-lo a participar

A gora vou dormir. Abs

Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#16 Mensagem por Dan Reef »

Fala Alexandre..

Ainda não dormi hehe.. estava assistindo o debate dos nossos super candidatos. Aproveitei para dar mais uma olhada aqui =)

Entendi. Então posso regular pelo pH í noite? Devo chegar a 8.2 nesse período? Quando as luzes ligarem, a bomba não ligaria independente do pH. E, no período de luz, controle da RA utilizando Bio Cálcio. Pode ser assim?

Além dessa dúvida, tenho outra: e o magnésio? Onde fica nesta história?

Abraços e obrigado.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#17 Mensagem por Alexandre Talarico »

Eu também bela m. Vai dormir cara, eles vão sacanear agente mesmo!
Daniel Name escreveu:Fala Alexandre..

Ainda não dormi hehe.. estava assistindo o debate dos nossos super candidatos. Aproveitei para dar mais uma olhada aqui =)

Entendi. Então posso regular pelo pH í noite? Devo chegar a 8.2 nesse período? Quando as luzes ligarem, a bomba não ligaria independente do pH. E, no período de luz, controle da RA utilizando Bio Cálcio. Pode ser assim?

Além dessa dúvida, tenho outra: e o magnésio? Onde fica nesta história?

Abraços e obrigado.


É essa é a regra usar o fotoperíodo a seu favor, e entender as reações químicas e as interações biológicas.
Mg é concorrente na reação de precipitação e usado em menor escala como elemento construtivo, mas ele aparece em maior concentração na água do aquário, e sua concentração cai de forma muito mais lenta que o cálcio.
Boas e frequentes TPAs resolvem o problema.

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#18 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Eis uma expressão para muito se meditar: "Infelizmente tem gente que confunde antigo com desatualizado, fora de moda com inútil."

Imaginem uma pessoa lembrando que precisa falar urgentemente com alguém; pega o celular e "Pimba!" acabou a bateria!!! O bom e velho telefone público (orelhão) certamente atenderá plenamente a necessidade. Antigo não é desatualizado e fora de moda não é inútil; ao contrário, é exatamente aquilo que imaginamos "cacareco" e "velharia" que resolverá o problema.

Mas vamos lá: O aquarismo (ou aquariofilia) obviamente teve avanços tecnológicos como muitas coisas que nos cercam. Claro, o avanço tecnológico procura nos proporcionar facilidades e mais conforto em nossa vida (ou hobby). Entretanto, métodos consolidados e clássicos, mais comumente do que se imagina, resolvem de forma ís vezes mais práticas aquilo que o avanço tecnológico busca facilitar.

Não criticando, mas comparando, faço uma análise do metóto "balling" (falamos sobre isso nesses dias); vejo colegas que usam essa técnica em seus aquários, onde adicionam os elementos nas doses recomendadas e fazem trocas parciais constantes; alguns com TPA de 10% por semana. Ora, se faço TPA de 10% por semana, então para quê adicionar outros elementos? As TPA's, por si só, já surtiriam o resultado. Entretanto, há aqueles que preferem o método e se adaptam muito bem a ele.

Não que eu pregue um anacronismo barato, não é isso. É só uma questão de conceito.

Mas aproveitando a deixa, vamos explorar um pouco o amigo (e nessa entra tambem o Ricardo Miozzo). Se o ideal é termos cálcio numa média de 380 a 420 ppm, com qual constância devemos gotejar kalkwasser no sistema? Diariamente? Semanalmente? Quinzenalmente?

Um grande abraço.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#19 Mensagem por Alexandre Talarico »

Fala Ricardo;
Devagar e sempre, ou seja, diariamente. Por tres motivos.
Primeiro porque devemos aproveitar a reposição de água evaporada como veículo do KW.
Segundo porque as quantidades de cálcio que conseguimos auferir com este método são pequenas.
E terceiro porque constância é uma regra básica, isso diminuí as variações do seu aquário e torna o método menos agressivo.

Abs

Alexandre Talarico.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#20 Mensagem por RicardoMiozzo »

Alexandre Talarico escreveu:Fala Ricardo;
Devagar e sempre, ou seja, diariamente. Por tres motivos.
Primeiro porque devemos aproveitar a reposição de água evaporada como veículo do KW.
Segundo porque as quantidades de cálcio que conseguimos auferir com este método são pequenas.
E terceiro porque constância é uma regra básica, isso diminuí as variações do seu aquário e torna o método menos agressivo.

Abs

Alexandre Talarico.


E quarto de acordo com os resultados dos testes que acho recomendável efetuar semanalmente de Ca++ para adequar quanto se coloca de produto na água para não ultrapassar o nível "normal" de íons Ca++ dissolvidos e eventualmente causar problemas com a alcalinidade.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”