🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno dilem

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#21 Mensagem por Dan Reef »

Ricardo, sua mensagem me deixa uma dúvida:

Manter o pH em 8.2 cravados í noite regulados pela adição de KW, tem relação com o cálcio em 420ppm?

Ou pode ser que o pH fique em 8.2 e o cálcio varie?

Abs

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#22 Mensagem por Mauro Becker »

Alexandre,

É claro que gostei da resposta icon_first , o problema é que uma coisa leva a outra, acredito que é bem esta sua intenção e assim acabei ficando com outras duvidas que entendo estarem bem interligadas, tem haver com a RA, o calcio, CO² a variação de pH e surtos de algas, mas vou esperar esgotar o topico ou voce oportunamente abordar este item.

Eu tinha na mente que o CO² era algo a ser eliminado implacavelmente do sistema, vou repensar muito sobre sua resposta, incluindo a parte do post do aquario do Ricardo Miozzo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#23 Mensagem por marcelo saggioro »

a respeito da adiçao de kw, se o aquario for de softs e lps e tiver trocas constantes de agua, o calcio se mantem em 380 e 420ppm entao nao ha necessidade da adiçao de kw.
estou certo?

obrigado!!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#24 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marcelo necessariamente nao... dependeria do consumo, sal utilizado, precipitacao... etc.


Troca de água pra repor calcio

Imagem

"This graph assumes a theoretical calcium consumption rate of 10.6mg/L per day. The graph does not take into account any possible chemical reactions that may occur with such depleted calcium levels. This graph is designed to show how calcium will become depleted without using calcium supplements, in a 55 gallon system with a calcification rate of 4kg/m 2 per year. Water changes are signified by the spike seen every seventh day on the graph. "
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#25 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Caramba people, estou perdendo este tópico só porcausa de minha viagem semanal para SP......... icon_furious icon_furious icon_furious

Bom, o que eu vejo aqui é uma senhora aula de química com biologia em conjunto......
Tudo isso é um ciclo que devemos aprender e manter.

Para mim, isso sim é aquarismo de nível, para que fazer coisas miraculantes se podemos aprender com teoria e prática métodos que são simples e consolidados.

Alexandre, primeiramente obrigado pelo convite, para mim é uma honra!!!!

Tudo o que você e o Ricardo colocaram concordo plenamente, a natureza levou milhares de anos para transformar a vida no que é hoje e lá também existe evolução.

Vamos lá, a adição de KW na água de reposição no fotoperíodo noturno libera no aquario cátions Ca[sup]2+[/sup] e ânions OH[sup]1-[/sup]. Se não existisse o efeito tamponante HCO3 - e CO3 -- o pH da água subiria rapidamente e no aquario não existiria mais vida.
Como poderíamos controlar esse sistema sem saber o que está acontecendo com estes parâmetros?

A ideia que o Ricardo Miozzo passou de sempre monitorar é muito importante.

E como injetar CO[sub]2[/sub] na água sem excedê-lo ou seja em níveis aceitáveis?

O sistema de injeção de CO[sub]2[/sub] em conjunto com o KW é uma ótima alternativa pois lá teremos reações e equilíbrio que nos proprocionam segurança. E como saber quando está equilibrado??? Testes é a resposta!

Gosto também do sistema de reatores de cálcio que na realidade não é nada mais que uma miniatura do famoso aquario do Miozzo.
O reator de cálcio ajuda a manter níveis de cálcio e a reserva alcalina constantes só que ao contrário do KW, usamos o fotoperíodo inverso. Acho que o uso dos dois metodos em conjunto é interessante, só que para muitos isto não é viável por conta da parte financeira.
Então podemos fazer o mais simples, KW por gotejamento.

Pessoal, precisamos também pensar que tudo num aquario está interligado: as reções químicas, a biologia, temperatura, fotoperíodo, alimentação, quantidade de habitantes e etc...

Lembrar que a temperatura influencia e muito no pH do aquario e na dissolução dos gases presentes na água. Quanto maior a temperatura os gases dissolvidos na água desaparecem, ou seja, ficam em baixas concentrações o que é problema para os animais, principalmente o O[sub]2[/sub], o N[sub]2[/sub] e o CO[sub]2[/sub] que são os gases mais importantes do sistema. Por isso, a temperatura entre 25° C a 27 °C é a mais recomendável pois nesta faixa, conseguimos manter estes gases em equilíbrio.

Bom, preciso sair para dar uma aula, mais tarde eu vou tentar entrar e tirar algumas duvidas ok.

Abraços a todos!

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#26 Mensagem por Flávio Wyinz »

Talarico, muito obrigado pela resposta.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#27 Mensagem por RicardoMiozzo »

marcelo saggioro escreveu:a respeito da adiçao de kw, se o aquario for de softs e lps e tiver trocas constantes de agua, o calcio se mantem em 380 e 420ppm entao nao ha necessidade da adiçao de kw.
estou certo?

obrigado!!!!

corais moles são formados por espículas geralmente de cosntituição calcária e duros de pólipo grande por esqueleto calcário. são, portanto, tãoconsumidores de cálcio quanto outros habitantes do aquário.
se você tomar como prática constante tpas periódicas e verificar por teste de boa qualidade que o teor de Ca++ livre na água fica em torno dos 400ppm, ainda assim a adição de kalkwasser seria interessante por conta da exportação de PO4 da água do aquário via skimmer.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

eduardobsb
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Jun 2010, 20:37
Apelido: Eduardo Piza
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#28 Mensagem por eduardobsb »

Parabéns pelo tópico! Muito interessante.... mas agora vamos a "causos" e dúvidas!

Meu aquário está montado a 3 meses. Tenho mantido-o muito bem estabilizado usando TPAs semanais de 7% (20l) e, na água de reposição, o "Triple-Buffer" da Tropic Marin (que é um tamponador de PH e dureza). Desta forma estou com o PH em 8.2 a mais de 2 meses e o KH em 7.0.
A evaporação está girando entre 3.5 e 4 litros diários (bastante movimentação no aquário e na superfície).
Aparentemente tudo OK, correto? Não necessariamente....
Apesar do o nível de cálcio estar excelente (450), o nível de Magnésio está em constante "queda". Na montagem do aquário estava em 1800. Caiu para 1600.... 1500.... 1200... e na última medição em 1100 (estou usando o teste da Elos, o que me dá uma certa "garantia" dos resultados obtidos).
Na tentativa de manter o nível de Mg estou usando um suplemento (IONS, da Aquavitro).
Como me certificar que o Mg está sendo "consumido" pelos habitantes, e não "reduzido" pelas TPAs?
Isto pode representar um desequilíbrio iônico?

Obrigado! icon_joia
Imagem

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#29 Mensagem por Alexandre Talarico »

Daniel Name escreveu:Ricardo, sua mensagem me deixa uma dúvida:

Manter o pH em 8.2 cravados í noite regulados pela adição de KW, tem relação com o cálcio em 420ppm?

Ou pode ser que o pH fique em 8.2 e o cálcio varie?

Abs


Vamos de uma vez por todas entender uma coisa, cálcio é uma medida quantitativa e pH é uma medida qualitativa.
Calcio pode e deve variar, expressa um padrão de consumo ou precipitação no seu aquário.
PH não pode e não deve variar.

Qual é o mal de termos variações de calcio???? Desde que seja controlado (reposto) não há mal algum.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#30 Mensagem por Alexandre Talarico »

Mauro Becker escreveu:Alexandre,

É claro que gostei da resposta icon_first , o problema é que uma coisa leva a outra, acredito que é bem esta sua intenção e assim acabei ficando com outras duvidas que entendo estarem bem interligadas, tem haver com a RA, o calcio, CO² a variação de pH e surtos de algas, mas vou esperar esgotar o topico ou voce oportunamente abordar este item.

Eu tinha na mente que o CO² era algo a ser eliminado implacavelmente do sistema, vou repensar muito sobre sua resposta, incluindo a parte do post do aquario do Ricardo Miozzo.


Caro Maurão, espero que voce esteja lendo todos os posts, pois tento manter uma lógica de raciocínio e manter o conceito biogeoquímico sempre exposto de uma maneira a ser compreendido facilmente.

É uma pena analizarmos o CO[sub]2[/sub] apenas como fertilizante de algas ou apenas as suas reações químicas na água (doce ou laboratorial destilada) pois isso de uma certa forma confunde. As analises devem ser feitas tomadas as características da água do mar (um tremendo eletrólito, devido a quantidade de sais dissolvidos) e ao sistema (aquário, sistema fechado cumulativo).

Temos uma influencia tremenda na analize do CO[sub]2[/sub] em aquários plantados (agua doce) aonde o discurso é muito mais forte, simples, difundido e decantado.

A grandiosidade do pensamento e do genericamente de sistemas aquáticos, é entender que mesmo radicais e subprodutos que seriam hipoteticamente nocivos ao aquarismo (Ex. Nitrito, Nitrato, Fosfato e na sua pergunta CO[sub]2[/sub]) são na verdade imprescindíveis para a manutenção da vida no seu aquário.

Os nutrientes** devemos entender analisando o potencial de produção versus consumo, (Ex. Amônia, Nitrito, Nitrato, Fosfato, Ferro, Silicato etc.). E observarmos os seus máximos recomendáveis (sistema de gatilho e gatilhos em rede).

Os elementos maiores e construtores*** (Ex. Cálcio, Magnésio, Estroncio, Carbonatos e Bicarbonatos) sabemos que estão em constante queda pelos motivos a saber: Consumo, precipitação, cristalização e cimentação. Cabe a nós simplesmente restituir as concentrações necessárias (entenda naturais e não efeito doping no aquário).

Já a analise do CO[sub]2[/sub] em aquários marinhos foge da discussão comum, pois não pode ser apenas visto como nutriente vegetal no processo da fotossíntese, nem tampouco como acidificante dissolvido na água. Na água do mar fantasticamente (muito mais do que na doce) este elemento também exerce papel de construção (imagine quantos créditos de carbono nós aquaristas temos a receber) e de tamponamento pois está transitando entre íons carbonatos e bicarbonatos.

Espero ter sido simples, pois o tema começa a expor a sua características de rede entrelaçada e não e forma simplória de cadeia como nos é ensinada.

** neste caso trato de nutrientes apenas os radicais livres e excluo a matéria organica (gorduras, açúcares, aminoácidos e as proteínas), erro consentido para não entrarmos em uma outra discussão (dinâmica biogenica do sistema).
*** elementos químicos dissolvidos na agua do mar, que fazem parte construtiva das carapaças e conchas (exoesqueleto) dos invertebrados e esqueletos dos corais e briozoários e ainda dos depósitos calcáreos de muitas algas.

Ufa, foi denso e puxou coisas do fundo do baú, Maurão voce é soda mano, sei bem aonde quer chegar.
Espero ter te respondido algumas questões já adiantadamente heheh.

Abraços.


Alexandre Talarico.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#31 Mensagem por Alexandre Talarico »

marcelo saggioro escreveu:a respeito da adiçao de kw, se o aquario for de softs e lps e tiver trocas constantes de agua, o calcio se mantem em 380 e 420ppm entao nao ha necessidade da adiçao de kw.
estou certo?

obrigado!!!!


Fala Marcelo;

Cara a sua pergunta é simples e exemplar, e super importante pois nos mostra como o nosso hobby está ficando impregnado de conceitos errados enxertando falsas verdades (Ex. coral duro precisa de calcio, mole não).

Veja só, o cálcio, não se mantém, pois o cálcio sempre é consumido pelo sistema (sistema, não é coral, sistema é o seu aquário).

Primeiro: o cálcio é consumido por atividade biológica, (Ex. bactéria precisa de cálcio, algas precisam de cálcio, moluscos precisam de cálcio, crustáceos precisam de cálcio, todos precisam de cálcio, inclusive nós os mamíferos).
Segundo: o calcio é consumido por atividade química inerente ao sistema (Ex. precipitação, cristalização e cimentação).

Portanto desta voce não vai ficar livre amigão, se te convencerem ao contrário estão te induzindo ao erro.

Fortes abraços e obrigado pela pergunta.

Alexandre Talarico.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#32 Mensagem por jose Jorge »

icon_headstars

Poderia se um sistema hibrido Nilsen X Knop..........???

Um de dia e um de noite....???

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#33 Mensagem por Alexandre Talarico »

Celso Suguimoto escreveu:Marcelo necessariamente nao... dependeria do consumo, sal utilizado, precipitacao... etc.


Troca de água pra repor calcio

Imagem

"This graph assumes a theoretical calcium consumption rate of 10.6mg/L per day. The graph does not take into account any possible chemical reactions that may occur with such depleted calcium levels. This graph is designed to show how calcium will become depleted without using calcium supplements, in a 55 gallon system with a calcification rate of 4kg/m 2 per year. Water changes are signified by the spike seen every seventh day on the graph. "


Celso, como vai e quanto tempo!

O grafico está bem feito, mas como exemplo é simplista e induz a analise ao erro.

Note ele não descarta o efeito residual das TPAs, sem esta consideração sabemos que o princípio é falho.
Quanto seria necessário de TPA para chegarmos ao inicio da concentração (400 mg/l)? A resposta 100%. Por que? Porque sempre teremos resíduos da água anterior com níveis abaixo da marca de 400.
Ou seja ele te induziu a entender que 400 é bom pelo simples fato de ser o ponto de partida, mas se eu quiser manter 380 e a minha marca de partida for 460, toda a analise muda de figura.
O correto seria fazer uma experimentação e não uma simples analise de um aquário. E a pergunta seria quanto de troca parcial eu precisaria em um determinado grupo de aquários para manter níveis X de cálcio neste mesmo grupo por um período Y.

Celso, por favor não pense que eu estou querendo achar pelo em ovo, ou te contrariando, apenas vejo com os olhos do advogado do diabo, desta forma faço os meus exercícios mentais.

Mas de uma forma o gráfico projeta uma quase** impossibilidade de se manter níveis de cálcio adequados através de simples TPAs.
Desta forma concordo com o Celso e acho que sempre devemos repor cálcio de alguma maneira.

** Quase, porque em sistemas que tem a capacidade de produzir cálcio (não podemos esquecer do Jaubert) e com baixa atividade biológica, isto se torna possível.

Abraços cada vez mais empolgados.

Alexandre Talarico.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#34 Mensagem por Alexandre Talarico »

Rinaldo e Miozzo, velhos amigos e participantes de peso, está faltando o Chen o Bitencourt etc... etc...

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#35 Mensagem por Alexandre Talarico »

eduardobsb escreveu:Parabéns pelo tópico! Muito interessante.... mas agora vamos a "causos" e dúvidas!
CARO EDUARDO , OS CAVALEIROS DO POST DO TALARICO JURARAM A MEIA NOITE NAO CITAR MARCAS NEM PRODUTOS, SE VOCE QUER PARTICIPAR DESTA SAGA FAÇA O SEU JURAMENTO ESTA NOITE!
Meu aquário está montado a 3 meses. 3 meses é pouco para analisar e de qualquer forma não estamos analisando um aquário e sim técnicas e métodos e antes de tudo conceitos, a discussão é pura. Tenho mantido-o muito bem estabilizado usando TPAs semanais de 7% (20l) e, na água de reposição, o "xis" da "ipsilone" (que é um tamponador de PH e dureza). Desta forma estou com o PH em 8.2 a mais de 2 meses e o KH em 7.0.
Tamponador é apenas de pH ( e para um determinado pH) e nunca de dureza, medida de dureza espressa a quantidade de agentes tamponadores apenas.. PH em 8,2 estável seria fantástico, mas voce deve experimentar fazer as medidas ao longo da variação do dia (fotoperíodo) para estabelecer qual a variação que o sistema apresenta.
A evaporação está girando entre 3.5 e 4 litros diários (bastante movimentação no aquário e na superfície). Beleza
Aparentemente tudo OK, correto? Não necessariamente.... momentos de tensão e terror, ai sim fomos surpreendidos!!
Apesar do o nível de cálcio estar excelente (450), o nível de Magnésio está em constante "queda". Na montagem do aquário estava em 1800. Caiu para 1600.... 1500.... 1200... e na última medição em 1100 (estou usando o teste da "dabliu", o que me dá uma certa "garantia" dos resultados obtidos). Faça um padrão com uma solução conhecida e teste a veracidade do resultado, isto está me cheirando a erro de interpretação. Na minha experiência de vida, geralmente resultados discrepantes em aquários visualmente adequados é erro de interpretação.
Na tentativa de manter o nível de Mg estou usando um suplemento (CARGAS, da "zeta").
Como me certificar que o Mg está sendo "consumido" pelos habitantes, e não "reduzido" pelas TPAs?
TPAs corretas resolvem o problema e não amplificam o problema.
Isto pode representar um desequilíbrio iônico? Sim pode, mas com tres meses seria dose!!!

Obrigado! icon_joia


Forte abraço, esta foi a minha primeira resposta arcoiris.
Mais respostas só após o seu juramento.

Alexandre Talarico.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#36 Mensagem por Alexandre Talarico »

Yuri Barros escreveu:icon_headstars

Poderia se um sistema hibrido Nilsen X Knop..........???

Um de dia e um de noite....???


Eu sou mais velho bicho, poderia ser um Jaubert X Wilkens ou Moe X Thiel

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#37 Mensagem por RicardoMiozzo »

Li tudo aí para cima e apenas coloco o seguinte:
Mg a 1800 é praticamente impossível, mesmo na montagem do aquário. TPA não faz desaparecer Mg nem qualquer outro componente maior ou menor da água, desde que se use água filtrada por RO e sal de qualidade.
Eu duvidaria do teste, independente da marca - vamos evitar santificar marcas de qualquer coisa só porque alguém falou que é a melhor?.
Quer o único teste imbatível?
Manda duas amostras bem preservadas da água do aquário para um laboratório químico de qualidade indiscutível para fazer varredura. Digo duas para que exista a primeira para a prova e a segunda para a contra-prova. Conceito básico em pesquisa científica.
Atenção: não adianta querer resultado de pH pois ele se altera assim que você confina a amostra de água. Mesmo se tirar todo o ar do recipiente contenedor da amostra.
As correlações possíveis do CO2 num sistema marinho são de âmbito extremamente complexo, conforme o Alexandre colocou.
É de infeliz simplismo considerar que CO2 é "ruim" pois faz crescer algas. Para exemplificar esse simplismo: como funcionam as várias cepas de Zooxahtellae spp endosimbiontes dos invertebrados em relação a CO2, senão de forma muito semelhante ís "algas ruins"?
As combinações possíveis de Carbono (pois ele não tem como existir em forma livre na água e por isso "precisa" se combinar imediatamente com algum outro elemento químico para se tornar estável - que ocorre e forma CO2) são de enorme complexidade e possibilidades praticamente infinitas. Tudo com que esse elemento seja capaz de se combinar pode acontecer, pois na água do mar existem todos os elementos químicos da Tabela Periódica dos Elementos.
Todo aquário deve ser encarado antes de mais nada como um sistema dinâmico.
Dizer que tem nitrato zero no aquário é um erro grosseiro, pois o que acontece de fato é que o "saldo" que o sistema apresenta é igual a nada, ou indetectável.
Simplesmente porque sem N e toda sua cadeia não existiria coisa nenhuma dentro de qualquer aquário, seja dulcícola ou marinho.

Esse negócio de ser velho me lembrou de um ditado bem interessante pela segunda vez em menos de 24 horas (os mais religiosos por favor não se ofendam - pois também sou bem religioso e acho que é apenas um ditado popular, mas muito interessante):
O Diabo não é esperto porque é o Diabo. Ele é esperto porque é velho.

Podia muito bem ser também o que eu fazia no aquário de 600 litros: faz do aquário um reator. Já descreví isso aqui mesmo, em outro tópico. Basicamente, injeta-se KW supersaturada em base permanente, e usa-se um skimmer para injetar CO2 no sistema para evitar a oscilação de pH.

Desde aquela época - e agora vem algo muito conveniente para colocar num fórum - eu conseguia taxa de mais de 10kg/m2/ano de fixação do sistema de Carbonatos e Bicarbonatos nos meus invertebrados. Essa taxa é a do ambiente natural. Não que eu estivesse fazendo milagre ou que fosse de propósito, pois só percebí isso quando desmontei o aquário e ví minhas anotações, pesando alguns corais. E ao contrário do que se diz a respeito de fazer esse "boost" de CO2 + KW nos sistemas hije em dia, os esqueletos dos animais não eram nem um pouco quebradiços.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

eduardobsb
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Jun 2010, 20:37
Apelido: Eduardo Piza
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#38 Mensagem por eduardobsb »

Obrigado pelas respostas pessoal!
Aproveito para "oficializar" o "juramento das marcas"! icon_assobiando
Vou continuar acompanhando os parâmetros e aguardar um pouco mais. Vou aproveitar também e fazer testes de PH em 3 momentos do dia.
E desculpem-me pelas "falhas" (tamponador de dureza foi "phoda"....). icon_chair
Abraço!

icon_joia
Imagem

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#39 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

RicardoMiozzo escreveu:Li tudo aí para cima e apenas coloco o seguinte:
Mg a 1800 é praticamente impossível, mesmo na montagem do aquário. TPA não faz desaparecer Mg nem qualquer outro componente maior ou menor da água, desde que se use água filtrada por RO e sal de qualidade. Magnésio livre (na forma iônica), num sistema aquoso que é uma "sopa de cátions e ânions" pode ser que fique mascarado por conta dos compostos insolúveis......não dissociando, não tem íons livres e portanto não há leitura. Da forma que é feito hoje (adiciona-se sais e mais sais na água sem um controle rigoroso), a história de ppm pode ser facilmente alterada para partes por mil e isso com certeza altera significamente o equilíbrio iônico que nem os testes colorimétricos não dão mais conta.
Eu duvidaria do teste, independente da marca - vamos evitar santificar marcas de qualquer coisa só porque alguém falou que é a melhor?.
Quer o único teste imbatível?
Manda duas amostras bem preservadas da água do aquário para um laboratório químico de qualidade indiscutível para fazer varredura. Digo duas para que exista a primeira para a prova e a segunda para a contra-prova. Conceito básico em pesquisa científica. Ricardo, o ideal seria mandar três amostras, assim pode-se fazer uma análise de dados estatística mais elaborada.
Essas amostras devem ser armazenadas em frascos de polipropilêno de alta densidade e condicionados (lavados com ácido nítrico ou clorídrico) e depois lavado exaustivamente com água de RO para a retirada dos resíduos de ácido. Essas amostras devem ser congeladas para as substâncias que estão presentes na água não sejam adsorvidas pela parede do frasco. Tudo isso que eu descrevi são procedimentos utilizados em um laboratório de análise instrumental para não termos perda de material de análise.

Atenção: não adianta querer resultado de pH pois ele se altera assim que você confina a amostra de água. Mesmo se tirar todo o ar do recipiente contenedor da amostra.Perfeito!!!
As correlações possíveis do CO2 num sistema marinho são de âmbito extremamente complexo, conforme o Alexandre colocou.
É de infeliz simplismo considerar que CO2 é "ruim" pois faz crescer algas. Para exemplificar esse simplismo: como funcionam as várias cepas de Zooxahtellae spp endosimbiontes dos invertebrados em relação a CO2, senão de forma muito semelhante ís "algas ruins"?
As combinações possíveis de Carbono (pois ele não tem como existir em forma livre na água e por isso "precisa" se combinar imediatamente com algum outro elemento químico para se tornar estável - que ocorre e forma CO2) são de enorme complexidade e possibilidades praticamente infinitas. Tudo com que esse elemento seja capaz de se combinar pode acontecer, pois na água do mar existem todos os elementos químicos da Tabela Periódica dos Elementos. Todo aquário deve ser encarado antes de mais nada como um sistema dinâmico. Realmente sua colocação é corretíssima.
Dizer que tem nitrato zero no aquário é um erro grosseiro, pois o que acontece de fato é que o "saldo" que o sistema apresenta é igual a nada, ou indetectável.
Simplesmente porque sem N e toda sua cadeia não existiria coisa nenhuma dentro de qualquer aquário, seja dulcícola ou marinho.
Se não fosse os elementos N, P< C e o O, não existiria vida na terra!!!! O que eu posso falar é o seguinte, se inserirmos em demasia aí sim poderemos ter problemas.
Esse negócio de ser velho me lembrou de um ditado bem interessante pela segunda vez em menos de 24 horas (os mais religiosos por favor não se ofendam - pois também sou bem religioso e acho que é apenas um ditado popular, mas muito interessante):
O Diabo não é esperto porque é o Diabo. Ele é esperto porque é velho.Boa!!!

Podia muito bem ser também o que eu fazia no aquário de 600 litros: faz do aquário um reator. Já descreví isso aqui mesmo, em outro tópico. Basicamente, injeta-se KW supersaturada em base permanente, e usa-se um skimmer para injetar CO2 no sistema para evitar a oscilação de pH.

Desde aquela época - e agora vem algo muito conveniente para colocar num fórum - eu conseguia taxa de mais de 10kg/m2/ano de fixação do sistema de Carbonatos e Bicarbonatos nos meus invertebrados. Essa taxa é a do ambiente natural. Não que eu estivesse fazendo milagre ou que fosse de propósito, pois só percebí isso quando desmontei o aquário e ví minhas anotações, pesando alguns corais. E ao contrário do que se diz a respeito de fazer esse "boost" de CO2 + KW nos sistemas hije em dia, os esqueletos dos animais não eram nem um pouco quebradiços.

Lembro-me de quando tive que fazer um frag de uma acrópora do seu aquário (logo quando se tornou de outro proprietário), pensei em tirar com as mãos e par a minha surpreza, não consegui pois estava muito duro. Tive que pegar um alicate para conseguir fazer o frag.


Abraços!


Rinaldo Fontenele

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

#40 Mensagem por RicardoMiozzo »

Fonte:
Txs pela correção na quantidade de amostras.
Sou do tempo do frasco de vidro puro e só duas amostras para preservar a a mostra, e não o frasco... rsrsrsrsrsr!
Também pelo comentário sobre leitura de concentração alterada por conta de "mascaramento". Muito interessante.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”