🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno dilem

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#61 Mensagem por Celso Suguimoto »

Aproveitando o momento, fiz um up grade no sistema, pois acabou ocorrendo uma certa compactação no hidroxido, reduzindo sua dissolução:

Assim pensei em associar ao sistema uma pequena bomba interna, no topo do reator, coletando a agua da parte superior e a recirculando para a base do reator, revolvendo a midia de hidroxido de calcio, impedindo sua possivel compactação.

Esta bomba esta ligada a um timer que funciona por 15 minutos diariamente, mais que suficiente para o objetivo.

Imagem

Aqui a bomba minuscula com a bengala DIY para jogar a agua para baixo:

Imagem

bomba com fiação passada pela tampa através de prensa cabos, já com a bengala instalada:

Imagem

Conjunto fixado na tampa, fica faltando amarrar os dois tubos para aumentar a resistencia:

Imagem

Detalhe do topo da tampa, com prensa cabos e as entrada e saida de agua:

Imagem

Fechando o conjunto, é bom uma fita teflom:

Imagem

Reator fechado:

Imagem

Reator instalado:

Imagem

continuo usando o equipo de soro, é otimo:

Imagem

Timer comum, programado para 15 minutos por dia (minima regulagem deste modelo):

Imagem

O gotejamento cristalino:

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#62 Mensagem por RicardoMiozzo »

Alexandre Talarico escreveu:
Roberto Lopes escreveu:Por isso comecei a usar Balling. Mantem os niveis de PH, Ca, Mg estaveis e meu sistema nunca esteve tao equilibrado.

Nao volto mais pro restor de calcio nem a pau.


Caro Roberto; cuidado com os ions cloreto , boro e potássio, há Bailing e bailings...

Muitos dão problemas de equilíbrio ionico e osmótico a longo prazo. Capricha nas TPAs.

Abs

Alexandre Talarico.


Acho que para ter menos trabalho de cálculos e recálculos e dosagem de apenas alguns elementos, pois o Balling original não é assim e acabou se transformando no Balling do "cada um faz como tem vontade", é mais fácil e útil usar um dos bons produtos em duas partes qe existem no mercado, como por exemplo C-Balance.
Como diz aí o Alexandre, a possibilidade de ocorrerem problemas de desequilibrio iônico e osmótico com Balling são muito grandes - acho até que compensar com mais TPAs não adianta muito a longo prazo...
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#63 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Fernando_Duso escreveu:Se para a adição diária por gotejamento a medida é 1,5g/l de hidróxido de cálcio, quais os valores para um reator de nielsen, vamos supor que este tenha capacidade para 2,5l , e de quanto em quanto tempo eu deveria substituir o hidróxido de cálcio velho por outro novo, seria na pratica mesmo quanto ele parar de manter os níveis que vinha mantendo, está na hora de substituir, ou tem um tempo máximo antes que outras reações comecem a ocorrer se é que ocorrem.


Abraço
Fernando


Fala Fernando, como o reator é um sistema fechado, não precipita carbonato de cálcio e, portanto, podemos colocar uma quantidade razoável de hidróxido de cálcio, assim ele irá dissolver conforme entra água no sistema.


Alexandre Talarico escreveu:Caro Rinaldo;
Ligeira correção, no periodo de escuro (noturno) não temos taxa de produção de CO[sub]2[/sub] menor e sim menor consumo de CO[sub]2[/sub] pela ausencia da fotosíntese. Esse efeito gera exedente de CO[sub]2[/sub] durante a noite.
Abs
Alexandre Talarico


Verdade Alexandre, o CO[sub]2[/sub] é pouco consumido........Obrigado pelo aviso!!!!

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#64 Mensagem por Roberto Lopes »

RicardoMiozzo escreveu:
Alexandre Talarico escreveu:
Roberto Lopes escreveu:Por isso comecei a usar Balling. Mantem os niveis de PH, Ca, Mg estaveis e meu sistema nunca esteve tao equilibrado.

Nao volto mais pro restor de calcio nem a pau.


Caro Roberto; cuidado com os ions cloreto , boro e potássio, há Bailing e bailings...

Muitos dão problemas de equilíbrio ionico e osmótico a longo prazo. Capricha nas TPAs.

Abs

Alexandre Talarico.


Acho que para ter menos trabalho de cálculos e recálculos e dosagem de apenas alguns elementos, pois o Balling original não é assim e acabou se transformando no Balling do "cada um faz como tem vontade", é mais fácil e útil usar um dos bons produtos em duas partes qe existem no mercado, como por exemplo C-Balance.
Como diz aí o Alexandre, a possibilidade de ocorrerem problemas de desequilibrio iônico e osmótico com Balling são muito grandes - acho até que compensar com mais TPAs não adianta muito a longo prazo...




Bom, Acho que o que é bom, é o que dah certo. Para mim, o Balling está sendo fantastico. Meus parametros estao super estaveis, todos os testes estao realmente muito bons, foi nitida a evolucao dos corais (tanto moles quanto principalmente os SPS). Meu reef é grande (1200L) e honestamente, quanto menos parafernalha melhor, nem chiller eu uso!!! Acho que todas as opções tem seus prós e contras. Ja vi muita gente matar tudo com dosagem errada de kalk, assim como balling errado causa desequilibrio.

No meu caso, sou muito cuidadoso, porém, posso afirmar com certeza que 15 minutos por mês medindo parametros para recalculo valem 1000% a pena. Até porque depois que estabilizei o consumo, nao altero mais nada. Só encho os recipientes com as soluções e pronto. E a um custo infimo se comparado a midias de calcio e baldes de kalk, C-Balance, etc, etc, etc...

Uso balling não pela economia, quem me conhece sabe que nao sou dado a economizar....uso pela praticidade e PRINCIPALMENTE pelos resultados.

Alem do mais, assim como existem ballins e ballins, existem aquaristas e aquaristas ...

Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#65 Mensagem por Dan Reef »

Pessoal,

Medi o cálcio, que está em 460, e a reserva, que está em 8,5 dKH. O problema é que a quantidade necessária de kalk para manter o pH em 8,2 í noite é muito alta. Seriam necessários aproximadamente 2 litros. O problema é que 2 litros de kalk provavelmente iriam mudar a reserva e o cálcio.

Qual seria o procedimento correto neste caso para manter a reserva e o cálcio e elevar o pH (í noite somente)



Roberto,

Qual dosadora você está utilizando? Um dos problemas que vejo com o Balling é a precisão das bombas. Você mede freqüentemente se elas estão jogando no aquário a quantidade correta das soluções?

Abraços

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#66 Mensagem por Roberto Lopes »

Daniel Name escreveu:Pessoal,

Medi o cálcio, que está em 460, e a reserva, que está em 8,5 dKH. O problema é que a quantidade necessária de kalk para manter o pH em 8,2 í noite é muito alta. Seriam necessários aproximadamente 2 litros. O problema é que 2 litros de kalk provavelmente iriam mudar a reserva e o cálcio.

Qual seria o procedimento correto neste caso para manter a reserva e o cálcio e elevar o pH (í noite somente)



Roberto,

Qual dosadora você está utilizando? Um dos problemas que vejo com o Balling é a precisão das bombas. Você mede freqüentemente se elas estão jogando no aquário a quantidade correta das soluções?

Abraços



Daniel


Eu uso da bubble magus. Ela está jogando a quantidade certa sim. e como é microcontrolada, só falha se vc deixar faltar solucao ou se der problema nos rolamentos das bombas.

Mas eu meço uma vez por mês. E testo os parametros semanalmente como de costume.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#67 Mensagem por Mauro Becker »

Outro dia para colar essa sequencia de fotos esbarrei em tantos pedregulhos que desisti da tarefa, então vem o Celso e faz parecer brincadeira.

Tenho saudades deste AQUARIO.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: RA, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno d

#68 Mensagem por Alexandre Talarico »

Meus Caros;

Até a pagina 3 estávamos discutindo eventos relacionados ao gas carbonico e sua importancia no equilíbrio do sistema tampão, pH e dos elementos construtivos (carbonatos).
A partir disso (4 pagina) caímos em uma discussão que foge do foco deste tópico. Não cabe a mim fazer apologia sobre métodos, equipamentos e ou produtos.
Minha intenção é esclarecer e debater assuntos para sedimentarmos conhecimento.
Quando começamos a debater sobre o que é melhor no aquarismo, rapidamente começamos a descrever círculos e isso não é nem um pouco inteligente.
Em breve irei propor um novo tópico para iniciarmos uma outra discussão.
Abraços a todos e espero ter contribuído.

Alexandre Talarico.

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”